Neo_206 1,936 Posted May 5, 2008 Share Posted May 5, 2008 Adorei o Tópico e li ele inteiro !! as dicas são ótimas !! só gostaria de saber se existe deste TrackDay aqui em São Paulo ? e se nesse caso poderia estar indo com meu carro mesmo ... Flw e parabéns pelo ótimo tópico ! Link to post Share on other sites
superstron 535 Posted May 5, 2008 Share Posted May 5, 2008 Neo, clique no link abaixo e verifique as datas dos TD pelo Brasil, inclusive São Paulo: http://forum.oktaneclub.com/index.php?showtopic=99149 e sim... vc pode andar com o seu carro!! Link to post Share on other sites
transeunte 5,623 Posted May 5, 2008 Share Posted May 5, 2008 Trackdays em SP quem tem organizado são a NDA: http://trackday.ndaracing.com/ e a FASP: http://www.faspnet.com.br/ Link to post Share on other sites
superstron 535 Posted May 5, 2008 Share Posted May 5, 2008 eu tava fazendo a sul assim: entrava equilibrado e na tangencia certa, sem escorregar mto pra não comer pneus, o que estava errado!!! bastou eu andar de carona pra conseguir visualizar direito como eh a curva! o certo é entrar quase abanando o carro, muito rápido e deixar ele escorregar legal até o meio da pista, entrando na velocidade certa ele para de escorregar no momento certo e vai te levado pra dentro pra tomada da segunda perna do "S".... ganhei quase 2 segundos assim Link to post Share on other sites
Neo_206 1,936 Posted May 6, 2008 Share Posted May 6, 2008 esse OTD 2008.2: 31 de Maio - 14:00 às 18:00 hrs. onde que acontece ? Link to post Share on other sites
PauloM 4,385 Posted May 6, 2008 Share Posted May 6, 2008 No autodromo de Jacarepagua Link to post Share on other sites
LHenriqueGG 0 Posted May 11, 2008 Share Posted May 11, 2008 eu tava fazendo a sul assim: entrava equilibrado e na tangencia certa, sem escorregar mto pra não comer pneus, o que estava errado!!! bastou eu andar de carona pra conseguir visualizar direito como eh a curva! o certo é entrar quase abanando o carro, muito rápido e deixar ele escorregar legal até o meio da pista, entrando na velocidade certa ele para de escorregar no momento certo e vai te levado pra dentro pra tomada da segunda perna do "S".... ganhei quase 2 segundos assim eu fazia a sul a uns 120 + o -, d pe em baixo dexava espalha um poco mais logo depois ele entrava d novo ... Link to post Share on other sites
GoteN_RJ 419 Posted May 13, 2008 Share Posted May 13, 2008 eu tava fazendo a sul assim: entrava equilibrado e na tangencia certa, sem escorregar mto pra não comer pneus, o que estava errado!!! bastou eu andar de carona pra conseguir visualizar direito como eh a curva! o certo é entrar quase abanando o carro, muito rápido e deixar ele escorregar legal até o meio da pista, entrando na velocidade certa ele para de escorregar no momento certo e vai te levado pra dentro pra tomada da segunda perna do "S".... ganhei quase 2 segundos assim eu fazia a sul a uns 120 + o -, d pe em baixo dexava espalha um poco mais logo depois ele entrava d novo ... eu tb fazia assim entrava de meio pedal pra dar aquela esparramadinha indo pro meio da pista, e voltava com full acel. .... e assim por diante, bom foi o Alô q me ensinou se tiver errado, culpa dele ;) Link to post Share on other sites
Jvnm 1,450 Posted May 13, 2008 Share Posted May 13, 2008 (edited) 120 o carro nem espalha... :roll: Edited May 13, 2008 by Slater Link to post Share on other sites
lhbc 0 Posted May 26, 2008 Share Posted May 26, 2008 isso vai depender de carro para carro !! O Cobra deve rodar se entrar a 120 !! ele so roda o tempo todo !!! Link to post Share on other sites
Rick 2,521 Posted May 26, 2008 Share Posted May 26, 2008 O c5 entrava passeando na sul... depois de um tempo, nem freiava mais pra entrar, só dava um tóto no freio pra baixar a frente.... Link to post Share on other sites
hochman 0 Posted May 26, 2008 Share Posted May 26, 2008 Bom, depois de allguns trackdays já percebi o quanto dá pra entrar quente na sul. Eu deixo pra dar uma catucada no freio quase em cima da curva. CUIDADO COM A INTENSIDADE DESSA CUTUCADA! Um pouco a mais e o carro vai embora!!! Já rodei ali e sei o quanto é tenso!!!! hahahahahah É só deixar o carro espalhar, sem desespero, até o meio da pista e continuar com o volante praticamente na mesma posição para o que denominaram "segunda tomada" que seria a recuperação da tangência do final da curva, que acaba acertando o carro pra curva seguinte. Dependendo do equilibrio do carro, dá pra fazer a curva mais rápido sim. Meu VTI estava com a suspensão ruim e devido a isso o carro inclinava bastante. Agora, com susp nova (molas e amort novos da TEIN), espero poder fazer a sul com mais equilibrio e talvez um pouco mais de velocidade. Link to post Share on other sites
deejay 105 Posted May 27, 2008 Share Posted May 27, 2008 pra dar uma luz ae.. http://www.youtube.com/watch?v=MW3if6Y0YIU mas antes de ver o vídeo, c liguem numas coisas: - a sul dele não tá 100% no traçado "ideal" pq deveria estar escorregando demais, então, ele tava fazendo mais pra dentro. - A vitória tá FODA ! redondinha saindo perfeita... essas aí tão caprixadas ! - Não sei c a junção está 100%.. a tomada tá meio estranha, mas depois ele coloca o carro certinho pra sair embalado - o seu carro com certeza não curva como o dele !!!!!!!! se ligue apenas no traçado !!! agora, em dia de corrida, o lance é outro...... é defender posição toda hora !!!!! custe o q custar !!! (esse vídeo tem o som do carro, q dá pra ilustrar onde acelerar, diminuir, reduzir.....). Pra mim, o maior barato desse vídeo fica no final dele, qdo ele vai passar o voyage (do meu pai heheheh) e deixa o carro arder até uns 10000 rpm hehehhehehhehehe ... o som do motor é fenomenal aos 6600 rpm (aprox.) http://www.youtube.com/watch?v=LPo95m2XkIs Nesse aqui o lance é só corsa.... é uma tocada mais limpa q dos gols e voyages... aos 40 segundos de vídeo, mostra camera on-board do corsa do Pedro.. reparem q ele mergulha e depois deixa o carro escorregar... é o q c deve fazer ! Só não reparem no volante... a sul tem q ser feita limpinha.. c ficar 'braceando' mto, perde tempo e aderência. Mas o traçado é esse ! http://www.youtube.com/watch?v=k5evSje3UzI essa aqui foi corridaça !!! aparecem algumas 'sul' mto boas d c ver e aprender.. http://www.youtube.com/watch?v=QdRShJSkI20 Link to post Share on other sites
transeunte 5,623 Posted May 29, 2008 Share Posted May 29, 2008 (edited) Não quero ser chato, mas é importante a galera iniciante entender que nos vídeos acima, os carros são bem mais ariscos (e "traseiros") que um carro de rua, talvez dê uma noção um pouco errada pra vocês, principalmente em relação aos pontos de frenagem e velocidade de entrada em curvas... apesar de ser uma tocada 'certa' pode não se aplicar tão facilmente num carro normal... mas aproveitem para aprender o traçado! Já que o amigo acima postou vídeos, segue um "amador" de minha autoria com a participação do "clã" Veronese: http://www.youtube.com/watch?v=7JGG87Nsuto Nesse vídeo eu tô com o meu Palio original, com Suspensão rebaixada de leve (-1 elo), amortecedores já cansados, e pneus 185/55R14 (perfil baixo, dobram pouco menos, mas nada de especial). É um setup com comportamento bem próximo do de um carro "normal" de um iniciante. 306xsi> Gostaria das suas críticas, pode falar mal, quero melhorar! No vídeo eu tentei fazer exatamente oque tá na teoria, mas reparem como o carro "espalha" e não faço as curvas tão "por dentro" como deveria... poucas vezes aproveito a zebra interna, apesar de até aproveitar bem as externas! Eu faria um tempo de volta melhor se conseguisse colocar o carro na parte de dentro das curvas, mas o Palio escorregava MUITO de frente (como todo Palio), e eu não soube contornar muito bem a situação, pois se virasse muito o volante o carro escorregava mais ainda e perdia velocidade. Pendular nem pensar, o carro simplesmente esfregava.. rs Pode acontecer com vocês, e é importante que entendam isso e não fiquem "brigando" com o carro. De 1.0 (55cv) virei 1:50:05 fazendo +/- igual ao que tá no vídeo (errando um pouco menos) então num carro mais forte arrisco dizer que meu tempo seria até "competitivo". Braçadas à parte, eu acho esse vídeo bacana porque mostra um ângulo pouco comum de se ver, e permite que vocês entendam melhor o posicionamento do carro na pista. Não tô dizendo que é um video fodão, mas modéstia à parte acho até que fui razoavelmente bem.. Dica: Procurem no youtube videos de Track Days com a "marca" HCC ou TIMEHCC ;) Edited May 29, 2008 by transeunte Link to post Share on other sites
VERONESE 5,502 Posted May 29, 2008 Share Posted May 29, 2008 boa trans, só não vale seguir o exemplo do 2° video: :shock: Link to post Share on other sites
BeBSR 2,032 Posted May 29, 2008 Share Posted May 29, 2008 Será meu primeiro TD, tou ancioso pra kr... Vcs se reunem durante a semana aonde ? Seria legal a geral se reunir antes do evento !! como o paulom ja disse, amanha tem aterro..... isso vai depender de carro para carro !! O Cobra deve rodar se entrar a 120 !! ele so roda o tempo todo !!! vc sonha com essa cena até hj??? Link to post Share on other sites
Leo Real 1,554 Posted May 30, 2008 Share Posted May 30, 2008 Aula de instrução... http://forum.oktaneclub.com/index.php?showtopic=100364 Link to post Share on other sites
rafaqm13 0 Posted July 9, 2008 Share Posted July 9, 2008 Alguém ainda tem a imagem com o traçado em preto e o nome das curvas? Link to post Share on other sites
rodolfo cardoso 0 Posted August 25, 2008 Share Posted August 25, 2008 olá, será que vcs saberiam dar alguma dica sobre o famoso contra-esterço. obrigado Link to post Share on other sites
Villalon 1,315 Posted August 25, 2008 Share Posted August 25, 2008 (edited) Se a curva é para a direita, vire o volante para a esquerda! Difícil explicar isso aqui pq cada tipo de carro precisa ser corrigido de um jeito. É o tipo de coisa que é melhor explicar ao vivo, o novato precisa estar com bastante conhecimento na cachola pra poder entender. Mas se vc reler esse tópico vai encontrar alguma coisa a respeito ou links para sites que possam te ajudar! Edited August 25, 2008 by Villalon Link to post Share on other sites
G L O C K 2 Posted September 15, 2008 Author Share Posted September 15, 2008 Cuidado que se contra estreçar de mais em uma saida de trazeira o carro pode chicotear ai tu vira passageiro, porque ele vem muito mais muito mais rápido na saida ... Outro ponto tem que dar motor .... Link to post Share on other sites
allaum_v8 2 Posted October 2, 2008 Share Posted October 2, 2008 DUVIDA Pode andar Pickup tração traseira no TD? (ss10) (rebaixada, suspensao feita toda na tag) Link to post Share on other sites
andre_romero 1,064 Posted October 2, 2008 Share Posted October 2, 2008 (edited) DUVIDA Pode andar Pickup tração traseira no TD? (ss10) (rebaixada, suspensao feita toda na tag) nao....n pode pickup Edited October 2, 2008 by andre_romero Link to post Share on other sites
Gili 211 Posted November 10, 2008 Share Posted November 10, 2008 Ja adiantando e dando UP no topico pro 2008.5. Devo andar no de dezembro e aproveitei e li o topico todo, de novo. Vale a pena, durante o evento, fazer rodizio dos pneus com o objetivo de no minimo destruir todos iguais? heheh e como seria esse rodizio? direita x esquerda? abs Link to post Share on other sites
Leo Real 1,554 Posted November 11, 2008 Share Posted November 11, 2008 Ja adiantando e dando UP no topico pro 2008.5. Devo andar no de dezembro e aproveitei e li o topico todo, de novo. Vale a pena, durante o evento, fazer rodizio dos pneus com o objetivo de no minimo destruir todos iguais? heheh e como seria esse rodizio? direita x esquerda? abs No meu entender é inverter os da direita com a esquerda, passando os q estavam atrás para frente... Link to post Share on other sites
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