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Track Day - Dicas para Novatos


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Umberto XXXRRR

6) Chegar cedo, conversar com seu instrutor , ir pegando dicas desde já com ele. Tentar se acostumar com alguns termos que ele de repente usa...

P.S.: Eu por exemplo "apanhei" um bocado para entender os "atrasa a tomada" ; " solta o carro" ; " VAI !! VAI!! , NÃAAAAOOOOO " : " Come o #* do gol "...

Ah, e tomar cuidado com os ZXs.

Edited by Umberto XXXRRR
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Andei duas vezes no Mega Space... É um circuito curto e travado, cheio de curvas de baixa e com uma variação de elevação brutal para o comprimento da pista. Nos carros mais fortes é preciso ter cuidad

Eu andei esse ano no mês 06, e vou novamente mês que vem.  É bem o que o Andratto falou mesmo. A curva mais perigosa é a curva 1, mas é onde mais se ganha tempo rsrs. Vídeo de algumas voltas minhas pr

C4? Um amigo passou raiva com o controle de estabilidade entrando em todas as curvas. No fim do dia desligou o sensor do abs mas já tinha detonado os pneus....

6) Chegar cedo, conversar com seu instrutor , ir pegando dicas desde já com ele. Tentar se acostumar com alguns termos que ele de repente usa... 

P.S.: Eu por exemplo "apanhei" um bocado para entender os "atrasa a tomada" ; " solta o carro" ; " VAI !! VAI!! , NÃAAAAOOOOO " : " Come o #* do gol "...

Ah, e tomar cuidado com os ZXs.

<{POST_SNAPBACK}>

Mini dicionario Umberto

:lol:

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Leo Real

6) Chegar cedo, conversar com seu instrutor , ir pegando dicas desde já com ele. Tentar se acostumar com alguns termos que ele de repente usa... 

P.S.: Eu por exemplo "apanhei" um bocado para entender os "atrasa a tomada" ; " solta o carro" ; " VAI !! VAI!! , NÃAAAAOOOOO " : " Come o #* do gol "...

Ah, e tomar cuidado com os ZXs.

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Naum tem instrutor com opção de tecla SAP???

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Voltando ao assunto inicial do tópico, algumas dicas que PARA MIM foram bem legais quando "novato":

1) Parece até lógico , mas nem todo mundo faz habitualmente , MANTER , tanto quanto possível , as DUAS MÃOS no volante , em posição correta.

2) Ajustar bem o banco (um pouco "mais à frente" do que o habitual na rua) , espelhos retrovisores etc...

3) Usar roupas leves e adequadas , pois às vezes o calor é muito e pode-se até desidratar.

4) Na medida do possível , quando souber que a bateria está "para terminar" , ir mais devagar (para dar uma "refrescada" no carro) antes de parar . E ao parar , deixar o carro ligado ainda alguns instantes.

5) Fazer uma oração e sair da frente dos Fiestas, WRXs , EVOs...

<{POST_SNAPBACK}>

fato...no terrodromo acho que um dos causadores da minha dor nas costas foi o banco la atras!...alem de nao ter abas!

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Umberto XXXRRR

Voltando ao assunto inicial do tópico, algumas dicas que PARA MIM foram bem legais quando "novato":

1) Parece até lógico , mas nem todo mundo faz habitualmente , MANTER , tanto quanto possível , as DUAS MÃOS no volante , em posição correta.

2) Ajustar bem o banco (um pouco "mais à frente" do que o habitual na rua) , espelhos retrovisores etc...

3) Usar roupas leves e adequadas , pois às vezes o calor é muito e pode-se até desidratar.

4) Na medida do possível , quando souber que a bateria está "para terminar" , ir mais devagar (para dar uma "refrescada" no carro) antes de parar . E ao parar , deixar o carro ligado ainda alguns instantes.

5) Fazer uma oração e sair da frente dos Fiestas, WRXs , EVOs...

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fato...no terrodromo acho que um dos causadores da minha dor nas costas foi o banco la atras!...alem de nao ter abas!

<{POST_SNAPBACK}>

Só dou boas dicas.

Tem viado que dá outras coisas. ;)

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- Não se intimidar com os Ka's e ir atrás pra eles largarem de ser folgados.. :P

É muito importante fazer uma volta para esfriar os freios. Empenei os meus discos no último TD em CTBA por não fazer isso.

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Villalon

Cenci, sua sorte é que eu não pude ir a CWB, senão seu rabo já estaria devidamente assado e arrombado pelo Kazinho ahahahaha.

Lembrei de um site ótimo que serve pra TODO MUNDO, não só para os novatos...

http://www.turnfast.com

Leiam os artigos de "Driving Techniques".

Ali tem tudo explicadinho inclusive com desenhos. Coisas fundamentais como a posição correta de pilotagem, como focar seu olhar nos pontos corretos da pista, dicas de punta-tacco, troca de marcha, frenagem, aceleração, etc etc etc.

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hahah.. não.. você que tem sorte que eu não vou ai na sua terra te fazer passar vergonha na frente de seus entes.. heheh

Brincadeiras a parte, recomendo o site também, ótimo ponto de partida pra sanar várias dúvidas e começar a aprender com uma base boa.

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Cenci, sua sorte é que eu não pude ir a CWB, senão seu rabo já estaria devidamente assado e arrombado pelo Kazinho ahahahaha.

Lembrei de um site ótimo que serve pra TODO MUNDO, não só para os novatos...

http://www.turnfast.com

Leiam os artigos de "Driving Techniques".

Ali tem tudo explicadinho inclusive com desenhos. Coisas fundamentais como a posição correta de pilotagem, como focar seu olhar nos pontos corretos da pista, dicas de punta-tacco, troca de marcha, frenagem, aceleração, etc etc etc.

<{POST_SNAPBACK}>

Ae villa,

é oXR turbo?????????????/

queria muito ir ao Rio, nem que fosse só pra assistir... mas problemas diversos $$$ me impedem...

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Umberto XXXRRR

Mais alguma?

<{POST_SNAPBACK}>

sim!!!!!!

Não fazer merda

<{POST_SNAPBACK}>

Banheiros fechados?

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Voltando ao assunto inicial do tópico, algumas dicas que PARA MIM foram bem legais quando "novato":

1) Parece até lógico , mas nem todo mundo faz habitualmente , MANTER , tanto quanto possível , as DUAS MÃOS no volante , em posição correta.

2) Ajustar bem o banco (um pouco "mais à frente" do que o habitual na rua) , espelhos retrovisores etc...

3) Usar roupas leves e adequadas , pois às vezes o calor é muito e pode-se até desidratar.

4) Na medida do possível , quando souber que a bateria está "para terminar" , ir mais devagar (para dar uma "refrescada" no carro) antes de parar . E ao parar , deixar o carro ligado ainda alguns instantes.

5) Fazer uma oração e sair da frente dos Fiestas, WRXs , EVOs...

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Para quem não sabe a posição correta. É a famosa posição 10hr e 10min no relogio.

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Pellegrino

Voltando ao assunto inicial do tópico, algumas dicas que PARA MIM foram bem legais quando "novato":

1) Parece até lógico , mas nem todo mundo faz habitualmente , MANTER , tanto quanto possível , as DUAS MÃOS no volante , em posição correta.

2) Ajustar bem o banco (um pouco "mais à frente" do que o habitual na rua) , espelhos retrovisores etc...

3) Usar roupas leves e adequadas , pois às vezes o calor é muito e pode-se até desidratar.

4) Na medida do possível , quando souber que a bateria está "para terminar" , ir mais devagar (para dar uma "refrescada" no carro) antes de parar . E ao parar , deixar o carro ligado ainda alguns instantes.

5) Fazer uma oração e sair da frente dos Fiestas, WRXs , EVOs...

<{POST_SNAPBACK}>

Para quem não sabe a posição correta. É a famosa posição 10hr e 10min no relogio.

<{POST_SNAPBACK}>

não seria a posição 2h e 45min?

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transeunte

To imaginando o pessoal no dia, colocando as mãos no volante, olhando pro relógio e ajeitando ahahahhahaha

<{POST_SNAPBACK}>

Nón, nón, esso non ecsiste! :shock:

La posición correcta és la abajo:

terrodromoga6.jpg

Mão esquerda no meio do volante, mão direita com o polegar já destravando o handbrake...

É nóR muendo! :rolleyes:

Edited by transeunte
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To imaginando o pessoal no dia, colocando as mãos no volante, olhando pro relógio e ajeitando ahahahhahaha

<{POST_SNAPBACK}>

Nón, nón, esso non ecsiste! :mrgreen:

La posición correcta és la abajo:

terrodromoga6.jpg

Mão esquerda no meio do volante, mão direita com o polegar já destravando o handbrake...

É nóR muendo! :twisted:

<{POST_SNAPBACK}>

Q coisa tosca a minha "franjinha" pra fora do capacete... ahahahahahahahahah

Edited by Bruno_306
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Rodrigo_G3

To imaginando o pessoal no dia, colocando as mãos no volante, olhando pro relógio e ajeitando ahahahhahaha

<{POST_SNAPBACK}>

Nón, nón, esso non ecsiste! ;)

La posición correcta és la abajo:

terrodromoga6.jpg

Mão esquerda no meio do volante, mão direita com o polegar já destravando o handbrake...

É nóR muendo! :twisted:

<{POST_SNAPBACK}>

Q coisa tosca a minha "franjinha" pra fora do capacete... ahahahahahahahahah

<{POST_SNAPBACK}>

Detalhe praR veRtimenta!

green alá verão Caribenho!...haha :mrgreen:

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acho importante cada um ve sua posição de banco.

O banco deve estar mais reto o possivel e proximo ao volante, assim não fazendo tanto esforço com os braços.

nada daquele banco deitadão e longe dos pedais em que voce acelerar com as pontas dos dedos e com os braços esticados :twisted:

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transeunte

Detalhe praR veRtimenta!

green alá verão Caribenho!...haha :D

<{POST_SNAPBACK}>

Praiano-Racing-Style é nóR... :mrgreen: :D

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  • 3 months later...

Tópico mui bao... Agradeço pelas dicas e espero nao fazer cagada.

Só gostaria de lembrar os colegas de levar silver tape... nada como uma placa bem escondida. :D

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