Ir para conteúdo

Track Day - Dicas para Novatos


Posts Recomendados

Neo_206

Adorei o Tópico e li ele inteiro !! as dicas são ótimas !! só gostaria de saber se existe deste TrackDay aqui em São Paulo ? e se nesse caso poderia estar indo com meu carro mesmo ...

Flw e parabéns pelo ótimo tópico !

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 401
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • transeunte

    23

  • Umberto XXXRRR

    22

  • gustavovon

    20

  • deejay

    20

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Andei duas vezes no Mega Space... É um circuito curto e travado, cheio de curvas de baixa e com uma variação de elevação brutal para o comprimento da pista. Nos carros mais fortes é preciso ter cuidad

Eu andei esse ano no mês 06, e vou novamente mês que vem.  É bem o que o Andratto falou mesmo. A curva mais perigosa é a curva 1, mas é onde mais se ganha tempo rsrs. Vídeo de algumas voltas minhas pr

C4? Um amigo passou raiva com o controle de estabilidade entrando em todas as curvas. No fim do dia desligou o sensor do abs mas já tinha detonado os pneus....

superstron

eu tava fazendo a sul assim: entrava equilibrado e na tangencia certa, sem escorregar mto pra não comer pneus, o que estava errado!!! bastou eu andar de carona pra conseguir visualizar direito como eh a curva!

o certo é entrar quase abanando o carro, muito rápido e deixar ele escorregar legal até o meio da pista, entrando na velocidade certa ele para de escorregar no momento certo e vai te levado pra dentro pra tomada da segunda perna do "S".... ganhei quase 2 segundos assim

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Neo_206

esse OTD 2008.2: 31 de Maio - 14:00 às 18:00 hrs.

onde que acontece ?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
LHenriqueGG

eu tava fazendo a sul assim: entrava equilibrado e na tangencia certa, sem escorregar mto pra não comer pneus, o que estava errado!!! bastou eu andar de carona pra conseguir visualizar direito como eh a curva!

o certo é entrar quase abanando o carro, muito rápido e deixar ele escorregar legal até o meio da pista, entrando na velocidade certa ele para de escorregar no momento certo e vai te levado pra dentro pra tomada da segunda perna do "S".... ganhei quase 2 segundos assim

eu fazia a sul a uns 120 + o -, d pe em baixo dexava espalha um poco mais logo depois ele entrava d novo ...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tava fazendo a sul assim: entrava equilibrado e na tangencia certa, sem escorregar mto pra não comer pneus, o que estava errado!!! bastou eu andar de carona pra conseguir visualizar direito como eh a curva!

o certo é entrar quase abanando o carro, muito rápido e deixar ele escorregar legal até o meio da pista, entrando na velocidade certa ele para de escorregar no momento certo e vai te levado pra dentro pra tomada da segunda perna do "S".... ganhei quase 2 segundos assim

eu fazia a sul a uns 120 + o -, d pe em baixo dexava espalha um poco mais logo depois ele entrava d novo ...

eu tb fazia assim

entrava de meio pedal pra dar aquela esparramadinha indo pro meio da pista, e voltava com full acel. .... e assim por diante, bom foi o Alô q me ensinou se tiver errado, culpa dele ;)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 weeks later...

isso vai depender de carro para carro !! O Cobra deve rodar se entrar a 120 !!

ele so roda o tempo todo !!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O c5 entrava passeando na sul... depois de um tempo, nem freiava mais pra entrar, só dava um tóto no freio pra baixar a frente....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, depois de allguns trackdays já percebi o quanto dá pra entrar quente na sul. Eu deixo pra dar uma catucada no freio quase em cima da curva. CUIDADO COM A INTENSIDADE DESSA CUTUCADA! Um pouco a mais e o carro vai embora!!! Já rodei ali e sei o quanto é tenso!!!! hahahahahah

É só deixar o carro espalhar, sem desespero, até o meio da pista e continuar com o volante praticamente na mesma posição para o que denominaram "segunda tomada" que seria a recuperação da tangência do final da curva, que acaba acertando o carro pra curva seguinte.

Dependendo do equilibrio do carro, dá pra fazer a curva mais rápido sim.

Meu VTI estava com a suspensão ruim e devido a isso o carro inclinava bastante.

Agora, com susp nova (molas e amort novos da TEIN), espero poder fazer a sul com mais equilibrio e talvez um pouco mais de velocidade.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra dar uma luz ae..

http://www.youtube.com/watch?v=MW3if6Y0YIU

mas antes de ver o vídeo, c liguem numas coisas:

- a sul dele não tá 100% no traçado "ideal" pq deveria estar escorregando demais, então, ele tava fazendo mais pra dentro.

- A vitória tá FODA ! redondinha saindo perfeita... essas aí tão caprixadas !

- Não sei c a junção está 100%.. a tomada tá meio estranha, mas depois ele coloca o carro certinho pra sair embalado

- o seu carro com certeza não curva como o dele !!!!!!!! se ligue apenas no traçado !!!

agora, em dia de corrida, o lance é outro...... é defender posição toda hora !!!!! custe o q custar !!! (esse vídeo tem o som do carro, q dá pra ilustrar onde acelerar, diminuir, reduzir.....). Pra mim, o maior barato desse vídeo fica no final dele, qdo ele vai passar o voyage (do meu pai heheheh) e deixa o carro arder até uns 10000 rpm hehehhehehhehehe ... o som do motor é fenomenal aos 6600 rpm (aprox.)

http://www.youtube.com/watch?v=LPo95m2XkIs

Nesse aqui o lance é só corsa.... é uma tocada mais limpa q dos gols e voyages... aos 40 segundos de vídeo, mostra camera on-board do corsa do Pedro.. reparem q ele mergulha e depois deixa o carro escorregar... é o q c deve fazer ! Só não reparem no volante... a sul tem q ser feita limpinha.. c ficar 'braceando' mto, perde tempo e aderência. Mas o traçado é esse !

http://www.youtube.com/watch?v=k5evSje3UzI

essa aqui foi corridaça !!! aparecem algumas 'sul' mto boas d c ver e aprender..

http://www.youtube.com/watch?v=QdRShJSkI20

Link para o post
Compartilhar em outros sites
transeunte

Não quero ser chato, mas é importante a galera iniciante entender que nos vídeos acima, os carros são bem mais ariscos (e "traseiros") que um carro de rua, talvez dê uma noção um pouco errada pra vocês, principalmente em relação aos pontos de frenagem e velocidade de entrada em curvas... apesar de ser uma tocada 'certa' pode não se aplicar tão facilmente num carro normal... mas aproveitem para aprender o traçado!

:shock: Já que o amigo acima postou vídeos, segue um "amador" de minha autoria com a participação do "clã" Veronese:

http://www.youtube.com/watch?v=7JGG87Nsuto

Nesse vídeo eu tô com o meu Palio original, com Suspensão rebaixada de leve (-1 elo), amortecedores já cansados, e pneus 185/55R14 (perfil baixo, dobram pouco menos, mas nada de especial). É um setup com comportamento bem próximo do de um carro "normal" de um iniciante.

306xsi> Gostaria das suas críticas, pode falar mal, quero melhorar! :shock:

No vídeo eu tentei fazer exatamente oque tá na teoria, mas reparem como o carro "espalha" e não faço as curvas tão "por dentro" como deveria... poucas vezes aproveito a zebra interna, apesar de até aproveitar bem as externas!

Eu faria um tempo de volta melhor se conseguisse colocar o carro na parte de dentro das curvas, mas o Palio escorregava MUITO de frente (como todo Palio), e eu não soube contornar muito bem a situação, pois se virasse muito o volante o carro escorregava mais ainda e perdia velocidade. Pendular nem pensar, o carro simplesmente esfregava.. rs Pode acontecer com vocês, e é importante que entendam isso e não fiquem "brigando" com o carro. :shock:

De 1.0 (55cv) virei 1:50:05 fazendo +/- igual ao que tá no vídeo (errando um pouco menos) então num carro mais forte arrisco dizer que meu tempo seria até "competitivo".

Braçadas à parte, eu acho esse vídeo bacana porque mostra um ângulo pouco comum de se ver, e permite que vocês entendam melhor o posicionamento do carro na pista. Não tô dizendo que é um video fodão, mas modéstia à parte acho até que fui razoavelmente bem.. ;)

Dica: Procurem no youtube videos de Track Days com a "marca" HCC ou TIMEHCC ;)

Editado por transeunte
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será meu primeiro TD, tou ancioso pra kr... Vcs se reunem durante a semana aonde ? Seria legal a geral se reunir antes do evento !!

como o paulom ja disse, amanha tem aterro.....

isso vai depender de carro para carro !! O Cobra deve rodar se entrar a 120 !!

ele so roda o tempo todo !!!

vc sonha com essa cena até hj???

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 month later...
  • 1 month later...
Villalon

Se a curva é para a direita, vire o volante para a esquerda!

Difícil explicar isso aqui pq cada tipo de carro precisa ser corrigido de um jeito. É o tipo de coisa que é melhor explicar ao vivo, o novato precisa estar com bastante conhecimento na cachola pra poder entender.

Mas se vc reler esse tópico vai encontrar alguma coisa a respeito ou links para sites que possam te ajudar!

Editado por Villalon
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 weeks later...

Cuidado que se contra estreçar de mais em uma saida de trazeira o carro pode chicotear ai tu vira passageiro, porque ele vem muito mais muito mais rápido na saida ...

Outro ponto tem que dar motor ....

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 weeks later...

DUVIDA

Pode andar Pickup tração traseira no TD? (ss10)

(rebaixada, suspensao feita toda na tag)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
andre_romero

DUVIDA

Pode andar Pickup tração traseira no TD? (ss10)

(rebaixada, suspensao feita toda na tag)

nao....n pode pickup

Editado por andre_romero
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 month later...

Ja adiantando e dando UP no topico pro 2008.5.

Devo andar no de dezembro e aproveitei e li o topico todo, de novo.

Vale a pena, durante o evento, fazer rodizio dos pneus com o objetivo de no minimo destruir todos iguais? heheh e como seria esse rodizio? direita x esquerda?

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja adiantando e dando UP no topico pro 2008.5.

Devo andar no de dezembro e aproveitei e li o topico todo, de novo.

Vale a pena, durante o evento, fazer rodizio dos pneus com o objetivo de no minimo destruir todos iguais? heheh e como seria esse rodizio? direita x esquerda?

abs

No meu entender é inverter os da direita com a esquerda, passando os q estavam atrás para frente...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.