Ir para conteúdo

Track Day - Dicas para Novatos


Posts Recomendados

  • Respostas 401
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • transeunte

    23

  • Umberto XXXRRR

    22

  • gustavovon

    20

  • deejay

    20

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Andei duas vezes no Mega Space... É um circuito curto e travado, cheio de curvas de baixa e com uma variação de elevação brutal para o comprimento da pista. Nos carros mais fortes é preciso ter cuidad

Eu andei esse ano no mês 06, e vou novamente mês que vem.  É bem o que o Andratto falou mesmo. A curva mais perigosa é a curva 1, mas é onde mais se ganha tempo rsrs. Vídeo de algumas voltas minhas pr

C4? Um amigo passou raiva com o controle de estabilidade entrando em todas as curvas. No fim do dia desligou o sensor do abs mas já tinha detonado os pneus....

O lance é que como o acelerador do clio fica muito no fundo, só da pra usar o punta taco nele se estiver freando forte, que é quando o freio chega perto do acelerador..

então é caso de fazer o taco-punta.... inverte o pé.. fica melhor.....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nova posição tática: lightweight level 1

Foi um pouco de ignorância da minha parte querer ir ao track day com megasom na mala pro carro escapar mais com a traseira.........esqueci que poderia ajustar isso usando a pressão dos pneus! A cada intervalo vou tirar um pouco da pressão dos pneus traseiros e ver os efeitos.

Valeu pelos conselhos(principalmente do instrutor)!

P.S.: Vou tentar o taco punta e ver qual fica mais fácil. Valeu pelo auxílio.

Editado por Clutcher
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nova posição tática: lightweight level 1

Foi um pouco de ignorância da minha parte querer ir ao track day com megasom na mala pro carro escapar mais com a traseira.........esqueci que poderia ajustar isso usando a pressão dos pneus! A cada intervalo vou tirar um pouco da pressão dos pneus traseiros e ver os efeitos.

Valeu pelos conselhos(principalmente do instrutor)!

P.S.: Vou tentar o taco punta e ver qual fica mais fácil. Valeu pelo auxílio.

acho q vc deveria aumentar a pressão dos pneus.

altere sempre de 2 em 2 libras para não cometer excessos, e a cada alteração va pra pista testar :queimadinha:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
andre_romero

lastro eh sempre lastro.....nunca é bom

odiamos laRtro!!!!!! :mrgreen:

tudo q naum serve pro carro andar mais eh laRtro!!

-banco do carona...

-banco traseiro...

-estepe...

-triângulo,macaco...

-Ranca TUDO!!!!!!

Editado por andre_romero
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Clutcher, não inventa moda não...

Vc vai ter que aprender tanta coisa, mas tanta coisa, que não deveria se preocupar em pressão de pneu.

Tire todos os lastros desnecessários do carro, inclusive o amplificador e o guarda-chuva. Calibre seus pneus com algo próximo do máximo... Umas 40 libras tá bom.

Lá dentro o seu carro vai ser muito mais traseiro do que na rua, porque você vai entrar muito mais rápido nas curvas. O equilíbrio é outro, tudo é diferente.

Na boa... Vai pra aprender a pista e como controlar o seu carro. Depois de alguns eventos, quando isso for "fácil" e vc estiver virando tempos regulares e sempre próximos, aí sim vale a pena começar a mexer nos detalhes do carro!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Deusdeth Junior

Amigo Villa falou uma verdade...

O aprendizado é gradativo...

Dirigir no autódromo é diferente do q na rua.

E é muito melhor vc ver o seu aprimoramento e o do carro. Isso não acontece em um ou dois TD´s.

Outra coisa: se familiarizem com o traçado... vejam e revejam as fotos aéreas, vejam e revejam videos. Saibam os nomes da curvas. Nada de chegar cru lá dentro. ;)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perfeito villa.

Lembrem-se. Muito, muito do comportamento do carro vem da tocada do motorista. Esfrega muito de frente? Sai muito de traseira? Antes de mecher no carro, tente aperfeiçoar a direção. Vão sem inventar moda. Pressão dos pneus alta (40 PSI é um bom valor mesmo..), sem sair muito da simetria, pneus iguais em todas rodas. Com carro original é ótimo de se aperfeiçoar a direção, quando se está começando.

Outra coisa importante. Não trocar pastilhas logo antes do TD. Se trocar discos + pastilhas, cuidado redobrado. Façam alguns bons Km antes (Discos + pastilhas, uns 300, 500 km). Se chegar no TD e o freio parecer estranho, comecem a freiar mais cedo, não freiem em cima dos outros carros, sejam precavidos.

Alguns dias antes do TD, andem com o banco na posição, os calçados que irão usar, chegando no TD sem preocupações e seguros do que estão fazendo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Umberto XXXRRR

Tentar relaxar antes , ir pensando na diversão... não se preocupar tanto com o tempo de volta (assim no próximo quando vc baixar este tempo vai poder dizer que ficou fodão rsrsrs).

Sério, estar preparado(s) psicologicamente para o evento e não ficar tão ansioso(s).

A atenção aos seus "limites" é para o novato tão ou mais importante (no meu entendimento) que um carro na ponta "dos cascos".

Link para o post
Compartilhar em outros sites
transeunte

Espero que os novatos leiam TODO esse tópico, não apenas a ultima página!

Mais uma Dica: NÃO "TENTEM" DAR PASSAGEM! FIQUEM NA LINHA! Se algum carro mais rápido quiser te passar, tenha calma, mantenha a tocada que ele te passa!

A maioria dos acidentes de TrackDay ocorre justamente por carros que saem da trajetória "pra facilitar" e acabam atrapalhando. Se forem dar passagem, que o façam apenas nas retas principais, e SINALIZANDO COM A SETA.

[]'s e até amanhã! ;)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boss of C.A.H.O

e ai, como a turma dos clios foi?

espero que um dia o meu carro ande e que eu vá para o track ai no rio...

a unica coisa que me preocupa de deixar o meu carro para um instrutor dirigir é o CATT... para quem nunca andou em um carro com ele.. é da alguns sustos..

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Umberto XXXRRR

e ai, como a turma dos clios foi?

espero que um dia o meu carro ande e que eu vá para o track ai no rio...

a unica coisa que me preocupa de deixar o meu carro para um instrutor dirigir é o CATT... para quem nunca andou em um carro com ele.. é da alguns sustos..

Clios foram bem, mas o carro tem potencial para baixar bem ainda.

Quanto a dúvida instrutor/CATT é simples, deixe um instrutor que esteja acostumado. Uns 60% deles estão.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Clios foram bem, mas o carro tem potencial para baixar bem ainda

Sabe como é, carro na mão de novato nunca dá todo o seu pontecial :mrgreen:

Mas dentro do esperado, acho que fomos muito bem, sendo que nós 3 de Clios estávamos praticamente no mesmo nível

(#39 virou 1:45.348, eu, #25, virei 1:45.446 e o #28 virou 1:46.443).

Nenhum dos carros apresentou qualquer problema, seja temperatura ou desgaste acentuado de alguma peça. (todos originais)

Somente um susto com o Clio prata (#28), que depois de uma rodada entre a Sul e o S apagou e só ligou de novo nos boxes.

Guardadas as devidas proporções, e pelo que me falaram, o Clio tem um comportamento semelhante ao KA dentro da pista (obviamente o KA ainda faz mais curva). Ah, e a relação de marchas parece ter sido feita para o traçado de JPA hehe

Mas concordo com o Umberto, quando eu comecei a acertar a trajetória de algumas curvas o TD acabou. Ainda dá para baixar esse tempo em pelo menos uns 3 segundos nos próximos TDs..

Pergunta: o que seria CATT?

Editado por Mont
Link para o post
Compartilhar em outros sites
extremebikers

e ai rapaz descobriu como sai o clio quando se entra na curva mais do que o limite dele?

se rodou um acho que é de traseira então

Abraçoo

Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai rapaz descobriu como sai o clio quando se entra na curva mais do que o limite dele?

se rodou um acho que é de traseira então

Abraçoo

Traseira, com certeza. Na Sul, só soltar o acelerador que a traseira desliza e o carro acerta a trajetória..

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boss of C.A.H.O

Pergunta: o que seria CATT?

é um sistema que vira as rodas traseiras dos PSA, algo em torno de 5*

só que isso acontece no meio da curva... ou seja..quem não ta acostumado..acha que o carro perdeu a traseira, ai tenta arrumar e ta feita a merda...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qq carro sai de traseira na Sul desde que vc entre suficientemente rápido!!

Bom, pelo menos então isso eu fiz certo :D

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a unica coisa que me preocupa de deixar o meu carro para um instrutor dirigir é o CATT... para quem nunca andou em um carro com ele.. é da alguns sustos..

Bruno, aqui é o deejay lá do psa e do peugeotsportclube... Cara, uma coisa é certa: O bom instrutor e o bom 'piloto' NUNCA, mas NUNCA vai acelerar um carro q não está nas mãos. Isso não é pilotagem, é presepagem ! Andei no S16 umas 3 voltas... foram 2 pra sacar qual é a do carro.. na terceira, eu tava tirando o carro d trás da RS2 pra não empurrar ela ! pena q o otd acabou qdo eu ia fechar a volta :mrgreen:

Mas finalmente: ninguém com cabeça no lugar acelera carro q não tá na mão... ainda mais sabendo q psa é famoso pelo catt.

Pergunta: o que seria CATT?

é um sistema que vira as rodas traseiras dos PSA, algo em torno de 5*

só que isso acontece no meio da curva... ou seja..quem não ta acostumado..acha que o carro perdeu a traseira, ai tenta arrumar e ta feita a merda...

MaR ou menoR... geralmente isso acontece ANTES da curva... aí, qdo vc tá nela, acha q o carro vai rodá pra dentro... aí dá jogo contrário. O eixo entende q vc quer ir pro outro lado e simplesmente vira um chiclete e aponta pro lado q vc mandou.. aí amigo, é tarde pra voltar... !!!!!! chicoteia legal, mas é uma só hehehhe.

O lance pelo q pude sentir é não dar tranco no carro... faz redondo e só abusa qdo estiver dentro da curva... deixar o carro equilibrado tb foi outra coisa q pude tirar dessa 'lição'.

É muito parecido com meu voyage da turismo light: só de puxar um tiquinho, ele atravessa a traseira. Só q no PSA, dependendo, tem volta.... no voyage c não der motor quase instantaneamente, pode ir adivinhando em q guard rail c vai ficar mais perto!

Isso serve pra qq 'novato' (pq pros veteranos isso é de praxe): só acelere pra valer qdo estiver confiante.. somente qdo estiver com o carro na mão MESMO.. do contrário, o carro pode TE deixar na mão.. aí amigo, é na mão do palhaço q as coisas vem abaixo !

Fiquei feliz pelo desempenho dos novatos... pelo q vi, não teve estresse nem preocupação, mesmo com MUITA gente nova andando ! parabéns galera !

Editado por 306xsi
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 month later...

nao entendi nada desse tal de PSA, CATT..

o que significam ambas as siglas? :/

PSA = Grupo Peugeot Citroën

CATT = um sistema que existe na suspensão de alguns carros, mais presente nos PSA (peugeot e citroen). Presente nos carros peugeot 306 e citroen ZX e Xsara. A suspensão traseira é por eixo de torção, e nas pontas existe esse sistema CATT que faz com q as rodas traseiras estercem até 5 graus, entendeu ? as rodas traseiras tb viram.

O grande lançamento desse sistema foi no ZX coupé em 1994, quando a citroën lançou o desafio: Quem conseguisse capotar o ZX, ganhava o carro + manutenão de graça pros primeiros 3 anos do carro. Ninguém, no mundo, conseguiu capotar o carro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

hauhauha meu tio participo dessa promoção...era pirralho mas lembro quando ele pego o coupé dele em 94... verde ... com o adesivo Paris Pekin atras ainda hauhauha

o cara falo... se vc capota esse carro.. vem aqui e te dou outro ahuahuah

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 weeks later...

Ai galera, sou novo aqui no fórum e com certeza estarei presente no proximo OTD. Como novato gostaria de saber se é comum o pessoal ir ao OTD com carros originais, ou a maioria é fuçado??

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

hauhauha meu tio participo dessa promoção...era pirralho mas lembro quando ele pego o coupé dele em 94... verde ... com o adesivo Paris Pekin atras ainda hauhauha

o cara falo... se vc capota esse carro.. vem aqui e te dou outro ahuahuah

Pede pro neno responder o que CheATT :mrgreen:

Editado por Maverick
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.