Ir para conteúdo

Track Day - Dicas para Novatos


Posts Recomendados

Muito boa!

Eu aprendi a fazer o punta taco depois que descobri um amigo meu que tinha o mesmo carro que eu(clio) conseguia fazer....então eu me senti desafiado a conseguir também. Parece impossível no início, impossível mesmo. Acho que a minha sorte foi ter ficado alguns meses dirigindo uma ranger, onde os pedais são bem distantes um do outro, facilitanto os movimentos. Depois que você se acostuma, se torna um vício, de modo que dá pena reduzir sem fazer o punta taco, pois da a impressão que está abusando da embreagem. Na ranger eu usava o calcanhar devido aos pedais distantes. No clio, porém, é bem mais difícil pois os pedais são muito próximos. Graças a uma dica desse meu amigo, consegui finalmente........a dica é usar a lateral do pé, usando um sapato ou tênis de sola larga (a ideia do tenis/sapato é minha). Ai você testa vários tênis. Uns ficarão melhores outros piores. Não adianta, usar o calcanhar em carros que tem pedais muito próximos é muito difícil.

Minhas dicas são as seguintes:

1° - Treine muito, muito, muito com o carro parado. Fica nos sinais de trânsito com o pé no freio e acelerando ao mesmo tempo pra treinar.

2° - Se o carro tiver pedais muito próximos, use a lateral do pé, e não o calcanhar. Se tiver dificudade, experimente sapatos/tenis de sola larga.

3° - Em giros mais altos fica mais fácil de sentir o punta funcionando.

4° - Faça um escape com barulho, é mais fácil de fazer o punta se estiver ouvindo o giro do motor, de modo que você percebe melhor quando soltar a embreagem no tempo certo.

P.S.: Depois que você aprender a fazer o punta, não precisará mais de freio de mão para sair de um ladeirão.

Abraço!

Editado por Clutcher
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 401
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • transeunte

    23

  • Umberto XXXRRR

    22

  • gustavovon

    20

  • deejay

    20

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Andei duas vezes no Mega Space... É um circuito curto e travado, cheio de curvas de baixa e com uma variação de elevação brutal para o comprimento da pista. Nos carros mais fortes é preciso ter cuidad

Eu andei esse ano no mês 06, e vou novamente mês que vem.  É bem o que o Andratto falou mesmo. A curva mais perigosa é a curva 1, mas é onde mais se ganha tempo rsrs. Vídeo de algumas voltas minhas pr

C4? Um amigo passou raiva com o controle de estabilidade entrando em todas as curvas. No fim do dia desligou o sensor do abs mas já tinha detonado os pneus....

comentando sober a 4º- éu acho impossivel dirigir um carro barulhento e nao fazer punta p/ reduzir!! ja chego aqui em casa freinado e enchendo o motor marcha por marcha da 5ª até a 1ª!! :mrgreen:

e outra, eu faço perfeitamente quando to com aquelas sapatinhas da puma, se tiver com sapato ou tenis de solado largo, perco a sensibilidade do pedal! descalço é sensacional! me amarro! hehehehheheheheehhe

grande abraço!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

comentando sober a 4º- éu acho impossivel dirigir um carro barulhento e nao fazer punta p/ reduzir!! ja chego aqui em casa freinado e enchendo o motor marcha por marcha da 5ª até a 1ª!! :mrgreen:

e outra, eu faço perfeitamente quando to com aquelas sapatinhas da puma, se tiver com sapato ou tenis de solado largo, perco a sensibilidade do pedal! descalço é sensacional! me amarro! hehehehheheheheehhe

grande abraço!

Exatamente, de tanto treinar em pista e no dia-a-dia, virou rotina...

Um video pra enriquecer o topico. Na F3 é bem parecido...

Conheci o Mariano Werner ano passado, num treino de F-Renault por lá, o cara sabe pra caralho de corrida, é incrivel o trabalho dele com os pés, comecei a fazer isso, de alta freiando com o pé esquerdo e de baixa com o direito, bizarro! Até pegar demorou bastante...

E outro tambem bem legal... O cara faz BEM rapido!

Editado por Lambert
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado você comentar da sapatilha da puma. O meu amigo que me ensinou a usar o punta usava essas sapatilhas direto. Então eu comprei 2 pares numa viajem que fiz para o exterior, felizão achando que iria dirigir melhor com eles e tal.

O resultado foi que, bem, realmente a sensibilidade dos pedais aumenta muito, devido a sola fina, e você acaba tendo perceptivelmente mais espaço para as pernas e tal. Melhor que elas, só dirigindo descalço, em termos de sensibilidade e espaço!

Porém, infelizmente ao fazer o punta taco "COM A LATERAL DO PÉ" com essas sapatilhas, eu de vez em quando, eu escorregava o pé do freio(perigoso pacas), ou não alcançada o pedal do acelerador por causa da sola estreita. Foi uma decepção para mim ja que eu tinha acabado de comprar 2 pares novinhos....:mrgreen:

Por isso que eu recomendei o tenis de sola larga. Para mim são muito melhores pois um leve movimento do pé e você afunda o acelerador fazendo o giro subir rápido. Por isso que eu disse que: "Se tiver dificuldade, teste um tenis/sapato largo, com enfase ao TESTE/EXPERIMENTE" pois cada um tem um pé de um tamanho, e um carro com pedais diferentes né!

Se o tenis for muito largo, tipo tenis de corrida, quando você quiser somente freiar, você acaba pisando no acelerador sem querer.

Se o tenis for muito estreito, seu pé não alcança os dois pedeis ao mesmo tempo, e em segurança.

Gostaria de lembrar que eu to falando do tenis largo ou estreito para punta taco com a lateral do pé! Punta taco com o calcanhar não sobre influência da largura da sola do sapato!

P.S.: No segundo video da pra ver perfeitamente o punta taco com a lateral do pé! No primeiro video eu fiquei em duvida se o piloto tava fazendo punta taco com o pé esquerdo!!!

Abraço!

Editado por Clutcher
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 weeks later...

preciso aprender a fazer o Punta Taco. Na verdade nunca insisti em aprender. Na verdade nem sei bem como fazer...huahua

Qual a altura ideal dos pedais? O pedal do freio precionado deve estar próximo da altura do acelerador desprecionado?

vlw!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a altura ideal dos pedais? O pedal do freio precionado deve estar próximo da altura do acelerador desprecionado?

Nunca parei pra reparar neste detalhe.....mas deve ser isso ai que você disse mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa distância entre pedais varia de carro pra carro. O importante é treinar e fazer isso toda hora... Toda hora mesmo, tipo foi na esquina comprar pão vai reduzindo marcha por marcha sempre no punta-tacco até aprender e refinar.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Karioca_br

Já tentei algumas vezes freiar com o pé esquerdo, mas pqp...a falta de constume/sensibilidade é bizarra....eu acabava freiando MUITO mais que o necessário...em algumas situações, parecia q eu tava jogando uma ancora p/ parar o carro :mrgreen:

Parei de tentar antes q fizesse merda :(

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tentei algumas vezes freiar com o pé esquerdo, mas pqp...a falta de constume/sensibilidade é bizarra....eu acabava freiando MUITO mais que o necessário...em algumas situações, parecia q eu tava jogando uma ancora p/ parar o carro :lol:

Parei de tentar antes q fizesse merda :mrgreen:

Pode crer...huahuahua

Fiz isso algumas vezes e fiquei com a marca do cinto no peito...uhahuahua

Link para o post
Compartilhar em outros sites

preciso aprender a fazer o Punta Taco. Na verdade nunca insisti em aprender. Na verdade nem sei bem como fazer...huahua

Qual a altura ideal dos pedais? O pedal do freio precionado deve estar próximo da altura do acelerador desprecionado?

vlw!

vai firme pq no dakar é tranquilo de fazer, no meu eu até coloquei uma pedaleira meio "torta" pra facilitar

Essa distância entre pedais varia de carro pra carro. O importante é treinar e fazer isso toda hora... Toda hora mesmo, tipo foi na esquina comprar pão vai reduzindo marcha por marcha sempre no punta-tacco até aprender e refinar.

eu to assim, até de defender eu to fazendo punta-taco :mrgreen:

Já tentei algumas vezes freiar com o pé esquerdo, mas pqp...a falta de constume/sensibilidade é bizarra....eu acabava freiando MUITO mais que o necessário...em algumas situações, parecia q eu tava jogando uma ancora p/ parar o carro :mrgreen:

Parei de tentar antes q fizesse merda :lol:

tu ta freiando com o pé esquerdo pra que? isso é uma técnica de rally (left foot brake) pra transferir peso pra frente para fazer curvas mais fechadas, é complicado de fazer e não se usa isso em trackday.

faz o punta taco com o pé direito mesmo, deixa o esquerdo só para a embreagem.

freia com a ponta do direito, pisa na embreagem, enquanto reduz a marca vc da uma cutucada no acelerador com o calcanhar do pé direito ou com a parte lateral dele, depois solta a embreagem, tem q fazer isso bem rapido.

pra praticar o timing eu comecei dirigindo descalço, freiava com o dedão e apertava o acelerador com os outros dedos do pé :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Tópico de dicas p/ NOVATOS? Esquece Puta-taco... Pensa em PRECISÃO e SEGURANÇA na freada.. depois q estiver andado forte pensa nisso... Pois, se o pé escapolir no final da reta na hora de frear... UM ABRAÇO, tah arriscado a se machucar....então insisto, primeiro usa o freio e o acelerador com PRECISÃO e SEGURANÇA. Até pq ainda tem muita coisa p/ aprender como Melhor traçado buscando Borracha, Ponto de aceleração e etc...q te pouparão muito mais o carro q o punta-taco......

Mas, cada um segue sua cabeça, cada coisa a seu tempo...100% diferente um leigo com 1 ano de pista tentando o Punta-Taco e um NOVATO tentando a mesma façanha....

Abraços,

Jorni

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Tópico de dicas p/ NOVATOS? Esquece Puta-taco... Pensa em PRECISÃO e SEGURANÇA na freada.. depois q estiver andado forte pensa nisso... Pois, se o pé escapolir no final da reta na hora de frear... UM ABRAÇO, tah arriscado a se machucar....então insisto, primeiro usa o freio e o acelerador com PRECISÃO e SEGURANÇA. Até pq ainda tem muita coisa p/ aprender como Melhor traçado buscando Borracha, Ponto de aceleração e etc...q te pouparão muito mais o carro q o punta-taco......

Mas, cada um segue sua cabeça, cada coisa a seu tempo...100% diferente um leigo com 1 ano de pista tentando o Punta-Taco e um NOVATO tentando a mesma façanha....

Abraços,

Jorni

quando eu andei era novato, fiz algumas vezes só pra ver qual é (cheguei a errar alguns), mas a grande maioria das voltas eu não fiz justamente por isso que vc falou.

deixo isso pra quando eu for veterano :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Tópico de dicas p/ NOVATOS? Esquece Puta-taco... Pensa em PRECISÃO e SEGURANÇA na freada.. depois q estiver andado forte pensa nisso... Pois, se o pé escapolir no final da reta na hora de frear... UM ABRAÇO, tah arriscado a se machucar....então insisto, primeiro usa o freio e o acelerador com PRECISÃO e SEGURANÇA. Até pq ainda tem muita coisa p/ aprender como Melhor traçado buscando Borracha, Ponto de aceleração e etc...q te pouparão muito mais o carro q o punta-taco......

Mas, cada um segue sua cabeça, cada coisa a seu tempo...100% diferente um leigo com 1 ano de pista tentando o Punta-Taco e um NOVATO tentando a mesma façanha....

Abraços,

Jorni

Concordo, vc tem razão mesmo. Quantas vezes o meu pé não escapoliu do freio no meio do punta-taco, quando eu ainda tava aprendendo........quantos sustos! Haja coração!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso que tem que aprender na rua, indo para a padaria em baixa velocidade.

Querer aprender no autódromo não rola MESMO.

Editado por Villalon
Link para o post
Compartilhar em outros sites
transeunte

Já tentei algumas vezes freiar com o pé esquerdo, mas pqp...a falta de constume/sensibilidade é bizarra....eu acabava freiando MUITO mais que o necessário...em algumas situações, parecia q eu tava jogando uma ancora p/ parar o carro :evil:

Parei de tentar antes q fizesse merda B)

tu ta freiando com o pé esquerdo pra que? isso é uma técnica de rally (left foot brake) pra transferir peso pra frente para fazer curvas mais fechadas, é complicado de fazer e não se usa isso em trackday.

Frear com o pé esquerdo se usa sim, principalmente em situações de pouco grip!

Em Jacarepaguá ajudou a corrigir algumas entradas de curva "impróprias" (com a frente esfregando) onde soltar o acelerador pra frear tiraria o equilíbrio do carro. Em Interlagos, chovendo, era o jeito de fazer o Astra curvar sem esparramar (tanto) a frente... Mas tem que ter MUITO cuidado pra ajustar a sensibilidade e não frear errado.. eu errava direto! :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma parada que eu fiquei perdidinho nos 2 track days que participei foi com relação a calibragem dos pneus.

Qual calibragem usar nos dianteiros e traseiros com os pneus frios e o quanto baixar/aumentar a pressão deles depois de aquecidos...

No caso eram P-Zero slick aro 15.

Se alguém puder ajudar....

valeu!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica... Peçam para que os instrutores de vocês não queiram virar tempo com o carro de vocês... pq depois durante o TD vc não consegue ir olhando as suas voltas e a sua evolução...

o Lambert deu uma volta quente no meu carro só para eu ver do que ele era capaz...mas quando chegou na entrada da reta, tirou o pé legal... ai ele me falou isso... deixa para vc ir virando tempo e impondo o seu ritimo.... vc vai ver que vai melhorar aos poucos...

Um amigo, a melhor volta dele foi o instrutor que deu... ai no meio do TD ele não sabia se ele tava melhorando o tempo, ou se tava a mesma coisa...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma parada que eu fiquei perdidinho nos 2 track days que participei foi com relação a calibragem dos pneus.

Qual calibragem usar nos dianteiros e traseiros com os pneus frios e o quanto baixar/aumentar a pressão deles depois de aquecidos...

No caso eram P-Zero slick aro 15.

Se alguém puder ajudar....

valeu!

Procuro usar com as configurações q tenho 35 quente nas 4, ou seja por volta de 30DE 29DD e 32TDE

Abraços,

Uma dica... Peçam para que os instrutores de vocês não queiram virar tempo com o carro de vocês... pq depois durante o TD vc não consegue ir olhando as suas voltas e a sua evolução...

o Lambert deu uma volta quente no meu carro só para eu ver do que ele era capaz...mas quando chegou na entrada da reta, tirou o pé legal... ai ele me falou isso... deixa para vc ir virando tempo e impondo o seu ritimo.... vc vai ver que vai melhorar aos poucos...

Um amigo, a melhor volta dele foi o instrutor que deu... ai no meio do TD ele não sabia se ele tava melhorando o tempo, ou se tava a mesma coisa...

Perfeito, Instrução NÃO É p/ virar tempo, definitivamente... é p/ mostrar traçado e a forma segura e rápida de se tocar um carro na pista... geralmente eu procuro virar entre 6-7 segundos + lento q eu viraria se o carro fosse meu....Até entendo q o Novato queira saber o potencial do carro dele, mas isto é uma situação q pode acontecer num próximo evento ou mais p/ o fim do mesmo, caso seja apenas "Acerto fino"na tocada..... claro q tb depende muito do Instruído, se eu perceber q ele é Muito "Crú"eu FOCO em segurança...E Pista, Pista, Pista e + Pista...hehhehheh

Abraços,

Jorni

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica... Peçam para que os instrutores de vocês não queiram virar tempo com o carro de vocês... pq depois durante o TD vc não consegue ir olhando as suas voltas e a sua evolução...

o Lambert deu uma volta quente no meu carro só para eu ver do que ele era capaz...mas quando chegou na entrada da reta, tirou o pé legal... ai ele me falou isso... deixa para vc ir virando tempo e impondo o seu ritimo.... vc vai ver que vai melhorar aos poucos...

Um amigo, a melhor volta dele foi o instrutor que deu... ai no meio do TD ele não sabia se ele tava melhorando o tempo, ou se tava a mesma coisa...

Boa Manolo! :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 weeks later...

punta taco não influência no equilibrio do carro na ora da freada forte tbm, uma vez que não dá akele tranco?

aumenta a durabilidade dos componentes do cambio?????

to perguntando pq não consigo dirigir sem fazer. ainda mais depois de andar um tempão de fusca haha era engraçado!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 month later...
rodrigoallemand

Jogo dos 7 erros.... Quem acerta?

NÃO É PRA QUEIMAR NINGUEM NÃO!

É PRA CHAMAR A ATENÇÃO DAS PESSOAS QUE SIMPLES COISAS PODEM FAZER BASTANTE DIFERENÇA!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jogo dos 7 erros.... Quem acerta?

NÃO É PRA QUEIMAR NINGUEM NÃO!

É PRA CHAMAR A ATENÇÃO DAS PESSOAS QUE SIMPLES COISAS PODEM FAZER BASTANTE DIFERENÇA!

é por isso que TEM QUE IR COM INSTRUTOR... óbviamente pelo "vamo vê comé que é a pista" no 00:31 do vídeo, dá pra ter uma idéia de que o cara não saiu com instrutor antes...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exemplo de como não fazer.

Ele teve instrução?

Como ressaltaram em outro forum.... nao teve nao, logo no inicio, acho que 31segundos, da pra ouvir falando: - vamos ver como é a pista.

mas certeza absoluta nao da pra ter

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.