Ir para conteúdo

Track Day - Dicas para Novatos


Posts Recomendados

Villalon

AR CONDICIONADO???

MAS ISSO É UMA TREMENDA DE UMA BICHOOOOOOOOONNNNAAAAAAAA AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 401
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • transeunte

    23

  • Umberto XXXRRR

    22

  • gustavovon

    20

  • deejay

    20

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Andei duas vezes no Mega Space... É um circuito curto e travado, cheio de curvas de baixa e com uma variação de elevação brutal para o comprimento da pista. Nos carros mais fortes é preciso ter cuidad

Eu andei esse ano no mês 06, e vou novamente mês que vem.  É bem o que o Andratto falou mesmo. A curva mais perigosa é a curva 1, mas é onde mais se ganha tempo rsrs. Vídeo de algumas voltas minhas pr

C4? Um amigo passou raiva com o controle de estabilidade entrando em todas as curvas. No fim do dia desligou o sensor do abs mas já tinha detonado os pneus....

VERONESE

AR CONDICIONADO???

MAS ISSO É UMA TREMENDA DE UMA BICHOOOOOOOOONNNNAAAAAAAA AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

:twisted::mrgreen::wub::lol::rindoavera:

se tem arcond no carro, vamos usar.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 weeks later...
Pellegrino

nos 4 portas, ainda tem o macete de abrir um pouco os vidros traseiros... isso mais a recirculação ajuda bastante

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 months later...
alexandrepida

Galera, apesar da grande vontade, nunca participei pq nunca tive um carro "decente" antes tinha um MK3 com gnv :D Agora uma variant V6 manual, mas...blindada :shock:

Então pergunto aos universitáriossss !

Alguem ja andou com um blindado na pista ?

Obviamente o peso da blindagem atrapalha e muito, não só do carro andar menos (esse acredito ser o menor prb) Mas por alterar acredito eu que em muito o centro de gravidade. Meu medo é mesmo não andando "forte"como os experientes, é do carro sair rolando em alguma curva.

Pensei em algumas soluções que poderiam minimisar esse risco sem perder definitivamente a blindagem, até pq o Rio não ta pra pato sem seguro...Amortecedores recalibrados e a retirada dos 4 vidros antes do TD (portas dianteira e traseira) os dianteiros não farão diferença, ja que andam sempre abertos mesmo, e os traseiros ? fariam difereça estarem "abertos ( O no meu caso seria sem vidro mesmo) da um certo trb tíra-los, mas nada de mais, numa manhã eu executo o cirviço, ja estou mesmo acostumado a desmontar aquelas portas, ja que os vidros e travas vivem dando piripaque por conta do peso...Outra dúvida de fazer isso é : Se eu retirar os 4 vitros ainda sobrarão 4, dianteiro, traseiro e as janelas laterais treaseiras, será que iria "desequilibrar" o peso e piorar ainda mais a situação ? Ainda tem o teto solar, que pra ser sincero, ja fui pra assistir vários TD's mas nunca reparei como andam, abertos ?? se sim arranco o meu, pq só de vidro( bindado) meu teto pesa uns 20kg...e tb é facil 4 parafusos e ele esta fora em 5 min.

Qual a opnião de vcs ? Mais alguma dica do que poderia se útil para dar umas voltas na pista com a banheira ?

Agradeço a opnião de vcs !

GRd abraço em todos !

Editado por alexandrepida
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use outro carro ! Mais simples :D

Dizem que vc pode trincar os vidros blindados no autodromo por causa das torções da carroceria

Mas se voce quiser andar num ritmo parecido com o de estrada, ai nao tem risco se nao subir nas zebras.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
alexandrepida

Use outro carro ! Mais simples :shock:

Dizem que vc pode trincar os vidros blindados no autodromo por causa das torções da carroceria

Mas se voce quiser andar num ritmo parecido com o de estrada, ai nao tem risco se nao subir nas zebras.

Não tenho outro carro paulão.. :shock: só se eu for a Van escolar ! :D

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao...va devagar...sem querer compensar o peso extra do carro em pilotagem agressiva. Vai tudo sobreviver.

Ou pede o carro do vizinho emprestado pra ir no supermercado... :D

Link para o post
Compartilhar em outros sites
alexandrepida

Entao...va devagar...sem querer compensar o peso extra do carro em pilotagem agressiva. Vai tudo sobreviver.

Ou pede o carro do vizinho emprestado pra ir no supermercado... :D

Obrigado Paulão..vou pensar bem nessa possibilidade, queria mt poder andar, se alguem mais tiver opniões.. eu agradeço !

Abraço a todos !

Link para o post
Compartilhar em outros sites

dica:

JAMAIS, JAMAIS USEM A ZEBRA PARA FAZER A TOMADA DE CURVA... PRINCIPALMENTE FREIAR COM AS RODAS NA ZEBRA...

esse é o pior erro q tem, pq se freiar BEM, vais rodar tanto q vai ficar zonzo e só vai parar na brita (de cabeça para baixo) ou no guard-rail (de fora ou de dentro.... )

e no ultimo tinha instrutor mandando novato usar zebra pra entrar em curva.....

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 weeks later...

dica:

JAMAIS, JAMAIS USEM A ZEBRA PARA FAZER A TOMADA DE CURVA... PRINCIPALMENTE FREIAR COM AS RODAS NA ZEBRA...

esse é o pior erro q tem, pq se freiar BEM, vais rodar tanto q vai ficar zonzo e só vai parar na brita (de cabeça para baixo) ou no guard-rail (de fora ou de dentro.... )

e no ultimo tinha instrutor mandando novato usar zebra pra entrar em curva.....

Isso vale soh pra jacarepagua? Pra todas as curvas?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
transeunte

dica:

JAMAIS, JAMAIS USEM A ZEBRA PARA FAZER A TOMADA DE CURVA... PRINCIPALMENTE FREIAR COM AS RODAS NA ZEBRA...

esse é o pior erro q tem, pq se freiar BEM, vais rodar tanto q vai ficar zonzo e só vai parar na brita (de cabeça para baixo) ou no guard-rail (de fora ou de dentro.... )

e no ultimo tinha instrutor mandando novato usar zebra pra entrar em curva.....

Isso vale soh pra jacarepagua? Pra todas as curvas?

Se voce ta fazendo a tomada de curva o mais agressiva possivel, entao voce ta aproveitando 100% do grip que o seu carro pode te oferecer!

Nessa situação, alem do "bump" que desequilibra o carro ao subir/descer nelas, a falta de grip na tinta tambem vai atrapalhar.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

dica:

JAMAIS, JAMAIS USEM A ZEBRA PARA FAZER A TOMADA DE CURVA... PRINCIPALMENTE FREIAR COM AS RODAS NA ZEBRA...

esse é o pior erro q tem, pq se freiar BEM, vais rodar tanto q vai ficar zonzo e só vai parar na brita (de cabeça para baixo) ou no guard-rail (de fora ou de dentro.... )

e no ultimo tinha instrutor mandando novato usar zebra pra entrar em curva.....

Isso vale soh pra jacarepagua? Pra todas as curvas?

Se voce ta fazendo a tomada de curva o mais agressiva possivel, entao voce ta aproveitando 100% do grip que o seu carro pode te oferecer!

Nessa situação, alem do "bump" que desequilibra o carro ao subir/descer nelas, a falta de grip na tinta tambem vai atrapalhar.

Sempre achei que eu estava fazendo muito errado, por nao ter coragem de encarar as zebras. Nos videos do Evo do Ipe, se me lembro bem...ele ataca bem as zebras. Na stock tb.

Fiquei na duvida agora.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Karioca_br

Ih jair...

Eu usava as zebras :shock:

Na 120 e na 90 eu freiava com as rodas em cima da zebra :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
rodrigoallemand

Eu tambem vi muita gente freando nas referidas curvas, Karioka...

O problema citado é o QUANTO vc freia e o quanto vc está arriscando do grip...

Nessas curvas, já com o precaução de mão beliscar a zebra na frada, eu vinha rente a ela, freava no asfalto e apontava o carro...

São ~40cm de zebra utilizavel... se vc está freando nela pra apontar, talvez o ponto de frenagem esteja errado... rs

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 weeks later...

fora os carros com ABS.. quando freia em cima da zebra da zica no ABS molin.. como ocorreu com a AMG 55 em Mônaco 2000.. culpa do ABS quando o carro passou na zebra..

Link para o post
Compartilhar em outros sites

fora os carros com ABS.. quando freia em cima da zebra da zica no ABS molin.. como ocorreu com a AMG 55 em Mônaco 2000.. culpa do ABS quando o carro passou na zebra..

puts, num tinha pensado sobre isso.

Pessoal que tem carro com ABS normalmente desativa ele pro TD??

Link para o post
Compartilhar em outros sites

fora os carros com ABS.. quando freia em cima da zebra da zica no ABS molin.. como ocorreu com a AMG 55 em Mônaco 2000.. culpa do ABS quando o carro passou na zebra..

puts, num tinha pensado sobre isso.

Pessoal que tem carro com ABS normalmente desativa ele pro TD??

não sei como ta o do seu Dakar, mas o do meu só acionava se vc quisesse mesmo travar as rodas de propósito :x

Link para o post
Compartilhar em outros sites

os psa devem ser mais modernos..mas quem tem honda 92~95 com abs ja passou perrengue fato!! heawhewahewa

ele ativa qd nao eh pra ativar as vezes.. tipo pista ondulada e freiando.. meio foda.. mas ja me salvou varias vezes..

vou ter cuidado na hora de freiar, para nao dar zica..

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Marcelo Perbeils

os psa devem ser mais modernos..mas quem tem honda 92~95 com abs ja passou perrengue fato!! heawhewahewa

ele ativa qd nao eh pra ativar as vezes.. tipo pista ondulada e freiando.. meio foda.. mas ja me salvou varias vezes..

vou ter cuidado na hora de freiar, para nao dar zica..

ja andei de civic 93 e 99 lá dentro. Nao precisa ter esse medo do ABS. O freio é tao ruim que ele nao entrará mesmo que soque o pé :wub:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mathlazari

Pessoal e Paulom, que dicas vcs dariam para um novato em uma perua AWD, além das que eu já li aqui no tópico? :mrgeen:

Paulom, vc vai estar de instrutor nesse OTD? Se estiver temos que conversar ehehe

abraço!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

os psa devem ser mais modernos..mas quem tem honda 92~95 com abs ja passou perrengue fato!! heawhewahewa

ele ativa qd nao eh pra ativar as vezes.. tipo pista ondulada e freiando.. meio foda.. mas ja me salvou varias vezes..

vou ter cuidado na hora de freiar, para nao dar zica..

ja andei de civic 93 e 99 lá dentro. Nao precisa ter esse medo do ABS. O freio é tao ruim que ele nao entrará mesmo que soque o pé :puladores:

:puladores:

salve-se quem puder!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

zikizira, em qq autódromo do mundo, rua, garagem, o q for.... se for pra freiar PRA VALER, utilize o asfalto !!!

vc usa a zebra na saída de curva, não na entrada.

Alias, um ponto interessante de falar seria o uso da zebra na saída de curva.

Quando vc tá saindo da curva (ainda esterçando volante) vc normalmente vai aliviando a direção pra 'atacar' a zebra. Até a í tudo bem..... o perigo começa quando vc acha q vai passar da zebra e esteça mais o volante. Se pegar na zebra com o volante virado, a probabilidade de rodar pra dentro é... hum.... 80% hehehehhe

se sentir q tá saindo da curva mto rápido, não tente esterçar mais ao ponto de pegar na zebra com o volante bem virado.... a dica é : PASSA NA GRAMA ! Com 2 rodas é tranquilo....

ou então vc tem q ter a sensibilidade de quando bater na zebra aliviar o volante... normalmente EU deixo ele reto.

O dá o medo é que a frente acaba virando do jeito que vc quer e saindo da zebra, mas a traseira fica por milésimos de segundo ainda na zebra e aí vira sabão....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra ilustrar o lance da zebra, dá uma olhada nesse vídeo

em 2:20, na primeira perna do S... na saída abusei da zebra e o carro balança. se num tivesse 'acostumado', teria rodado fácil hehehheheh

carioca turismo

em 7:18, na 120º, saí muito quente... qdo vou 'zebrar' do lado de fora eu coloco o volante reto pra não dar merd*

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.