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Track Day - Dicas para Novatos


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Andei duas vezes no Mega Space... É um circuito curto e travado, cheio de curvas de baixa e com uma variação de elevação brutal para o comprimento da pista. Nos carros mais fortes é preciso ter cuidad

Eu andei esse ano no mês 06, e vou novamente mês que vem.  É bem o que o Andratto falou mesmo. A curva mais perigosa é a curva 1, mas é onde mais se ganha tempo rsrs. Vídeo de algumas voltas minhas pr

C4? Um amigo passou raiva com o controle de estabilidade entrando em todas as curvas. No fim do dia desligou o sensor do abs mas já tinha detonado os pneus....

Adoro este topico. Da pra visualizar tudo e iniciar a contagem regressiva.

Posiçao dos bancos é importante.

Pra quem vai andar...é melhor ate ir se acostumando com ela nestes ultimos dias.

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Sou novato tbem... :(

Agradeço por este post existir, sim eu vou ouvir meu instrutor, sim eu vou arrumar banco e afins, sim eu andar de 4a.marcha, sim eu serei humilde, sim eu jah esqueci tudo....uahuahauh!!!

Qta coisa, ainda bem q tenho 1 semana pra repensar, filtrar, anotar, memorizar.....vou esquecer de novo!! ;)

Mas soh queria dizer que sempre acompanhei dos trackdays de longe e essa edição vai ser um sonho realizado, espero não destruir um outro sonho realizado tbem.......meu carro!! :(

abs!

Editado por Psiii
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Umberto XXXRRR

Sou novato tbem...  :lol:

Agradeço por este post existir, sim eu vou ouvir meu instrutor, sim eu vou arrumar banco e afins, sim eu andar de 4a.marcha, sim eu serei humilde, sim eu jah esqueci tudo....uahuahauh!!!

Qta coisa, ainda bem q tenho 1 semana pra repensar, filtrar, anotar, memorizar.....vou esquecer de novo!!  :)

Mas soh queria dizer que sempre acompanhei dos trackdays de longe e essa edição vai ser um sonho realizado, espero não destruir um outro sonho realizado tbem.......meu carro!!  :lol:

abs!

<{POST_SNAPBACK}>

Bem vindo amigo. É isso mesmo, a parada é muito legal e vc tá bem de instrutor, portanto relaxe e aproveite. :lol:

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  • 5 months later...

Na curva 120 atrase a tangência.

E no final da Sul, cuidado pra não pendular o carro pra fazer a 1ª. perna do " S".

E Ka´s pratas e preto, tenham medo do Golf VR6! :twisted:

Quando li isso não entendi, quando fui pra pista eu entendi bem.... ;)

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Karioca_br

Já li esse tópico no passado umas 3 vezes....

Acabei de ler novamente :twisted:

Será q adiantou algo???

Não ;)

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Bom, acho q eu fiz um apanhado de dicas aqui... quick-review !! huahua e algum comentário...

- Tentar ser "suave" nas manobras (pode parecer difícil, mas o instrutor vai ser bem útil para mostrar isto). :P

- Se não estiver acostumado com "contra-esterço" , converse com quem está, procure se informar e SE TIVER ONDE treine. :)

** Acho q pra novato já mandar contra-esterço, já tem coisa errada ! já tá consertando o q era pra tá "liso" heheheh

- Evitar "freio" no decorrer de uma curva. Melhor entrar um pouco mais lento e ir aumentando de velocidade nas voltas seguintes. Não comece o evento como se estivesse "disputando uma corrida". Aos poucos vc vai tendo melhor domínio da situação e se sentindo mais confiante (até que bate... Huahauhauah). :mrgreen:

** Acho q essa dica é a melhor, e a mais difícil de ser seguida. Tem q aprender lento pra ir acelerando, pq do contrário, é mais difícil "desacelerar" a tocada, e toma mais tempo... A melhor tocada se caracteriza por entrar mais "lento" pra sair mais rápido. Quanto aos freios, nos voyage de turismo o lance é freiar tudo ainda com volante reto, pra depois entrar na curva. Não sei como é o comportamento dos demais carros, mas acredito q pros novatos, a melhor coisa é freiar na reta, depois fazer a curva (principalmente na Sul).

- Na curva 120 atrase a tangência.

** Fato ! e cuidado com a aceleração dentro da curva.. a 120 joga o carro pra fora.

- E no final da Sul, cuidado pra não pendular o carro pra fazer a 1ª. perna do " S".

** O melhor é fazer a sul em 2 tangentes, sendo q a segunda fica praticamente na "tomada de curva" da primeira perna. Assim, vc deixa o carro mais estável pra fazer outra freiada. Se sentir o carro desequilibrado, freie com calma e não tente fazer a curva... é preferivel fazer um offroad de leve já q a parte de fora da primeira perna estará suja COM CERTEZA. pessoal da turismo sempre faz uma valinha no lado de dentro, jogando terra pro lado de fora da curva.

- Na realidade o mais importante é conhecer o traçado. Tem uma linha imaginaria ideal. Entao... fora dela gasta-se mais motor e freio e anda-se mais devagar.

** Vai ter carioca de turismo antes... é bom chegar cedo e assistir a corrida. Tem diferentes tipos de carros, com diferentes tipos de tocadas, então, será uma pequena "escola" pra galera q não conhece o traçado. Dos carros de turismo: pug 206 e corsa (cravados no chão, faz tocada mais limpa, mais redonda) ; Gol (injetado ou carburado, tem uma tocada um pouco mais agressiva, nem tão redonda como os 206 e corsas); voyage (o carro pra fazer curva tem q tá d lado, então é uma tocada mais suja, mais agressiva.... não é a toa q os tempos dos voyages são piores, justamente pq precisa ser mais agressivo pra poder fazer curva.). Acho q uma boa assistida na corrida pode render muita coisa boa.

- E nao imagine que voce vai ser mais rapido por freiar depois do que voce deveria. Isso serve para ultrapassagens. Se voce ainda pode freiar mais tarde é pq antes voce estava freiando no lugar errado :angry:

- Acelere nas saidas de curva ... tambem suavemente. Acelerador nao é on-off. Qto mais forte o carro, mais suave voce tem que ser. Nao fique tentando desesperadamente acompanhar outros carros. Va no seu ritmo.

** Outra dica q é difícil de ser seguida, porém tem muita importância !

- Use os espelhos o tempo todo. As vezes vem uns doidos muito rapido que nao estavam ali a pouco !!

** Mas NUNCA se desespere... quem tá vindo mais rápido também tem q contar com os novatos na frente. O cara q acelera e não tá nem aí pros outros é um babaca, e o pessoal da organização com certeza estará d olho nisso. O lance é dar passagem, sinalizar... se você perceber q está bem mais lento, dê o lado de dentro da curva.

- Pense que tudo se baseia no equilibrio. Qto mais tempo o peso do carro estiver apoiado nas 4 rodas voce tem aderencia. Ou seja...se voce esta freiando...a traseira esta saindo do chao...se esta acelerando num tracao traseira a frente esta leve, se a curva é pra direita ... o peso esta na esquerda. Entao...se voce freiar tudo entrando numa curva o peso esta indo praticamente para apenas uma roda que vai ter que fazer tudo :roll:

Ache o ponto da saida da curva onde pode comecar a reacelerar. Se voce so pode fazer isso qdo o carro ja esta na reta quase saindo da pista, é pq voce entrou rapido demais.

** num tem o q comentá né ?!

- se teu carro tem 123645 cv mas vc n sabe andar no miolo, vão ter VÁRIOS carros que não vão desgrudar de vc, então ao invés de bancar o chato q some na reta e faz o resto todo errado, travando td mundo, aproveite para aprender c a galera q anda mais rapido como se faz o miolo,

** fato, não banque o tranca-rua !!!! todos pagaram a mesma coisa que você... outra PUTA LIÇÃO é acompanhar o povo q anda mais rápido, mesmo q acompanhe de uma certa distância... é aí q vc realmente aprende.

- Parece até lógico , mas nem todo mundo faz habitualmente , MANTER , tanto quanto possível , as DUAS MÃOS no volante , em posição correta.

** Desgrudar uma mão do volante num curso de pilotagem é motivo de reprovação NA HORA.

- Ajustar bem o banco (um pouco "mais à frente" do que o habitual na rua) , espelhos retrovisores etc...

** Fato !!! tem q deixar de ser "playboy" e encarnar um pouco o espírito de vovó no volante. Encostos mais retos, banco mais próximo ao volante.. isso dá muito mais controle e favorece a repetição dos movimentos.

- Na medida do possível , quando souber que a bateria está "para terminar" , ir mais devagar (para dar uma "refrescada" no carro) antes de parar . E ao parar , deixar o carro ligado ainda alguns instantes.

Umas que gostaria de incluir:

- coloque uma fita (durex colorido, silver-tape) na parte mais alta (e no meio) do arco do volante. Serve de guia para as curvas. Pq ? Pq qdo vc achar q fez bem a curva tal, vc pode "memorizar" de certa forma a posição do volante. Então, vai ser mais fácil vc repetir essa mesma posição da proxima vez q vc fizer a mesma curva.

exemplo:

12043.jpg

- Faça punta-taco toda vez q reduzir marcha. Isso faz com q o tranco na transmissão e na caixa diminuam.. e de quebra mantem o carro equilibrado na freiada. Se vc não sabe fazer, treine na rua !!!!

- Não use tenis com sola alta... aqueles nike's cheio de mola, ou aquele q tem um amortecedor maior q d corcel II... procure usar um tenis beem flexível, com a sola mais fina e mais regular (lisa) possivel. exemplo: puma, allstar converse, até mesmo tenis de futsal. AJUDA MUITO !!!!

é isso ai... ai metal, isso dá uma apostila hein ?!??!?!?!!!!

" OTD - Newcome Racers Guide " luxo !!! huahuahua

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é isso ai... ai metal, isso dá uma apostila hein ?!??!?!?!!!!

" OTD - Newcome Racers Guide " luxo !!! huahuahua

ahahah com certeza... gostei da dica do durex no volante... faz sentido :mrgreen:

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ainda nao consegui o punta-taco

hauahuahuahu

não tá conseguindo ou não sabe fazer? isso é ineteressante... desgasta bem menos caixa e transmissão !

se não souber, peça um amigo / conhecido q saiba pra t explicar ! aí é só praticar..

q carro vc tem ? tem carro q é MUITO ruim d fazer punta-taco

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transeunte

Belas dicas, esse tópico é do caralho...

Punta-taco na maioria dos carros atuais é feito freando com o arco do pé (lado de dentro) e acelerando com o lado de fora do pé.

Vale mais uma dica: levem chaves de roda + macaco hidráulico para fazer rodízio nos pneus dianteiros.. pois o dianteiro direito gasta MUITO mais que os outros.

E respeitem suas caixas de câmbio... usem o freio, porra! :mrgreen:

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transeunte

Respeitem seus freios... usem o câmbio.

Muedor! :mrgreen:

Tive que abrir o cambio do Palio por causa de umas reduções que fiz no Autódromo... Quase foi pro espaço, pelo menos no meu carro as engrenagens são muito fraquinhas e não aguentam! rs

E convenhamos que o traçado de JPA exige bem pouco dos freios dos carros mais mancos né... Usem sem medo!

E se faltar freio... vão tocando devagarzinho até esfriar! Nada de tentar ultrapassar os outros por dentro na junção hein! :lol:

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e galera q vai andar CUIDADO com a pendulada no final da SUL quando forem entrar na 1ª perna do S ... ali pra mim era o pior lugar :mrgreen:

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Umberto XXXRRR

Já andei com dois astras sedans auto. Gostei sim.

Trans, 14 eventos, mais terródromos incontáveis, mais um total de aproximados 700.000km de rua, nunca precisei abrir um câmbio.

Ah, antes que culpe o pobre palio (3 palios e uns 5 fiats unos no histórico), acho que não estraga se fizer de boa. Sério.

Editado por Umberto XXXRRR
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