Ir para conteúdo

Track Day - Interlagos!


Posts Recomendados

O evento foi muito legal, segue um formato bem diferente do TrackDay como estamos acostumados aqui no Rio. Eles organizaram os carros em cinco categorias, (isso eu acho que podia ser melhor, talvez se fosse somente em 3 categorias pois tinha categoria com meia duzia de carros antigos) fizeram uma largada lançada e deixavam o pega correr solto por 30 minutos.

Se fosse 3 categorias eles teriam um tempo maior de manha para a galera andar, muito importante pra quem nunca andou em SP como eu.

A organização tinha me colocado (pela cilindrada) na Cat. C (de 1.800 a 2.400cc) mas quando falei com a Fatima por tel. ela me disse que a galera do Rio estaria na cat. E e que como eu tinha um carro "mexido" poderia ficar na E.

Só que tinha um probleminha :dedao: os carros da "E" tavam sinistros, andando muito, de manha andei nos treinos livres junto com as cat. D/E e vi que num dava nem pro começo, os caras tavam virando entre 2:05 e 2:15 e eu 2:25. Então pra conseguir brincar um pouco e me divertir solicitei pra me colocarem na Cat. C (ainda bem que fiz isso).

Resultado: 3 lugar na categoria, em primeiro ficou um Alfa todo preparado de competição e em segundo um BMW 323 compact (6 cilindros), no inicio até deu pra brincar com o BMW mas com o Stilo com suspenção original fica bem perigoso.

PS: Interlagos não dá pra brincar com a suspensão original, diferente de Jacarepagua que é plano, lá tem várias subidas e descidas inclusive nas curvas, o que exige muita suspensão.

A categoria D ficou praticamente com Mavericks e Mustangs mas parece que a galera do meio pra traz tava passeando, foi muito foda a briga pela primeira posição entre um Maverick e um Mustang se alternando volta a volta. Até agora não sei quem ganhou, o locutor do evento disse que eles chegaram tao juntos que tem que ver uma foto pra saber quem ganhou!!!

Mas a emoção realmente tá na categoria E, com mais de 30 carros alinhando no grid. Muitos carros fodas, Maserati, Porche, BMWs M3, WRXs, EVOs VII e VIII, A3s, Golf VR6 supercharger e GTI, BMW Z4, o Maverick que levou todo mundo entre outros.

O que mais me chamou atenção:

- um Maverick (um carro antigo) levando todos esses carrões

- o EVO VIII stock do William andando muito forte

- as M3s andando menos do que eu esperava

- o Z4 tb acho que chegou em ultimo (nao tenho certeza)

- um CRX VTI branco (muito bonito) que andou na Cat. C e acho que chegou em ultimo tb, eu sempre escutei que esse carro é um Kart, tem muita estabilidade e 160cvs original (com pouco peso) achei que ele fosse me dar trabalho

Resultado: todo mundo se divertiu, não teve nenhuma paralização ou acidente o dia inteiro, a organização foi 100%, inclusive adiantaram algumas provas.

No proximo estaremos ai, só que com suspensão preparada!!!

Breve estarei postando algumas fotos.

Abraços,

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 127
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • Digo

    15

  • martinez

    10

  • bkm_br

    9

  • FORNAZARI

    8

Top Posters In This Topic

   Conheço um cara aqui do RJ que andaria com ele... :mrgreen:, mas que infelizmente não pode ir.

   Quem será, hein?? :dedao:

Vc deve estar falando do Kid, que realmente é um cara muito técnico e assustadoramente rápido.

Mas tem mais gente aqui que vira bem... Pra citar os que a gente via nos TTs antigamente tem o Alexandre Costa e o Andreas Mattheis. E também, pq não, o Ipe aqui do fórum... :mrgreen:

<{POST_SNAPBACK}>

Tava falando dele mesmo... :mrgreen:

<{POST_SNAPBACK}>

Menos.... Ano passado fui o vencedor mas pq não tinha o Batistinha na pista. Eu estava virando por volta de 1:57 com o carro bem diferente do que está hoje. Estou com o carro um pouco mais forte e com suspensão bem melhor, então digamos que eu virasse uns 3 segundos mais rápido, que foi o que meu carro melhorou em Jacarepagua, ainda ficaria bem longe do Batistinha que me falaram que tava virando na casa do 1:50. Alguem sabe qto a Maserati tava virando?

Foi uma pena não poder ter ido, mas dessa vez não deu.

Abraço,

Ipe

Editado por Ipe Ferra
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O evento foi muito legal, segue um formato bem diferente do TrackDay como estamos acostumados aqui no Rio. Eles organizaram os carros em cinco categorias, (isso eu acho que podia ser melhor, talvez se fosse somente em 3 categorias pois tinha categoria com meia duzia de carros antigos) fizeram uma largada lançada e deixavam o pega correr solto por 30 minutos.

Se fosse 3 categorias eles teriam um tempo maior de manha para a galera andar, muito importante pra quem nunca andou em SP como eu.

A organização tinha me colocado (pela cilindrada) na Cat. C (de 1.800 a 2.400cc) mas quando falei com a Fatima por tel. ela me disse que a galera do Rio estaria na cat. E e que como eu tinha um carro "mexido" poderia ficar na E.

Só que tinha um probleminha :mrgreen: os carros da "E" tavam sinistros, andando muito, de manha andei nos treinos livres junto com as cat. D/E e vi que num dava nem pro começo, os caras tavam virando entre 2:05 e 2:15 e eu 2:25. Então pra conseguir brincar um pouco e me divertir solicitei pra me colocarem na Cat. C (ainda bem que fiz isso).

Resultado: 3 lugar na categoria, em primeiro ficou um Alfa todo preparado de competição e em segundo um BMW 323 compact (6 cilindros), no inicio até deu pra brincar com o BMW mas com o Stilo com suspenção original fica bem perigoso.

PS: Interlagos não dá pra brincar com a suspensão original, diferente de Jacarepagua que é plano, lá tem várias subidas e descidas inclusive nas curvas, o que exige muita suspensão.

A categoria D ficou praticamente com Mavericks e Mustangs mas parece que a galera do meio pra traz tava passeando, foi muito foda a briga pela primeira posição entre um Maverick e um Mustang se alternando volta a volta. Até agora não sei quem ganhou, o locutor do evento disse que eles chegaram tao juntos que tem que ver uma foto pra saber quem ganhou!!!

Mas a emoção realmente tá na categoria E, com mais de 30 carros alinhando no grid. Muitos carros fodas, Maserati, Porche, BMWs M3, WRXs, EVOs VII e VIII, A3s, Golf VR6 supercharger e GTI, BMW Z4, o Maverick que levou todo mundo entre outros.

O que mais me chamou atenção:

- um Maverick (um carro antigo) levando todos esses carrões

- o EVO VIII stock do William andando muito forte

- as M3s andando menos do que eu esperava

- o Z4 tb acho que chegou em ultimo (nao tenho certeza)

- um CRX VTI branco (muito bonito) que andou na Cat. C e acho que chegou em ultimo tb, eu sempre escutei que esse carro é um Kart, tem muita estabilidade e 160cvs original (com pouco peso) achei que ele fosse me dar trabalho 

Resultado: todo mundo se divertiu, não teve nenhuma paralização ou acidente o dia inteiro, a organização foi 100%, inclusive adiantaram algumas provas.

No proximo estaremos ai, só que com suspensão preparada!!!

Breve estarei postando algumas fotos.

Abraços,

<{POST_SNAPBACK}>

fato...seu carro naquela primeira curva depois do retao da largada...nossa senhora..pessoal acho q vc ia virar.....ta inclinando muito, chegando ao ponto de tirar a roda traseira do chao :dedao:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
FORNAZARI

O evento em Interlagos é muito bom, ainda mais uma semana depois da F1, 0 autódromo tinha até umas borrachadas dos F1 na frente dos boxes...

Mas falando do nosso mundo, o Digo andou muito, brigando feio com o Diogo e com o Lancer vermelho... Pancadaria total...

Fiz muitas tomadas na S do "chefe" ...  E foi muito legal conhecer pessoas aí do RJ qu sempre falamos aqui no Forum (Fornazari, diogo, nitroxiido, o cara do stilo prata que esquci o nome e me desculpem se esqueci de alguem)

Abraços ao Jé, que andou legal dentro do limite do carro (M3 branca) e é só...

Evento de fuder, mas que fica devendo ao do RJ pois eu acho que é muito pouco tempo.... acho que andaram apenas uns 50 minutos.... Foi isso????

Essa limitação de tempo que não me deixou andar... achei muito caro por pouco tempo....(mas o meu carro seria o unico bostinha nacional na pista.... Hehehehe... Pickup Corsa lá ninguem ia nem ver... Tadinha)

E o mais legal foi zuar o cara do golf preto naquela volta que andou todo mundo devagar, fala aí Fornazzari.... Foi muito loco...

Abraços a todos vcs.... DEXX

<{POST_SNAPBACK}>

Como é que é??? Esse carro anda ou só faz barulho??? huahuahuahua...

O cara ficou muito puto!! :dedao:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nitroxiiido

O evento em Interlagos é muito bom, ainda mais uma semana depois da F1, 0 autódromo tinha até umas borrachadas dos F1 na frente dos boxes...

Mas falando do nosso mundo, o Digo andou muito, brigando feio com o Diogo e com o Lancer vermelho... Pancadaria total...

Fiz muitas tomadas na S do "chefe" ...  E foi muito legal conhecer pessoas aí do RJ qu sempre falamos aqui no Forum (Fornazari, diogo, nitroxiido, o cara do stilo prata que esquci o nome e me desculpem se esqueci de alguem)

Abraços ao Jé, que andou legal dentro do limite do carro (M3 branca) e é só...

Evento de fuder, mas que fica devendo ao do RJ pois eu acho que é muito pouco tempo.... acho que andaram apenas uns 50 minutos.... Foi isso????

Essa limitação de tempo que não me deixou andar... achei muito caro por pouco tempo....(mas o meu carro seria o unico bostinha nacional na pista.... Hehehehe... Pickup Corsa lá ninguem ia nem ver... Tadinha)

E o mais legal foi zuar o cara do golf preto naquela volta que andou todo mundo devagar, fala aí Fornazzari.... Foi muito loco...

Abraços a todos vcs.... DEXX

<{POST_SNAPBACK}>

Como é que é??? Esse carro anda ou só faz barulho??? huahuahuahua...

O cara ficou muito puto!! :dedao:

<{POST_SNAPBACK}>

FATO. hahahahaha

meio com medo tb, depois disso, ficou muito pra traz, e ninguem nunca mais o viu hehehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Villalon

fato...seu carro naquela primeira curva depois do retao da largada...nossa senhora..pessoal acho q vc ia virar.....ta inclinando muito, chegando ao ponto de tirar a roda traseira do chao  :dedao:

Cara, tirar roda traseira do chão não é absolutamente nada de mais.

Qualquer carro com eixo traseiro de torção faz isso, é uma característica de projeto. E não adianta achar que baixar e endurecer o carro vai mudar isso pq não muda. Os carros de copas de Turismo bem acertados também tiram a pata do chão.

Mesmo que a roda não chegue a levantar, a força de apoio dela é zero ou quase isso. Ou seja, estando no chão ou no ar dá no mesmo porque ela não exerce força alguma para manter o carro na pista.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O evento foi do carai!!!!

Parabens a todos que entraram com os carros lá!!!

Deu gosto de ver uma galera que pode ter ums carros bem lokos e ter o dom de colocar na pista.... eu fiquei bem perto do S e dava pra ver que a galera do primeiro pelotao, tava pondo o carro de lado mesmo, freando forte e jogando o carro na curva ... sem ter dó do carro!!!! é isso ai

Parabens galera!!!!

valeu pelo show!!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

fato...seu carro naquela primeira curva depois do retao da largada...nossa senhora..pessoal acho q vc ia virar.....ta inclinando muito, chegando ao ponto de tirar a roda traseira do chao  :dedao:

Cara, tirar roda traseira do chão não é absolutamente nada de mais.

Qualquer carro com eixo traseiro de torção faz isso, é uma característica de projeto. E não adianta achar que baixar e endurecer o carro vai mudar isso pq não muda. Os carros de copas de Turismo bem acertados também tiram a pata do chão.

Mesmo que a roda não chegue a levantar, a força de apoio dela é zero ou quase isso. Ou seja, estando no chão ou no ar dá no mesmo porque ela não exerce força alguma para manter o carro na pista.

<{POST_SNAPBACK}>

pelo q eu me recordo o dele era um dos poucos...bem pokos q isso estava ocorrendo...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Conheço um cara aqui do RJ que andaria com ele... :mrgreen:, mas que infelizmente não pode ir.

   Quem será, hein?? :dedao:

Vc deve estar falando do Kid, que realmente é um cara muito técnico e assustadoramente rápido.

Mas tem mais gente aqui que vira bem... Pra citar os que a gente via nos TTs antigamente tem o Alexandre Costa e o Andreas Mattheis. E também, pq não, o Ipe aqui do fórum... :mrgreen:

Tava falando dele mesmo... :mrgreen:

Menos.... Ano passado fui o vencedor mas pq não tinha o Batistinha na pista. Eu estava virando por volta de 1:57 com o carro bem diferente do que está hoje. Estou com o carro um pouco mais forte e com suspensão bem melhor, então digamos que eu virasse uns 3 segundos mais rápido, que foi o que meu carro melhorou em Jacarepagua, ainda ficaria bem longe do Batistinha que me falaram que tava virando na casa do 1:50. Alguem sabe qto a Maserati tava virando?

Foi uma pena não poder ter ido, mas dessa vez não deu.

Abraço,

Ipe

a maseratti tava andando BEM forte. com certeza esatav abaixo dos 2 minutos. na reta ela abriu bastante de mim e freiava muito bem tb. além disso tava com pneu slik pzero. chuto uns 1:55.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
bruno-sp

Show as fotos!!!

mas ae....akela maserati dava umas espirradas malignas!!!! qtos cv tem ela original?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Please login to share your photos.

   

*Please login

Username 

<{POST_SNAPBACK}>

Não conseguiu ver?

se clicar no link ai já devia entrar com o username automaticamente: ManoelJunior

tentai

Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Conheço um cara aqui do RJ que andaria com ele... :mrgreen:, mas que infelizmente não pode ir.

   Quem será, hein?? :dedao:

Vc deve estar falando do Kid, que realmente é um cara muito técnico e assustadoramente rápido.

Mas tem mais gente aqui que vira bem... Pra citar os que a gente via nos TTs antigamente tem o Alexandre Costa e o Andreas Mattheis. E também, pq não, o Ipe aqui do fórum... :mrgreen:

<{POST_SNAPBACK}>

Tava falando dele mesmo... :mrgreen:

<{POST_SNAPBACK}>

Menos.... Ano passado fui o vencedor mas pq não tinha o Batistinha na pista. Eu estava virando por volta de 1:57 com o carro bem diferente do que está hoje. Estou com o carro um pouco mais forte e com suspensão bem melhor, então digamos que eu virasse uns 3 segundos mais rápido, que foi o que meu carro melhorou em Jacarepagua, ainda ficaria bem longe do Batistinha que me falaram que tava virando na casa do 1:50. Alguem sabe qto a Maserati tava virando?

Foi uma pena não poder ter ido, mas dessa vez não deu.

Abraço,

Ipe

<{POST_SNAPBACK}>

a maseratti tava andando BEM forte. com certeza esatav abaixo dos 2 minutos. na reta ela abriu bastante de mim e freiava muito bem tb. além disso tava com pneu slik pzero. chuto uns 1:55.

<{POST_SNAPBACK}>

Bom consegui melhores informações e a realidade foi um pouco diferente...

O Batistinha, com o Maveco que ganhou fez a melhor volta em 1:56 com um ritimo de corrida entre 57 e 58. A melhor volta da Maserati foi 2:01.

Tava pra eu ter levado essa....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Conheço um cara aqui do RJ que andaria com ele... :mrgreen:, mas que infelizmente não pode ir.

   Quem será, hein?? :dedao:

Vc deve estar falando do Kid, que realmente é um cara muito técnico e assustadoramente rápido.

Mas tem mais gente aqui que vira bem... Pra citar os que a gente via nos TTs antigamente tem o Alexandre Costa e o Andreas Mattheis. E também, pq não, o Ipe aqui do fórum... :mrgreen:

Tava falando dele mesmo... :mrgreen:

Menos.... Ano passado fui o vencedor mas pq não tinha o Batistinha na pista. Eu estava virando por volta de 1:57 com o carro bem diferente do que está hoje. Estou com o carro um pouco mais forte e com suspensão bem melhor, então digamos que eu virasse uns 3 segundos mais rápido, que foi o que meu carro melhorou em Jacarepagua, ainda ficaria bem longe do Batistinha que me falaram que tava virando na casa do 1:50. Alguem sabe qto a Maserati tava virando?

Foi uma pena não poder ter ido, mas dessa vez não deu.

Abraço,

Ipe

a maseratti tava andando BEM forte. com certeza esatav abaixo dos 2 minutos. na reta ela abriu bastante de mim e freiava muito bem tb. além disso tava com pneu slik pzero. chuto uns 1:55.

Bom consegui melhores informações e a realidade foi um pouco diferente...

O Batistinha, com o Maveco que ganhou fez a melhor volta em 1:56 com um ritimo de corrida entre 57 e 58. A melhor volta da Maserati foi 2:01.

Tava pra eu ter levado essa....

Ipe,

não acho que a maseratti virou só 2 segundos a menos q eu, sinceramente.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
williambrazao

Fala galera, blz?

Sem palavras pra tudo o q ocorreu no evento.

Adorei conhecer o pessoal do grupo, digo, fornazari, mjunior, Diogo (q me salvo, emprestando um pouco da gasolina),

O treino já foi emocionante, pois eu queria primeiro conhecer a pista e o meu carro, e só depois q eu ia acelerar. Mas assim q entrei na pista, vi o porsche rasgando a reta oposta e não aguentei pisei fundo e fui a busca do porshe. Pra minha surpresa, consegui chegar e passar, ai fiquei mas empolgado e comecei a forçar o carro. Até q no final encontrei a maserati e consegui acompanhar no miolo, mas quando chegava na reta ele sumia.

Depois, fui participar do slalon, pois queria saber como meu carro se sairia, gostei muito, o carro é muito firme, fico estável o tempo todo. (OBS: gostaria de saber s alguém tem os tempos do slalon pra ter um comparativo com os outros carros)

Para a corrida, eu estava pensando em largar por ultimo, mas como vi o Diogo lá na frente, junto com o porsche, e o digo e fornazari já entrando pra pista, mudei de idéia e fui atrás do fornazari (outra OBS: eu e fornazari combinamos q ele ia aliviar um pouco, só pra me deixar passar).

Na largada, tava um fusca do meu lado q tava me deixando loco, pois ficava me trancando toda hora na volta inicial, Mas assim q vi o primeiro acelerando, reduzi e fui pra cima da galera, mas chegando no "s", tinha muito gente e aliviei o pé, com medo de bater ou tomar uma batida.

Na reta oposta já voltei a acelerar e fui passando o povo. Depois d algumas voltas, comecei a ver o digo, ai fiquei empolgado e passei a retardar ao Maximo a freada. Assim q o passei, vi a bandeira de óleo na pista, resolvi não ir pra cima do Diogo, pois não sabia onde tava o óleo, quando eu descobri, fui pra cima, mas logo na primeira vez q cheguei perto dele, o carro deu uma falhada, só dai lembrei do combustível (outra OBS: coisa de amador, no próximo vou prestar mais atenção no combustível). Depois disso, aliviei um pouco pra ver se pelo menos o carro na falhava mais, mas assim q freie no "S", o carro morreu e só voltou a pegar depois q sai do "S", fim de corrida pra mim, abri pro Digo passa e só levei o carro pro Box.

Mas ñ fiquei triste, pois sou novato e aprendi q o carro ñ anda sem gasolina. E fiquei muito feliz com o desempenho do meu carro, q conseguiu acompanhar os WRX mexido da galera.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Conheço um cara aqui do RJ que andaria com ele... :mrgreen:, mas que infelizmente não pode ir.

   Quem será, hein?? :dedao:

Vc deve estar falando do Kid, que realmente é um cara muito técnico e assustadoramente rápido.

Mas tem mais gente aqui que vira bem... Pra citar os que a gente via nos TTs antigamente tem o Alexandre Costa e o Andreas Mattheis. E também, pq não, o Ipe aqui do fórum... :mrgreen:

<{POST_SNAPBACK}>

Tava falando dele mesmo... :mrgreen:

<{POST_SNAPBACK}>

Menos.... Ano passado fui o vencedor mas pq não tinha o Batistinha na pista. Eu estava virando por volta de 1:57 com o carro bem diferente do que está hoje. Estou com o carro um pouco mais forte e com suspensão bem melhor, então digamos que eu virasse uns 3 segundos mais rápido, que foi o que meu carro melhorou em Jacarepagua, ainda ficaria bem longe do Batistinha que me falaram que tava virando na casa do 1:50. Alguem sabe qto a Maserati tava virando?

Foi uma pena não poder ter ido, mas dessa vez não deu.

Abraço,

Ipe

<{POST_SNAPBACK}>

a maseratti tava andando BEM forte. com certeza esatav abaixo dos 2 minutos. na reta ela abriu bastante de mim e freiava muito bem tb. além disso tava com pneu slik pzero. chuto uns 1:55.

<{POST_SNAPBACK}>

Bom consegui melhores informações e a realidade foi um pouco diferente...

O Batistinha, com o Maveco que ganhou fez a melhor volta em 1:56 com um ritimo de corrida entre 57 e 58. A melhor volta da Maserati foi 2:01.

Tava pra eu ter levado essa....

<{POST_SNAPBACK}>

Ipe,

não acho que a maseratti virou só 2 segundos a menos q eu, sinceramente.

<{POST_SNAPBACK}>

Foi o que o Amir que é amigo do cara me falou. E faz um pouco de sentido pois ele ficou 40 segundos do Batistinha....

Editado por Ipe Ferra
Link para o post
Compartilhar em outros sites

william nao tenho o tempo no slalon...porem tenho fotos do mesmo

ps .: teu carro stock é o melhor stock q qq 1 poderia ter....BBS, Bancos concha..Brembo ..4x4

simplismente animal...depois posto as fotos aki

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

agora que percebei: o EVO do willam é o EVO MR!!! essa porra não tem 280 cv nao, tem 320 ou 340!!! O evo MR tem rodas BBS, suspensao bielstein e cambio curto de 6 marhcas, justamente o set-up do carro dele.

maligno!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
williambrazao

agora que percebei: o EVO do willam é o EVO MR!!! essa porra não tem 280 cv nao, tem 320 ou 340!!! O evo MR tem rodas BBS, suspensao bielstein e cambio curto de 6 marhcas, justamente o set-up do carro dele.

maligno!!

<{POST_SNAPBACK}>

ai digo, meu carro ñ tem 6 marchas

mas tem a suspensão bilstein

Link para o post
Compartilhar em outros sites
diogoloschi

agora que percebei: o EVO do willam é o EVO MR!!! essa porra não tem 280 cv nao, tem 320 ou 340!!! O evo MR tem rodas BBS, suspensao bielstein e cambio curto de 6 marhcas, justamente o set-up do carro dele.

maligno!!

<{POST_SNAPBACK}>

ai digo, meu carro ñ tem 6 marchas

mas tem a suspensão bilstein

<{POST_SNAPBACK}>

Porra William, ta querendo enganar a galera???

ahahhaha,

Diogo

Link para o post
Compartilhar em outros sites

willam,

falei com um cara q manja mto de evo nos eua e ele, pelas fotos, me garantiu que seu carro é o EVO MR. Se nao for o MR US-Spec, com certeza ele tem varias parts do MR, como as rodas e a suspensao que são excluvisad do modelo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.