Ir para conteúdo

Comercialização de fotos de TD


Posts Recomendados

Foi o que eu combinei com o pessoal aqui , nada como uma boa carona não resolva !

Ainda tira umas foto de dentro do carro pra pista deve ficar legal !

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 108
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • Tspvc

    16

  • rodrigoallemand

    12

  • Vinícius Gomes Calixto

    11

  • Dudles

    10

Ae, nao to reclamando nao, as vezes que fiquei e vou ficar la o dia todo, algumas vezes rachando no sol e outras na chuva foi por que quis, ninguem obrigou.

Mas a galera que bate o pé, reclama que cobram as fotos ( sem ao menos conversar com o fotografo, rolar uma permuta de foto x carona, sei la ), acho que valeria a pena ficar um dia inteiro de fotógrafo, rodando o autodromo inteiro no mato, a pé, solar, chuva... As vezes o fotografo nao tem tantas condições $$ como outros e vender algumas fotos significa comprar uma lente melhor para melhorar as fotos dele, sei la. Ja dizia o fotografo, cada um no seu quadrado.

Ja fotografei e já andei. Sei dos 2 lados, mas tem gente com pensamentos muito radicais.

EU, to falando EU, cada um faz o que quiser da vida. Se alguem quiser comprar foto minha, tao ae pra isso, nao vou falar que é ruim, mas se nao quiserem comprar, foda-se, nao vivo disso, nao to ali pra isso, muito pelo contrário. Ultimo trackday que fotografei que fizemos o car by car ( que tanto pediamos ) as fotos ficaram foda, tanto que para o evento seguinte mandei revelar algumas e dei, salvo engano pro Chassi ( velho de guerra ) e pro Zikizira que nao tinha e nem tenho o minimo contato com ele, intimidade zero. Mas cheguei la, entreguei a foto, ele curtiu e pronto, fiquei feliz e creio que ele também, talvez ele nem saiba o meu nome, mas fiquei feliz que a foto do carro dele ficou MUITO maneira e quis presenteá-lo com isso.

Agora, todos tem opinioes, muitas diferentes, mas educação na hora de expor e respeitar a dos outros é tudo.

Se eu quiser colocar um topico aqui depois do TrackDay falando que vendo as minhas fotos por R$ 100,00 cada eu coloco ( depois de pagar a comissao pro Metal e Digo heheh ), o que vai acontecer? ninguem vai comprar, foda-se o Bruno. Mas e se aparece um maluco da vida? Se existe carro 1.nada sendo vendido caro é pq alguem compra, sempre vai ser isso, oferta e procura.

Entao se nao quiser comprar nao compra, acha que vale, compra, negocia, leva o cara de carona, acerta um preço antes, sei la, agora ficar um marretando o outro é que nao dá.

bjundas para todos os stressados, e COMPREM MINHAS FOTOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS HAUHAUAHAUHAA

Editado por Gili
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não concordo em vender as fotos tb não, acho que ali todos estão por hobby e por paixão ao automobilismo(alguém vive somente de fotografia entre os fotógrafos??? Se for o caso aí sim, tudo bem em cobrar, afinal é o único meio de tarbalho da pessoa). Porém não condeno quem cobra, pq não unir o útil ao agradável!! :shock: Mas agora vou tb cobrar pra andar de carona no honda(com exceção o gili, que to devendo.rsrs Sua foto esta devidamente emoldurada no meu quarto), jamais teria coragem de chegar pra alguém que me pedisse uma carona e falar, é $$ pra andar, pq gastei $$ no carro, imagina se todo mundo fizesse isso, ninguém ali vive de correr de carro, ta ali por hobby e pra se divertir com os amigos, acho eu que seria a mesma coisa.

Por exemplo, eu compraria uma foto sem problema algum, mas até hj não vi nehuma que vale a pena pra mim, não que não tenha várias fotos fodas, pq até tem. Mas por exemplo, o amigo gili tirou uma foto foda do meu carro, imprimiu e veio me entregar na amizade, simplesmente por prazer, porra fiquei feliz pra cacete com a atitude dele. Como o pessoal falou antes o escambo tb acho legal, mas tb não acho que precise ser obrigatório, senão já tem fotógrafo aí me devendo foto!!huauhauah :mrgreen:

Bem acho que é isso, não tenho paci6necia de escrever muito, mas acho que deu pra me expressar direito!!

Abçs João

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não concordo em vender as fotos tb não, acho que ali todos estão por hobby e por paixão ao automobilismo(alguém vive somente de fotografia entre os fotógrafos??? Se for o caso aí sim, tudo bem em cobrar, afinal é o único meio de tarbalho da pessoa). Porém não condeno quem cobra, pq não unir o útil ao agradável!! :mrgreen: Mas agora vou tb cobrar pra andar de carona no honda(com exceção o gili, que to devendo.rsrs Sua foto esta devidamente emoldurada no meu quarto), jamais teria coragem de chegar pra alguém que me pedisse uma carona e falar, é $$ pra andar, pq gastei $$ no carro, imagina se todo mundo fizesse isso, ninguém ali vive de correr de carro, ta ali por hobby e pra se divertir com os amigos, acho eu que seria a mesma coisa.

Por exemplo, eu compraria uma foto sem problema algum, mas até hj não vi nehuma que vale a pena pra mim, não que não tenha várias fotos fodas, pq até tem. Mas por exemplo, o amigo gili tirou uma foto foda do meu carro, imprimiu e veio me entregar na amizade, simplesmente por prazer, porra fiquei feliz pra cacete com a atitude dele. Como o pessoal falou antes o escambo tb acho legal, mas tb não acho que precise ser obrigatório, senão já tem fotógrafo aí me devendo foto!!huauhauah :mrgreen:

Bem acho que é isso, não tenho paci6necia de escrever muito, mas acho que deu pra me expressar direito!!

Abçs João

Bom que gostou da foto, foi de coração!!! :shock:

Pena que no proximo OTD nao vou poder cobrar a carona heheheh Fica pra depois!!!

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites
VERONESE

na minha opinião sou contra a cobrança de fotos digitais e mais contra ainda assinaturas gigantes no meio da foto e fotos "do tamanho de um caroço de feijão"

acho q todo fotógrafo deveria postar as melhores fotos em no mínimo 800x600, com uma assinatura discreta no canto da foto, e se o piloto pedisse ele deveria fornecer gratuitamente as fotos do seu carro, em alta res, via e-mail ou mp...

se quer ganhar um troco, que cobre por um poster, um book, uma foto impressa... algo do tipo, bem profissional mesmo. :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

na minha opinião sou contra a cobrança de fotos digitais e mais contra ainda assinaturas gigantes no meio da foto e fotos "do tamanho de um caroço de feijão"

acho q todo fotógrafo deveria postar as melhores fotos em no mínimo 800x600, com uma assinatura discreta no canto da foto, e se o piloto pedisse ele deveria fornecer gratuitamente as fotos do seu carro, em alta res, via e-mail ou mp...

se quer ganhar um troco, que cobre por um poster, um book, uma foto impressa... algo do tipo, bem profissional mesmo. :mrgreen:

Veronese, salvo engano as fotos vendidas foram impressas sim e 20 x 30 as que tenho ciencia, mas nao vejo nada contra vender o arquivo digital, a principio teria que ser até mais caro pq pode-se fazer varias fotos.

A discussao seria mesmo vender ou nao vender, sei la.

Editado por Gili
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boss of C.A.H.O

Nunca fui em um OTD, e nem pretendo ir como fotógrafo, mas concordo bastante com o que o Gili falou.

Acho que a questão é simples, o kra foi lá e clicou, achou que tem foto que vale a pena postar no forum, posta em alguma medida entre 700 px e 1024 px (o maior lado) e devidamente assinada.

Uma assinatura pra ser eficiente não precisa destruir a foto, pq se a pessoa realmente quiser agir de má fé e não dar o crédito da foto, pode ter uma assinatura de 500 px no meio da foto, que o kra vai tirar.

Agora se o kra fez uma foto que o piloto gostou muito e quer ter um poster em casa, não vejo nada de errado em cobrar, afinal o kra que clicou não tem nenhuma obrigação de dar a foto, assim como o kra que comprou não tem nenhuma obrigação de comprar. Mas o que não impede de alguem dar a foto em falta, como presente ou como troca por carona ou qualquer coisa.

A questão de tabelar eu não vejo o menor sentido para ocorrer, se o kra faz umas puta fotos e quer cobrar 500 reais por foto, bom pra ele, se as fotos dele são muito melhores que as dos outros que cobram 10 reais por foto, nada mais justo. Agora se ele cobra 500 e as fotos dos que cobram 10 reais são tão boas quanto, é azar do kra que cobrou 500 hoje, pois não vai vender nada, e azar do kra que cobrou 10 reais amanhã, que não vai conseguir adequar o valor a qualidade do trabalho.

Editado por Boss of C.A.H.O
Link para o post
Compartilhar em outros sites
DougLas_

EU acho que, compra quem quer ..

Se o Autódromo tiver vivo ano que vem, se tiver OTD eu pretendo participar .. No tópico de fotos tem vaaaarias fotos maneiras, não ligo pra foto de alta, baixa nada .. Agora, se eu gostar muito de uma foto eu mando MP na hora e dependendo do preço eu compro uma foto impressa .

Até porque, não é pra qualquer um ficar o dia inteiro embaixo de chuva e de sol, haja disposição .

PS: Se alguém aqui topa tirar fotos do carro,(fora do OTD), poderiam me mandar quanto cobram por quantas fotos ? Não seria para agora, seria mais pro fim do ano ou inicio de 2011, mais já teria o contato .

:mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vinícius Gomes Calixto

Voltando a comentar. E como a maioria falou ai, tendo uma boa conversa entre o piloto e o fotógrafo sempre se chega a um valor legal pelas fotos. Já vendi para muitos pilotos, e nenhum ficou chateado comigo pelo fato de eu cobrar (pelo menos não reclamaram diretamente a mim), e os que compraram comigo sempre mandam mensagens depois da compra elogiando o meu trabalho.

Minha maneira de agradecer a isso tudo e pegar as melhores fotos e passar para o Murdoc para que ele possa fazer a divulgação do evento.

O dinheiro que arrecado acaba voltando em equipamentos, que ajudam a melhorar a qualidade das minhas fotos.

Eu só vivo da fotografia, já neguei serviços (casamentos, aniversários, etc...) para poder fotografar o trackday, mesmo sabendo que o trackday me daria um retorno MUITO menor, porque gosto de fotografar o trackday, gosto do clima da galera, gosto de conversar com os outros fotógrafos, gosto de sentir os carros passarem a metros de mim, gosto de ver os belos carros.

Mais não posso esquecer que o meu equipamento se desgasta com o tempo (o trackday e sem duvida, na minha opinião, o evento que mais desgasta o meu equipamento, pela quantidade de fotos tiradas), o meu equipamento e o meu ganha pão, por isso não posso deixar de cobrar, o que eu faço e cobrar um valor justo (até pequeno as vezes), para poder manter uma reserva de depreciação do material, esse e o mínimo que eu posso fazer como profissional.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não concordo em vender as fotos tb não, acho que ali todos estão por hobby e por paixão ao automobilismo(alguém vive somente de fotografia entre os fotógrafos??? Se for o caso aí sim, tudo bem em cobrar, afinal é o único meio de tarbalho da pessoa). Porém não condeno quem cobra, pq não unir o útil ao agradável!! :shock: Mas agora vou tb cobrar pra andar de carona no honda(com exceção o gili, que to devendo.rsrs Sua foto esta devidamente emoldurada no meu quarto), jamais teria coragem de chegar pra alguém que me pedisse uma carona e falar, é $$ pra andar, pq gastei $$ no carro, imagina se todo mundo fizesse isso, ninguém ali vive de correr de carro, ta ali por hobby e pra se divertir com os amigos, acho eu que seria a mesma coisa.

Por exemplo, eu compraria uma foto sem problema algum, mas até hj não vi nehuma que vale a pena pra mim, não que não tenha várias fotos fodas, pq até tem. Mas por exemplo, o amigo gili tirou uma foto foda do meu carro, imprimiu e veio me entregar na amizade, simplesmente por prazer, porra fiquei feliz pra cacete com a atitude dele. Como o pessoal falou antes o escambo tb acho legal, mas tb não acho que precise ser obrigatório, senão já tem fotógrafo aí me devendo foto!!huauhauah :mrgreen:

Bem acho que é isso, não tenho paci6necia de escrever muito, mas acho que deu pra me expressar direito!!

Abçs João

Chassi, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Você tá lá, pagando pra andar, se divertir. Nenhum fotógrafo fica lá o dia inteiro se divertindo. Ninguém tá "trabalhando" propriamente dito, mas se divertindo também não estão, não o dia todo.

Por mim, eu ficaria lá, meia-hora, 1 hora e aí sim, eu me divertiria e teria tempo pra fazer inúmeras outras coisas, dentre elas, andar de carona, que até hoje, não andei em nenhum carro, exatamente pelo motivo de na hora que alguém pode me dar carona, eu estar sempre longe. E olha que gente não falta, Ipe, Klabin, Ziki, dentre muitos e muitos outros.

Enfim, acho válida a sua posição, assim como acho válida a que os fotógrafos falaram e no fim das contas é aquilo. Paga quem quer, não paga quem não quer e todos saem felizes :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E se o fotógrafo usar uma determinada foto de carro/piloto pra algum outro uso ou como portifólio? Vai pagar para o piloto por direito de cessão de imagem?

Sou contra a cobrança por parte dos fotógrafos... talvez um preço simbólico para cobrar os custos.

Mas tb sou contra qquer exigência do fotografado, em termos de resolução de imagem e obrigação do fotógrafo em postá-la.

Tenho curso superior em fotografia, mas nao vivo disso. Quando fotografo alguém, faço questão de mandar cópias impressas para a pessoa. Sim, fico no prejuízo, mas acho que é o mais correto.

Se fotografasse um trackday, mandaria cópias para os amigos. Não me interessaria nos demais.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E se o fotógrafo usar uma determinada foto de carro/piloto pra algum outro uso ou como portifólio? Vai pagar para o piloto por direito de cessão de imagem?

Sou contra a cobrança por parte dos fotógrafos... talvez um preço simbólico para cobrar os custos.

Mas tb sou contra qquer exigência do fotografado, em termos de resolução de imagem e obrigação do fotógrafo em postá-la.

Tenho curso superior em fotografia, mas nao vivo disso. Quando fotografo alguém, faço questão de mandar cópias impressas para a pessoa. Sim, fico no prejuízo, mas acho que é o mais correto.

Se fotografasse um trackday, mandaria cópias para os amigos. Não me interessaria nos demais.

Não porque o piloto autoriza o uso de imagem no contrato. Edit.: Como o Bruno explicou, isso é só pra organização.

Enfim, são opiniões diferentes. Mas no fim das contas, o pessoal, mesmo o que cobra, vai mais pelo evento, pra prestigiar e ajudar, já que ninguém vai "fechado" com ninguém, ou seja, já vai sabendo que o mais provável é não ganhar nada.

Editado por Tspvc
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boss of C.A.H.O

E se o fotógrafo usar uma determinada foto de carro/piloto pra algum outro uso ou como portifólio? Vai pagar para o piloto por direito de cessão de imagem?

Sou contra a cobrança por parte dos fotógrafos... talvez um preço simbólico para cobrar os custos.

Mas tb sou contra qquer exigência do fotografado, em termos de resolução de imagem e obrigação do fotógrafo em postá-la.

Tenho curso superior em fotografia, mas nao vivo disso. Quando fotografo alguém, faço questão de mandar cópias impressas para a pessoa. Sim, fico no prejuízo, mas acho que é o mais correto.

Se fotografasse um trackday, mandaria cópias para os amigos. Não me interessaria nos demais.

O fotógrafo pode usar a imagem no portifólio e só.

Se por exemplo, o fotógrafo vender uma foto do TD para uma empresa de pneus, o piloto tem todo o direito de enfiar uma ação por uso de imgem.

O direito de uso de imagem se reserva a organização, seus patrocinadores e ao fotógrafo sem uso comercial para terceiros.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pô, é mto simples:

Em uma oportunidade de fotografar profissionalmente ou apenas como hobbie, num meio que é de gosto comum a todos:

Está lá pq quer;

Cobra, se quiser;

paga, quem quer.

Simples assim.

O texto do "termo de responsabilidade" resume bem, que todas as fotos DO EVENTO pertencem à OKT. Cabe a ela correr atrás de divulgação das fotos e devidos créditos para quem as tirou.

Minha opinião é essa.

VLW

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho uma falta de respeito o pessoal mandar MP e msg e no final nem agradecer e nem manter

um contato pra no proximo evento para ter mais fotos do seu carro.

Não dei minha opinião sobre o certo ou errado da cobrança das fotos pois fui um dos primeiros a falar que sou contra, mas concordo com alguns que a falta de respeito e a falta de agradecimento verbal está demais.

Isso é muito mais comum do que vc imagina, pra vc ter noção, eu até guardo as mps que nego agradece!

pô, é mto simples:

Em uma oportunidade de fotografar profissionalmente ou apenas como hobbie, num meio que é de gosto comum a todos:

Está lá pq quer;

Cobra, se quiser;

paga, quem quer.

Simples assim.

O texto do "termo de responsabilidade" resume bem, que todas as fotos DO EVENTO pertencem à OKT. Cabe a ela correr atrás de divulgação das fotos e devidos créditos para quem as tirou.

Minha opinião é essa.

VLW

Sábias palavras!

Não existe padrão.

Eu por exemplo, quero minhas caronas!!! :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando meus palpites :

Existem várias categorias de fotografos que vão ao Track Day, e acho que todas devem ser respeitadas, e são.

O velho dilema entrar dar e vender, acho que deve ser um comum acordo entre piloto e fotografo. Quanto aos valores, os dois combinam e se achar que está caro, não compre, se achar um preço justo compre de novo.

Eu, a titulo de curiosidade, já vendi para revistas, já dei fotos para revistas, já vendi para alguns pilotos, já dei fotos para varios pilotos e por aí vai. Acho que que no final estou bem com todos, ou quase todos, afinal quase sempre consigo dar umas voltas de carona. Tem pilotos ali que conheço de outros locais, por isso peço carona, dou fotos e por aí vai.

Quanto ao fórum acho que mandarmos fotos na tamanha 1000 por alguma coisa seria uma boa ideia para todos, e quem quiser assinar, é um direito seu.

Como foi citado acima, já mandei fotos para alguns e realmente não voltou nenhum email de agradecimento/elogio/critica/xingamento etc..., acho realmente uma sacanagem com nós lambe-lambe.

Agora gostaria de sugerir aos fotografos um boicote ao carro do Chassis, porque falar que não tem foto legal do carro dele, é sacanagem Rs,Rs,Rs,Rs,Rs,

Abços,

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando meus palpites :

Existem várias categorias de fotografos que vão ao Track Day, e acho que todas devem ser respeitadas, e são.

O velho dilema entrar dar e vender, acho que deve ser um comum acordo entre piloto e fotografo. Quanto aos valores, os dois combinam e se achar que está caro, não compre, se achar um preço justo compre de novo.

Eu, a titulo de curiosidade, já vendi para revistas, já dei fotos para revistas, já vendi para alguns pilotos, já dei fotos para varios pilotos e por aí vai. Acho que que no final estou bem com todos, ou quase todos, afinal quase sempre consigo dar umas voltas de carona. Tem pilotos ali que conheço de outros locais, por isso peço carona, dou fotos e por aí vai.

Quanto ao fórum acho que mandarmos fotos na tamanha 1000 por alguma coisa seria uma boa ideia para todos, e quem quiser assinar, é um direito seu.

Como foi citado acima, já mandei fotos para alguns e realmente não voltou nenhum email de agradecimento/elogio/critica/xingamento etc..., acho realmente uma sacanagem com nós lambe-lambe.

Agora gostaria de sugerir aos fotografos um boicote ao carro do Chassis, porque falar que não tem foto legal do carro dele, é sacanagem Rs,Rs,Rs,Rs,Rs,

Abços,

Engraçado que TODOS os pannings que eu já fiz ateh hoje do Vti dele, mesmo aqueles que vc tah lah conversando e levanta a câmera e faz só pra "cumprir tabela" TODOS sairam bons, ele deve fazer uma mandinga com uma galinha preta antes de sair de casa pra as fotos sairem boas pra ele poder vir aqui e dizer que não ficaram boas só pra foder com as nossas idéias hahahahaha bjunda chassi.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto vale uma foto dessas de OTD ?

Não existe um "preço"... cada um faz seu preço... vo te mandar uma Mp pra não fugir do assunto do tópico.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po é mermo, tem umas maneiras, pelo menos eu acho.

Procurei umas minhas aqui..

3878063786_bd7dd6fc29_b.jpg

3878072170_4397604611_b.jpg

4114661103_0b754eafd2_o.jpg

4115432510_14d8a9f429_o.jpg

Que que a pessoa num faz por uma carona! :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

essas do Chassi não ficaram boas !!! ahahahahah !

Uma ele fechou o olho, outra ele entortou a cabeça demais pra fazer a curva e a outra ele não tano carro então não vale ! ahuhauhuahuah !!

Só o chassi pra falar besteira mesmo !

As fotos estão linda ! Faria um quadro pro quarto !

Link para o post
Compartilhar em outros sites

uhauhaHUAUAH Po o Jô só que me F!!hehe :lol: Várias ficaram Phodas sim, eu só não pagaria, disse isso lá!! :shock:

Ls, se eu andar esse ano, é só falar!!rsrs

Abçs João

Link para o post
Compartilhar em outros sites
RFagundes

Dando meus palpites :

Existem várias categorias de fotografos que vão ao Track Day, e acho que todas devem ser respeitadas, e são.

O velho dilema entrar dar e vender, acho que deve ser um comum acordo entre piloto e fotografo. Quanto aos valores, os dois combinam e se achar que está caro, não compre, se achar um preço justo compre de novo.

Eu, a titulo de curiosidade, já vendi para revistas, já dei fotos para revistas, já vendi para alguns pilotos, já dei fotos para varios pilotos e por aí vai. Acho que que no final estou bem com todos, ou quase todos, afinal quase sempre consigo dar umas voltas de carona. Tem pilotos ali que conheço de outros locais, por isso peço carona, dou fotos e por aí vai.

Quanto ao fórum acho que mandarmos fotos na tamanha 1000 por alguma coisa seria uma boa ideia para todos, e quem quiser assinar, é um direito seu.

Como foi citado acima, já mandei fotos para alguns e realmente não voltou nenhum email de agradecimento/elogio/critica/xingamento etc..., acho realmente uma sacanagem com nós lambe-lambe.

Agora gostaria de sugerir aos fotografos um boicote ao carro do Chassis, porque falar que não tem foto legal do carro dele, é sacanagem Rs,Rs,Rs,Rs,Rs,

Abços,

Engraçado que TODOS os pannings que eu já fiz ateh hoje do Vti dele, mesmo aqueles que vc tah lah conversando e levanta a câmera e faz só pra "cumprir tabela" TODOS sairam bons, ele deve fazer uma mandinga com uma galinha preta antes de sair de casa pra as fotos sairem boas pra ele poder vir aqui e dizer que não ficaram boas só pra foder com as nossas idéias hahahahaha bjunda chassi.

É pq o Civic dele não é EG... hahahahahaha

Se fosse ele comprava TODAS... até as tremidas!

Hahhhehuhaahuhuaa

Abraços!

Editado por RFagundes
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.