Ir para conteúdo

Comercialização de fotos de TD


Posts Recomendados

Essa sempre foi uma questão muito polêmica aqui no fórum, pois obviamente cada um puxa o prato de sardinha pro seu lado da mesa, mas queria saber o que todo mundo acha disso e o porque acha isso. Abri o tópico pra saber a opnião dos não-fotógrafos sobre isso, principalmente pilotos sobre o assunto pois sempre fui curioso sobre o que cada um pensa, inclusive os que acham certo cobrar, quanto vcs acham que seria um valor justo pelas fotos. Então por favor, vamos tentar manter um nível CIVILIZADO nos posts, sem ofensas xingamentos & etc. Se essa merda desandar eu vou ser o primeiro a pedir pro Murdoc trancar.

Minha opnião: Não costumo cobrar. Na verdade cobrei 1x somente e me arrependi pois meio que concordo com a opnião de diversos pilotos, apesar de todos gostarmos de ganhar dinheiro no matter what. Prefiro MUITO MAIS que o cara me chame pra andar de carona em troca de umas fotos do que me pagar em dinheiro. Vou ao TD fotografar por Hobby, vou porque quero e por que gosto, meu intuito não é, nunca foi nem nunca será ganhar dinheiro. E abomino o "estrelismo" que acaba acontecendo com alguns fotógrafos, inclusive de fóruns de fotografia que descobrem sobre o evento e enchergam o OTD como uma fonte de dinheiro ( como já apareceu aqui ) o que eu acho realmente triste. Faço o que faço porque gosto de ver o evento crescer, ver a galera se divertindo e posando de lado na 90 pra boas fotos. é isso.

Editado por Dudles
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 108
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • Tspvc

    16

  • rodrigoallemand

    12

  • Vinícius Gomes Calixto

    11

  • Dudles

    10

Vinícius Gomes Calixto

Um debate saudável e civilizado sempre é bom, como já disse em outros tópicos essa e a melhor maneira de resolver diversos assuntos. Antes de opinar queria esclarecer alguns pontos que ficaram confusos neste tópico.

1º ponto - Na primeira frase você diz que gostaria de saber a opinião de todo mundo, mais na segunda já se contra diz dizendo que gostaria de saber apenas a opinião dos não-fotografos. Chegando ao fim do texto você se contra diz novamente dando a sua opinião como fotógrafo.

2º ponto – Afinal depois dessa “bagunça” assinalada no 1º ponto, qual é o intuito do tópico??? Saber a opinião dos FOTÓGRAFOS ou dos NÃO-FOTÓGRAFOS???

3º ponto – Se o intuito do tópico for saber sinceramente a opinião dos não-fotografos, peço encarecidamente que você retire o segundo parágrafo do seu texto, pois mantendo o seu texto você já começa o debate “puxando o prato de sardinha” para o seu lado, entrando mais uma vez em contradição já que você assinala na primeira frase que não quer este tipo de atitude.

Fico no aguardo da sua resposta ou das suas correções pára saber qual é o publico alvo do tópico e também se eu posso opinar ou não como fotógrafo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
diogocartier

Cara..

Eu comprei algumas fotos do Vinícios no último OTD...

Achei o preço bem justo, trabalho dele muito bom e comprei...

É um trabalho que vocês tem, muitos são profissionais da área, por isso eu acho que tem que ser cobrado um valor pelas fotos.

Minha única sugestão seria para vocês criarem uma tabela de preços, existe uma discrepância muito grande entre o preço de vocês.

Abs,

Diogo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
sorriso-rj

Po Vinicius... vc nem entendeu o que o Dudles disse, né?!

As vezes por besteira o mais importante fica fora da pauta...

Sendo Fotografo ou não... assuma um ponto de vista com alguma coerência e defenda o mesmo com argumentos... somente... foi o que o Dudles pediu...

Eu no último TD ia fotografar... acabou que tive um problema e não consegui participar...

Pelo que li... a partir do momento em que o fotografo se inscreve as fotos do evento são ´´doadas, cedidas, enviadas`` de graça para a OKT para a divulgação do evento e só deve atribuir os créditos... logo o fotografo que se inscreve ja sabe que nada vai ganhar seja da OKT nem dos meios de comunicação utilizados pela organização para divulgação do evento...

Para os pilotos e usuários... já não se fala nada... creio que o preço a ser tratado é baseado no trabalho de cada fotografo... e não tem como ser tabelado...

seria como tabelar preços de carros... Palio 1.0 economy (eu fotografando) com o mesmo preço de um Camaro (outro fotografo com muito mais experiencia e know how e 10x mais $$$ em equipamentos)... não tem o que falar...

nesse caso fica a critério de quem compra e do fotografo que oferece... assim eu acho... exemplo eu tenho 2k de equipamento... tem gte que leva 15k de equipamento pra fotografar... pergunta... ele vai cobrar o mesmo que eu???

Nunca... e nem acho que deveria... pois limita os fotografos por baixo... considerando o potencial do mesmo e os proprios investimentos que o cara faz... seja por prazer ou trabalho...

As fotos do evento são de graça... os usuários pegam nos tópicos de fotos... se quiserem em alta pra revelar... para colocar molduras e afins... não tem pq não pagar...

Abraços...

Editado por sorriso-rj
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sorriso falou tudo. Eu não cobrava, hoje em dia cobro, mas as vezes dou fotos pros amigos, já dei até poster revelado. Pra mim, cobra quem quer e paga quem quer. Quanto a problema de preço, tenta negociar com o fotógrafo se achar caro. E garanto que se ele ta cobrando um valor "alto" é porque ele acha que o trabalho dele vale aquilo. Cabe ao piloto entrar num consenso sobre o valor e todos saem felizes.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vinícius Gomes Calixto

Po Vinicius... vc nem entendeu o que o Dudles disse, né?!

As vezes por besteira o mais importante fica fora da pauta...

Sendo Fotografo ou não... assuma um ponto de vista com alguma coerência e defenda o mesmo com argumentos... somente... foi o que o Dudles pediu...

Eu no último TD ia fotografar... acabou que tive um problema e não consegui participar...

Pelo que li... a partir do momento em que o fotografo se inscreve as fotos do evento são ´´doadas, cedidas, enviadas`` de graça para a OKT para a divulgação do evento e só deve atribuir os créditos... logo o fotografo que se inscreve ja sabe que nada vai ganhar seja da OKT nem dos meios de comunicação utilizados pela organização para divulgação do evento...

Para os pilotos e usuários... já não se fala nada... creio que o preço a ser tratado é baseado no trabalho de cada fotografo... e não tem como ser tabelado...

seria como tabelar preços de carros... Palio 1.0 economy (eu fotografando) com o mesmo preço de um Camaro (outro fotografo com muito mais experiencia e know how e 10x mais $$$ em equipamentos)... não tem o que falar...

nesse caso fica a critério de quem compra e do fotografo que oferece... assim eu acho... exemplo eu tenho 2k de equipamento... tem gte que leva 15k de equipamento pra fotografar... pergunta... ele vai cobrar o mesmo que eu???

Nunca... e nem acho que deveria... pois limita os fotografos por baixo... considerando o potencial do mesmo e os proprios investimentos que o cara faz... seja por prazer ou trabalho...

As fotos do evento são de graça... os usuários pegam nos tópicos de fotos... se quiserem em alta pra revelar... para colocar molduras e afins... não tem pq não pagar...

Abraços...

Bom dia, eu não estava sendo irônico, apenas queria realmente saber para quem está sendo direcionado o tópico, pois a maioria dos fotógrafos já postou a sua opinião em outro tópico.

Concordo 100% com a sua linha de pensamento, sempre repasso as melhores fotos para o Murdoc para que ele possa fazer a divulgação do evento. Porem acho justo ser cobrado pelo arquivo em alta, caso algum piloto queira uma determinada foto.

Quanto ao preço concordo 100% com o que você falou também, cada um trabalha com uma margem diferente devido ao seu equipamento e experiência no ramo.

Procuro sempre fazer um preço justo pára que todos possam sair satisfeitos.

Concordo com você sorriso-rj.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vinícius Gomes Calixto

Cara..

Eu comprei algumas fotos do Vinícios no último OTD...

Achei o preço bem justo, trabalho dele muito bom e comprei...

É um trabalho que vocês tem, muitos são profissionais da área, por isso eu acho que tem que ser cobrado um valor pelas fotos.

Minha única sugestão seria para vocês criarem uma tabela de preços, existe uma discrepância muito grande entre o preço de vocês.

Abs,

Diogo.

Fico feliz em saber que você ficou feliz com as foto e também que achou o preço justo.

A questão de criar uma tabela de preços e bem complicada devido aos fatores explicados acima.

Um abraço.

Sorriso falou tudo. Eu não cobrava, hoje em dia cobro, mas as vezes dou fotos pros amigos, já dei até poster revelado. Pra mim, cobra quem quer e paga quem quer. Quanto a problema de preço, tenta negociar com o fotógrafo se achar caro. E garanto que se ele ta cobrando um valor "alto" é porque ele acha que o trabalho dele vale aquilo. Cabe ao piloto entrar num consenso sobre o valor e todos saem felizes.

Perfeito.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
sorriso-rj

Bom dia, eu não estava sendo irônico, apenas queria realmente saber para quem está sendo direcionado o tópico, pois a maioria dos fotógrafos já postou a sua opinião em outro tópico.

Tranq... é que as vezes como no outro que rolou... se ficar mais ou menos claro... pode dar um duplo sentido...

e a gte perde o assunto... mas tranq...

Assim colocando os pingos nos I`s das fotos x fotografos x okt x pilotos... dps ninguem fica com duvidas... :roll:

eu to querendo que chegue o próximo TD... to treinando a tempos pra fotografar...

Abraços...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
gabrielbps

eu acho até justo vender pra quem tem interesse em comprar, só não acho legal chegar aqui no fórum e postar as fotos no tamanho de um caroço de feijão.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
sorriso-rj

eu acho até justo vender pra quem tem interesse em comprar, só não acho legal chegar aqui no fórum e postar as fotos no tamanho de um caroço de feijão.

Mas essas fotos são postadas em 640*480 o menor tamanho que vi...

tem alguns que colocam maiores...

acho que esta de bom tamanho... considerar uma foto com o maior tamanho como limite, seja altura ou largura, de 800 pixels... com a assinatura, moldura, ou etc... pelo fotografo...

pois essas seriam para visualização aqui... e tem que ser fotos leves... pq senão daqui a pouco trava o forum...

Abraços...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho até justo vender pra quem tem interesse em comprar, só não acho legal chegar aqui no fórum e postar as fotos no tamanho de um caroço de feijão.

Não sei qual o tamanho que você acha legal, mas eu sempre posto em 1000x664 e acho um tamanho até grande demais...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vinícius Gomes Calixto

Ok sorriso-rj, duvidas esclarecidas. Se precisar de alguma ajuda/dica, no próximo TD e só entrar em contato. Fico contando os dias para o próximo evento também.

eu acho até justo vender pra quem tem interesse em comprar, só não acho legal chegar aqui no fórum e postar as fotos no tamanho de um caroço de feijão.

Não sei qual o tamanho que você acha legal, mas eu sempre posto em 1000x664 e acho um tamanho até grande demais...

Ta ai uma questão que pode ser discutida, realmente notei que no ultimo eu coloquei as fotos um pouco pequenas. Podemos padronizar pra o tamanho 640x480 o que acham??? Ficaria ate mais organizado o tópico de fotos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um debate saudável e civilizado sempre é bom, como já disse em outros tópicos essa e a melhor maneira de resolver diversos assuntos. Antes de opinar queria esclarecer alguns pontos que ficaram confusos neste tópico.

1º ponto - Na primeira frase você diz que gostaria de saber a opinião de todo mundo, mais na segunda já se contra diz dizendo que gostaria de saber apenas a opinião dos não-fotografos. Chegando ao fim do texto você se contra diz novamente dando a sua opinião como fotógrafo.

2º ponto – Afinal depois dessa “bagunça” assinalada no 1º ponto, qual é o intuito do tópico??? Saber a opinião dos FOTÓGRAFOS ou dos NÃO-FOTÓGRAFOS???

3º ponto – Se o intuito do tópico for saber sinceramente a opinião dos não-fotografos, peço encarecidamente que você retire o segundo parágrafo do seu texto, pois mantendo o seu texto você já começa o debate “puxando o prato de sardinha” para o seu lado, entrando mais uma vez em contradição já que você assinala na primeira frase que não quer este tipo de atitude.

Fico no aguardo da sua resposta ou das suas correções pára saber qual é o publico alvo do tópico e também se eu posso opinar ou não como fotógrafo.

Não acredito que vc postou, não opinou e ainda ficou esperando só porque meu texto não ficou escrito à contento, mas como vc não está de todo errado, vou reescrever :

Essa sempre foi uma questão muito polêmica aqui no fórum, pois obviamente cada um puxa o prato de sardinha pro seu lado da mesa, mas queria saber o que todo mundo acha disso e o porque acha isso. Abri o tópico pra saber a opnião PRINCIPALMENTE dos não-fotógrafos E pilotos sobre o assunto pois sempre fui curioso sobre o que cada um pensa, inclusive os que acham certo cobrar, quanto vcs acham que seria um valor justo pelas fotos. Então por favor, vamos tentar manter um nível CIVILIZADO nos posts, sem ofensas xingamentos & etc. Se essa merda desandar eu vou ser o primeiro a pedir pro Murdoc trancar.

Minha opnião: Não costumo cobrar. Na verdade cobrei 1x somente e me arrependi pois meio que concordo com a opnião de diversos pilotos, apesar de todos gostarmos de ganhar dinheiro no matter what. Prefiro MUITO MAIS que o cara me chame pra andar de carona em troca de umas fotos do que me pagar em dinheiro. Vou ao TD fotografar por Hobby, vou porque quero e por que gosto, meu intuito não é, nunca foi nem nunca será ganhar dinheiro. E abomino o "estrelismo" que acaba acontecendo com alguns fotógrafos, inclusive de fóruns de fotografia que descobrem sobre o evento e enchergam o OTD como uma fonte de dinheiro ( como já apareceu aqui ) o que eu acho realmente triste. Faço o que faço porque gosto de ver o evento crescer, ver a galera se divertindo e posando de lado na 90 pra boas fotos. é isso.

EDIT : Eu sempre postava em 1024x683 mas achava que o tópico acabava ficando pesado demais. Diminuí meu poadrão pra 800x600. Mas acho que menos que isso aí já cai no que o Gabrielbps disse... a foto fica estúpudamente pequena. em 800x600 dá pro cara fazer uma assinatura ou avatar de boa. Só acho que se o cara vai fazer uma assinatura com a sua foto, que ele aproveite a sua assinatura na foto e que ela conste mesmo que pequena no canto da imagem de assinatura. Não custa nada e ajuda a valorizar o trabalho do fotógrafo.

Como eu disse num outro fórum onde estavamos debatendo sobre a mesma coisa, agradecer sempre é bom. Várias ( e eu digo várias = 90% das vezes ) o cara pede foto, manda 50 MP's pedindo as fotos do carro dele, enche o saco, vc manda e o cara não manda nem uma MP pra agradecer, dizer se ficou boa ou ruim. O cara que faz isso, COM CERTEZA vo cobrar só de birra na próxima vez. Como disse acima, eu tou ali pq quero, ninguém me contratou, então não tenho obrigação de ter fotos do carro de ninguém. Então sendo assim, as vezes o "obrigado" compra as fotos.

Editado por Dudles
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vinícius Gomes Calixto

Um debate saudável e civilizado sempre é bom, como já disse em outros tópicos essa e a melhor maneira de resolver diversos assuntos. Antes de opinar queria esclarecer alguns pontos que ficaram confusos neste tópico.

1º ponto - Na primeira frase você diz que gostaria de saber a opinião de todo mundo, mais na segunda já se contra diz dizendo que gostaria de saber apenas a opinião dos não-fotografos. Chegando ao fim do texto você se contra diz novamente dando a sua opinião como fotógrafo.

2º ponto – Afinal depois dessa “bagunça” assinalada no 1º ponto, qual é o intuito do tópico??? Saber a opinião dos FOTÓGRAFOS ou dos NÃO-FOTÓGRAFOS???

3º ponto – Se o intuito do tópico for saber sinceramente a opinião dos não-fotografos, peço encarecidamente que você retire o segundo parágrafo do seu texto, pois mantendo o seu texto você já começa o debate “puxando o prato de sardinha” para o seu lado, entrando mais uma vez em contradição já que você assinala na primeira frase que não quer este tipo de atitude.

Fico no aguardo da sua resposta ou das suas correções pára saber qual é o publico alvo do tópico e também se eu posso opinar ou não como fotógrafo.

Não acredito que vc postou, não opinou e ainda ficou esperando só porque meu texto não ficou escrito à contento, mas como vc não está de todo errado, vou reescrever :

Essa sempre foi uma questão muito polêmica aqui no fórum, pois obviamente cada um puxa o prato de sardinha pro seu lado da mesa, mas queria saber o que todo mundo acha disso e o porque acha isso. Abri o tópico pra saber a opnião PRINCIPALMENTE dos não-fotógrafos E pilotos sobre o assunto pois sempre fui curioso sobre o que cada um pensa, inclusive os que acham certo cobrar, quanto vcs acham que seria um valor justo pelas fotos. Então por favor, vamos tentar manter um nível CIVILIZADO nos posts, sem ofensas xingamentos & etc. Se essa merda desandar eu vou ser o primeiro a pedir pro Murdoc trancar.

Minha opnião: Não costumo cobrar. Na verdade cobrei 1x somente e me arrependi pois meio que concordo com a opnião de diversos pilotos, apesar de todos gostarmos de ganhar dinheiro no matter what. Prefiro MUITO MAIS que o cara me chame pra andar de carona em troca de umas fotos do que me pagar em dinheiro. Vou ao TD fotografar por Hobby, vou porque quero e por que gosto, meu intuito não é, nunca foi nem nunca será ganhar dinheiro. E abomino o "estrelismo" que acaba acontecendo com alguns fotógrafos, inclusive de fóruns de fotografia que descobrem sobre o evento e enchergam o OTD como uma fonte de dinheiro ( como já apareceu aqui ) o que eu acho realmente triste. Faço o que faço porque gosto de ver o evento crescer, ver a galera se divertindo e posando de lado na 90 pra boas fotos. é isso.

Viu, fico contente de discutir com pessoas civilizadas como você, apesar de eu ter te corrigido, você teve a paciência de explicar novamente, acho que é assim que deve ser um bom tópico. Peço desculpas se de alguma forma eu te ofendi. Parabéns.

Já coloquei a minha opinião, vou ficar acompanhando o tópico. Abraços.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
sorriso-rj

Ok sorriso-rj, duvidas esclarecidas. Se precisar de alguma ajuda/dica, no próximo TD e só entrar em contato. Fico contando os dias para o próximo evento também.

eu acho até justo vender pra quem tem interesse em comprar, só não acho legal chegar aqui no fórum e postar as fotos no tamanho de um caroço de feijão.

Não sei qual o tamanho que você acha legal, mas eu sempre posto em 1000x664 e acho um tamanho até grande demais...

Ta ai uma questão que pode ser discutida, realmente notei que no ultimo eu coloquei as fotos um pouco pequenas. Podemos padronizar pra o tamanho 640x480 o que acham??? Ficaria ate mais organizado o tópico de fotos.

Vinicius... tb acho...

pra quem conhece o digiforum... la tem um limite de tamanho e peso do arquivo... relação da resolução...

sobre a proporção da foto depende de cada um... tipo eu prefiro as fotos em 2:3... e 640x480 são em 3:4...

acho que deveria ter um limite... de tamanho máximo do que for maior entre altura e largura... tipo 700... 800 pixels... que o outro se ajusta automaticamente... sem obrigar os demais a mudar a proporção das fotos...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo sendo fotografo apenas por hobby, nesse ultimo TradkDay em Curitiba eu resolvi começar a cobrar pelas fotos em alta resolução.

Meu equipamento sofre desgaste e eu fico uma semana dormindo tarde para conciliar trabalho/faculdade/fotos.... Querendo ou não é um trabalho que começa no dia do TD, torrando no sol, e só vai acabar uma semana depois, com todas as fotos prontas, hospedadas e postadas.

Cobrando um valor justo pelo seu trabalho, acredito que não tenha problema algum.

Cobrar pelo valor do equipamento não acho certo. O que vale é a foto, não se sua lente vale 500 ou 5mil reais.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Definir tamanho da foto no site: SIM

Assinatura nessa foto: SIM

Cobrar pela foto: SIM

Tabelar preço: NÃO

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu disse num outro fórum onde estavamos debatendo sobre a mesma coisa, agradecer sempre é bom. Várias ( e eu digo várias = 90% das vezes ) o cara pede foto, manda 50 MP's pedindo as fotos do carro dele, enche o saco, vc manda e o cara não manda nem uma MP pra agradecer, dizer se ficou boa ou ruim. O cara que faz isso, COM CERTEZA vo cobrar só de birra na próxima vez. Como disse acima, eu tou ali pq quero, ninguém me contratou, então não tenho obrigação de ter fotos do carro de ninguém. Então sendo assim, as vezes o "obrigado" compra as fotos.

Falta de educação de alguns é algo surreal !

Na proxima pergunta se ele vai andar e não tira foto do carro dele ! :roll:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu disse num outro fórum onde estavamos debatendo sobre a mesma coisa, agradecer sempre é bom. Várias ( e eu digo várias = 90% das vezes ) o cara pede foto, manda 50 MP's pedindo as fotos do carro dele, enche o saco, vc manda e o cara não manda nem uma MP pra agradecer, dizer se ficou boa ou ruim. O cara que faz isso, COM CERTEZA vo cobrar só de birra na próxima vez. Como disse acima, eu tou ali pq quero, ninguém me contratou, então não tenho obrigação de ter fotos do carro de ninguém. Então sendo assim, as vezes o "obrigado" compra as fotos.

Falta de educação de alguns é algo surreal !

Na proxima pergunta se ele vai andar e não tira foto do carro dele ! :roll:

fui eu que postei, não o Vinicius :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Definir tamanho da foto no site: SIM

Assinatura nessa foto: SIM

Cobrar pela foto: SIM

Tabelar preço: NÃO

:roll:

Como eu disse num outro fórum onde estavamos debatendo sobre a mesma coisa, agradecer sempre é bom. Várias ( e eu digo várias = 90% das vezes ) o cara pede foto, manda 50 MP's pedindo as fotos do carro dele, enche o saco, vc manda e o cara não manda nem uma MP pra agradecer, dizer se ficou boa ou ruim. O cara que faz isso, COM CERTEZA vo cobrar só de birra na próxima vez. Como disse acima, eu tou ali pq quero, ninguém me contratou, então não tenho obrigação de ter fotos do carro de ninguém. Então sendo assim, as vezes o "obrigado" compra as fotos.

Falta de educação de alguns é algo surreal !

Na proxima pergunta se ele vai andar e não tira foto do carro dele ! :lol:

Procede, o que mais desanima é isso.

Só dando exemplo da NDA. Da primeira vez que eu fui, com uns membros do fórum, tirei uma caralhada de foto e depois, como fazemos aqui, postei no fórum de lá. Ninguém comprou foto (exceto uR amigo com quem eu fui), mas uns 5 ou 6 tão usando até hoje minha foto na assinatura, IDENTIFICADA, e pra mim isso valeu o TD.

Ps.: Quando vi o post do Zema achei que ele ia estar reclamando pra caralho aqui :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vinícius Gomes Calixto

Como eu disse num outro fórum onde estavamos debatendo sobre a mesma coisa, agradecer sempre é bom. Várias ( e eu digo várias = 90% das vezes ) o cara pede foto, manda 50 MP's pedindo as fotos do carro dele, enche o saco, vc manda e o cara não manda nem uma MP pra agradecer, dizer se ficou boa ou ruim. O cara que faz isso, COM CERTEZA vo cobrar só de birra na próxima vez. Como disse acima, eu tou ali pq quero, ninguém me contratou, então não tenho obrigação de ter fotos do carro de ninguém. Então sendo assim, as vezes o "obrigado" compra as fotos.

Falta de educação de alguns é algo surreal !

Na proxima pergunta se ele vai andar e não tira foto do carro dele ! :roll:

Não fui eu que escrevi isso, e sim o Dudles.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Erro do Quote, sorry pessoal ! Foi o Duddles mesmo !

Acho que a falta de educação e a falta de vergonha na cara no mundo todo está fazendo isso começar a acontecer (cobrança de fotos). Antes todos postavam, todos agradeciam, era uma cordialidade entre os eventos de trackday. Tirar uma foto dos carros mais fodas de lado na sul já valia todo o dia no autodromo e o agradecimento

do piloto era tudo para o fotografo, mas hoje em dia pessoal ta "cagando" pra tudo. Todo mundo quer tudo mas não

quer nada em troca. Acho uma falta de respeito o pessoal mandar MP e msg e no final nem agradecer e nem manter

um contato pra no proximo evento para ter mais fotos do seu carro.

Não dei minha opinião sobre o certo ou errado da cobrança das fotos pois fui um dos primeiros a falar que sou contra, mas concordo com alguns que a falta de respeito e a falta de agradecimento verbal está demais.

Quero que vc´s continuem indo ao evento pois cada vez mais as fotos estão mais profissionais e mais bonitas mas quero tb que vc´s entendam o amor pelo evento e o amor pela fotografia e que vc´s estão lá como amigos e não como profissionais assim com nós estamos lá como amadores do esporte e não competindo e ganhando $$ com patrocinadores e afins.

Só um lado da moeda !

Abraços a todos e parabéns por ter um tópico amigavel sobre o assunto.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zema, por isso que eu falei, que cabe aos 2 entrarem num consenso.

Se tu achar que alguém tá cobrando caro, tenta negociar, até negociar por uma carona e tal, porque aí os 2 saem ganhando. Tudo questão de conversar mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.