Ir para conteúdo

Condiçoes do autódromo


Posts Recomendados

Tds que compareceram puderam presenciar um autodromo largado, tratado com completo descaso.

Tendo em vista, que nada será feito pelo governo, ''gratuitamente'', gostaria que postassem possiveis soluçoes para pelo menos a questão da grama, grama nao... MATO...

Pensei em cortar a grama o que tds devem ter pensado. Mas nao sei se é viavel, então pensei em algo como, ''amassar a grama''! Uma maquina pesada, como um trator por exemplo, até aonde isso significaria uma melhora, ou melhoraria as condiçoes do evento ?!

Gostaria que tds aqueles que buscam sempre uma melhora para os proximo eventos, postassem suas ideias e opinioes.

Queria muito que uma comoção em massa, resultasse em algo bom, para nao só aos pilotos, mas aos espctadores tbm.

É UMA VERGONHA O AUTODROMO ESTAR DESSE JEITO.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 79
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • gtavcjr

    10

  • Tspvc

    9

  • Maurício Carvalho

    8

  • metal

    5

Solta uma penca de bodes lá.. rsrsrs

brincadeiras à parte, participei como carona e confesso que certos momentos o mato além de deixar o aspecto de mau tratado, afeta a segurança, pois dificulta ver o fim da curva e volta e meia vc sai engavetado em alguém no fim da curva e toma aquele sustinho bom.

Acredito que a idéia de amaçar seja possivel sim, e dependendo de até onde vai o gás para pequenas reformas, sugiro suavizar os 2 calombos que tem na curva da junção com cimento mesmo, ali quem roda de perfil baixo provavelmente vai achar umas marquinhas na quina da dianteira diretira o solvanco é tenso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se eu te falar que eu ajudo se me derem estacionamento, entrada e carona já ta de bom tamanho.rrsrsrsrs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se eu te falar que eu ajudo se me derem estacionamento, entrada e carona já ta de bom tamanho.rrsrsrsrs

Concordo. Uma bonificação aos que se mobilizarem seria ótimo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pedro Arruda

Acredito que não rola dos frequentadores do autódromo efetivamente fazerem alguma coisa, do tipo chegar com um cortador de grama e sair cortando o mato, o que é viável, na minha opinião, é apurrinhar os organizadores de eventos e a prefeitura para eles sim cuidarem melhor da pista. Nem que rolasse um evento especialmente pra isso, arrecadar fundos e tal...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sugeri as vacas pra pastarem, mas me falaram que os jacarés iam comer as vacas rapidamente!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sugeri as vacas pra pastarem, mas me falaram que os jacarés iam comer as vacas rapidamente!

VAMOS TRATAR A SITUAÇÃO COM SERIEDADE PESSOAL.

O ESTADO É PREOCUPANTE.

PODE SER QUE ISSO ESTEJA TIRANDO ATÉ A INTENÇÃO DE ALGUNS POSSIVEIS INTERESSADOS TANTO NOS OTDs, COMO OUTROS EVENTOS.

ESSE TÓPICO SÓ VALE, SÓ PODERÁ VIR A SERVIR PRA ALGUMA COISA, SE HOUVER UMA MOBOBILIZAÇÃO DE MUITOS, DE REPENTE ASSIM ISSO CHEEGA AOS OUVIDOS DA ORGANIZAÇÃO, E ALGUMA PROVIDENCIA PODERA SER TOMADA.

VI QUE MTS ESTÃO VENDO O TOPICO MAS NAO DEIXAM AQUI SUA OPINIAO, SEU POST, É NECESSÁRIO PESSOAL.

AGRADEÇO A TDS AQUELES QUE TEM REAL INTERESSE DE QUE ISSO VA PRA FRENTE E RESULTE EM UMA MELHORA NO ESTADO DO AUTODROMO.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vinícius Gomes Calixto

A principio a idéia e ótima. Mais acredito que nada será possível sem uma autorização dos órgãos competentes (neste caso incompetentes), rsrs.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda mais que ele irá ser destruído em breve, os responsáveis estão relaxando mais ainda. Desse ano pelo que ouvi dizer não passa. Novo autódromo será em Deodoro e quem sabe não será um autódromo com administração de verdade?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fernando_221

É muito triste mesmo e a idéia é boa mas acho que é inviável, é MUITO mato, pra reverter isso vai se gastar muita mão de obra. Prejudica muito a segurança, alem da visibilidade, tem lugares ali que se vc rodar e parar no mato, acho que o carro não consegue sair, fora o risco de incendio daquele mato seco encostando no escapamento fervendo.

A capotagem do Gol caixa na saida da segunda perna do S não teria ocorrido se no lugar onde ele entrou de lado tivesse uma grama tratada e não um monte de mato e um barranco, no maximo ele teria dado uma esfregada no guardrail, o que é bem menos pior que uma capotagem.

Mas é o que o Estado quer mesmo, não vão gastar dinheiro ali porque o futuro é incerto, infelizmente.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre que tem Stock, o mato é cortado. Nos últimos OTD's, se não me engano todos ou os últimos 3 do ano passado, a organização contratou uma firma especializada, porque estava tudo cortadinho, até lá o S. Acredito que neste não tenha havido tempo, ou algo do tipo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rodrigo Gaudie-ley

Os outros TD's foram precedidos por competições oficiais, acho que isso ajudou.

Acho que existem duas soluções, uma de curto prazo e uma de médio:

1ª - Médio prazo:

Troca do mato por uma espécie própria de grama, o que ajudaria nos futuros eventos.

Eliminaria a necessidade de remoção do mato. Mas claro que necessitaria uma manutenção, senão o mato tomaria conta novamente.

2ª - Curto prazo:

Utilizar maquinário pesado e cortar o mato todo. Sempre na vépera de cada evento.

Acredito que " à mão " tomaria muito tempo e trabalho, mesmo com muita gente.

Abraços

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos la...

Quanto ao Mato:

Nao adianta fazer mobilizacao alguma para cortar mato... Quando voces chegarem na 1/2 do autodromo o mato ja cresceu no resto... Até pq quem sabe e (vive) o problema do autodromo sabe que o problema maior nao eh cortar.. e sim rastrear... A equipe que trabalha junto com a federacao faz de tudo para tentar tocar aquilo da maneira que é possivel.. mas infelizmente sem verbas e ajuda do estado.. nao adianta.. da pra fazer uma maquiagem boa.. mas nao resolve problema algum...

Quando um carro para emcima de mato verde... ele nao pega fogo... quando o mato é cortado (e nao eh retirado) o mato seca e pega fogo. Então pense 2 vezes quando se olha o mato alto.. ele pode ser melhor do que cortadinho (e seco no chao)...

Nesse caso nao adianta fazer trabalho mal feito... Se nao der pra cortar e depois retirar.. nem comeca... melhor deixar mato alto... e acredite... capinar e retirar o mato todo requer mais de 10 cabecas trabalhando durante quase 2 semanas com tobatas/costal/caminhão etc...

Vendo o estado do mato trabalhamos junto com o pessoal do Autodromo para conseguir cortar e rastrear todas as curvas com o trator que tem la... Chiquinho ajudou com algumas pecas... porem a maquina nao resistiu e quebrou na sexta feira impossibilitando completar o servico... No sabado fariamos o rastreio durante a vistoria... porem resolvemos sair correndo e comprar gasolina e oleo 2t e botar 2 pessoas cortando as partes que faltavam...

Infelizmente o trabalho nao foi concluido a tempo.. mas tomamos como prioridade a visibilidade das saidas das curvas, isto é, o piloto tem que poder ver o que esta acontecendo depois da curva... O tempo humido e o reforco na equipe de resgate diminuiram o problema do rastreio...

Só para se ter uma ideia de custo... a pouco tempo atras aconteceu uma rave no autodromo que capinou e rastreou uma pequena parte do tracado utilizando os servicos de uma empresa privada especializada... A area capinada compreendia um pedaco da sul + parte interna e externa da 1a perna do S) o custo desta capinagem custou quase 1,5 vezes o custo total de um OTD...

Se alguem for filho de dono de empresa que faz esse tipo de servico eu ficaria muito feliz em pedir um descontão para um contrato para capinar o autodromo (nao que a prefeitura va pagar):twisted:

Outra coisa é que capim é um inferno... se voce taca fogo.. ele cresce 2x mais rapido e mais grosso... se voce deixa de cortar por um tempo ele fica mega alto e dificil de rastrear... entao o problema só vai ser solucionado quando houver um contrato com uma empresa para capinar periodicamente o autodromo (essa empresa deveria ser a comlurb que deveria fazer o servico a pedido da prefeitura mas....)

Quanto a irregularidade das areas de escape:

Infelizmente não se resolve o problema jogando terra nos buracos... tem que se alugar um trator especial para compactar o solo... O aluguel desse equipamento é MUITO caro e este processo leva MUITO tempo... para se ter uma ideia.. apos 1 dia de compactacao de terreno precisa-se de 2 semanas pra grama pegar no local... então voce prepara o terreno 2 semanas antes de um evento... e o evento do fds anterior ao seu acaba com ele antes mesmo do seu evento....

Esse tratamento de terreno deveria ser periodico, isto é, sempre cuidando e reparando... com isso grande parte do terreno vai estar OK para o evento precisando recuperar apenas pequenas partes... este servico tambem deveria ser feito pela comlurb... mas....

Acho muito maneiro a galera se mobilizar para tentar ajudar.. lembro bem de um OTD que a galera do HCC e um pessoal da Oktane foi pra pista com vassouras e pás pra limpar o tracado (estava sujo demais) e tapar uns buracos durante as vistorias.. foi muito maneiro... mas esse tipo de coisa vai dar aquela maquiada...

O unico jeito de resolver esse problema de vez é nas eleições... escolham bem o seu candidato... e analisem bem suas propostas...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Maurício Carvalho

Vi algumas fotos aqui, e outras emoutro fórum que participo, e é triste ver o autódromo assim.

Participei como piloto e ajuda em eventos assim no passado, e naquela época nós colocávamos a mão na massa, inclusive, lembro desse relato do Metal, onde fomos para a pista para varrer a sujeira e tentar melhorar as coisas.

Sei que isso é caro, contratando uma firma para fazer, e a organização do evento não tem como custear essa despesa, mas, marcando-se com atecedência o evento, e com a ajuda de muita gente que poderia ter esse desconto no estacionamento e uma entrada franca para assistir ao evento, não seria possível ir "matando" o problema, semanas antes? Trabalho num campos cercado por grama que rapidamente vira mato alto, mas, dá pra cortar algumas semanas antes, e o crescimento não é tão rápido assim.

Estou indo por essa linha de raciocínio, pois não acredito em ninguém, e esse tipo de evento Track Day, Time Trial ou qualquer outro nome, funciona, e sempre funcionou, com os pilotos, colaboradores e organização, arregaçando as mangas e atacando o problema.

É possível que isso que eu estou sugerindo, não resolva o problema, mas, será que se a coisa for acontecendo antes do evento (o tratamento/corte do mato nas entradas e saídas de curva), já não melhoraria um pouco? Vendo a foto do JO no meio do mato, deu pra perceber que a coisa está feia mesmo por lá...

Bom, eu defendo essa linha de nós mesmos buscarmos uma solução, e não esperarmos por novas eleições, candidatos e etc. Essa gente não presta, e o automobilismo aqui está muito mal, para ainda esperarmos alguma coisa dessa gente....

Bom tópico esse. Tomara que mais idéias boas pintem por aqui, e que algo possa ser realizado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas essa é a parada! Juntar gnt que realmente está disposta a fazer alguma coisa com o que ainda resta, e a questão da entrada franca seria apenas um atrativo para que mais pessoas pudessem ajudar.

Creio que um mutirão, UMA MULTIDÃO MSM, juntando organização, pilotos, espectadores, é capaz sim, nao digo de dar jeito, mas de melhorar a situação deploravel que se encontra o autodromo, isso sem duvida.

To vendo que disposição do pessoal não ta faltando. Acredito que se for uma coisa organizada, de um pessoal que realmente se mobilize em pró do evento, E PRINCIPALMENTE DE GNT INFLUENTE, as condiçoes de pista podem melhorar e muito.

Mais uma vez peço a colaboração e ajuda do pessoal do forum. Postem idéias, sugestões, apelos, qlq coisa, um apoio q seja. O importante é q essa tentativa va a frente e chegue aos ouvidos dos q rapidamente podem mexer uns pauzinhos e resolver isso.

Conto com a colaboração de vcs.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas essa é a parada! Juntar gnt que realmente está disposta a fazer alguma coisa com o que ainda resta, e a questão da entrada franca seria apenas um atrativo para que mais pessoas pudessem ajudar.

Creio que um mutirão, UMA MULTIDÃO MSM, juntando organização, pilotos, espectadores, é capaz sim, nao digo de dar jeito, mas de melhorar a situação deploravel que se encontra o autodromo, isso sem duvida.

To vendo que disposição do pessoal não ta faltando. Acredito que se for uma coisa organizada, de um pessoal que realmente se mobilize em pró do evento, E PRINCIPALMENTE DE GNT INFLUENTE, as condiçoes de pista podem melhorar e muito.

Mais uma vez peço a colaboração e ajuda do pessoal do forum. Postem idéias, sugestões, apelos, qlq coisa, um apoio q seja. O importante é q essa tentativa va a frente e chegue aos ouvidos dos q rapidamente podem mexer uns pauzinhos e resolver isso.

Conto com a colaboração de vcs.

Mas a parada é só uma. Aqui, tá todo mundo dizendo que vai ajudar, fazer e acontecer, mas eu aposto contigo que 90% some se for rolar algo efetivamente.

Não to dizendo que seria o seu caso ou de quem falou ou sugeriu, mas é o que sempre acontece, infelizmente.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Maurício Carvalho

Mas essa é a parada! Juntar gnt que realmente está disposta a fazer alguma coisa com o que ainda resta, e a questão da entrada franca seria apenas um atrativo para que mais pessoas pudessem ajudar.

Creio que um mutirão, UMA MULTIDÃO MSM, juntando organização, pilotos, espectadores, é capaz sim, nao digo de dar jeito, mas de melhorar a situação deploravel que se encontra o autodromo, isso sem duvida.

To vendo que disposição do pessoal não ta faltando. Acredito que se for uma coisa organizada, de um pessoal que realmente se mobilize em pró do evento, E PRINCIPALMENTE DE GNT INFLUENTE, as condiçoes de pista podem melhorar e muito.

Mais uma vez peço a colaboração e ajuda do pessoal do forum. Postem idéias, sugestões, apelos, qlq coisa, um apoio q seja. O importante é q essa tentativa va a frente e chegue aos ouvidos dos q rapidamente podem mexer uns pauzinhos e resolver isso.

Conto com a colaboração de vcs.

Mas a parada é só uma. Aqui, tá todo mundo dizendo que vai ajudar, fazer e acontecer, mas eu aposto contigo que 90% some se for rolar algo efetivamente.

Não to dizendo que seria o seu caso ou de quem falou ou sugeriu, mas é o que sempre acontece, infelizmente.

Pois é, todos nós temos uma parcela de culpa. No passado já participei de alguns movimentos e como comentei no meu outro post, já coloquei a mão na massa, falando especificamente do assunto desse tópico: O Autódromo.

Também, já deixei de comparecer a determinados eventos por "N" motivos que não interessam agora, e, assumo a minha parcela de omissão quando o assunto é autódromo e fazer ou não fazer algo por ele.

Hoje, com um filho de 1 mês e 23 dias, as coisas pra mim ficam mais difíceis, principalmente nos finais de semana, únicos dias que estou em casa para ajudar minha esposa e ficar com meu filho, portanto, não posso me comprometer e assumir que estarei presente, caso decidam fazer algo para mudar essa situação, enquanto ainda temos esse espaço para fazer esse evento, mas, seria interessante manter esse espaço latente, e com idéias. Repito, acredito na iniciativa privada, quando o assunto é fazer algo, taí o socesso do Track Day, e do Time Trial no passado.

Agora, depende de vocês.

Em tempo: Nem mesmo estre os pilotos do carioca de turismo, existe união. Num passado bem recente, alguns cogitavam até a hipótese de abandonar tudo aqui, levar seus carros para SP, deixá-los lá, e adequá-los ao regulamento do campeonato paulista. É bem provável que daqui a pouco eles realemente tenham que fazer isso, se ainda desejarem correr e competir, porque infelizmente, o que se projeta aqui para o Rio, é fim de autódromo e uma promessa que nunca será cumprida, de uma nova pista em Deodoro....

Bola pra frente....

Mais idéias de como mantermos por um tempo, esse espaço?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
leo.oliveira

Temos que aproveitar o que está em condições de se utilizar. Infelizmente já estamos em contagem regressiva e com as Olimpiadas o Estado vai usar o restante do Autódromo para construir geri-geris que depois ficam abandonados.

O máximo que poderia ser feito tem sido feito. Desde que o mato nas areas internas esteja baixo, o risco para os pilotos fica bem reduzido porque dá para ver alguém em situação de perigo depois da curva.

E 2010.2 está chegando. Vamo que vamo. Quem preferir, tenta jogar sal grosso no Mato. Vai que morre. :tapado:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Maurício Carvalho

Temos que aproveitar o que está em condições de se utilizar. Infelizmente já estamos em contagem regressiva e com as Olimpiadas o Estado vai usar o restante do Autódromo para construir geri-geris que depois ficam abandonados.

O máximo que poderia ser feito tem sido feito. Desde que o mato nas areas internas esteja baixo, o risco para os pilotos fica bem reduzido porque dá para ver alguém em situação de perigo depois da curva.

E 2010.2 está chegando. Vamo que vamo. Quem preferir, tenta jogar sal grosso no Mato. Vai que morre. :lol:

Cal também resolve. :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Temos que aproveitar o que está em condições de se utilizar. Infelizmente já estamos em contagem regressiva e com as Olimpiadas o Estado vai usar o restante do Autódromo para construir geri-geris que depois ficam abandonados.

O máximo que poderia ser feito tem sido feito. Desde que o mato nas areas internas esteja baixo, o risco para os pilotos fica bem reduzido porque dá para ver alguém em situação de perigo depois da curva.

E 2010.2 está chegando. Vamo que vamo. Quem preferir, tenta jogar sal grosso no Mato. Vai que morre. :twisted:

Cal também resolve. :mrgreen:

VAMO ACREDITAR GALERA.

O TÓPICO TA AQUI PRA ISSO. ACHAR A MELHOR SOLUÇÃO, E TEORICAMENTE A MAIS BARATA.

TD E QLQ IDÉIA É VÁLIDA.

VAMOS LEVAR A SÉRIO.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Villalon

Isso não vai para a frente. O Metal já deu a solução profissional do assunto mostrando que a coisa é inviável.

Utilizem a busca do forum e procurem uns topicos antigos ai do "Oktane Gari Day".

Antes do dia da limpeza abriu-se um tópico aqui que contou com um zilhão de colaboradores e gente que COM CERTEZA participaria.

No dia da limpeza de fato não foi praticamente ninguém do fórum. Os que foram e colocaram a mão na massa, em sua maioria, nem postaram no tópico e eram quase todos pilotos interessados na limpeza da pista. Utilizamos uma pick-up para fazer essa compactação da terra em alguns pontos e funcionou razoavelmente bem mas não aguentou o OTD inteiro. E isso pq naquela época o problema era só sujeira na pista e buracos próximos a algumas zebras, não tinha mato...

Hoje a sujeira é um fato assim como os buracos nas zebras, tanto que eu mesmo nem uso mais os famosos atalhos (não vou contar quais são hahaha) com medo de perder pneus e rodas... E o mato é outra triste realidade.

Antigamente eu dava instrução do tipo "Aqui você mira naquele determinado ponto para acertar a tangente"... Agora a instrução é "Mira ali no meio do mato e acredita porque assim você vai apontar certinho na saída da curva".

E quando a merda vira paisagem você aos poucos deixa de reparar nela porque se acostuma... Tive um grande choque quando em 2007 fui pela primeira vez correr em Interlagos e quase chorei quando vi um autódromo fodão exatamente como eu conheci Jacarepaguá.

Pelo menos eu posso dizer que já vi e já corri no autódromo no seu auge... Num Time Trial a zilhões de anos atrás que foi feito uma ou duas semanas depois de uma das últimas corridas de MotoGP que o Rio abrigou. Pista tinindo, zebras ofuscando a vista de tão brilhosa que estava a tinta recém-colocada, visibilidade total para pilotos e público, áreas de escape niveladas e confiáveis, boxes pintadinhos, banheiros limpos etc. Aí veio o maldito César Maia e tudo acabou.

Editado por Villalon
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.