Ir para conteúdo

Pedidos de melhoria para o proximo OTD


Posts Recomendados

Acho que tem que colocar maximo de cameras no evento sim, sem discriminação, seguindo os criterios que ja estao nas regras...

Outra coisa, determinar que X cameras fiquem em determinado local é MUITO ruim, imagina colocar num lugar a manha toda com contra luz? Isso nao rola...

Padronizar essa questao seria o ideal e acho que os valores tbm.

abs

Todas as questão aki comentadas serão analizadas... é bom saber a opniões das pessoas para ver o que esta bom e o que precisa melhorar ainda..

O que o Gilli disse esta certo ... Colocar uma pessoa (fotografo) em um local fixo é impossivel.. por diversos motivos o principal seria a propria limitação do mesmo em suas imagens... passei uma dica no Briefing no domingo para o pessoal que estava sobre varias pessoas no mesmo local fotografando as mesmas coisa... nesse evento já não aconteceu isso.. apesar de muito estare no mesmo local diversar fotos dos carros em angulos diferente.. recebi mais de 1500 fotos do OTD 2009.3

Isso de ficar fixo no local não existem fotografos da Stock Car, Porche Cup, GT3, F3 Etc... tem livre acesso as diversos locais do autodromo.. sei disso pq participei de diversos

isso de contra luz . X, Y, Z ... os fotografos na maioria profissionais saber trabalhar tranquilo...

Estou vendo tb a possibilidade de coletes de indentificação do fotografos.. não apenas pulseira..

abraços

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 110
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • Murdoc

    12

  • Dudles

    11

  • Gili

    11

  • Karioca_br

    9

Top Posters In This Topic

Todas as questão aki comentadas serão analizadas... é bom saber a opniões das pessoas para ver o que esta bom e o que precisa melhorar ainda..

O que o Gilli disse esta certo ... Colocar uma pessoa (fotografo) em um local fixo é impossivel.. por diversos motivos o principal seria a propria limitação do mesmo em suas imagens... passei uma dica no Briefing no domingo para o pessoal que estava sobre varias pessoas no mesmo local fotografando as mesmas coisa... nesse evento já não aconteceu isso.. apesar de muito estare no mesmo local diversar fotos dos carros em angulos diferente.. recebi mais de 1500 fotos do OTD 2009.3

Isso de ficar fixo no local não existem fotografos da Stock Car, Porche Cup, GT3, F3 Etc... tem livre acesso as diversos locais do autodromo.. sei disso pq participei de diversos

isso de contra luz . X, Y, Z ... os fotografos na maioria profissionais saber trabalhar tranquilo...

Estou vendo tb a possibilidade de coletes de indentificação do fotografos.. não apenas pulseira..

abraços

Sr. Alexandre, vulgo Mumú, saber trabalhar com o contra luz é uma coisa, uma foto com uma sombra enorme do carro aparecendo na frente nao tem como trabalhar, se eu posso ficar num local que nao vou ter esse problema, pq ficaria Sr. Fotógrafo Profissional de Stock Car, Porche Cup, GT3, F3?

:shock:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todas as questão aki comentadas serão analizadas... é bom saber a opniões das pessoas para ver o que esta bom e o que precisa melhorar ainda..

O que o Gilli disse esta certo ... Colocar uma pessoa (fotografo) em um local fixo é impossivel.. por diversos motivos o principal seria a propria limitação do mesmo em suas imagens... passei uma dica no Briefing no domingo para o pessoal que estava sobre varias pessoas no mesmo local fotografando as mesmas coisa... nesse evento já não aconteceu isso.. apesar de muito estare no mesmo local diversar fotos dos carros em angulos diferente.. recebi mais de 1500 fotos do OTD 2009.3

Isso de ficar fixo no local não existem fotografos da Stock Car, Porche Cup, GT3, F3 Etc... tem livre acesso as diversos locais do autodromo.. sei disso pq participei de diversos

isso de contra luz . X, Y, Z ... os fotografos na maioria profissionais saber trabalhar tranquilo...

Estou vendo tb a possibilidade de coletes de indentificação do fotografos.. não apenas pulseira..

abraços

Sr. Alexandre, vulgo Mumú, saber trabalhar com o contra luz é uma coisa, uma foto com uma sombra enorme do carro aparecendo na frente nao tem como trabalhar, se eu posso ficar num local que nao vou ter esse problema, pq ficaria Sr. Fotógrafo Profissional de Stock Car, Porche Cup, GT3, F3?

:shock:

É por isso que existem Profissionais e Profissionais ... :shock::mrgreen:

Por isso que tem que haver o livre acesso para os fotografos....

Editado por Murdoc
Link para o post
Compartilhar em outros sites

É por isso que existem Profissionais e Profissionais ... :mrgreen::shock:

Por isso que tem que haver o livre acesso para os fotografos....

Tio, me ensina a tirar foto? :shock:

Limitar local de fotografo é retrocesso, quem fica tirando foto no autodromo sabe que isso é inviável, tem lugar como o Thiago falou que a luz fica uma porcaria e não sai foto boa, imagina ficar ali 4 horas direto, tá maluco! ehheehe

é com relação a questão de $$ pelas fotos, acho que todo mundo aqui pensa no mesmo caminho. Vender por merreca eu prefiro entregar, vender por valor alto não acho justo, a ideia é estipular um valor médio e divulgar isso para os pilotos e ng cobraria a mais.

A ideia seria essa, colocar um valor padrão e pronto.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todas as questão aki comentadas serão analizadas... é bom saber a opniões das pessoas para ver o que esta bom e o que precisa melhorar ainda..

O que o Gilli disse esta certo ... Colocar uma pessoa (fotografo) em um local fixo é impossivel.. por diversos motivos o principal seria a propria limitação do mesmo em suas imagens... passei uma dica no Briefing no domingo para o pessoal que estava sobre varias pessoas no mesmo local fotografando as mesmas coisa... nesse evento já não aconteceu isso.. apesar de muito estare no mesmo local diversar fotos dos carros em angulos diferente.. recebi mais de 1500 fotos do OTD 2009.3

Isso de ficar fixo no local não existem fotografos da Stock Car, Porche Cup, GT3, F3 Etc... tem livre acesso as diversos locais do autodromo.. sei disso pq participei de diversos

isso de contra luz . X, Y, Z ... os fotografos na maioria profissionais saber trabalhar tranquilo...

Estou vendo tb a possibilidade de coletes de indentificação do fotografos.. não apenas pulseira..

abraços

Sr. Alexandre, vulgo Mumú, saber trabalhar com o contra luz é uma coisa, uma foto com uma sombra enorme do carro aparecendo na frente nao tem como trabalhar, se eu posso ficar num local que nao vou ter esse problema, pq ficaria Sr. Fotógrafo Profissional de Stock Car, Porche Cup, GT3, F3?

:shock:

É por isso que existem Profissionais e Profissionais ...

Não Murdoc, profissional não faz milagre, ele pode melhorar, estourar o fundo em prol do carro, agora expor tudo certinho com uma luz de merda, complicado. Até filtro ele pode usar, compensar no filtro, mas aí a alçada é diferente, enfim, voltando ao assunto.

Se a padronização for num valor justo, concordo totalmente.

Editado por Tspvc
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todas as questão aki comentadas serão analizadas... é bom saber a opniões das pessoas para ver o que esta bom e o que precisa melhorar ainda..

O que o Gilli disse esta certo ... Colocar uma pessoa (fotografo) em um local fixo é impossivel.. por diversos motivos o principal seria a propria limitação do mesmo em suas imagens... passei uma dica no Briefing no domingo para o pessoal que estava sobre varias pessoas no mesmo local fotografando as mesmas coisa... nesse evento já não aconteceu isso.. apesar de muito estare no mesmo local diversar fotos dos carros em angulos diferente.. recebi mais de 1500 fotos do OTD 2009.3

Isso de ficar fixo no local não existem fotografos da Stock Car, Porche Cup, GT3, F3 Etc... tem livre acesso as diversos locais do autodromo.. sei disso pq participei de diversos

isso de contra luz . X, Y, Z ... os fotografos na maioria profissionais saber trabalhar tranquilo...

Estou vendo tb a possibilidade de coletes de indentificação do fotografos.. não apenas pulseira..

abraços

Sr. Alexandre, vulgo Mumú, saber trabalhar com o contra luz é uma coisa, uma foto com uma sombra enorme do carro aparecendo na frente nao tem como trabalhar, se eu posso ficar num local que nao vou ter esse problema, pq ficaria Sr. Fotógrafo Profissional de Stock Car, Porche Cup, GT3, F3?

:shock:

É por isso que existem Profissionais e Profissionais ...

Não Murdoc, profissional não faz milagre, ele pode melhorar, estourar o fundo em prol do carro, agora expor tudo certinho com uma luz de merda, complicado. Até filtro ele pode usar, compensar no filtro, mas aí a alçada é diferente, enfim, voltando ao assunto.

Se a padronização for num valor justo, concordo totalmente.

Mas ninguem ta falando isso. se a luz tiver uma Mer... cabe ao fotografo tentar melhorar da melhor forma possivel.. ou vc´s querem que nois cuidemos disso.. falando Sol.. Não Manda muito luz não .. pelo amor de Deus.. ninguem esta discutindo isso...

Quanto... ao valor das imagens... acho legal vc´s se reunirem de definirem isso... acho legal..criar um padrão de imagens e valor ...em prol de vc´s mesmo

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leo, mas tem uma parada, no fim da reta, só bem cedo pra tirar umas fotos boas, porque depois, sol na cara. Primeira perna do S, só depois das 14, 15 horas, que o sol vai pra trás da gente, aí pega uma iluminação boa. 90 tem que ser relativamente cedo também, antes que o sol passe pro outro lado e fique bem na cara. A menos pior é a 120, que de um certo ângulo você tem luz quase o dia todo. Fica complicado determinar que o cara vai ter 2, 3 horas de foto boa por dia. Falo por mim, que rodo a pista toda ao decorrer do dia. A falta de fotógrafos fixos não tem a ver com a qualidade das fotos apresentadas.

O que eu acho que deveria ser feito, e o Murdoc já orienta isso, é uma maior diversificação. Ou seja, não andar grupo muito grande (no máximo 3, estourando 4). Rodar a pista toda, tentar novos ângulos sem comprometer a segurança. O Karioka já vem tentando há um tempo liberar uma parte da pista com o Metal pra tirar uns ângulos novos. O car-by-car já vem sendo discutido também tem tempo e no último saiu um nas pressas, mas saiu, e foi bom porque mostra o quanto dá pra sair fotos boas desse tipo.

Qndo sugeri de ter pessoas fixas, foi pq algumas situações acabam sendo perdidas...

Ontem o Johny tava comentando q deu umas prezepadas em determinados trechos da pista, mas não tem fotos dessas prezepadas... Seria por falta de um fotografo fixo naquele local?

Por isso da minha sugestão...

Eu pensei nisso quando li, mas mesmo assim, é foda, por isso é bem válida, novamente, a história dos fotógrafos se espalharem. A organização libera quantas pulseiras, 25? Dicidindo em grupos de 3, dá 8 grupos e sobra 1. A pista tem, fim da reta, Vitória, 90, 120, primeira do S, muro da reta e talvez segunda do S. Ou seja, 7 pontos, pra 8 grupos. Dá pra fotografar tranquilamente todos os pontos e 4 fotógrafos ficarem sobrando. Basta se espalharem.

Mas ninguem ta falando isso. se a luz tiver uma Mer... cabe ao fotografo tentar melhorar da melhor forma possivel.. ou vc´s querem que nois cuidemos disso.. falando Sol.. Não Manda muito luz não .. pelo amor de Deus.. ninguem esta discutindo isso...

Quanto... ao valor das imagens... acho legal vc´s se reunirem de definirem isso... acho legal..criar um padrão de imagens e valor ...em prol de vc´s mesmo

Na verdade, você tá discutindo, mas deixa quieto.

Editado por Tspvc
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leo, mas tem uma parada, no fim da reta, só bem cedo pra tirar umas fotos boas, porque depois, sol na cara. Primeira perna do S, só depois das 14, 15 horas, que o sol vai pra trás da gente, aí pega uma iluminação boa. 90 tem que ser relativamente cedo também, antes que o sol passe pro outro lado e fique bem na cara. A menos pior é a 120, que de um certo ângulo você tem luz quase o dia todo. Fica complicado determinar que o cara vai ter 2, 3 horas de foto boa por dia. Falo por mim, que rodo a pista toda ao decorrer do dia. A falta de fotógrafos fixos não tem a ver com a qualidade das fotos apresentadas.

O que eu acho que deveria ser feito, e o Murdoc já orienta isso, é uma maior diversificação. Ou seja, não andar grupo muito grande (no máximo 3, estourando 4). Rodar a pista toda, tentar novos ângulos sem comprometer a segurança. O Karioka já vem tentando há um tempo liberar uma parte da pista com o Metal pra tirar uns ângulos novos. O car-by-car já vem sendo discutido também tem tempo e no último saiu um nas pressas, mas saiu, e foi bom porque mostra o quanto dá pra sair fotos boas desse tipo.

Qndo sugeri de ter pessoas fixas, foi pq algumas situações acabam sendo perdidas...

Ontem o Johny tava comentando q deu umas prezepadas em determinados trechos da pista, mas não tem fotos dessas prezepadas... Seria por falta de um fotografo fixo naquele local?

Por isso da minha sugestão...

Eu pensei nisso quando li, mas mesmo assim, é foda, por isso é bem válida, novamente, a história dos fotógrafos se espalharem. A organização libera quantas pulseiras, 25? Dicidindo em grupos de 3, dá 8 grupos e sobra 1. A pista tem, fim da reta, Vitória, 90, 120, primeira do S, muro da reta e talvez segunda do S. Ou seja, 7 pontos, pra 8 grupos. Dá pra fotografar tranquilamente todos os pontos e 4 fotógrafos ficarem sobrando. Basta se espalharem.

Mas ninguem ta falando isso. se a luz tiver uma Mer... cabe ao fotografo tentar melhorar da melhor forma possivel.. ou vc´s querem que nois cuidemos disso.. falando Sol.. Não Manda muito luz não .. pelo amor de Deus.. ninguem esta discutindo isso...

Quanto... ao valor das imagens... acho legal vc´s se reunirem de definirem isso... acho legal..criar um padrão de imagens e valor ...em prol de vc´s mesmo

Na verdade, você tá discutindo, mas deixa quieto.

Relexa. filhão ninguem aki esta discutindo não .. quero a opinão de vc´s... ja fotografei muito. ja me ferrei muito sei que é punk... as ideias estão fuindo.. so alguns que não tem nada a ver com isso ficam batendo na mesma tecla...

As fotos de todos ficaram Absurdas... tu sabe disso .. mandei 5 suas o resto estava estouradas desfocadas.. :shock: :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leo, mas tem uma parada, no fim da reta, só bem cedo pra tirar umas fotos boas, porque depois, sol na cara. Primeira perna do S, só depois das 14, 15 horas, que o sol vai pra trás da gente, aí pega uma iluminação boa. 90 tem que ser relativamente cedo também, antes que o sol passe pro outro lado e fique bem na cara. A menos pior é a 120, que de um certo ângulo você tem luz quase o dia todo. Fica complicado determinar que o cara vai ter 2, 3 horas de foto boa por dia. Falo por mim, que rodo a pista toda ao decorrer do dia. A falta de fotógrafos fixos não tem a ver com a qualidade das fotos apresentadas.

O que eu acho que deveria ser feito, e o Murdoc já orienta isso, é uma maior diversificação. Ou seja, não andar grupo muito grande (no máximo 3, estourando 4). Rodar a pista toda, tentar novos ângulos sem comprometer a segurança. O Karioka já vem tentando há um tempo liberar uma parte da pista com o Metal pra tirar uns ângulos novos. O car-by-car já vem sendo discutido também tem tempo e no último saiu um nas pressas, mas saiu, e foi bom porque mostra o quanto dá pra sair fotos boas desse tipo.

Qndo sugeri de ter pessoas fixas, foi pq algumas situações acabam sendo perdidas...

Ontem o Johny tava comentando q deu umas prezepadas em determinados trechos da pista, mas não tem fotos dessas prezepadas... Seria por falta de um fotografo fixo naquele local?

Por isso da minha sugestão...

Eu pensei nisso quando li, mas mesmo assim, é foda, por isso é bem válida, novamente, a história dos fotógrafos se espalharem. A organização libera quantas pulseiras, 25? Dicidindo em grupos de 3, dá 8 grupos e sobra 1. A pista tem, fim da reta, Vitória, 90, 120, primeira do S, muro da reta e talvez segunda do S. Ou seja, 7 pontos, pra 8 grupos. Dá pra fotografar tranquilamente todos os pontos e 4 fotógrafos ficarem sobrando. Basta se espalharem.

Mas ninguem ta falando isso. se a luz tiver uma Mer... cabe ao fotografo tentar melhorar da melhor forma possivel.. ou vc´s querem que nois cuidemos disso.. falando Sol.. Não Manda muito luz não .. pelo amor de Deus.. ninguem esta discutindo isso...

Quanto... ao valor das imagens... acho legal vc´s se reunirem de definirem isso... acho legal..criar um padrão de imagens e valor ...em prol de vc´s mesmo

Na verdade, você tá discutindo, mas deixa quieto.

Relexa. filhão ninguem aki esta discutindo não .. quero a opinão de vc´s... ja fotografei muito. ja me ferrei muito sei que é punk... as ideias estão fuindo.. so alguns que não tem nada a ver com isso ficam batendo na mesma tecla...

As fotos de todos ficaram Absurdas... tu sabe disso .. mandei 5 suas o resto estava estouradas desfocadas.. :lol: :lol:

:shock::mrgreen::shock::) pra vc.

Mas sério, é aquela parada, se geral concordar num valor justo, vale a pena, todo mundo sai ganhando. Mas tem outra parada a se pensar, mída impressa ou o arquivo original? EU particularmente, não sou muito fã de passar arquivo original, portanto, prefiro a mídia impressa, e se o piloto quiser, passo um arquivo em resolução menor ou algo do tipo, só uma opinião.

O tópico tá excelente, a tendência é realmente melhorar.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahahahha Murdoc é foda!

mas o topico está bom, fluindo bem. Só os fotografos agora dominaram! ehhhehe

Com relação a perder algumas situações realmente é complicado, no ultimo TD eu fui um dos que peguei o principio de fogo do carro do johny só tava eu e mais 1 e registramos. Nesse o Si acho que #3 deu uma escorregada sinistra na 90 e tinham uns 3 fotografos e mesmo assim ng pegou, tem hora que tem mt carro na pista e sai muito registro mas tudo que acontece é foda de pegar. mesmo tendo fotografo plantado ali. :shock:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vinícius Gomes Calixto

Bom li os palpites de todo mundo e vou dar a minha humilde opinião, na questão da movimentação dos fotógrafos e posicionamento acho melhor deixar como está, e como o Murdoc falou e só tomar cuidado para todo mundo não ficar no mesmo local.

Quanto a comercialização das fotos, poderíamos criar um tópico com as melhores fotos de cada fotografo (sem coments apenas fotos numeradas que cada fotografo postaria) o pessoal olhava e mandava uma MP para o fotografo com o numero da foto que ele gostaria de adquirir.

Quanto ao modo de entrega da foto, também prefiro que seja impressa, para facilitar poderíamos usar apenas uma loja para fazer a impressão. Quanto ao preço acho que algo em torno de R$ 15,00 reais não ficaria pesado para quem comprasse e já ajudaria um pouco o fotografo, mais neste valor estaria apenas incluído o valor da imagem, sendo assim o custo da impressão (que pode variar muito dependendo do tamanho e modo como ele que a foto. Ex.: Moldura, tratamento fosco, brilhante, baner,etc...) seria somado ao preço da imagem.

Então, o que vocês acham?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tentar manter um quadro de instrutores fixo, na medida do possvel e da demanda.

concordo.. vai acabar o oba-oba q virou

Em relação a instrução, acredito que não precise dar pseudas-aulas de pilotagem. Pois para isso ja existe cursos de pilotagem, até porque uns 90% são realmente pilotos. O importante é passar para o participante segurança na instrução, uma habilidade em se expressar perante o participante dentro do veiculo, paciencia, distancia entre os carros e a taangenciar curvas. O resto o participante vai pegando com o ganho de confiança e trocando informação com outros participantes, instrutores e videos. Assim como qualquer piloto faz em pistas que andou poucas vezes ou nunca andou.

Vc postou isso de brincadeira né ???? só pode....

Discordo totalmente de vc caro amigo... ando de turismo a uns 3 anos e mesmo com cursos de pilotagem tem gente q faz MUITA MERDA E POE A PRÓPRIA E A VIDA DE OUTROS EM RISCO. isso num carro de corrida com santo antonio homologado e tudo mais. Imagina fazer merda com carro de rua. E vc diz não acreditar em 'pseudo-aula' ?????????????????

90% é piloto ? onde vc viu isso ? Se fosse, num teriam 20 instrutores no dia. Trocar informações é MUITO importante, mas nem sempre um novato tem afinidade com alguma pessoa experiente para perguntar. E cada carro é um carro, mesmo tendo tração igual.

Pra mim seu comentario sobre instrução vai TOTALMENTE CONTRA os princípios da oktane e no q realmente está acontecendo nos OTD's. Parece q vc não foi ao ultimo pois 1 novato quase capotou e o outro lambeu a lateral do carro nos pneus

Assim como qualquer piloto faz em pistas que andou poucas vezes ou nunca andou.

Perfeitamente... vc disse PILOTO, não um novato qualquer q quer dar umas aceleradas na pista. E outra, me diga QUANTOS participantes do OTD são PILOTOS (piloto= compete em categorias profissionais, são afiliados a CBA e a federações estaduais com o devido registro, histórico, diploma/aprovação em curso de pilotagem de pista profissional).

Ou vc acha q o malandro q acelera na rua, corta geral, faz rio-búzios em 20min é PILOTO PROFISSIONAL ? Tem muita coisa entre os 2 termos piloto e amador. No caso do OTD tem muito amador q anda demais, tem muita noção e toca pra kct sem dúvida nenhuma.. até dirige melhor do q alguns profissionais.... mas continua sendo amador.

Como o Johny falou....vai fácil R$800+ num OTD...

Gastar 800+ num OTD e reclamar do valor cobrado pela foto, melhor então nem colocar o carro na pista...capaz q falte $$$ no fim do mes :lol:

nao falando do valor das fotos mas.... nem sempre o participante tem $$ pra gastar a rodo. $$ não dá em árvore ! Preço de OTD não é negociável, assim como combustível... mas pneus, peças e fotos são e se tivesse sobrando $$ pra geral, com certeza teriamos fotógrafos ganhando 1k por TD fácil !

tudo tem limite... e o bolso é o primeiro deles :mrgreen:

Editado por deejay
Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho q os fotógrafos deveria liberar as fotos pros donos dos carros, quando o dono do carro pedisse.

e vender as fotos impressas, dvd, posters... por um valor +ou- tabelado entre todos os fotógrafos.

Algum motivo pra achar isso?

pq não custa nada ceder as fotos ao dono do carro.

ja um material impresso ou midia tem um custo, da trabalho...

afinal de contas se não fosse os carros os fotografos não iam ter o que fotografar.

eu ja fui fotógrafo no OTD, quando alguem me pedia as fotos eu cedia numa boa, do jeito q ela foi tirada.

se não a parada vai acabar virando uma competição entre fotógrafos, q só vão fotografar o carro de quem paga mais.

Nunca andei num OTD ( ainda ) não sou fotografo, logo sou imparcial.

Uma coisa que eu SEMPRE comentei aqui em casa, com amigos fora da OKTANE e com povo da OKTANE tb é o espirito de companheirismo daqui, NINGUEM FAZ NADA VISANDO LUCRO. O povo ajuda, da palpite da consultoria da apoio, etc, TUDO DE GRAÇA o ingresso do TD e cobrado, inscrição é cobrada etc, mas nao acho que com isso sobre DINHEIRO no bolso, se sobra e pouco e para ser revertido num futuro para a propria OKTANE.

Se começarem a cobrar as fotos.... daqui ha pouco os instrutores vao cobrar, qd vc pedir ajuda num topico sobre duvida em mecanica.... vao cobrar a consultoria, o pessoal que vai ajudar a montar e desmontar o evento no autocromo vão cobrar, O BANDEIRINHA vai cobrar, o PILOTO QUE VAI DAR UMA CARONA vai cobrar a carona, etcccccc. Ou faz pelo amor, ou não faz. NINGUEM é obrigado. Vai tirar foto por que quer, vai andar de carro na pista por que quer, vai colaborar no evento por que quer, da consultoria em motor por que quer... Faz pela amizade, nao pela grana. Concordo que se for cobrar, se isso for o decidido, que faça por um preço minimo pra que com isso pague gasolina e custo pra ir ao autodromo. VAI POR QUE QUER. Ja to vendo, as fotos que se postam no site vao sumir, vai virar ( querendo ou não ) mercenário. Nunca foi cobrado, sempre funcionou, por que mudar?

Vcs fotografos ja pensaram que se as fotos virarem uma FONTE DE RECEITA será um direito da OKTANE cobrar de voces uma taxa para poder fotografar o evento??? Tipo como é cobrado pra GLOBO transmitir algo?

DIREITO DE IMAGEM.

Ja pensaram que os fotografos vão la, tiram fotos dos carro e vendem...... e se o dono do carro quiser DIREITO DE USO PELA IMAGEM????? Nunca li o termo de inscrição mas creio que lá conste que a OKTANE tem o direito de imagem para postar no site etc... mas daí a UM FOTOGRAFO GANHAR DINHEIRO com a imagem de um carro.... o dono do carro tb vai querer uma comissão. Amanha um tira uma foto fodastica de uma ultrapassagem, ou de um carro em 3 rodas numa curva e vende para uma revista/jornal/site..... vai pagar pro dono do carro?

Minha opiniao:

Se envolver grana, vai virar uma bola de neve, que vai acabar com o brilho do evento, que pra mim a principal qualidade é o COMPANHEIRISMO.

A OKTANE existe baseda na CAMARADAGEM.

Torno a repetir se envolver $$$$$ num futuro se alguem pedir o telefone de um mecanico que faça tal serviço a resposta sera: " Eu conheço um, mas vendo a informação por $$$$ ! "

Aonde tem $$ não tem amizade! Pensem nisso!!!

OBS: Não quero com isso desmerecer o trabalho de ninguem, acho que EU não faria o que muita gente aqui faz ( fotografos, organização instrução etccccc ) mas bato palmas para quem faz. E sei reconhecer o esforço de todos. Assim como adimito que sou acomodado.

Dinheiro é otimo, mas é um cancer em certas situações.

Ja repararam que o forum E GRATIS???? Sabiam que pra manter isso aqui tem um custo mensal???? Sabiam que pra manter isso aqui organizado da muito trabalho???? E entramos no forum de graça, conversamos, nos divertimos, aprendemos, tudo DE GRAÇA.

Nem banner de venda de nada tem aqui.....

Entrem no forum dos veiculos 4x4... parece um jornal de classificados!!! VENDENDO DE TUDO, LOJAS DE TODO TIPO, spam´s por emails etc.... aqui é GRATIS.

A tabela que o ZIKIZIRA postou pode parecer barata, valor baixo, mas é o espirito do evento.... CAMARADAGEM. O povo faz tudo lá por amor, não por $$$$.

Essa é minha opinião, sei que vai agradar alguns e desgradar outros. Mas ninguem pode agradar sempre. Nem Jesuas agradou a todos, só espero que vcs entendame nao mandem me crussificar no meio de 2 bandidos!

A grande maioria dos fotografos que vai lá é por LAZER, pelo prazer de ver que tirou a foto mais fudida do evento, que pegou o melhor angulo do TD. Esse é o fotografo que, no meu ver, condiz com a ideologia da OKTANE. O AMADOR. Como o proprio nome diz, POR AMOR.

Abraços.

Editado por JulioC
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cuidado com o Deejay... meu pé doi até hoje...

Ta precisando de um instrutor de futebol...

po, quero jogar d novo... tá preparado ?! hehehhehehe mas eu num fiz falta, a bola é q t machucou :twisted:

Qto ao lance de cobrar fotos, de certa forma acho q quem quer a foto, paga.. quem não quer, não paga.

Mas, tb tem o lado do dono do carro... quer fotografar meu carro ? paga ! não quer pagar ? não fotografa......

outra: o fotógrafo entra 0800, a oktane cede espaço e infra-estrutura pro cara.... o cara não paga NADA... e depois ganha $$ as custas de carro q PAGA pra andar. Justo ? pode ser q não....

sempre vai ter um outro lado. Acredito eu q 1 foto ou outra os fotógrafos podem aliviar... quer algumas outras ? po, não custa dar um $$ pro cara, claro !

Ou melhor ainda, o participante "contrata" (sei lá o valor....) o fotógrafo pra tirar altas fotos do carro, acho válido... mas acredito q a oktane deveria ter alguma coisa em troca... não sei o q e não sei o quanto, mas deveria sim.... tipo o q o gili falou.. ceder as fotos pro hotsite, ajudar na divulgação, ceder as fotos pra revistas q o mumu descola

acredito q isso já está sendo feito pelo menos né ?

Editado por deejay
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se este forum tiver suporte a move de posts, seria possivel alguma alma caridosa da moderacao, mover os posts do assunto de fotos pra outro topico? Assim pode-se continuar as discussoes lah e a visibilidade das outras sugestoes aumenta. E, se o fizer...delete essa mensagem por favor :twisted:

Falae cara... sempre muito sensato.

forte abraço

Topico novo: http://forum.oktaneclub.com/index.php?showtopic=125994

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como já falei antteriormente, mas já vi que é uma coisa que já está sendo estudada, seria os fotógrafos poderem parar os carros lá dentro... por conta de troda de lentes e caarregar equipamento que estando logo ali, dá uma aliviada pragente... e tb a questão das placas dos carros que estão correndo... conferir se estão tampadas ou retiradas/substituidas, que podem ser facilmente verificadas no momento que é verificado os adesivos de reboque...

no mais, pra quem foi nos 1os OTD's fica uma satisfação de ver a proporção que o evento tomou e o nível de organização atingido ao longo dos eventos... parabéns.

Ja estamos vendo como podemos organizar isso.. lembrem-se uqe não são 3 ou 4 fotografo. sao 30!

quer dizer.. temos quase que 1 fotografo para cada 2 participantes. Se eu liberar acesso dos carros a area do box pode atrapalhar o fluxo de veiculos ali.

Estou pensando em duas opcoes:

1- liberar o estacionamento na parte de tras dos boxes e abrir a passagem pela area dos boxes

2- liberar o estacionamento no heliponto

Ainda existem outras opcoes... entao vou pensando... se alguem tiver alguma ideia melhor (sem ser botar uma sala pra isso) estamos abertos a ideias...

Obs: nao vou botar uma sala com seguranca pra isso pq sei que muitos de voces tem equipamentos carissimos e não tenho como me responsabilizar por isso...

Metal, uma ideia que não sei se seria válida, mas não custa expor...

Tipo, sou amigo do Rick, Tspvc, Dudles, Lipitu, etc

Um de nós coloca o carro nos boxes, e os equipamentos ficam nesse carro(somente quem se conhece e confia)...sendo assim, já seriam 5 equipamentos em um só carro. Com isso, não teria grande fluxo de veículos de fotógrafos nos boxes

Idéia boa essa. E seria legal ter um local para recarregarmos nossas pilhas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem Galera..estava fora do Rio nesse feriado...

To vendo que o assunto inicial do topico que seria Ideias de Melhoras para o OTD virou um discursão sobre cobrar por fotos ou não e porque sim porque não...

Lembre-se o Oktane Track Day não é Comércio.. !!!

Foi criado um outro topico sobre o assunto

http://forum.oktaneclub.com/index.php?showtopic=125994

Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguma chance de ter algum modo dos fotografos terem acesso as arquibancadas ? creio que de la da pra conseguir fotos bem interessantes...

e tb achei interessante a ideia do pace-car ou seja la qual for o carro de apoio que tiver disponivel, levar os fotografos pra locais normalmente inacessiveis...mas pra nao virar taxi e afins....estipular tipo...uma volta na pista pra levar/buscar os fotografos a cada 2h..... ex : levou o cara pro meio da pista entre e largada e a reta oposta as 10 da manha, so vai ter outra volta do carro recolhendo quem tiver ido pra la meio dia... isso daria uma gama maior de fotos tb.

Sobre fotografos terem acesso a arquibancada !!! é complicado por varios motivos de segurança alguns deles.. estado geral das Arquibancadas não sabemos como estão, segurança serem deslocados para fazer a segurança de vc´s ...

Sobre fotografos irem para outras dependencias do autodromo, estamos vendo isso.. eu acho particulamente desnecessário ja que as unicas partes que os fotografos não tem acesso é a reta oposta Box da Ind e a curva sul... parar o evento por esse motivo acho desnecessário mas esse assunto esta em pauta.

Vamos la galera.. que vc acham que pode melhorar para que o TD fique cada vez melhor ???

abraços

Editado por Murdoc
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em relação a instrução, acredito que não precise dar pseudas-aulas de pilotagem. Pois para isso ja existe cursos de pilotagem, até porque uns 90% são realmente pilotos. O importante é passar para o participante segurança na instrução, uma habilidade em se expressar perante o participante dentro do veiculo, paciencia, distancia entre os carros e a taangenciar curvas. O resto o participante vai pegando com o ganho de confiança e trocando informação com outros participantes, instrutores e videos. Assim como qualquer piloto faz em pistas que andou poucas vezes ou nunca andou.

Vc postou isso de brincadeira né ???? só pode....

Discordo totalmente de vc caro amigo... ando de turismo a uns 3 anos e mesmo com cursos de pilotagem tem gente q faz MUITA MERDA E POE A PRÓPRIA E A VIDA DE OUTROS EM RISCO. isso num carro de corrida com santo antonio homologado e tudo mais. Imagina fazer merda com carro de rua. E vc diz não acreditar em 'pseudo-aula' ?????????????????

90% é piloto ? onde vc viu isso ? Se fosse, num teriam 20 instrutores no dia. Trocar informações é MUITO importante, mas nem sempre um novato tem afinidade com alguma pessoa experiente para perguntar. E cada carro é um carro, mesmo tendo tração igual.

Pra mim seu comentario sobre instrução vai TOTALMENTE CONTRA os princípios da oktane e no q realmente está acontecendo nos OTD's. Parece q vc não foi ao ultimo pois 1 novato quase capotou e o outro lambeu a lateral do carro nos pneus

Errei na digitação, quis colocar que 90% não são pilotos que instruem os novatos.

Não tem como comparar uma corrida com um track day, riscos de merdas, em uma corrida, pode acontecer tanto com pessoas experientes como com "novatos".

Novatos não conhecem seus limites, querem provar algo e alem de outras situações que fazem eles cometerem erros.

Tirando quebras mecanicas e liquidos na pista, erro em track day é abuso de um limite deconhecido. Vai de cada um escolher o quer e pegar o valor do erro ou do acerto.

E isso normalmente ocorre com participantes que possuem carros fortes, mas nunca dominaram um carro "comum" em pista. Canso de ver participantes de track day me passando e la na frente na entrada ou no meio de uma curva rodando e/ou batendo.

A distancia em um track day é algo mais importante, para um novato, do que a habilidade. Dicas são sempre importantes, mas cada participante ja vem com varios vicios da rua. Como freiar por um longo periodo, pegada no volante e outros vicios negativos. Não adianta um instrutor dizer, em 20min, que o que ele aprendeu a vida toda é errado que o cara vai absorver quase nada. Mas só lembrar e ratificar que a distancia é algo fundamente para a segurança dele e a dos outros, ja ajuda a evitar merdas.

Um item importante que lembrei agora, e ajuda na educação dos novatos, seriam videos e fotos dos acidentes do proprio evento no briefing. Vai dar um "susto" e uma segurada de onda nos novatos e quem sabe nos "experientes"

Dicas são importante, mas assim como acontece com pilotos, acontece no paddock ou no radio e não em 20min. Os novatos vão pegando as dicas, por mais que ja tenham sido dadas, aos poucos perguntando aqui e ali. Com isso ele vai dosando aqui e "arriscando" ali. Devagarinho, a partir do 2° ou 3° evento. Isso tirando de um 100% novato, pois sabemos que possuem participantes que ja vem de participações de kart e outros eventos como auto-x

Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso aí... o q vc escreveu agora me pareceu o inverso do q vc escreveu primeiro...

concordo q não é em 20 min q o cara vai pegar 'esperiência', mas acredito q dê pra passar algumas coisas em relação a segurança e no q o cara pode melhorar... é pra isso q serve o instrutor !

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 weeks later...
Lowprofile1947

Fotografos no OTD são em sua maioria pessoal com alto conhecimento porem amadores...

Quando acaba um trackday começa o inferno de subir/buscar as fotos...

Todos são muito solicitos e tratam a foto antes de serem colocadas no ar...

Muitos até mandam pro email do cara chato que pede pra todos os fotografos ao mesmo tempo ( :mrgreen: )

Porque não criar um Flickr do OTD (já que agora o TrackDay tem tudo!) e geral colocar as fotos devidamente tratadas e assinadas?

Com isso, bastaria entrar lá e procurar pelas tags, tipo "Golf GTI Branco blackbug 26 2009.3"... ficaria muito mais facil de vcs (organização) receberem as fotos, dos fotografos trabalharem e do publico baixar as fotos...

Ou até que fosse apenas divulgado os Flickrs dos fotografos em um unico post, tipo, o Murdoc coloca a lista de fotografos e o link de cada Flickr...

Sei que tem gente que vai lá, tira foto pra caramba e sai com ela debaixo do braço pra promover outros sites... acho que pelo menos alguma coisa deveria 'doar' para a Oktane que é quem arca com o evento...

O mesmo poderia ser feito com os videos... Criar uma página do OTD no YouTube e importar todos os videos...

Fala Mad Max.. deixa eu passar minha experiencia de fotografo ( ate pq de pista ta foda, mas... ).

Eu tiro mais de 500 fotos por eventos de dia inteiro, seleciono e passo as melhores para o Murdoc enviar para a imprensa ( salvo engano no termo que os fotografos assinam autorizam o uso das imagens, mas nao obriga que os fotografos as enviam, isso o Mumú vai resolvendo na hora de dar a credencial, ou seja, se nao mandou as fotos do evento anterior, nao tem credencial pra esse ). Essas melhores que seleciono, vao pra ele SEM EDIÇÂO nenhuma, até porque ele pede assim.

As poucas que posto aqui no forum, sao quase as mesmas que coloco no Flickr, salvo algum amigo que pede TODAS as fotos dele, mesmo as que nao estao TÃO boas. Editar todas é impossivel de se fazer coisa boa. Como vc disse, a maioria é amador, eu nao vivo disso vc sabe, mas repasso minhas fotos pra quem pedir amarradão ( ja desisti faz MUITO tempo tentar arrumar alguma $$ com foto em OTD/arrancada heheh ).

Agora, essa tua ideia da lista dos fotógrafos com o link dos albuns é excelente. Ja deixo o meu aqui caso seja aprovada a ideia.

http://www.flickr.com/photos/brunogili/set...57601065958422/

Agora que lembrei, Oktane ja tem grupo no Flickr...

http://www.flickr.com/groups/oktane/

abs

Permitam-me contar minha experiência em trackdays na Inglaterra (Brands Hatch e Donington Park), organizados por Bookatrack.com. Eles tem sua própria equipe de fotógrafos que pela manhã já estão posicionados com suas câmaras. Tiram fotos pela manhã e retornam ao escritório da pista em as publicam na Internet até o final da sessão. O cliente, vai ao site seguro da Bookatrack adquire as fotos e as baixa em alta resolução. Assim todos são fotografados, as fotos são imediatamente disponibilizadas aos clientes e o organizador tem uma receita extra.

Sugiram aos organizadores.

Eduardo

http://musakcc.blogspot.com

http://picasaweb.google.com/eduardo.p.leal/musakcc

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ricardo Quelha

Sei que já foi solicitado anteriomente, sendo que agora devido a todas as futuras obras, não vamos ter a oportunidade de usar toda a pista que é usada na StockCar.

Seria possivel, nem que por uma única vez a utilização da pista inteira, antes que ela vire uma vaga lembrança?

Acho que seria muito maneiro, o comparativo com os tempos da Stock, sei que tem carros que viram mais rapidos que os "bólidos" da stock, será que ninguém gostaria de ter um referencial exato?

Poxa, gente!!!! Vamos aproveitar enquanto ainda temos o autodromo, depois já era....

Abração

Quelha

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Karioca_br

Sei que já foi solicitado anteriomente, sendo que agora devido a todas as futuras obras, não vamos ter a oportunidade de usar toda a pista que é usada na StockCar.

Seria possivel, nem que por uma única vez a utilização da pista inteira, antes que ela vire uma vaga lembrança?

Acho que seria muito maneiro, o comparativo com os tempos da Stock, sei que tem carros que viram mais rapidos que os "bólidos" da stock, será que ninguém gostaria de ter um referencial exato?

Poxa, gente!!!! Vamos aproveitar enquanto ainda temos o autodromo, depois já era....

Abração

Quelha

Acho MUITO difícil que haja liberação p/ usar a curva da Indy.

Ali é aquilo, errou é MURO...nego vai chegar na curva a 200km/h+ e não tem gurdrail nem area de escape

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.