Ir para conteúdo

Sugestao: Tipo de tracao nos resultados


Posts Recomendados

Os carros que andam abaixo de 1:30 sempre tem mais de 300 hp + pneus bons ou slick + suspensao etc etc, mas sempre tem um cara bom levando. Bom ...tem um num WRX que fez milagre né ;)

Os que fazem abaixo de 1:30 sao todos de tracao nas quatro ou traseira. Ou temos uma grande coincidencia e todos os livros e revistas estao errados....ou realmente a tracao do carro eh um criterio que faz toda a diferenca. Os pneus, suspensao, motor, motorista...sao todos importantes. Mas nao consigo imaginar um criterio que faca mais diferenca do que o tipo de tracao do carro.

Acho ateh legal citar o pneu para ilustrar diferencas entre carros do mesmo tipo. Tb seria bom termos mais dados dos carros nas inscricoes. Mas isso pode ser tecnicamente dificil de tabelar.

Abracos,

Ziki

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 102
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • zikizira

    12

  • Cebo

    10

  • Umberto XXXRRR

    8

  • Digo

    7

mas nesse circuito, o q vale é a SUSPENSÃO... motor é quase nulo.

Meu carro com molas cortadas e amortecedores duros virou 1:33.943 !! Acredito que ele melhore muito com uma SUSP melhor !!

caramba

ta vendo como traçao nao faz milagre

mete as coilover logo!!!!!!!!!!!! ;):okkie:

Estou tentando resolver sem gastar muito !!

Já falei, já falei !!!!!!!

buneko, já t disse q eu tenho a receita dos turismo pro seu gol (alias eu to montando um gol AGORA.... o q vier de suspa eu anoto aqui e t passo) e q era pra vc passar lá nos boxes pra batermos um papo

vou repetir a "aposta": se colocar suspa do meu carro no seu, baixa de 1:30 sim ! vc vai andar nesse td ? se for passa mp q a gente monta a suspa do gol... meu carrin n]ao vai ficar pronto pra essa etapa do carioca mesmo ;)

Editado por 306xsi
Link para o post
Compartilhar em outros sites

achei a idéia válida, porém, é meio "vaga"

mas nesse circuito, o q vale é a SUSPENSÃO... motor é quase nulo. o leobouças deu um bom exemplo: o ikawa fez 1:34 com um vti 'quase' original.... um carro com suspensão preparada de pista, com 130cv vira 1:33 (vide carros de turismo cat. light // superlight). A cat. marcas q tem de diferente apenas a injeção eletrônica e coletor de descarga dimensionado (+ ou - 165cv) e a mesma suspensão vira 1:32 atualmente.

Bom, 35cv a mais e 1 segunda a menos... deu pra ver q a dif. no motor foi pouca !!!!!

Paulão com aquela máquina S4 vira 1:31. De novo dá pra ver q a dif. de potência é IMENSA, mas a suspensão (mesmo a da S4 sendo mexida) é que dá a diferença !

Eu sou um que acredito q o Gol do Luis Henrique vire menos q 1:30 FÀCIL e com pouco custo (susp. de pista pra gol é barato.. e já tem receita pronta)

a pneuzada também entra nessa jogada, dá MUITA diferença no final das contas... enfim, os parâmetros são muitos quando vamos falar em 'comparar', mesmo que seja superficialmente, os tempos dos carros....

no patamar q o OTD se encontra, acredito que a comparação entre carros com tração diferente seria vaga ! Eu iria sujerir potência e pneus, mas são + 2 parâmetros..... de repente isso poderia ser comparado depois de um track day, numa planilha excel postada aqui no Fórum !

Nao sei se entendi o que quis dizer com "vaga". Mas posso dizer que a tracao do carro eh um dos items que mais influenciam em sua performance. Poderiamos divagar aqui sobre as razoes tecnicas desse fato, mas acredito que a maioria aqui conheca isso bem melhor do que eu. Vamos entao, a alguns argumentos nao-tecnicos que podem ilustrar a importancia deste criterio:

- Todas as revistas citam ou categorizam comparacoes e classificacoes de acordo com o tipo de tracao;

- A esmagadora maioria dos carros esportivos eh AWD e RWD;

- Todos os melhores tempos do OTD sao de carros AWD e RWD;

- Nas competicoes de arrancada, usam a tracao como criterio de categorizacao;

Certamente, outros upgrades e o piloto sao importantes...mas nao dah pra chegar no mesmo nivel de um AWD bem preparado com um carro FWD, por mais que se invista no carro e por habilidoso que o piloto seja.

A minha sugestao foi bem pequena: citar ou criar classificacao separada pra AWD/RWD e FWD. Outros criterios, por mais importantes que sejam, nao sao faceis de tabelar e categorizar.

Abracos,

Ziki

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ziki, não descordo de nenhuma palavra sobre a inferioridade dos fwd em relação aos outros sistemas de tração. Mas o "vago" q eu disse foi no intuito q tem carros rwd FORTES no track day q andam atrás de gol turbo, civic vti e muitos outros. vide mustang, maverik.... no OKTANE track day, acredito q os pneus sejam fatores de MAIOR relevência, entendeu ?

Quanto aos melhores tempos do OTD, só o porsche é rwd.... os ponteiros são todos awd... mas repare q são carros com pneus diferenciados E tem um certo nível de preparação (motor +suspa) que os outros não tem !

E volto a ressaltar, o Gol do lhbc FWD, se tiver uma suspensão fina vira menos q 1:30 ! então, o sistema de tração nesses casos não fazem tanta diferença na hora de "separar" quem é quem na telinha, entendeu ?!

Editado por 306xsi
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc amigo do peugeot

Sobre os resultados dos OTDs

Os carros que andam na frente sao os mais preparados. E no 1:30 tem o Golf do Correa FWD, que tambem é muito preparado e tem la pra 500 hp.

O Porsche nao é preparado, mas o carro tem um motor absurdo, freios e apos as voltas que o Paoli da, acaba um jogo de pneu semi slick.

O Evo do Willian, WRX do Diogo, WRX do Kiko, WRX do Leo tem potencias inferiores a 450 hp e fora o carro serem bons, tem de alguma a muita preparacao e todos com pneus para corridas.

O Mustang do Leleo tem muita preparacao pneus slicks e motor, alem de piloto.

Entao, acredito muito que os carros que esta atras, mesmo tendo bons motoristas, nao tem potencia e/ou pneus.

E pra andar em JPA tem que ter motor, as curvas sao rapidas e apenas uma freada violenta pra juncao. Nem freio de outro mundo precisa.

Pra ficar claro, um carro forte coloca 3 ou 4 segundos num carro medio apenas na reta principal. E o porsche coloca uns 3 ou 4 segundos no meu carro na mesma reta.

No caso do Gol de turismo, eles fazem muita curva mas nao tem motor nem pneu. Apenas suspensao e alivio de peso e piloto :)

A unica hora que os AWD sao injustos com a concorrencia, sao nos OTDs sob chuva.

Editado por Paulom
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho q o q influencia mais num TD é pneu e braço.

No ultimo TD q eu fui tinha um cara com um Astra alugado com pneus slick deixando muita gente comendo poeira, inclusive gente de carro mais forte e de coilover e tudo mais.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Karioca_br

Eu acho q o q influencia mais num TD é pneu e braço.

No ultimo TD q eu fui tinha um cara com um Astra alugado com pneus slick deixando muita gente comendo poeira, inclusive gente de carro mais forte e de coilover e tudo mais.

Sem sombra de dúvidas, era um HCC :)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho q o q influencia mais num TD é pneu e braço.

No ultimo TD q eu fui tinha um cara com um Astra alugado com pneus slick deixando muita gente comendo poeira, inclusive gente de carro mais forte e de coilover e tudo mais.

Sem sombra de dúvidas, era um HCC :)

:) :)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Karioca_br

Eu acho q o q influencia mais num TD é pneu e braço.

No ultimo TD q eu fui tinha um cara com um Astra alugado com pneus slick deixando muita gente comendo poeira, inclusive gente de carro mais forte e de coilover e tudo mais.

Sem sombra de dúvidas, era um HCC :)

:) :)

Um exemplo:

Astra #51 indo à caça do New Civic Si

Imagem166copy.jpg

Imagem167copy.jpg

Imagem168copy.jpg

Imagem169copy.jpg

Não adianta ter só motor...tem q ter braço e sangue nu zoiu :)

Editado por Karioca_br
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho q o q influencia mais num TD é pneu e braço.

No ultimo TD q eu fui tinha um cara com um Astra alugado com pneus slick deixando muita gente comendo poeira, inclusive gente de carro mais forte e de coilover e tudo mais.

Sem sombra de dúvidas, era um HCC :mrgreen:

o fato curioso é que depois do início das cronometragens acabou de uma vez por todas com esse papo de "o cara com o ka deu pau em todo mundo e foi o mais rápido do evento"

:mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema é q as vezes estamos dando voltas lentas p/ esfriar o carro/pneus/freios e num momento desses um ká passa e acha q está passando porque é mais rapido...

quer saber quem é mais rapido? é só olhar o quadro de tempos. contra fatos não há argumentos!

pensei q essa bobeira já tinha acabado :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Karioca_br

Eu acho q o q influencia mais num TD é pneu e braço.

No ultimo TD q eu fui tinha um cara com um Astra alugado com pneus slick deixando muita gente comendo poeira, inclusive gente de carro mais forte e de coilover e tudo mais.

Sem sombra de dúvidas, era um HCC :mrgreen:

o fato curioso é que depois do início das cronometragens acabou de uma vez por todas com esse papo de "o cara com o ka deu pau em todo mundo e foi o mais rápido do evento"

:mrgreen:

Digo, tb tem q lembrar que o nível dos carros evoluiu MUITO...

997 Turbo, vários WRX, vários EVO, Carrera 4S, RX8 Turbo, C63 AMG, etc

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho q o q influencia mais num TD é pneu e braço.

No ultimo TD q eu fui tinha um cara com um Astra alugado com pneus slick deixando muita gente comendo poeira, inclusive gente de carro mais forte e de coilover e tudo mais.

Sem sombra de dúvidas, era um HCC :mrgreen:

o fato curioso é que depois do início das cronometragens acabou de uma vez por todas com esse papo de "o cara com o ka deu pau em todo mundo e foi o mais rápido do evento"

:mrgreen:

Fato, mas os caras de carrão continuam apanhando no miolo.

Editado por Cebo
Link para o post
Compartilhar em outros sites

No RJ nao tem miolo :mrgreen:

Outra enorme verdade. Na época que tinha a norte, braço em JPA fazia muito mais diferença que hoje em dia. Uma pena, infelizmente para mim, JPA morreu. Para vocês que moram ai é muito bacana, mas sair daqui de SP só por causa da Sul não vale a pena. Ainda mais com Interlagos aqui.

Ali no S e no Laranja da pra ver quem tá com sangue nos olhos. A linha certinha nessas curvas faz muuuuuuuuuuuuuuita diferença. O S é bizarro, se você entrar errado, caga toda a reta oposta.

Editado por Cebo
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Umberto XXXRRR

Pô, bobagem discutir o que é evidente né?

Fato 1: Os kas de 95cv nunca foram os mais rápidos em tempo de volta(mesmo nos precários Hot laps isto é visível), apenas eram (ainda são em alguns casos) mais rápidos no miolo ou quando o piloto do 300+hps não tem/tinha o sangue nos olhos.

Fato 2: Não há mais "miolo" em JPA.

Fato 3: Os pilotos dos "300+" já estão (muito) mais experientes , pois passaram (maioria) a andar com "vontade".

Fato 4: Os carros "300+" melhoraram bastante , pois antes era só um tal de carro (e piloto) para "só acelerar na reta". Agora são em maioria (bons) 4x4 ou RWD dos infernos.

Fato 5: Os kas continuam sendo divertidos e custam 20 mil , com uns 10 mil encima devem fazer tempos bem interessantes também (minha opinião).

Fato 6: A cronometragem (baita evolução mesmo) muda o "perfil" do evento, nem o eventual "300+" inexperiente fica agora travando (demais) o (eventual) "popular" no "miolo" (se existisse) e nem o (eventual) "popular" fica se embolando com o "300+" de bobeira, pois está procurando volta livre pra fazer o seu (modesto) tempinho ué.

Fato 7 : Não esquecer do corsinha. Rsrs

Resumo, pensem no "antigamente" como uma "corrida" onde todo mundo ficava "brigando" pela tomada de curva...

Agora é mais como um "treino oficial" , onde cada um quer volta "limpa" pra cravar a "pole".

O perfil do evento mudou, pra fazer o que "um Ka" de 95cv fazia , agora é necessário um Mini-cooper de 170 cv . Simples assim.

Abraços.

P.S.:Sobre (assunto inicial do tópico) descrever qual o tipo de tração do carro, nada contra (nem a favor), mas quem não sabe qual carro é FDW ou 4x4 também não sabe se é turbão ou original...De forma que não muda nada.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra ilustrar o topico!!!

De fato esta divisão dá mais visibilidade a outros pilotos!

Geral:

geral.jpg

AWD:

4x4.jpg

RWD:

rwd.jpg

FWD:

fwd.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou excelente. Eh exatamente o que eu sugeri. Se os tempos oficiais no site ficassem assim, seria bem legal na minha opniao.

Apesar de alguns extremos, fica nitida a superioridade dos AWD e RWD. E fica mais facil pros FWD forjarem objetivos mais realistas, dentro de sua categoria. Sem contar o destaque pra pilotos e carros que merecem. Veja como o Civic Si ficou bem na fita.

O dia que um FWD fizer abaixo de 1:30, pode ter certeza de que esse serah um feito excepcional...mas infelizmente, com uma classificacao geral e dependendo do numero de AWD e RWD no evento, ele pode aparecer soh lah pro decimo lugar, sem qualquer destaque.

Outra coisa que fica mais legal eh que os AWD e RWD passam a ter referencias mais reallistas e justas.

Muito obrigado Superstron pela ilustracao.

Abracos,

Ziki

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o fato curioso é que depois do início das cronometragens acabou de uma vez por todas com esse papo de "o cara com o ka deu pau em todo mundo e foi o mais rápido do evento"

:twisted:

Hahahaha malandrão seu comentário hein...

Vários detalhes aí né!!

O principal é que a cronometragem começou quando a Norte já tinha morrido, e a gente tá careca de saber que o traçado que sobrou exige muito carro...

Quando a cronometragem começou os Kas e Fiestas mais fortes já não estavam mais andando. Muitos daquela época praticamente não andaram mais em Jacarepaguá. Eu mesmo sempre fui um dos mais rápidos de carros fudidos mas até hoje não pude participar de um evento cronometrado no Rio. O último Trackday que eu andei de Ka (aliás o único em que eu fui com turbo) só durou umas dez voltas porque eu tava sem freio. Não tinha cronometragem mas deu pra empurrar um WRX e andar perto do Maverick Gurney Eagle... Tá bom né? hahahahaha

Vários outros "heróis" das antigas trocaram de carro e continuam virando muito rápido e aproveitando bem seus equipamentos. Basta deixar de lado o olhar leigo de comparar tempos absolutos e relativizar o pensamento. Olha como continuam excelentes os tempos do Patrick, Tio América, Nilo, Ogro, Rajão e todos os outros que infernizavam os carros mais fortes.

Na verdade eles continuam infernizando os carros mais fortes, mas como agora existe uma infinidade de carros MUITO bons e MUITO mexidos, não dá mais pra embolar. Antigamente VTi era um carro muito bom no Trackday, hoje em dia VTi é "merda" e praticamente não "aparece". Só pra dar um exemplo... (ps: prestem atenção nas aspas antes de ofenderem ok)

Mas pode ficar tranquilo que daqui a pouco o Nilo vai aparecer de RS2 e também tem o meu Ibiza que tá chegando aí pra te perturbar de novo ahahahaha

Editado por Villalon
Link para o post
Compartilhar em outros sites

o fato curioso é que depois do início das cronometragens acabou de uma vez por todas com esse papo de "o cara com o ka deu pau em todo mundo e foi o mais rápido do evento"

:twisted:

Hahahaha malandrão seu comentário hein...

Vários detalhes aí né!!

O principal é que a cronometragem começou quando a Norte já tinha morrido, e a gente tá careca de saber que o traçado que sobrou exige muito carro...

Quando a cronometragem começou os Kas e Fiestas mais fortes já não estavam mais andando. Muitos daquela época praticamente não andaram mais em Jacarepaguá. Eu mesmo sempre fui um dos mais rápidos de carros fudidos mas até hoje não pude participar de um evento cronometrado no Rio. O último Trackday que eu andei de Ka (aliás o único em que eu fui com turbo) só durou umas dez voltas porque eu tava sem freio. Não tinha cronometragem mas deu pra empurrar um WRX e andar perto do Maverick Gurney Eagle... Tá bom né? hahahahaha

Vários outros "heróis" das antigas trocaram de carro e continuam virando muito rápido e aproveitando bem seus equipamentos. Basta deixar de lado o olhar leigo de comparar tempos absolutos e relativizar o pensamento. Olha como continuam excelentes os tempos do Patrick, Tio América, Nilo, Ogro, Rajão e todos os outros que infernizavam os carros mais fortes.

Na verdade eles continuam infernizando os carros mais fortes, mas como agora existe uma infinidade de carros MUITO bons e MUITO mexidos, não dá mais pra embolar. Antigamente VTi era um carro muito bom no Trackday, hoje em dia VTi é "merda" e praticamente não "aparece". Só pra dar um exemplo... (ps: prestem atenção nas aspas antes de ofenderem ok)

Mas pode ficar tranquilo que daqui a pouco o Nilo vai aparecer de RS2 e também tem o meu Ibiza que tá chegando aí pra te perturbar de novo ahahahaha

gostava tanto da "Merda" que eu tinha só teve um fiesta que andou junto comigo na época que mesmo assim era aliviados dosinferno.. fora isso o resto foi facil ! fora isso continua essa "Merda" sendo muito boa pra andar em TD ! :twisted: MAIS PODE FICAR TRANKILO QUE MUITOS EVOS VIRAM DAQUI PRA FRENTE ! :twisted:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo visto vc não prestou atenção nas aspas...

Eu disse "merda" (com aspas) pq na visão de quem vai lá hoje em dia sem entender muito da coisa, um VTi é um hatchzinho velho e sem graça, justamente porque não consegue acompanhar os ponteiros.

Pra quem conhece é um puta carro, mas esses são minoria...

Editado por Villalon
Link para o post
Compartilhar em outros sites

o fato curioso é que depois do início das cronometragens acabou de uma vez por todas com esse papo de "o cara com o ka deu pau em todo mundo e foi o mais rápido do evento"

:twisted:

Hahahaha malandrão seu comentário hein...

Vários detalhes aí né!!

O principal é que a cronometragem começou quando a Norte já tinha morrido, e a gente tá careca de saber que o traçado que sobrou exige muito carro...

Quando a cronometragem começou os Kas e Fiestas mais fortes já não estavam mais andando. Muitos daquela época praticamente não andaram mais em Jacarepaguá. Eu mesmo sempre fui um dos mais rápidos de carros fudidos mas até hoje não pude participar de um evento cronometrado no Rio. O último Trackday que eu andei de Ka (aliás o único em que eu fui com turbo) só durou umas dez voltas porque eu tava sem freio. Não tinha cronometragem mas deu pra empurrar um WRX e andar perto do Maverick Gurney Eagle... Tá bom né? hahahahaha

Vários outros "heróis" das antigas trocaram de carro e continuam virando muito rápido e aproveitando bem seus equipamentos. Basta deixar de lado o olhar leigo de comparar tempos absolutos e relativizar o pensamento. Olha como continuam excelentes os tempos do Patrick, Tio América, Nilo, Ogro, Rajão e todos os outros que infernizavam os carros mais fortes.

Na verdade eles continuam infernizando os carros mais fortes, mas como agora existe uma infinidade de carros MUITO bons e MUITO mexidos, não dá mais pra embolar. Antigamente VTi era um carro muito bom no Trackday, hoje em dia VTi é "merda" e praticamente não "aparece". Só pra dar um exemplo... (ps: prestem atenção nas aspas antes de ofenderem ok)

Mas pode ficar tranquilo que daqui a pouco o Nilo vai aparecer de RS2 e também tem o meu Ibiza que tá chegando aí pra te perturbar de novo ahahahaha

sem dúvida, ai já não estamos falando mais de Ka.

é só você relembrar as eternas brigas nos foruns da galera dos ka´s brigando com o resto, falando um monte de merda e dizendo que dão pau nos super-cars. isso me dava ódio e mortal e hoje acabou, graças a deus :twisted:

ou seja, contra os fatos (tempos) não há argumentos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo visto vc não prestou atenção nas aspas...

Eu disse "merda" (com aspas) pq na visão de quem vai lá hoje em dia sem entender muito da coisa, um VTi é um hatchzinho velho e sem graça, justamente porque não consegue acompanhar os ponteiros.

Pra quem conhece é um puta carro, mas esses são minoria...

meu caro entendi claramente quando se colocou """"""""""""""""""""""""""""""""

acompanhar os ponteiros eh facil basta investimento, agora o que se foi investidos nos fiestas etc ja esta no limite entao nao me venha com suas """" ridiculas em relaçao ao assunto !

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.