Ir para conteúdo

Sugestao: Tipo de tracao nos resultados


Posts Recomendados

Olah pessoal,

Estive vendo os resultados publicados no site do OktaneClub. Fiquei procurando os carros FWD, pois para o meu caso, eles seriam as melhores referencias.

Nao sei se isso jah foi sugerido, mas talvez fosse interessante ter nas tabelas de resultados do site (e, obviamente, solicitado na inscricao), o tipo de tracao do carro (FWD, RWD, AWD). Melhor ainda seria se a classificacao oficial fosse dividida da mesma forma, gerando 3 resultados + um resultado geral.

Sei que existiriam diversas formas de classificacao e criar um criterio de divisao de categorias pode abrir precedentes para outras requisicoes deste tipo (faixa de potencia, nacional/importado, aspirado/turbo, etc). Entretanto, a tracao eh um criterio que gera uma divisao substancial na performance em circuito dos carros...tanto que as revisas especializadas sempre enfatizam essa caracteristica ao comparar resultados de varios carros (vejam a ultima Car and Driver e Road and Track). Por esta razao, dentre os varios possiveis criterios, acredito que a divisao por tracao do carro seria razoavelmente justa e pouco polemica...alem de ter soh tres categorias, com diferenciacao qualitativa e de facil averiguacao.

Pra mim nao vai mudar muita coisa...vou ficar entre os ultimos em qualquer categoria :palmas: Mas seria estimulante pra muita gente (provavelmente a maioria) ver alguns carros/pilotos que fazem por merecer, aparecendo como destaque nas publicacoes, sites e etc.

Fica aí a sugestao.

Abracos,

Ziki

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 102
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • zikizira

    12

  • Cebo

    10

  • Umberto XXXRRR

    8

  • Digo

    7

Deusdeth Junior

Amigo Zikizira...

Salvo melhor entendimento dos organizadores, TrackDay não é corrida. Então não tem classificação e premiação para os resultados. A cronometragem é apenas referência e instrumento para sabermos o tempo que fazemos no circuito e a cada evento procurar melhorias. E também acredito q não tenhamos separação por categoria por não haver tempo hábil. Já houve em outros eventos separação por potência em baterias. Mas era o dia todo de evento. :palmas:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo Zikizira...

Salvo melhor entendimento dos organizadores, TrackDay não é corrida. Então não tem classificação e premiação para os resultados. A cronometragem é apenas referência e instrumento para sabermos o tempo que fazemos no circuito e a cada evento procurar melhorias. E também acredito q não tenhamos separação por categoria por não haver tempo hábil. Já houve em outros eventos separação por potência em baterias. Mas era o dia todo de evento. ;)

Premiacao eh impossivel, jah que isso implicaria outros quesitos a serem exigidos pela federacao. Isso, portanto, nem sequer foi cogitado na minha sugestao...bem como outros tipos de divisao.

A "lista ordenada de tempos de volta" ...ou a "classificacao" eh publicada em diversos locais: em sites, revistas, durante o evento em monitor, e na pagina oficial do OTD. Por isso, acredito que publicar uma "lista ordenada de tempos de volta" nao se caracterizaria competicao...do contrario nao estaria sendo feito atualmente.

Mesmo que nao seja feita uma ordenacao em categorias, pelo menos uma coluna com o tipo de tracao seria interessante de ser mostrada nas tabelas oficiais do evento.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leo Real

Se for pensar assim tem q comparar tb os carros com susp, freios, motor original, dos com os mesmo itens modificados...

Assim como os carros com pneus de rua dos com pneus semi-slick ou slick...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
VERONESE

se vc quer um referencial FWD, pelo q eu olhei, acho q o Golf VR6 do Hcorrea é o FWD com tempo mais baixo do OTD.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leo Real

se vc quer um referencial FWD, pelo q eu olhei, acho q o Golf VR6 do Hcorrea é o FWD com tempo mais baixo do OTD.

Proced...

E eu estava no carro qndo virou o tempo...

;)

Se eu não tivesse poderia ter sido mais rapido..

:lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
VERONESE

se vc quer um referencial FWD, pelo q eu olhei, acho q o Golf VR6 do Hcorrea é o FWD com tempo mais baixo do OTD.

Proced...

E eu estava no carro qndo virou o tempo...

;)

Se eu não tivesse poderia ter sido mais rapido..

:lol:

então da pra baixar mais uns 10s facil ;)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo Zikizira...

Salvo melhor entendimento dos organizadores, TrackDay não é corrida. Então não tem classificação e premiação para os resultados. A cronometragem é apenas referência e instrumento para sabermos o tempo que fazemos no circuito e a cada evento procurar melhorias. E também acredito q não tenhamos separação por categoria por não haver tempo hábil. Já houve em outros eventos separação por potência em baterias. Mas era o dia todo de evento. :lol:

Se for pensar assim tem q comparar tb os carros com susp, freios, motor original, dos com os mesmo itens modificados...

Assim como os carros com pneus de rua dos com pneus semi-slick ou slick...

Acho que a idéia dele não é dividir em baterias o trackday, e sim criar outras listas com os tempos das voltar dos carros separados pelo seu tipo de tração.

seria muito bem utilizado para consulta em um pós-trackday para saber quais os progressos em melhoria de tempo para veículos com diferentes tipos de tração e ainda comparar o "seu" tempo feito com outros veículos que estejam na mesma "categoria" de "tipos de tração", independente do seu nível de preparação. Mas essa separação deveria ser feita somente depois de ter ocorrido o trackday, para ser postado como "resultados"

Acho a sugestão uma boa idéia, mas isso quem decide são os organizadores.

Editado por JshLio
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leo Real

se vc quer um referencial FWD, pelo q eu olhei, acho q o Golf VR6 do Hcorrea é o FWD com tempo mais baixo do OTD.

Proced...

E eu estava no carro qndo virou o tempo...

:lol:

Se eu não tivesse poderia ter sido mais rapido..

:lol:

então da pra baixar mais uns 10s facil :lol:

10sec a menos seria se vc tivesse andando com ele e se ele andasse sem vc...

Se eu não tivesse no carro ele viraria uns 5sec menos...

:lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se vc quer um referencial FWD, pelo q eu olhei, acho q o Golf VR6 do Hcorrea é o FWD com tempo mais baixo do OTD.

Dou minha palavra que foi justamente quando eu vi o "Golf VR6" que eu fiquei na duvida. O tempo tava tao bom que eu pensei que ele poderia ser um AWD. Entao achei que se tivesse uma coluna com o tipo de tracao na tabela de resultados, seria mais facil consultar referencias.

No meu caso, vou ficar muito satisfeito se um dia eu virar abaixo de 1:40. Quando/se eu tiver um AWD ou RWD, ai buscarei tempos abaixo de 1:30.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
transeunte

Pega a lista de inscritos e compara com os tempos... pelo modelo da pra saber se eh AWD, FWD, RWD etc, alem da relacao peso-potencia (original) que pode tambem ser um outro criterio de comparacao. Mas ai tambem tem o "braco"... complicou! :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vero... e ja mais do que provado, que RWD tem tempos melhores que AWD em pista.

[]s

Rodrigo

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for pensar assim tem q comparar tb os carros com susp, freios, motor original, dos com os mesmo itens modificados...

Assim como os carros com pneus de rua dos com pneus semi-slick ou slick...

Tal como citei no post original, acho que outros tipos de divisao sao dificeis de executar. Essa divisao (ou acrescimo de informacao) nos resultados que foi sugerida tem que ser bem estudada pelos organizadores, justamente pra nao criar precedentes. Acredito que o tipo de tracao seja a categorizacao mais simples de se executar e menos suscetivel a polemicas.

Divisao por baterias nao sugiro em hipotese alguma. Eu ateh tenho medo daquele Maverick (OTD 2008.2), mas nao queria perder a oportunidade de ouvir de perto aquele ronco do Porsche quando ele ultrapassa a gente.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pega a lista de inscritos e compara com os tempos... pelo modelo da pra saber se eh AWD, FWD, RWD etc, alem da relacao peso-potencia (original) que pode tambem ser um outro criterio de comparacao. Mas ai tambem tem o "braco"... complicou! :lol:

Exato. Complica mesmo SE fossemos tentar fazer outros tipos de categorizacao de resultados. Minha sugestao restringe-se somente ao tipo de tracao, tal como deixei bem claro no primeiro post.

Abracos,

Ziki

Link para o post
Compartilhar em outros sites

po o Ikawa aqui do forum virou 01:34.466 com um VTI quase original

eu acho que nao existe necessidade dessa divisao ,mas a divisao de pneu seria uma boa

Editado por leoboucas
Link para o post
Compartilhar em outros sites

po o Ikawa aqui do forum virou 01:34.466 com um VTI quase original

Seu comentario ilustra como um piloto com um FWD pode fazer um tempo respeitavel, mas em termos absolutos talvez nem figure com o devido destaque nos resultados.

eu acho que nao existe necessidade dessa divisao ,mas a divisao de pneu seria uma boa

Divisao por pneus seria muito dificil de executar (imagina a quantidade de categorias e dificuldade de encaixar certos pneus). Alem disso, ela nao geraria as mesmas diferencas que o tipo de tracao. Eh soh analisar as tabelas de resultados. Os primeiros, em termos absolutos, sao AWD e RWD, quase sempre abaixo de 1:30. Os FWD, salvo alguns herois, figuram sempre acima de 1:35.

As revistas especializadas sempre citam a diferenca de tracao como um fator decisivo na "categoria" de um carro. Tanto que quando um FWD consegue ficar na frente de um AWD ou FWD (vejam o elogiado desempenho do Chevrolet Cobalt SS na Road And Track deste mes) isso eh tido como algo notavel.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

achei a idéia válida, porém, é meio "vaga"

mas nesse circuito, o q vale é a SUSPENSÃO... motor é quase nulo. o leobouças deu um bom exemplo: o ikawa fez 1:34 com um vti 'quase' original.... um carro com suspensão preparada de pista, com 130cv vira 1:33 (vide carros de turismo cat. light // superlight). A cat. marcas q tem de diferente apenas a injeção eletrônica e coletor de descarga dimensionado (+ ou - 165cv) e a mesma suspensão vira 1:32 atualmente.

Bom, 35cv a mais e 1 segunda a menos... deu pra ver q a dif. no motor foi pouca !!!!!

Paulão com aquela máquina S4 vira 1:31. De novo dá pra ver q a dif. de potência é IMENSA, mas a suspensão (mesmo a da S4 sendo mexida) é que dá a diferença !

Eu sou um que acredito q o Gol do Luis Henrique vire menos q 1:30 FÀCIL e com pouco custo (susp. de pista pra gol é barato.. e já tem receita pronta)

a pneuzada também entra nessa jogada, dá MUITA diferença no final das contas... enfim, os parâmetros são muitos quando vamos falar em 'comparar', mesmo que seja superficialmente, os tempos dos carros....

no patamar q o OTD se encontra, acredito que a comparação entre carros com tração diferente seria vaga ! Eu iria sujerir potência e pneus, mas são + 2 parâmetros..... de repente isso poderia ser comparado depois de um track day, numa planilha excel postada aqui no Fórum !

Link para o post
Compartilhar em outros sites

po o Ikawa aqui do forum virou 01:34.466 com um VTI quase original

Quase original? Depenado por dentro, com 200cv e suspensão coil over... Só ubs 10 mil em cima do carro.

eu acho que nao existe necessidade dessa divisao ,mas a divisao de pneu seria uma boa

Por pneus nem acho legal. Melhor, mesmo, por tração.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rogerinho

Acho interessante ter no site a ficha técnica dos carros participantes...mas ainda acho a melhor coisa ir aos eventos e encontros e conversar com os donos!!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu carro com molas cortadas e amortecedores duros virou 1:33.943 !! Acredito que ele melhore muito com uma SUSP melhor !!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que pneu faz a diferença e poderia ser citado.

No nivel que andamos, um cara bom faz diferença, o carro bom nao vira tempo sozinho.

Se o grupo tivesse a mesma experiencia ai sim os carros fariam a diferença

Os carros que andam abaixo de 1:30 sempre tem mais de 300 hp + pneus bons ou slick + suspensao etc etc, mas sempre tem um cara bom levando. Bom ...tem um num WRX que fez milagre né :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu carro com molas cortadas e amortecedores duros virou 1:33.943 !! Acredito que ele melhore muito com uma SUSP melhor !!

caramba

ta vendo como traçao nao faz milagre

mete as coilover logo!!!!!!!!!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Editado por leoboucas
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu carro com molas cortadas e amortecedores duros virou 1:33.943 !! Acredito que ele melhore muito com uma SUSP melhor !!

caramba

ta vendo como traçao nao faz milagre

mete as coilover logo!!!!!!!!!!!! :mrgreen::mrgreen:

Estou tentando resolver sem gastar muito !!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
transeunte

Voltando ao assunto do tópico... com a confirmação dos inscritos eu me proponho a montar uma tabela comparativa com os respectivos setups (tração/pneus) se essa informação estiver disponivel em algum lugar... aí cabe aos inscritos informarem se usam Slicks/Semi-Slicks/Pneus "de rua" :P

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.