Ir para conteúdo

Track Day - Dicas para Novatos


Posts Recomendados

Boa dica da fita no volante, nunca havia pensado por esse lado..

ainda nao consegui o punta-taco

hauahuahuahu

não tá conseguindo ou não sabe fazer? isso é ineteressante... desgasta bem menos caixa e transmissão !

se não souber, peça um amigo / conhecido q saiba pra t explicar ! aí é só praticar..

q carro vc tem ? tem carro q é MUITO ruim d fazer punta-taco

Demora até conseguir fazer direito, não tem mágica. Tem que praticar em sinaleiro, toda vez que reduzires, o tempo todo.. Vai danificar um pouco a embreagem no começo, vai balançar bastante a cabeça, mas não tem jeito..

Use a sola do pé para freiar (como ficamos meio soltos em nossos bancos, é importante ter firmeza no pedal do freio, você não vai querer que teu pé escape), e arranje um jeito para dar um toquinho no acelerador. Normalmente você faz com a lateral do pé, se o tênis tiver solado baixo (sapatilhas). Com tênis normal, na rua, é até melhor de se fazer, dependendo da posição dos pedais. Exige menos contorcionismo, mas se você for andar forte a coisa complica. Dependendo da freiada ele vai complicar bastante a tua vida.. então consiga algo próximo a uma sapatilha, além de garantir o punta, vai te dar muito mais sensibilidade..

E lembre-se, não é a embreagem que deve sintonizar a rotação.

No Focus dá pra fazer tranquilo.. baixe o vídeo do último TD de ctba..

bscap012qr0.jpg

Editado por cenci
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 weeks later...
  • Respostas 401
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • transeunte

    23

  • Umberto XXXRRR

    22

  • gustavovon

    20

  • deejay

    20

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Andei duas vezes no Mega Space... É um circuito curto e travado, cheio de curvas de baixa e com uma variação de elevação brutal para o comprimento da pista. Nos carros mais fortes é preciso ter cuidad

Eu andei esse ano no mês 06, e vou novamente mês que vem.  É bem o que o Andratto falou mesmo. A curva mais perigosa é a curva 1, mas é onde mais se ganha tempo rsrs. Vídeo de algumas voltas minhas pr

C4? Um amigo passou raiva com o controle de estabilidade entrando em todas as curvas. No fim do dia desligou o sensor do abs mas já tinha detonado os pneus....

extremebikers

Complicado isso

Tem carro que é longe pra ...

não dá mesmo...

e mesmo nos próximos eu fico com cagaço de o pé escapar heaheeuhaeu

tem que treinar mesmo...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já andei com dois astras sedans auto. Gostei sim.

como é o comportamento do carro AT no autodromo? como fica pra reduzir antes das curvas?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Karioca_br

Já andei com dois astras sedans auto. Gostei sim.

como é o comportamento do carro AT no autodromo? como fica pra reduzir antes das curvas?

E quem disse q 1berto reduz nas curvas?! :roll:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Daniel Kelekian

não reduza no cambio!! força demais os discos e faz vc com pouca kilometragem perder o cambio!!

assim como eu :roll: 75mil e cambio foi pro sacooooooo...

como o mecanico diz o freio do carro AT é feito para segurar o carro todo... mas existe o fading... ai é parar e assoprar hehehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites
transeunte

não reduza no cambio!! força demais os discos e faz vc com pouca kilometragem perder o cambio!!

assim como eu :mrgreen: 75mil e cambio foi pro sacooooooo...

como o mecanico diz o freio do carro AT é feito para segurar o carro todo... mas existe o fading... ai é parar e assoprar hehehe

Em 10 meses com o Palio, meu câmbio foi pro saco 3 vezes..

O que, considerando o carro desde 0km, nos dá uma "ótima média" de 26.700 km ou 600 dias de vida... :roll:

Agora, sério: Qualquer freio original já é suficiente pra segurar o carro... O problema dos freios não é bem a capacidade de conter o carro, mas a resistência ao desgaste/calor, que diminuem a eficiência do sistema. :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
extremebikers

Se vier muito rápido, é só jogar de lado que ele reduz! http://www.youtube.com/watch?v=AGfaavEXRRE :lol:

Reparem que os outros carros que fazem a curva do modo tradicional (freiando antes.. hahah) saem mais devagar.. :mrgreen:

:shock: :shock: :shock:

hehehehehe

DEpois os cara pergunta qual a graça de fazer curva

hehehe

Quantos KM/h tá em média ali naquela curva alguém sabe a média que o pessoal passa?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
transeunte

Essa curva 90 eu fazia a uns 80-90km/h.. que dá exatamente a 3a. marcha do Palio, cortando giro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 month later...

kd aqele tópico com check list de tudo o que trocar, oleos, pastilhas, bla bla bla? aqele um pra qem for correr em TD!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa dica da fita no volante, nunca havia pensado por esse lado..

ainda nao consegui o punta-taco

hauahuahuahu

não tá conseguindo ou não sabe fazer? isso é ineteressante... desgasta bem menos caixa e transmissão !

se não souber, peça um amigo / conhecido q saiba pra t explicar ! aí é só praticar..

q carro vc tem ? tem carro q é MUITO ruim d fazer punta-taco

Demora até conseguir fazer direito, não tem mágica. Tem que praticar em sinaleiro, toda vez que reduzires, o tempo todo.. Vai danificar um pouco a embreagem no começo, vai balançar bastante a cabeça, mas não tem jeito..

Use a sola do pé para freiar (como ficamos meio soltos em nossos bancos, é importante ter firmeza no pedal do freio, você não vai querer que teu pé escape), e arranje um jeito para dar um toquinho no acelerador. Normalmente você faz com a lateral do pé, se o tênis tiver solado baixo (sapatilhas). Com tênis normal, na rua, é até melhor de se fazer, dependendo da posição dos pedais. Exige menos contorcionismo, mas se você for andar forte a coisa complica. Dependendo da freiada ele vai complicar bastante a tua vida.. então consiga algo próximo a uma sapatilha, além de garantir o punta, vai te dar muito mais sensibilidade..

E lembre-se, não é a embreagem que deve sintonizar a rotação.

No Focus dá pra fazer tranquilo.. baixe o vídeo do último TD de ctba..

bscap012qr0.jpg

caramba, vlw msm!

gostei da foto aih!1

é foda..eu uso tenis q parece uma pantufa! é um reef gordao...

aih fode tudo, mas vou procurar tenis bom e vo treinar!

vlw pelas dicas!

abraço!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Karioca_br

...PdRo, se não tiver uma sapatilha, use um tenis de futsal... Qto mais fina a sola, mais sensibilidade vc tem...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

uahsuahsuahsuahsaus

eu fui tentar fazer punta-taco só q pisei demais no acelerador e quando soltei a embreagem o carro deu mó arrancadão! :dedao:

hasuhauhsuashuashaushaushh

cuidado aê zé, vai pra um lugar ermo e tenta praticar!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

caramba, vlw msm!

gostei da foto aih!1

é foda..eu uso tenis q parece uma pantufa! é um reef gordao...

aih fode tudo, mas vou procurar tenis bom e vo treinar!

vlw pelas dicas!

abraço!!

Pow... dependendo o reef é bom sim.. o tenis é mais largo, de repente é mais fácil... mas recomendo amarrar o tenis numa boa.. tipo, apertar o pé mesmo... pq reef geralmente c usa soltão né ! hehe

Só pra complementar, existem 2 técnicas.. o punta-taco e o inverso, taco-punta (éee.. existe !!) O punta-taco é o q o amigo cenci postou... pé no acelerador e beliscada no freio. Tem carros q o acelerador é mais baixo.. então faz o contrário. Pé (metade) no freio e belisca o acelerador com a ponta do pé.

A princípio é até mais fácil, mas pra calibrar a freiada demora um pouquinho.

Depois q praticar um pouco, vai instantâneo.. e o pé "calibra" a acelerada pra q não tenha excesso nem falta de acelerada, a marcha entra perfeita.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tomem cuidado com o punta-taco. o ideal mesmo é começar a treinar NA RUA, e não já no autódromo, onde as velocidades são bem maiores. treinem no dia-a-dia mesmo.

eu mesmo, que já faço a bastante tempo, no último evento meu pé escorregou e ficou preso atrás dos pedais, tive que travar tudo pra não bater de frente dos pneus na 120, enquadradei meus pneus e resgulouu toda minha suspensão.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu mesmo, que já faço a bastante tempo, no último evento meu pé escorregou e ficou preso atrás dos pedais, tive que travar tudo pra não bater de frente dos pneus na 120, enquadradei meus pneus e resgulouu toda minha suspensão.

:mrgreen:

Já venho treinando o punta-taco há algum tempo na rua, acho que acerto aí 80% das vezes, e nas outras acabo soltando o acelerador para evitar de fazer qq grande merda. Só que depois desse exemplo aí do Digo vou pensar bem antes de fazer lá na pista...

Pressão dos pneus para um Clio, alguém chuta um valor? Já ouvi falar em 40, 38, 43. Na rua uso 33/31. Alguém daria uma luz aí na questão? (sempre me referindo a pressão do pneu frio)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como é o clio nas curvas cara?

ele sai como?

é que nen o PUG sai Traseira?

Se for bota 36 34

eu ponho isso no Pug pra descer a Serra...

Porque eu Gosto do comportamento dele neutro, ele tende sair de traseira, eu gosto neutro porque corrigir com 1.0 saida de traseira soh no volante tudo bem agora precisa acelerar não tem motor...

Editado por extremebikers
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente não sei te responder pelo simples motivo que não tenho referencial.

Dirijo Clio 1.6 16v desde que tirei carteira, e o outro carro aqui de casa é um Picasso (prazer de dirigir nível -1)... Aí te falar que ele sai de traseira/frente ia ser um chute completamente parcial (apesar de eu ter a impressão que ele é bem neutro, não tem nenhuma grande tendência para nenhum dos 2, talvez um pouco de frente).

Partindo dos comentários de um amigo meu (Marcelo, tb vai no TD), que atualmente tem um Clio e é ex-206, ele tb diz que o Clio tem um comportamento bem mais neutro que o 206 (exatamente como vc falou, sai a traseira), para soltar a traseira do Renault só forçando msm.

Só vai dar para perceber exatamente como é o comportamento dele no limite lá no autódromo. Estou curioso ao extremo heheh

E o melhor que é que estamos indo com 4 Clios, então vai dar para juntar mtas impressões diferentes sobre o modelo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

aheueheuhaeu Cara até com a Picasso dá pra testar, qualquer carro dá pra ser dirigido esportivamente(todo carro que eu pego eu testo), basta loucura, técnica e conhecimento hehe

...

Que pneu que tá? se for o p6000 acho que a pressão é grande próximo dos 40 lb...

Então cara qualquer carro pode sair em uma curva de qualquer eixo, principalmente na rua com ondulação, valeta, irregularidades e caso haja necessidade de frenagem (tendência de jogar traseira já que peso é transferido para frente) , como é pista é difícil acontecer essas coisas tá tranquilo.

De qualquer jeito esse carro é dócil , o PUG mesmo saindo de traseira eu acho também, a correção é nada absurdo, claro sem exageros , porque se precisar de motor além do volante fudeu, não tem motor...

Esse 1.6 tem um bom torque, dá até pra você tentar calibrar os pneus mais pra ele pegar uma tendência de sobreesterço, eu não sei qual é seu nível , depois que você pegar as manhas o carro saindo de frente é broxante pois não tem nada pra fazer a não ser tirar o pé, já de traseira você pode usar a potência do motor e fazer escorregando....

Deixa o pessoal que manja mil vezes mais que eu entrar aqui e te dar dicas melhores...

Depois não esquece de postar aqui o resultado do TD...

Editado por extremebikers
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hauahau Sei que dá para testar qq carro, mas como a Picasso não dá prazer nenhum de dirigir (ao menos para mim), não tenho a menor vontade de testar seus limites.

Pneu eu estou com os Potenza GIII 185/60 (calçados em Aro 14).

E pode deixar que eu planejo deixar ele com uma leve tendência de oversteer p TD.

Sair de frente é o comportameto ótimo para carros que nossas avós usam para ir ao mercado hehehehe :mrgreen:

Pode deixar que o resultado do TD vai ser conhecido amplamente. Só acho que, do jeito que vai, os Clios vão ser os carros mais "mancos" por lá. Todos os carros que Stock o Clio leva tranquilo estão indo já modificados...

Mas te adianto que nem me importo de virar um tempo alto, só não vale ficar em último, ainda mais com outros 2 carros iguais ao teu na pista hauaha (um dos Clios é turbo, aí nem dá para acompanhar)

Editado por Mont
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala AE Mont! Preciso retificar sua mensagem sobre uma informação que você postou acima sobre o meu ex-206. Ele saía sempre de frente, de modo que eu tinha que continuar freando(e muito) durante as curvas pra mante-lo equilibrado e soltar um pouco a sua traseira.

Já com o Clio, fiquei impressionado com a dinâmica totalmente NEUTRA. Depois que eu coloquei um megasom na mala, ele melhorou ainda mais, pois passou a pesar na traseira (+50kg na mala) e ganhou tendência de perder a traseira. O que eu descobri como uma coisa MUITO boa pois permite que eu faça consertos mais rápidamente nas trajetórias de curvas simplesmente tirando o pé do acelerador, além de eu poder ir mais rápido nas curvas, por diminuir a saida de frente. Além de estar acelerando mais cedo na saída das curvas, pois o carro está realmente saindo muito menos de frente. Desse modo, acho eu, estou saindo mais rápido das curvas. :mrgreen:

Como o Mont e o Domingos vão estar correndo com carros semelhantes ao meu, mas sem lastro na mala, vou poder ter uma boa idéia se estou fazendo(e falando) besteira ou não. :roll:

Vou testar correr com e sem o som nesse trackday pra averigüar as vantagens e desvantagens de um lastro na mala. De repente, eu consigo diminuir um pouco o desgaste do pneu da frente e aumentar o desgaste do de trás, quem sabe.

Me conserte se falei besteira!

EDITADO: Quanto ao punta-taco, aprendi a fazê-lo por influência do Mont (que ja sabia fazer). Eu achava impossível de fazer no clio. Então, comecei a fazer numa picape(pedais distantes) pois irritava muito o tranco no motor nas reduzidas de segunda marcha. Quanto mais distantes os pedais(lateralmente), mais fácil, definitivamente. Depois passei a tentar no clio e consegui depois de alguns pulos do carro. O lance é que como o acelerador do clio fica muito no fundo, só da pra usar o punta taco nele se estiver freando forte, que é quando o freio chega perto do acelerador........Galera, depois que você aprende a fazer, vicia mesmo. É muito bom mesmo. Recomendo!

Esse track day promete! :mrgreen:

Vogel

Clio 1.6 16v Hi-Flex

Editado por Clutcher
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, galera!

Embora já tenha andado algumas poucas vezes de carro e moto em jacarepaguá, sou completamente iniciante em eventos deste tipo.

Assim, vou me concentrar no dia em aprender tudo e pilotar em um ritmo tranquilo.

As dicas em todas as áreas estão sendo muito úteis e estou lendo e relendo.

Acho que uma informação essencial é que todos leiam o regulamento do evento, no tocante as regras de conduta, pois vi que muitos estão preocupados com o número de carros, etc e a atitude dos participantes é fundamental!

De cara já lembro de algumas regras:

-ultrapassagem só nas retas

-não há disputa de posição

-distância mínima de 10 metros entre os carros

Como, apesar de todos os cuidados, a pilotagem envolve riscos controlados, nós é que temos que ser os primeiros a zelar pela segurança.

Valeu!!

Marcelo

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pronto, agora o Vogel já fez o comparativo completo entre o 206 e o Clio.. Só continuo tentando a convencer esse insano para não ir com um sub na mala.

De cara já lembro de algumas regras:

-ultrapassagem só nas retas

-não há disputa de posição

-distância mínima de 10 metros entre os carros

Como, apesar de todos os cuidados, a pilotagem envolve riscos controlados, nós é que temos que ser os primeiros a zelar pela segurança.

Valeu!!

Marcelo

Perfeito, Marcelo, ter isso em mente lá na pista é essencial para evitar presepadas...

De qq jeito, no dia, antes da bateria de novatos existe algum tipo de briefing da organização ou fica a cargo de cada instrutor "situar" o novato antes de entrar na pista?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.