Ir para conteúdo

Track Day - Dicas para Novatos


Posts Recomendados

Nada de inverter sem desmontar. Pneu radial teoricamente não pode ter seu sentido de rodagem mudado. Ainda mais que hoje em dia quase todo mundo anda lá com bons pneus que costumam ser direcionais.

O melhor é vc apenas pegar a dianteira direita e passar para a traseira direita. A traseira direita vai para a dianteira direita. O mesmo do outro lado do carro.

Para passar um pneu da direita para a esquerda do carro vc precisa desmontá-lo da roda e montar na roda do outro lado para que ele não tenha o sentido de rotação alterado.

Gili, é óbvio que vale a pena fazer rodízio no meio do evento. É só ir analisando o desgaste dos pneus e fazer o rodízio quando você achar necessário.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 401
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • transeunte

    23

  • Umberto XXXRRR

    22

  • gustavovon

    20

  • deejay

    20

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Andei duas vezes no Mega Space... É um circuito curto e travado, cheio de curvas de baixa e com uma variação de elevação brutal para o comprimento da pista. Nos carros mais fortes é preciso ter cuidad

Eu andei esse ano no mês 06, e vou novamente mês que vem.  É bem o que o Andratto falou mesmo. A curva mais perigosa é a curva 1, mas é onde mais se ganha tempo rsrs. Vídeo de algumas voltas minhas pr

C4? Um amigo passou raiva com o controle de estabilidade entrando em todas as curvas. No fim do dia desligou o sensor do abs mas já tinha detonado os pneus....

Nada de inverter sem desmontar. Pneu radial teoricamente não pode ter seu sentido de rodagem mudado. Ainda mais que hoje em dia quase todo mundo anda lá com bons pneus que costumam ser direcionais.

O melhor é vc apenas pegar a dianteira direita e passar para a traseira direita. A traseira direita vai para a dianteira direita. O mesmo do outro lado do carro.

Para passar um pneu da direita para a esquerda do carro vc precisa desmontá-lo da roda e montar na roda do outro lado para que ele não tenha o sentido de rotação alterado.

Gili, é óbvio que vale a pena fazer rodízio no meio do evento. É só ir analisando o desgaste dos pneus e fazer o rodízio quando você achar necessário.

sakei... devo andar de slick já pra nao acabar com os de rua.

E qto à altura do carro? estou com susp regulavel, com 2 dedos pneu/paralama, convem abaixar mais? ( paralamas ja rebatidos, todos ).

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carro de "turismo" em pista, teoricamente quanto mais baixo e travado, melhor.

Mas teria um limite né? qual seria?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
transeunte

Carro de "turismo" em pista, teoricamente quanto mais baixo e travado, melhor.

Mas teria um limite né? qual seria?

Em termos de altura, diria que o limite seria o fundo raspando no chão/zebras (isso se os pneus nao rasparem nos para-lamas claro..)

Mas não adianta socar o carro, independente da altura, o carro precisa ter um mínimo de curso de suspensão que permita absorver os bumps e irregularidades sem "quicar".

Quanto à dureza, o limite depende muito do piloto, da forma de tocar etc... Quanto mais molenga a suspensão, menos confiança você vai sentir nas entradas de curva.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carro de "turismo" em pista, teoricamente quanto mais baixo e travado, melhor.

Mas teria um limite né? qual seria?

Em termos de altura, diria que o limite seria o fundo raspando no chão/zebras (isso se os pneus nao rasparem nos para-lamas claro..)

Mas não adianta socar o carro, independente da altura, o carro precisa ter um mínimo de curso de suspensão que permita absorver os bumps e irregularidades sem "quicar".

Quanto à dureza, o limite depende muito do piloto, da forma de tocar etc... Quanto mais molenga a suspensão, menos confiança você vai sentir nas entradas de curva.

sakei, o carro ja esta bem firme, nao sei se poderei falar isso comparando com um turismo mesmo... mas no dia vou dar uma baixada de leve pra ver como fica.

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com relação a suspensão, vê com o Travagini (306xsi), ele andava de Voyage na Turismo e foi meu instrutor...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 weeks later...

Pessoal, boa tarde!

Irei participar de meu primeiro TD, agora dia 7/12/2008.

Lendo esse tópico não entendi direito sobre a calibragem do pneu.

É sério essa questão de calibrar os pneus em 40, 42 libras....?

Pq disso? O que modifica no carro e na pista? Onde teriei melhoras?

Meu pneu é 15, 195/55

Abraços!!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pneus dobram na pista ...

Se for com calibragem baixa pode dobrar e esvaziar .... E vc não vai querer ter um pneu murcho numa entrada de curva ... Acredite ...

Outro ponto ... Se não calibrar e ele dobrar mesmo que não aconteça o pior de esvaziar, ( ele vai dobrar ) vai comer toda a lateral do seu pneu ...

Vai por mim melhor ter mais libragem de pneu do que ter menos ...

Vc vai adnar com quanto de cambagem ????

Editado por G L O C K
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente o que o glock respondeu... quanto mais duros, melhor!!

Apesar de ser o meu primeiro TD, já sei de cór as "leis"... to ancioooooso!!! :D

Um abração!! :)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pneus dobram na pista ...

Se for com calibragem baixa pode dobrar e esvaziar .... E vc não vai querer ter um pneu murcho numa entrada de curva ... Acredite ...

Outro ponto ... Se não calibrar e ele dobrar mesmo que não aconteça o pior de esvaziar, ( ele vai dobrar ) vai comer toda a lateral do seu pneu ...

Vai por mim melhor ter mais libragem de pneu do que ter menos ...

Vc vai adnar com quanto de cambagem ????

Opa Glock..obrigado pelo esclarecimento... Vou calibrado com pelo menos 40 libras....

Sobre cambagem não irei mexer, varia apenas ajustes na divergencia dianteira e convergencia na traseira...

O que me sugere?

Abraços!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro trackday?

Deixe o carro o mais original possível, principalmente a geometria de suspensão. Ajusta tudo nos parâmetros de fábrica!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro trackday?

Deixe o carro o mais original possível, principalmente a geometria de suspensão. Ajusta tudo nos parâmetros de fábrica!

Rs...acabei de voltar da oficina...ajustei apenas a divergencia (dianteira).

Fora isso ta tudo original...

Obrigado pela ajuda!!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
transeunte

-1º grauzinho de cambagem não faz mal a ninguem e corrige a tendencia feia que a maioria dos FWD tem de esfregar a frente... mas vai legal assim, o importante é estar tudo alinhadinho e em ordem, 40 libras nos pneus, e já é... :twisted:

OBS: Não esqueça de conferir o desgaste do ombro externo do pneu dianteiro direito durante o evento, se possivel faça o rodizio no meio do dia, e boa diversão! :roll:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

-1º grauzinho de cambagem não faz mal a ninguem e corrige a tendencia feia que a maioria dos FWD tem de esfregar a frente... mas vai legal assim, o importante é estar tudo alinhadinho e em ordem, 40 libras nos pneus, e já é... :wub:

OBS: Não esqueça de conferir o desgaste do ombro externo do pneu dianteiro direito durante o evento, se possivel faça o rodizio no meio do dia, e boa diversão! :lol:

Opa Blza....nao vou esquecer de colocar as 40 libras...heheeh

Sobre o rodizio durante o evento, teremos suporte para isso ou será braçal mesmo? rs

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 month later...
Dennis - 1.6R

Qndo vai ser o proximo TD hein? Eu e um amigo aqui de bsb queremos participar! ;)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 months later...

Voltando ao assunto inicial do tópico, algumas dicas que PARA MIM foram bem legais quando "novato":

1) Parece até lógico , mas nem todo mundo faz habitualmente , MANTER , tanto quanto possível , as DUAS MÃOS no volante , em posição correta.

2) Ajustar bem o banco (um pouco "mais à frente" do que o habitual na rua) , espelhos retrovisores etc...

3) Usar roupas leves e adequadas , pois às vezes o calor é muito e pode-se até desidratar.

4) Na medida do possível , quando souber que a bateria está "para terminar" , ir mais devagar (para dar uma "refrescada" no carro) antes de parar . E ao parar , deixar o carro ligado ainda alguns instantes.

5) Fazer uma oração e sair da frente dos Fiestas, WRXs , EVOs...

<{POST_SNAPBACK}>

Para quem não sabe a posição correta. É a famosa posição 10hr e 10min no relogio.

<{POST_SNAPBACK}>

não seria a posição 2h e 45min?

E quem usa relogio digital????

Ah... com relação a tomar cuidado.... tomem cuidado com o Laguna ( não atropelem ele por favor )

A proposito li e re-li todas as dicas ( muito boas por sinal ) e pude testar a maioria na minha ida a SP neste fim de semana prolongado ( pelo feriado de 21/4 ). Sai o RIo pela Dutra, entrei na Carvalho Pinto/Ayton Snna ( QUE ESTRADA DO KCT, PRIMEIRO MUNDO ) e comecei a brincar..... freava nas reta, pegava " tangente " e pisava fundo no pedal da direita e em popucos curvas pude perceber REALMENTE a diferença, saia das curvas com mais tração, lançado e com bem mais velocidade, antes como todo novato entrava em curva freiando devagarzinho, com o pe apoiado no pedal do freio e começava a acelerar do meio da curva em diante, ou as vezes fazia a besteira de entrar rapido demais e pisar forte no freio no meio da curva desequilibrando totalmente o carro.

MUITO BOAS AS DICAS, parabens a todos!!!!!

PS: So ficou meio ridiculo eu olhando toda hora no espelho pra sair da frente de KA's e de Fiestas.... não entendi por que! ( risos ) acho que foi efeito da leitura!

Editado por topgunrj
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 weeks later...

uma duvida de quem ainda não participou de nenhum TD.

A galera anda com todos os vidros, teto solar, etc fechados?

vlw!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara dá até para andar ... Eu andava .... Vc transpira feito um cachorro ....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse é o problema dos carros novos, nao tem quebravento hehehe

Se o sol estiver de rachar mesmo, pode andar com tudoo aberto que vai ser infernal de qualquer jeito...

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites
transeunte

Abra a janela nas entradas de curva e aproveite o efeito de freio aerodinâmico! :lol:

rs..

Na hora da mueção mesmo, você esquece completamente o calor... normalmente pessoal dá umas voltas com o carro fechado, e depois abre as janelas numa volta de "cool-down" antes de parar.

Não é corrida, e um carro "de rua" acaba derretendo pneus/freios ou superaquecendo motor/câmbio depois de meia dúzia de voltas no limite... tem que dar um descanso!

Editado por transeunte
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu so fecho pra fazer minha volta mais rapida e depois abre novamente :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Villalon

Na hora do ódio vc pode até não perceber, mas o calor aumenta o cansaço em 300x.

Vidro aberto sempre, realmente só rola aquela fechadinha pra fazer uma hot-lap mas é mto mais efeito psicológico do que qq outra coisa hehehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites
VERONESE

uma duvida de quem ainda não participou de nenhum TD.

A galera anda com todos os vidros, teto solar, etc fechados?

vlw!

fecha tudo, liga o ar e da umas voltas pra aquecer, ai desliga o ar e anda forte, depois de algumas voltas fortes tu tira o pé e liga o ar de novo, da mais umas voltas tranquilo e depois volta pros boxes.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.