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Track Day - Dicas para Novatos


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Juliano_Macario

Infelizmente não vou poder correr dessa vez pois fiz a suspenção toda do meu carro e agora soh qndo virar o ano que eu vou poder mexer no motor, mesmo assim levei ele no meu mecânico pra ver se aguentava o tranco, mas ele disse que se eu for correr, eh certo de voltar no reboque!

até aí, vcs devem estar pensando: Foda-se!

pois eh, mas eh que eu quero parabenizar a iniciativa do pessoal, de dar uns toque pros novatos (pq tb me considero assim mesmo sem correr dessa vez), isso demonstra preocupação e vontade de ajudar o próximo, fazendo cada vez mais com que o conceito de que a Oktane é relamente uma familia, fique bem claro!

Dia 17/12/06 estarei lá, com certeza!

mais uma vez parabéns a todos!

Editado por Juliano_Macario
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como sou novato.. antes ate da minha bateria e do meu instrutor, pretendo andar de carona pra ver como é o tracado e a conducao dos pilotos dentro da pista.

os novatos vao ser os primeiros a andar no evento.. cada novato terá um instrutor no carro nos primeiros 30 min de evento...

Caso o instrutor peca pra dirigir nas primeiras voltas, eu aconselho a deixar.. .nada melhor do que ver como fazer do que escutar e tentar acertar... A decisao de deixar o instrutor dirigir é do novato.

depois que ele explicar dirietinho or lance... ele vai trocar de lugar com vc pra ver como vc vai e te dar toques caso erre (e vc vai errar)...

o instrutor liberando, voce não mais precisa de instrutor podendo assim dar carona para quem desejar (e tenha a pulseira de carona)

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PS: Aposto que os experientes estão morrendo de medo de mim...de me ver na contra-mão....TENHAM MEDO!!! :mrgreen:  :D  :lol:

Do jeito que o amigo está falando, acho que sei bem onde nos veremos: NA BRITA! HAHAHAHAHAHAHAHAHA

<{POST_SNAPBACK}>

Pq vc acha que minha strada é adventure? :mrgreen:

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Umberto XXXRRR

como sou novato.. antes ate da minha bateria e do meu instrutor, pretendo andar de carona pra ver como é o tracado e a conducao dos pilotos dentro da pista.

<{POST_SNAPBACK}>

os novatos vao ser os primeiros a andar no evento.. cada novato terá um instrutor no carro nos primeiros 30 min de evento...

Caso o instrutor peca pra dirigir nas primeiras voltas, eu aconselho a deixar.. .nada melhor do que ver como fazer do que escutar e tentar acertar... A decisao de deixar o instrutor dirigir é do novato.

depois que ele explicar dirietinho or lance... ele vai trocar de lugar com vc pra ver como vc vai e te dar toques caso erre (e vc vai errar)...

o instrutor liberando, voce não mais precisa de instrutor podendo assim dar carona para quem desejar (e tenha a pulseira de carona)

<{POST_SNAPBACK}>

Boas.

Aos novatos, sugiro PEDIREM ao instrutor para ele guiar, pois , SE não pedirem e ele ver que a coisa está "feia" , ELE vai ter que pedir e vai ficar "mais chato" isto do que ter a HUMILDADE de pedir logo.

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Umberto XXXRRR

Mais algumas que pensei agora:

1) Não ficar com a "preocupação" de fazer tempo "rápido" ou "dar pau em carro tal".

2) APROVEITAR e divertir-se o tanto quanto for possível. Poucas coisas são tão legais quanto estar com os amigos, e tomar CUIDADO e ter RESPONSABILIDADE vai permitir você fazer isto mais vezes.

Caraca... tá ficando impossível conter a vontade de participar.

EDIT:

...mais algumas :

3) Se for possível leve algum pneu "extra" , preferencialmente "montado", para fazer um "par" com seu estepe e fazer uso dos mesmos, pois parece que o evento vai proporcionar MUITO tempo de pista e pneu gasta...

4) NÂO esquecer de levar um BOM capacete. :mrgreen:

5) Tanto quanto possível, manter-se calmo , não se estressar , não "dividir" freada desnecessariamente... estas coisas...

6) ESTA EU ACHO IMPORTANTE também , lembrar de DIMINUIR radicalmente a velocidade no "caminho para os boxes" , pois muita gente "perde a noção" de velocidade depois de estar andando forte na pista. Fato que no terródromo por exemplo, muita gente mantinha a "velocidade de cruzeiro" quando ia para os "boxes".

Editado por Umberto XXXRRR
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1) Não ficar com a "preocupação" de fazer tempo "rápido" ou "dar pau em carro tal".

lembre-se que quanto menos merda for feita na pista menos interrupcoes serão necessárias e consequentemente a galera anda mais...

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Quanto ao fato de DEIXAR o instrutor dirigir, vai minha opinião:

É FUNDAMENTAL

acreditem que o instrutor não vai querer moer seu carro, pra ele é MT MAIS IMPORTANTE fazer vc andar direito, aprender a andar e com isso, evitar que vc faça merda depois, pois assim menos problema, menos stress e logo, mais tempo de pista para td mundo se divertir em seus próprios veículos.

É fato que TODOS OS NOVATOS que deixaram seus instrutores dirigirem, sempre tiveram uma evolução mt melhor que os METIDOS A MALANDRO que preferiram não fazer...

é isso, as dicas do paulão foram muito boa, o conselho do Villa pra andar de 4º marcha até pegar traçado tb é mt útil, no mais

aproveitem andar nessa pista, mesmo que seja em metade apenas é indescritível, e passar o dia c amigos, e principalmente revendo a galera das antigas n tem preço...

abs...

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outra coisa,

se teu carro tem 123645 cv mas vc n sabe andar no miolo, vão ter VÁRIOS carros que não vão desgrudar de vc, então ao invés de bancar o chato q some na reta e faz o resto todo errado, travando td mundo, aproveite para aprender c a galera q anda mais rapido como se faz o miolo,

ou em outras palavras,

AS VEZES DEIXAR ALGUM CARRO PEQUENO PASSSAR NA RETA É UMA ATITUDE QUE VAI TE FAZER APRENDER A ANDAR DE VERDADE NAS CURVAS...

P.S: Antes que falem, não falo apenas dos Ka's CRX tb é pequeno :mrgreen:

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Umberto XXXRRR

outra coisa,

se teu carro tem 123645 cv mas vc n sabe andar no miolo, vão ter VÁRIOS carros que não vão desgrudar de vc, então ao invés de bancar o chato q some na reta e faz o resto todo errado, travando td mundo, aproveite para aprender c a galera q anda mais rapido como se faz o miolo,

ou em outras palavras,

AS VEZES DEIXAR ALGUM CARRO PEQUENO PASSSAR NA RETA É UMA ATITUDE QUE VAI TE FAZER APRENDER A ANDAR DE VERDADE NAS CURVAS...

P.S: Antes que falem, não falo apenas dos Ka's CRX tb é pequeno :mrgreen:

<{POST_SNAPBACK}>

Huahauhauh rindo muito aqui.

Cuidado com as Couriers também.

Editado por Umberto XXXRRR
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Bom, não custa lembrar também que acidentes ocorridos em autódromos NÃO são cobertos pelas seguradoras. Portanto seguir o que o pessoal está falando é fundamental para evitar acidentes que possam acarretar até em perda total do seu carro.

Capacete é obrigatório.

Vale a pena arrumar umas luvas também?

Editado por fcbranco
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Umberto XXXRRR

1)acidentes ocorridos em autódromos .

2)Capacete é obrigatório.

3)Vale a pena arrumar umas luvas também?

<{POST_SNAPBACK}>

1) Isto "não existe" :D

2) Sim, sim.

3) Não acho necessário. Meu irmão acha. (mas acho que ele é gay). :mrgreen:

Ah, cuidado com os Escorts RS tb. :mrgreen:

Editado por Umberto XXXRRR
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6) ESTA EU ACHO IMPORTANTE também , lembrar de DIMINUIR radicalmente a velocidade no "caminho para os boxes" , pois muita gente "perde a noção" de velocidade depois de estar andando forte na pista. Fato que no terródromo por exemplo, muita gente mantinha a "velocidade de cruzeiro" quando ia para os "boxes".

<{POST_SNAPBACK}>

FATO! no terrodromo nós ficavamos andando forte o tempo todo e na hora de entrar nos "boxes" nós vinhamos muito forte e atropelavamos os buracos :mrgreen:

portanto ao sair da pista e entrar nos boxes, diminua bastante de umas olhadas no velocimetro, lembre-se que a adrenalina ainda esta em alta nesse momento... :mrgreen:

Editado por VERONESE
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Umberto XXXRRR

6) ESTA EU ACHO IMPORTANTE também , lembrar de DIMINUIR radicalmente a velocidade no "caminho para os boxes" , pois muita gente "perde a noção" de velocidade depois de estar andando forte na pista. Fato que no terródromo por exemplo, muita gente mantinha a "velocidade de cruzeiro" quando ia para os "boxes".

<{POST_SNAPBACK}>

FATO! no terrodromo nós ficavamos andando forte o tempo todo e na hora de entrar nos "boxes" nós vinhamos muito forte e atropelavamos os buracos :mrgreen:

portanto ao sair da pista e entrar nos boxes, diminua bastante de umas olhadas no velocimetro, lembre-se que a adrenalina ainda esta em alta nesse momento... :mrgreen:

<{POST_SNAPBACK}>

E que existem pessoas "a pé" neste local. :D

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6) ESTA EU ACHO IMPORTANTE também , lembrar de DIMINUIR radicalmente a velocidade no "caminho para os boxes" , pois muita gente "perde a noção" de velocidade depois de estar andando forte na pista. Fato que no terródromo por exemplo, muita gente mantinha a "velocidade de cruzeiro" quando ia para os "boxes".

<{POST_SNAPBACK}>

FATO! no terrodromo nós ficavamos andando forte o tempo todo e na hora de entrar nos "boxes" nós vinhamos muito forte e atropelavamos os buracos :rindoavera:

portanto ao sair da pista e entrar nos boxes, diminua bastante de umas olhadas no velocimetro, lembre-se que a adrenalina ainda esta em alta nesse momento... :lol:

<{POST_SNAPBACK}>

E que existem pessoas "a pé" neste local. :mrgreen:

<{POST_SNAPBACK}>

No autodromo tbm tem pessoas a pé por ali, os tais fotógrafos como eu hehehe por favor, cuidado...

abs

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voces andam na chuva tambem????

aqui em ctba, novatos e chuva é cagada na certa!!!

<{POST_SNAPBACK}>

Acredito que só se tiver chuva :mrgreen:

Excelentes dicas ae...

Espero que eu de uma volta na carona de um mamão "pequeno" ae... FORTE :rindoavera:

Tenho medo :lol: :mrgreen:

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Pellegrino

não sei se é valido, mas procurem ver os vídeos dos trackdays antigos, nem tanto pelo traçado, mas pelas reações em cada situação, por exemplo, esse último que o digo poRtou e um de um SpeedDay de 2004, os de CWB...

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O evento vai correr tranquilamente com chuva... alias um dos trackdays mais irados q ja vi chuveu no meio do dia... e depois voltou o sol... dia memorável (mesmo sem ter andado)

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1)acidentes ocorridos em autódromos .

2)Capacete é obrigatório.

3)Vale a pena arrumar umas luvas também?

<{POST_SNAPBACK}>

1) Isto "não existe" :mrgreen:

2) Sim, sim.

3) Não acho necessário. Meu irmão acha. (mas acho que ele é gay). :rindoavera:

Ah, cuidado com os Escorts RS tb. :lol:

<{POST_SNAPBACK}>

realmente eu achei ga ele colocando as luvas no terrodromo ....mas nao falei nada ...nem conhecia direito!

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O evento vai correr tranquilamente com chuva... alias um dos trackdays mais irados q ja vi chuveu no meio do dia... e depois voltou o sol... dia memorável (mesmo sem ter andado)

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eu ia falar exatamente isso,

esse foi o melhor track day de todos os tempos, se não me engano foi a últtima vez q o CRX andou lá, final de 2003

tb teve o q eu Digo e Chassi fomos andar em CWB, e com pista molhada foi mt bom...

pqp, n vejo a hora de chegar logo...

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tb teve o q eu Digo e Chassi fomos andar em CWB, e com pista molhada foi mt bom...

<{POST_SNAPBACK}>

Golzins moidinz...

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