Ir para conteúdo

Pneus para OTD - Dúvidas e Sugestões


Posts Recomendados

Boa noite a todos!

[Como o leque de dúvidas aumentou, ampliei o tópico para novas discussões]

Vou participar do meu 3º Track Day e consegui um jogo de slicks 185-565-15 semi-novos. Já providenciei rodas extras pra levar balanceadas e com o pneu calibrado. Nunca guiei usando slicks, então queria saber sobre a calibragem para pista (se deve ser alta como nos radiais) e também se podem me dar algumas dicas do que muda na tocada, principalmente na freada e na entrada das curvas, e com o que devo ter cuidado!

Obrigado e um abraço!

Editado por andratto
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa !

Boa pergunta !

Pena que não sei te responder pois tbém estou na mesma situação !

Já participei de 3 TD´s mas este vai ser o meu 1o TD com Slicks, então reforço a sua pergunta ! :)

Abrçs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leo,

Até agora só descobri que por ter o flanco mais duro a calibragem a ser usada pode ser menor que a utilizada nos radiais que ele não dobra. Mas quanto? E quanto aos efeitos na tocada, lembrando que são pneus meia-vida?

Abs!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hahahahhahaha

To na situação inversa...

Pela primeira vez vou andar de radiais.... Sempre andei de slicks...

P vcs, diversão garantida!!!!! Só de umas 2 voltas primeiro eles esquentarem bem....

Calibragem nao sei dizer pq andava de 17" ...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Novatos com o SLICK , CUIDADO !!

Andem pelo menos 2 voltas em velocidade média para baixa para conseguir uma temperatura nos pneus para começar e ter GRIP suficiente, e só depois começar a abusar nas voltas.

Os pneus são diferentes dos que os radiais, não emitem sons e nem gritam avisando que o carro vai desgarrar ou rodar, tem que sentir a reação no carro ...

Só sei de pressão para slicks aro 17, mas acho que não deve ser muito diferente.

Pneu frio por volta de 22psi e quente 25/27psi, nunca deixar chegar mais de 30 em slicks.

O resto vai depender da sua tocada, do acerto do seu carro, como sei o carro do Leo, traçaõ dianteira,coloque 2 a 4 psi de diferença nos pneus da frente pro traseiro, para o carro ficar mais equilibrado e a traseira um pouco mais "leve". (menos pressão na frente e mais na traseira)

Para os Radiais é o inverso, sempre usar mais pressão que o normal, na casa de 38/42 psi quente !

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas Zema!

Sabia que precisaria tomar cuidado, só não sabia exatamente com o quê! Hehehehe...

Compilando as recomendações:

- 25/27 psi para pneus quentes

- Calibragem ligeiramente maior nos traseiro pra "soltar"

- Aquecer por cerca de duas voltas

- Atenção ao comportamento do carro, já que os slicks não "cantam"

Se alguém tiver algum conselho a mais, será muito bem vindo!

Abraços!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brigadão Zema !

Realmente a dica de esperar o pneu esquentar é muito importante, até porque a tendência é a gente entrar já na fissura e sair pisando forte para sentir as diferenças e melhoras do que mexemos no carro ! :)

Valeu mesmo !

Abrçs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom Galera,

Como o tópico de Slicks já estava aberto vou desvirtuar um pouquinho mas ainda dentro do tema. :)

A parada é a seguinte, estou quase fechando estes slicks aqui abaixo.

São R17 215/45, os tais Dunlop da Copa Mini Cooper.

A dúvida: tá valendo como pneu de meia-vida ?

Dá p/ver pelos "orífícios de medição de desgaste" (qual o nome correto desta porra ?), que ainda tem borracha para gastar. Mas por outro lado a aparência visual não está muito animadora. Mas acho que isto é de Slick mesmo, né ? Já que o Slick vai soltando aquela borracha que parece mais chiclete, não ?

Agradeço comentários !

Abrçs

post-87359-0-30507900-1311866064_thumb.j

post-87359-0-83746200-1311866074_thumb.j

Editado por Leo Marquez
Link para o post
Compartilhar em outros sites
diogocartier

A aparÊncia visual é essa mesmo, a sujeira gruda nele, nas primeiras voltas isso sai.

Dá uma olhada na borda, os meus estão com a parte do meio boa, mas as bordas já estão nos finalmentes.

abs!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você vai usar suspensao original?

Sim !

Porque ? Para aproveitar todo o potencial do Slick tem de trocar por uma mais dura ?

Abrçs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal seria.. mais grip vai fazer a curva mais rápido, assim a suspensao vai afundar mais e dar batente.. buchas em PU tbm ajudam a manter td alinhadinho quando o carro estiver tercendo

Quanto menos trabalho de amortecedor, mais alinhado o carro vai estar para contornar e mais pressao vai jogar no chao.. claro, td tem um limite!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leo,

Meus slicks estão parecidos com os seus... Além de limpar bem, passei um silicone de boa qualidade nos flancos pra recuperar um pouco a plasticidade da borracha e frear o ressecamento. Como tem variação na quantidade de borracha entre eles é importante prestar atenção aonde cada um deve ser instalado no carro, lembrando que a maior parte das curvas é para a esquerda!

Abs!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leo,

Meus slicks estão parecidos com os seus... Além de limpar bem, passei um silicone de boa qualidade nos flancos pra recuperar um pouco a plasticidade da borracha e frear o ressecamento. Como tem variação na quantidade de borracha entre eles é importante prestar atenção aonde cada um deve ser instalado no carro, lembrando que a maior parte das curvas é para a esquerda!

Abs!

E o balanceamento ?

Alguma particularidade ?

Galera aí sabe ?

Valeu

Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa noite!

eu sempre usei esta medida de pneus, no ultimo otd calibrei frio com 28, e ficou bom.

só fica atento, no ultimo como estava frio precisei de mas que duas voltas pra ficar bom.

sobre a posição dos pneus, presta a atenção na hora de montar na roda, pois um lado tem mas borracha que o outro.

coloca o melhor na dianteira do lado direito e o que tiver pior na traseira do lado esquerdo.

se precisar de mais alguma ajuda e só me procurar la no dia.

quem usa esta medida de pneu também e o bruno do ka preto.

tenho 4 pneus deste que talvez de pra usar mas umas duas vezes, se quiser me avisa que levo no dia 7.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa noite!

eu sempre usei esta medida de pneus, no ultimo otd calibrei frio com 28, e ficou bom.

só fica atento, no ultimo como estava frio precisei de mas que duas voltas pra ficar bom.

sobre a posição dos pneus, presta a atenção na hora de montar na roda, pois um lado tem mas borracha que o outro.

coloca o melhor na dianteira do lado direito e o que tiver pior na traseira do lado esquerdo.

se precisar de mais alguma ajuda e só me procurar la no dia.

quem usa esta medida de pneu também e o bruno do ka preto.

tenho 4 pneus deste que talvez de pra usar mas umas duas vezes, se quiser me avisa que levo no dia 7.

Boa noite Carlos!

Notei mesmo essa variação na quantidade de borracha em cada lado do pneu... Não dá problema em virar eles de lado? Podem rodar nos dois sentidos?

Abs!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o balanceamento e normal, mas se as rodas não tiver muito file, o cara sofre pra zerar.

que e muito bom pra alinhar o carro e montar estes pneus, se estragar a roda e corta o pneu e o Claudio que trabalha com o Guaja la na tiremax no recreio.

e a equipe que trabalhava ano passado nos otds.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa noite!

eu sempre usei esta medida de pneus, no ultimo otd calibrei frio com 28, e ficou bom.

só fica atento, no ultimo como estava frio precisei de mas que duas voltas pra ficar bom.

sobre a posição dos pneus, presta a atenção na hora de montar na roda, pois um lado tem mas borracha que o outro.

coloca o melhor na dianteira do lado direito e o que tiver pior na traseira do lado esquerdo.

se precisar de mais alguma ajuda e só me procurar la no dia.

quem usa esta medida de pneu também e o bruno do ka preto.

tenho 4 pneus deste que talvez de pra usar mas umas duas vezes, se quiser me avisa que levo no dia 7.

Boa noite Carlos!

Notei mesmo essa variação na quantidade de borracha em cada lado do pneu... Não dá problema em virar eles de lado? Podem rodar nos dois sentidos?

Abs!

Tirou a pergunta da minha boca ! :)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

monta o lado com menos borracha pra fora, eu acho que fica melhor, acho que não tem lado não.

se gostar de andar de slick te dou o canal pra comprar novo.

Editado por carlosmx3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não era pra ser o contrário?

Nos radiais o desgaste no meu carro ocorreu com mais intensidade no lado externo...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Consumo dos pneus vai depender da cambagem do carro, por isso se usa uma cambagem negativa pro pneu "alinhar" na curva e ter contato completo com o asfalto.

Carros originais, com suspensão original tem dificultade em conseguir mais de 0,5 negativo, o ideal quando se usa slicks é usar -1,50 a -2,50 de cambagem nas rodas da frente, mas nem sempre vc vai conseguir isso.

O ideal quando se usa slick´s é ter cambagem negativa e uma suspensão mais firme e não tão mole quanto as originais.

Mas nada impede que se use em carros originais os slicks, mesmo assim ainda acho infinitamente melhor que os radiais.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente.

Perguntei por conta da calibragem.

Num carro mais duro, o conjunto todo vai "escorregar" mais, exigindo mais do pneu.... Portanto, subindo a temperatura mais rapido.

Num com setup original, o conjunto é tão "mole", que por conta do grip do pneu, o carro acaba "inclinando" muito nas curvas.... E por não "escorregar" como numa suspensao pra pista, demora um pouco mais...

Claro, to falando da teoria da teoria, isso tudo a grosso modo...

A tocada do piloto influencia muito....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas dicas! São muito valiosas para um novato!

De toda forma vou especificar melhor porque ainda tenho uma dúvida...

O carro é um Civic D16 com pequenas modificações de performance.

Estou trocando as molas, amortecedores, buchas, discos, rodas e freios.

Nada muito ousado, mas vai ficar mais firme.

Não tenho os cambers, então a cambagem vai original (faltou $ pra fazer tudo).

Pergunta: ainda assim devo colocar a parte mais emborrachada na parte interna da roda?

Mais uma vez obrigado!

Abraços!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.