Ir para conteúdo

[Video]Raimunda no OTD 2010.1


Posts Recomendados

E ai pessoal,

Demorei, mas fiz um video da minha participacao no ultimo Oktane TrackDay 2010.1. Pra mim, foi um dos mais memoráveis, pois o sufoco pra chegar a participar desse evento e as coisas que aconteceram durante o mesmo, o tornaram realmente especial pra mim e pra Paty. A historia eh longa, com eh tipico de minha parte :okkie: Fiquem a vontade pra pular direto pro video.

-------------------------

O plano original - Tião

4282869301_62a6b42273.jpg

Desde o anuncio do OTD 2010.1, eu planejava ir com o Evo X (Tião). Mas depois de muitas arrancadas ainda o ano passado, o OTD 2009.4 e o NDA V, fiquei com os quatro pneus carecas, sem freios e com a embreagem patinando (e muito). Eu jah tinha embreagem desde antes mesmo de comprar o carro. Comprei pastilhas, soh que as traseiras vieram errado. Eu jah tinha um jogo de slicks Yokohama A005 novinhos, comprados em Novembro-2009 pra Raimunda. Soh que nao consegui tempo e oportunidade pra mandar trocar a embreagem. Na minha cidade eh dificil arrumar mao-de-obra pra carros menos comuns, e eu simplesmente nao tive tempo pra ir ou mandar o carro pra SP. Fiquei aguardando um mecanico vir trocar, mas faltando 2 semanas pro evento, ele deu pra tras.

----------------------------

A esperança com a Gisele

4433603562_7c7c3706e1.jpg

Nesse meio tempo, o meu Eclipse GST 1995 (Gisele) estava em vias de ser finalizado, depois de ficar quase um ano na oficina. Soh que eu jah imaginava que ele nao ficaria pronto e nao contei com ele (pro 2010.2 eu acho que dah).

3555742288_84e7d04124.jpg

----------------------------

Tristeza com a Angelina

3616175169_3748d6a2e7.jpg

Parti entao pro plano B. Peguei meu Eclipse GSX 1995, stock (jah teve 400whp, mas voltei tudo pro original) que ficava na casa da minha mae, sem bateria, embaixo de uma capa, praticamente nao usado, exceto pra raros passeios. Tenho o maior xodoh com esse carro. Mandei-o pra uma oficina fazer as revisoes de sempre e trocar algumas coisinhas. Gastei uma grana razoavel, trocando ateh a caixa de direcao por uma nova, jah que a outra tava vazando e nao haveria tempo (e local) pra tentar um reparo. No sabado, vespera do OTD, peguei o carro, lavei com carinho e parti em viagem pro Rio. Proximo de Pirai, depois de umas puxadas (eu tava fazendo o acerto de alta), o ponteiro de temperatura foi lah pro alto. Pegamos um retorno e fui conduzindo o carro bem devagar ateh parar em Arrozal. A Paty foi me seguindo no C5, pois estava levando uns parentes pra assistir o OTD. Esperei o carro esfriar e coloquei 5 litros de agua (vazou muito por um furo no reservatorio de agua).

4423088239_5240078c65.jpg

Eh assim que ela ficou de castigo na casa da minha mae, uns dias depois ;)

---------------------------

Raimunda salva a pátria

4433676600_acd9aed219.jpg

Eu jah estava triste e querendo voltar. A Paty entao deu a ideia de pegar o Eclipse GT dela (a Raimunda). Eu disse que nao, pois ela estava totalmente inadequada pra usar na pista. Mas ela insistiu dizendo que as primas dela estavam ansiosas pra ir ao Rio e, mais tarde, descobri que ela tava afim de comprar umas roupas numa loja do Barra Shopping. Ela se ofereceu pra ir buscar o 4G enquanto eu ia deixar o GSX no sitio do meu sogro ali perto de Arrozal e Pirai.

A Raimunda, como muitos jah sabem, desde que eu tentei instalar uma borboleta Proflow retrabalhada, nao se entende mais com a ECU. Ficou o mes de Novembro inteiro na Mitsubishi Brabus e na RaceArt e ninguem conseguia faze-la recuperar a potencia, apesar de nenhum aparelho ou mecanico achar algum sinal de problema. Parecia ateh ciumes do Evo. Alias, foi por isso que nao participei com ela do OTD 2009.4, jah que ela estava em SP e eu nao tive tempo pra ir buscar. Na semana no NDA V, passamos ela no dyno e ela marcou 203whp. Pra terem uma ideia, neste mesmo dyno, um Eclipse GT stock dava 211whp. Ela jah teve 271whp (em outro dyno). Como ela jah estava em SP e com a inscricao paga, participamos com ela do NDA V por poucas voltas, pois as pastilhas traseiras acabaram e as frontais haviam sido lixadas depois de terem sido vitrificadas no OTD 2009.3. Os discos frontais tb foram arrumados com um passe, pois estavam bem irregulares. Em suma, ela nao estava com nenhum dos 4 freios legais e isso era perceptivel desde o NDA V, onde ela dava fade com muita frequencia e nao era aquela âncora que costumava ser.

Normalmente, antes dos TD eu faco um monte de preparativos, pois meus carros sao de rua e ficam um pouco diferentes quando estao em "trajes" civis. Pros TD eu instalo o Ingalls Stiffy, faco reaperto de suspensao, alinhamento race (que faz uma baita direrenca), rebaixo o carro, boto as rodas leves com os semi-slick, arranco um monte de coisas pra aliviar peso, mudo a posicao do anti-sway bar pra mais dura, troco todo combustivel por podium, troco a bateria por uma mais leve, e obviamente, coloco pneus mais novos (que eu tinha, mas nao havia mais tempo nem local pra instalar)...uma verdadeira maratona que eu aprendi a gostar. Eh parte do prazer de participar dos TrackDays. E eu acho que a Raimunda gosta desse ritual :o

Soh que neste TD, a Raimunda tava na garagem, embaixo de capa, desde o NDA V. Sequer fiz a revisao pos-TD de sempre. Neste ano, ela soh havia saido uma unica vez, pra levar uma noiva no casamento. Depois disso voltou pra garagem, com coberta e tava lah quietinha (soh ligava de vez em quando pra bateria nao arriar). Nao tinhamos o menor plano de leva-la desta vez, ateh porque a Paty jah havia decidido nao participar desse OTD.

4433687884_687e0a308a.jpg

Raimunda, vista do Evo, em casa. Eh assim que ela estava dormindo, quando foi recrutada.

Com a insistencia da Paty, que queria comprar uma calça no Barra Shopping, seguimos pro Rio e fui direto pra vistoria. Nos dois dias do evento, acho que contei a historia acima umas 10 vezes, explicando porque o Tiao nao tinha vindo, o que aconteceu com o GSX, o GST, etc.

----------

O Evento

4428713808_21b3e73590.jpg

Entrei na pista com medo de dar algum problema. Os freios estavam apitando, pois estavam no alerta, arranhando os discos. Perdi as contas de quantas vezes vieram me avisar. Em 15 trackdays nos ultimos 2 anos, acho que esse foi o primeiro que eu e a Paty nos lembramos de fazer o Sinal-da-Cruz ao entrar na pista na primeira volta. E olha que nem somos religiosos. Mas dessa vez, tava com medo de dar alguma zica, algum acidente, os pneus estourarem, ou algo pior.

O carro tava muito fraco de reta. Alguns carros que eu tava acostumado a andar na frente, me passavam com facilidade, ou eu simplesmente nao conseguia alcancar. Nas curvas, nunca vi a Raimunda sair tanto de frente, provavelmente pelo fato dos pneus frontais estarem praticamente carecas. Tava acostumado a controlar a saida de traseira na sul, mas dessa vez estava o oposto. Como nao fiz balanceamento, quando eu soltava o volante pra trocar marcha, parecia que tava com Mal de Parkinson, de tanto que vibrava (conferi isso nos videos). Um dos bracos da suspensao dianteira estavam meio frouxos e o carro tava dando umas sambadas. Jah passei por isso no OTD 2008.5. Desde entao, sempre reaperto tudo antes e depois dos eventos...mas nao nesse caso.

4428753029_d9beb6a300.jpg

Como vi que nao dava pra virar tempo mesmo, desencanei de ficar reclamando e fui curtir, levando os primos e primas da Paty de carona e aproveitei pra colher alguns dados no datalogger. Pela primeira vez perdi a frenagem na juncao e fui parar no mato. Com o carro balancando e saindo de frente, fiz ums belas presepadas. Numa destas (estah no video), entrei por dentro do Si do Lambert e o carro comecou a escapar de frente. Pensei que ia bater. Ainda bem que o Lambert foi habilidoso e evitou a colisao. Aquela hora nao passava nem agulha. Dah pra ver pela minha cara no video que eu vi que fiz besteira, tanto que saih na volta seguinte e fui avisar o Metal, jah antecipando que iriam reclamar de mim. Pelo menos o Villa deve ficar orgulhoso de mim :)

4432960687_79c7981f04.jpg4433744256_e84b727b69.jpg

4433753930_1afc219ed1.jpg4433762338_8dfee4279e.jpg

Soh paramos porque os pneus arrebentaram. Tomei um susto e andei por uma volta inteira a uns 40Km/h com o barulhao que ficou do pedaco de pneu batendo no paralamas pela volta toda. Fiz um rodizio e seguimos devagarinho, na viagem de volta pra casa, passando antes no Barra Shopping porque a Paty queria outra roupa. Foram 170Km andando muito devagar, numa baita tempestade. Os quatro pneus ficaram imprestaveis. Mandei tirar e sequer os guardei. E olha que jah nem tenho espaco com tanto pneu com uns 10-20% de vida em casa, que eu fui colecionando.

4396293939_02958aa5c8.jpg

Desculpe escrever tanto. Fiz o video em homenagem aa Raimunda. Ela mostrou que, mesmo sem preparo, eh um carro que eu posso sempre contar. Eh valente e, como jah disse em outras ocasioes, uma verdadeira guerreira. Nunca me deixou na mao. Estou muito orgulhoso da minha menina. Pode nao ser o carro mais rapido da familia, mas eh o que trouxe mais alegrias ateh hoje. Tenho um casal e tanto em casa agora:

4365715671_a8a332a652.jpg

Como me lembrou um amigo, nao tenho do que reclamar. Pelo menos eu tinha varias opcoes e agradeco aos ceus por isso. O evento inteiro foi uma licao pra mim. Eu jah estava meio mordido pelo virus do "virar tempo a todo custo", tanto que minha pressao acabou espantando a Paty dos OTDs (ela soh vai nos NDA, onde nao tem cronometragem). Mas agora eu relembrei que o mais legal dos trackdays eh a diversao e as historias que voce poderah contar pros amigos depois, tais como esta.

Espero que curtam o video.

Fotos e videos em alta resolucao em http://www.flickr.com/zikizira e http://www.youtube.com/zikizirabr.

Um grande abraco a todos,

Ziki

Editado por zikizira
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba... exagerei. Atingi o limite de imagens num post. Tentei dividir em dois posts, mas o forum eh esperto e nao deixou. Acabei tirando umas fotos.

Eu mal havia publicado o video no YouTube e jah tinha um comentario lah, antes mesmo de eu divulgar aqui. No video eu comento "Ateh Subaru me ultrapassando hoje?". Do fundo do coracao, o tom foi de brincadeira, como em varias partes do video. To cansado de saber que os Subaru estao entre os carros mais espetaculares do pais e do mundo em pista. Gosto demais dos WRX, especialmente os novos. Como eh possivel ver no meu video Raimunda e Tiao, fica claro que tanto eu quanto a Paty adoramos o Subaru WRX hatch. E nos meus videos, tais como A Historia da Raimunda, sempre que eu quero ilustrar um feito da Raimunda, eu uso algum embate com um Subaru, o que demonstra como eu o considero uma referencia em performance. Pra terem uma ideia, a Paty jah falou em trocar o 4G por um Subaru. O pessoal do Clube do Mitsubishi me mataria, mas uma coisa que aprendi nestes ultimos anos participando de quase todos os TD da regiao Sudeste eh que todo carro merece respeito. Em cada evento me surpreendo com algum carro. Aparencias enganam. Canso de babar com Ford Ka, Porsche, Voyage turbo (no OTD 2008.4), Corsa (do Tio America), Evos, Mustangs. Todo carro eh bom, ateh que o piloto me prove o contrario.

Achei bom o comentario no YouTube, pois jah fica esclarecido pra quem o vir lah.

Abracos,

Ziki

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Ziki. O comentário foi meu :okkie: Mas como falei lá, admiro muito seus carros e essa briga Subaru vs Mitsubishi é muito saudável, pois só nos faz melhoras nossos carros. A no final das contas somos todos amigos que têm a mesma paixão: carros. Hoje tenho Subaru, mas adoro os Eclipses e sonhos com os Evos, mas infelizmente meu budget não deu para um Evo. Um dia, quem sabe! Por enquanto vou me divertindo dom meu GTzim.

Abs e parabéns pelos vídeos, pelos carros e acima de tudo, pela humildade.

Editado por Steve-o
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como sempre Ziki, parabéns pelo texto e pela humildade, apesar de tu esquecer meu nome o tempo todo hahaha.

Tu tá me devendo uma voltinha desde São Paulo haha

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rodrigo Gaudie-ley

Belo post, e carros mais belos ainda.

Próximo track vai dar tudo certo.

Boa sorte, abraços.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li inteiro o post, e falo.... sou fã dos seus bólidos ziki, mais fã ainda de vc que só pelos relatos já deu pra imaginar como deve ter sido tenso esse tempo do OTD, a raimunda mostrou estar em forma mesmo com o que tinha que fazer sobre o pós TD NDA

Excelente relato cara, mais uma vez parabéns.. isso mostra mais ainda a força e a vontade que vc tem com os TD's e com as maquinas hehehe.

Boa sorte e que venha mais TD's e que as beldades virem belos tempos na pista.

Um abraço

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ziki, me tira uma dúvida...

na primeira foto vi que vc ta usando uma gopro com ventosa né...

vc não tem medo dela cair?? acelera até qtos km/h mais ou menos com ela presa com ventosa la em cima??

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vinícius Gomes Calixto

Bela historia e ótimo vídeo. Espero no próximo trackday poder tirar ainda mais fotos dos seus lindos carros. Abs.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Voyajudo

sempre leio seus tópicos... mas nunca posto... mas nesse farei diferente...

show de bola hehehehe

ps: o visual dos carros muda do uso civil pro normal?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

huahua Irado Ziki, mas cara como vc escreve heinn, haja paciência!!hauuahuh :okkie: A alma do negócio é sempre ver o lado bom das coisas!!hehe

Abçs João

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh uma GoPro HD Motorsport mesmo. Naquele TD cheguei a 230Km/h. Em Interlagos o carro nao vibra muito. Nao sei como seria em JPA.

Abracos,

Ziki

ziki, me tira uma dúvida...

na primeira foto vi que vc ta usando uma gopro com ventosa né...

vc não tem medo dela cair?? acelera até qtos km/h mais ou menos com ela presa com ventosa la em cima??

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bela história, Ziki. Li tudo e quase chorei no final :valeu: : dá-lhe Raimunda!!

Só acho que você tá com carro demais em casa. Fica a vontade se quiser deixar algum na minha garagem, ok?? :shock:

Abs!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo relato Ziki! Como sempre bons videos!

Deu pra entender o lance do SI agora, mas pra mim tudo tranquilo, coisa de TD.

Vou tentar editar meu video e te mandar esse lance aí tambem!

Quero carona de EVOX!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse é O CARA mais figura que conheço.

Show de bola Ziki.

Mês que vem tem mais....hehehehehhe

Abraços

Johny

Link para o post
Compartilhar em outros sites
leolavalle

Belo Tópico e já pude ver a Raimunda pessoalmente...

Muito linda... E nó proximo TD vai dar tudo certo!!

Abraços e parabéns pelas máquinas..

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Raimunda tava na Colonial em VR quinta ?! acho q a avistei lá!

abraços

Tah lah desde que voltei do OTD..nem tirei os adesivos do evento. Tah dando uma geral, com bastante cuidado. Quero saber o que estah causando a perda de potencia. A suposicao eh a borboleta que nao tava abrindo tudo (acho), mas estamos testando sensores, sondas-lambda, compressao de cilindros, fazendo descabonizacao, etc, etc, alem dos tipicos reapertos de suspensao, checagem de buchas, checando vazamentos do escape, tirando o stiffy, tirando os pneus e lavando as rodas. Um spa especial pra Raimunda que fez por merecer :rindoavera:

Abracos,

Ziki

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, vc tem uma frota de carros para o TD!!!

Conte mais da Eclipse que vc ta preparando!!!

Eh um projeto antigo de um Eclipse GST, que jah foi do Johny Oktaner e jah esteve nos OTD 2008.2, 2008.4 e 2009.1. Mas depois de Maio-2009, aceitei uma proposta de instalar um Motec Plug-and-Play, que seria (e foi) o primeiro do mundo (plug-and-play). O Motec foi desenvolvido na Australia com a participacao de um dos socios da RaceArt. Trouxeram pro Brasil pra terminar o projeto no meu Eclipse GST. Chegamos ao final, mas como demorou uns 10 meses e teria que fazer um baita investimento em sensores pra ficar com o equipamento, achamos melhor voltar pro bom e velho DSMLink.

Esse GST vale mais que o meu 4G, considerando-se o que eu gastei. Foram muitas tentativas, muitas quebras (turbinas e um motor inteiro). A Paty detesta esse carro, mas eu gosto dele. Foi com ele, no NDA IV, que eu tive meu momento mais sangue-nos-oio, contra um Nissan GTR, Corvette e Evo:

3555295157_766864f41f.jpg

Recentemente, o projeto foi reativado, mas usando o DsmLink. Planejo participar com ele do OTD 2010.2. Vamos ver se vai dar. O Will Brazao fez 1:31 com ele. Eu fiz 1:35. Mas ambos deram somente 2-3 voltas cada, pois a junta do retentor da turbina vazou e queimou o alternador nesse dia.

A lista de upgrades eh imensa, mas resumindo, tenho uma turbina Precision 6235, que jah gerou ateh 680hp (com avgas), coilover, big brake kits, varios itens de robustez e resfriamento (nao tenho nenhum mangueira...tudo aeroquip).

Tenho algumas fotos do projeto, desde o inicio ateh Abril-2009 em http://www.flickr.com/photos/zikizira/sets...57618650814218/.

Se ele andar sem problemas em alguns trackdays, devo transferir tudo pro GSX.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.