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Um carro para trackdays


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Chacoalhou e mostrou alguma correções a fazer.

CARALHOOOOO... acompanhei no início do projeto, depois parei de acompanhar. Sinceramente, achei que era somente mais um projeto, não acreditei que sairia das telas. PARABÈNS mesmo pelo coragem e inici

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to achando "plano" demais... mas tah mto maneiro... vc tirou aquele negócio do santantonio "pra frente"...

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Lowprofile1947

to achando "plano" demais... mas tah mto maneiro... vc tirou aquele negócio do santantonio "pra frente"...

É plano porque a carroceria é o próprio monobloco de alumínio e está sendo dobrado de forma artesanal. É como se fosse um fórmula 1 dos anos 70 sem carenagem. Na época os monocoques eram de alumínio e não de fibra de carbono.

A idéia é fazer um carro que possa ser reproduzido em qualquer oficina e a partir de uma sucata de carro de motor transversal. O primeiro vai ser com um Ford Zetec 1.8 16V.

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transeunte

"O Musa não foi projetado a partir de uma carroceria ou de uma estética. Foi projetado como uma estrutura que não precisasse adicionar uma carroceria. Sem portas ele pode usar a altura lateral toda para estruturar-se. Por outro lado, como vai ser construído artesanalmente e com um alumínio pior do que ideal, o Musa é baseado em superfícies planas, o que facilita as dobras e o processo de fabricação."

Cara, excelente! Pretende montal algo tipo um Lotus Super 7? Tração traseira?

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Muito legal... se sua intenção é comercializar, eu votaria pela comercialização em "kit car", como tem hoje os Lotus 7...

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Serah que prototipos podem participar de TDs? Acredito que precise ser carro de rua, com documentacao e tudo mais.

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Serah que prototipos podem participar de TDs? Acredito que precise ser carro de rua, com documentacao e tudo mais.

Ia perguntar a mesma coisa...

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Umberto XXXRRR

Há TDs e OTDs...

E "protótipos"(carros) de construção artesanal PODEM ser emplacados (até 3 unidades/ano por CPF do fabricante) :mrgreen:

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Umberto XXXRRR

Não há nenhum juízo de valor/mérito na menção "TDs e OTDs" antes que venham falar de "comparações", apenas são regulamentos distintos (apesar de paracerem copiados hehehe).

Mesmo nos que exigem docs, nem todo carro que tenha doc pode entrar... de forma que cada caso é um caso.

Capiche?

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VERONESE

vc pode montar esse carro "em cima" de um doc de um fusca velho, assim como eram feitos os buggys antigamente :mrgreen:

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do kralho a iniciativa !

posso 'criticar' construtivamente ?! palavra de designer de automóvel ?! tem muito canto vivo no carro (é o propósito segundo a facilidade de dobrar a chapa) e de cara vc vê uma superfície curva e arredondada nos para-lamas dianteiros. Acredito q seja interessante adequá-los com o desenho do carro !

o 3d tá legal, trabalhe mais na iluminação e nesses cantos (muito) vivos da carroçaria !

aqui vai o 3d do meu proj final

-665corkut.jpg

é só caprichar nas luzes !

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Lowprofile1947

Oi Pessoal.

O Musa KCC, de Kit-Car Caipira, poderia ser licenciado com algumas adaptações. No entanto preferi um carro ajustado para pista, com um curso de suspensão de corrida e eliminei faróis e lanternas.

Foi desenvolvido atendendo padrões de segurança do Anexo J da FIA, razão pela qual acredito poder obter um certificado de um orgão de acreditação automotiva oficial e convencer os organizadores de trackdays de sua segurança. O carro está todo projetado em CAD e as peças críticas estão sendo analisadas com instrumentos de engenharia sofisticados como a análise computacional de stress, deformação e deslocamento.

Quanto à misturas não vejo problema. A performance do protótipo não será muito diferente dos sedans preparados usados nos trackdays brasileiros. Terá cerca de 210 HP por tonelada. Em Donington Park, Inglaterra, andei um dia de "open pitlane" de Caterham (Lotus Suoer 7 - 250 HP/ton) com a presença de Radicals SR3 (500 HP/ton) e Mini Coopers que correriam no dia seguinte. Claro que seguiam as regras de um trackday e não de um dia de treino. Lá as regras são rígidas e pelo menos um dos corredores tomou bandeira preta no trackday.

Ah, em tempo. Pretendo, no momento certo, após o "shake down" do protótipo, disponibilizar o acesso ao projeto às pessoas interessadas em construir o seu próprio Musa KCC, vender kits e fazer adaptações a outros conjuntos motrizes transversais.

Eduardo

Editado por Lowprofile1947
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Lowprofile1947

do kralho a iniciativa !

posso 'criticar' construtivamente ?! palavra de designer de automóvel ?! tem muito canto vivo no carro (é o propósito segundo a facilidade de dobrar a chapa) e de cara vc vê uma superfície curva e arredondada nos para-lamas dianteiros. Acredito q seja interessante adequá-los com o desenho do carro !

o 3d tá legal, trabalhe mais na iluminação e nesses cantos (muito) vivos da carroçaria !

aqui vai o 3d do meu proj final

-665corkut.jpg

é só caprichar nas luzes !

Oi

Obrigado pelas observações. Infelizmente, ao definir que faria um carro estruturado artesanalmente em alumínio, escolhi não sacrificar a facilidade de construção pela estética. Aliás o acabamento da carroceria é "arear o alumínio com bom-bril e sabão de côco"

Quanto ao paralamas, não fiz ainda o desenho definitivo, pois é a única peça da carroceria que não tem nenhuma função estrutural e deverá ser moldada em fibra de vidro.

Eduardo

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DougLas_

Puts, show seu projeto .. Gostei da iniciativa ..

Boa sorte ai, e vou ficar acompanhando ..

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Muito legal o projeto. Abre possibilidades interessantes. Ha alguns meses conheci uma empresa que faria um carro de corrida por 30-40k. Se liberarem esses carros em TDs, seria bom pra poupar nossos carros de passeio, cuja preparacao e manutencao sai bem mais cara.

Soh nao entendi uma coisa...o projeto jah estah sendo construido?

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Lowprofile1947

Sim, está no início da construção. Estamos realizando alguns ensaios com as chapas de alumínio e construindo dobradeiras artesanais. Grande parte dos componentes já foi adquirida. Mas ainda falta muito trabalho na prancheta. Acabo de calcular centro de gravidade, pesos suspensos e não-suspensos e agora vou iniciar o posicionamento definitivo dos pivôs e pontos de ancoragem da suspensão, molas e amortecedores com o uso do Lotus Suspension Analysis.

Acho que meu protótipo vai me custar R$ 40K e mais milhares de horas que já dediquei e ainda vou dedicar ao projeto.

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Sim, está no início da construção. Estamos realizando alguns ensaios com as chapas de alumínio e construindo dobradeiras artesanais. Grande parte dos componentes já foi adquirida. Mas ainda falta muito trabalho na prancheta. Acabo de calcular centro de gravidade, pesos suspensos e não-suspensos e agora vou iniciar o posicionamento definitivo dos pivôs e pontos de ancoragem da suspensão, molas e amortecedores com o uso do Lotus Suspension Analysis.

Acho que meu protótipo vai me custar R$ 40K e mais milhares de horas que já dediquei e ainda vou dedicar ao projeto.

Lotus é o mesmo programa q a gente usa pra projetar a suspensão do FSAE da universidade... esse valor que vc previu, é incluso o motor + caixa & etc ? no "seu" vc vai usar o que de powertrain ?

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Acabo de calcular centro de gravidade...

Não esqueça de dar atenção ao momento de inércia.

Num Auto-Solo, por ex, é mais importante que o CG.

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Lowprofile1947

Tudo incluso. Engraçado é que motor, câmbio, semi eixos e freios de um Escort Zetec 1.8 16V legalmente baixado no Detran me custou 2 K e os amortecedores coil-over vão me custar o triplo, R$ 6.000,00

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Rogerinho

Cara,

Opinião sincera, muito legal seu projeto...parabenizo ainda mais pela ótima iniciativ. O ritmo que o automobilismo "profissionalmente amador" (:mrgreen:) vem crescendo no Brasil é impressionante, e isso tira um sorriso do rosto de qualquer entusiasta!!!Vou acompanhar o projeto...

Boa sorte e um abraço.

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caralho que maneiro velho !!!! parabéns pela iniciativa, e um obrigado por compartilhar o projeto com a galera da oktane !

vou acompanhar o tópico sempre ! :mrgreen:

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