Ir para conteúdo

Regras para Fotógrafos nos Oktane TrackDays


Posts Recomendados

Quanto a envio de fotos para a revista:

Acredito que cada fotografo possa escolher permitir o envio das mesmas de forma GRATUITA para as revistas. Pelo fato de ter muita gente que manda sem cobrar nada ou entao revistas que mandam seu proprio fotografo, fica inviavel a oktane gerenciar tal negociação. Portanto se a pessoa quiser me enviar a foto apenas para utilização das mesmas para a oktane divulgar o evento no site panfletos e afins (com o devido nome) não será problema algum CONTANTO que este objetivo seja deixado claro na hora do envio das fotos.

vamo que vamo que o topico esta maneiro.

clap.gifclap.gifclap.gifclap.gifclap.gif

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 81
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • Gili

    18

  • Murdoc

    15

  • PUG

    10

  • Leo Real

    8

Top Posters In This Topic

carlosgcosta

Se eu não me engano no termo de resposabilidade assinado por todos, está escrito q as fotos tiradas e imagens serão utilizada sem remuneração alguma (Ou algo assim, não me recordo exatamente).

Se a pessoa assinou o termo sem ler, deu mt mole...

PS: Meu nome é Enéias...

Parece que voce é que esta enfiando os pes pelas mãos, o fato de constar este texto no Termo, não autoriza a ninguem o direito de enviar para revistas as imagens sem a autorização do fotografo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que vcs estão saindo do foco do tópico e fazendo tempestade em copo dágua!

Se não quiser suas imagens publicadas em revistas e outros meios, fora a Oktane, deixe isso claro e ponto final!

Abs!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a envio de fotos para a revista:

Acredito que cada fotografo possa escolher permitir o envio das mesmas de forma GRATUITA para as revistas. Pelo fato de ter muita gente que manda sem cobrar nada ou entao revistas que mandam seu proprio fotografo, fica inviavel a oktane gerenciar tal negociação. Portanto se a pessoa quiser me enviar a foto apenas para utilização das mesmas para a oktane divulgar o evento no site panfletos e afins (com o devido nome) não será problema algum CONTANTO que este objetivo seja deixado claro na hora do envio das fotos.

vamo que vamo que o topico esta maneiro.

clap.gifclap.gifclap.gifclap.gifclap.gif

Exatamente isso..

Ja que esta exclarecido esse ponto..

Continuamos as ideias

T+

Murdoc

Link para o post
Compartilhar em outros sites
carlosgcosta

Meu pitaco, sobre as ideias

O grande problema parece estar sendo o envio de imagens para as revistas, algumas pessoas parecem entrar em extase quando le seu nome na revista, ou poder sair correndo com a revista na mão falando olha olha consegui publicar uma imagem minha, estou na revista. Isto pode ser divertido para quem não esta nen aí para fotografia, agora me falem, se voces precisarem de um advogado ele vai pegar a causa gratuitamente, o destista vai fazer uma obturação ou um canal gratuitamente? Pode ate não cobrar a mão de obra mas existe o material empregado no tratamento.

Ceder imagens para o forum, site e/ou folders de divulgação tenho certeza que ninguem ira se opor, por estar ajudando a divulgação do evento, e a sugestão de lavar um note para pegar as imagens na hora soa um pouco "forte" da a impressão que as imagens vão ser retiradas da maquina de qualquer jeito.

Acho que a liberdade é fundamental, se alguem não quiser autorizar o envio de imagens para revista não autorize, ceda apenas para uso no forum, site e/ou folders de divulgação

Como avaliar um equipamento profissional? Isto é uma coisa complicada, eu considero profissional somente lentes F/2.8, outra pessoa ja vai falar que a lente dele custou R$ 999,99 e se encaixa em uma DSLR por isto é profissional, sendo que ela é de um fabricante alternativo f/6.3

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Editei o numero 3 la do post inicial.

abs

Meu pitaco, sobre as ideias

O grande problema parece estar sendo o envio de imagens para as revistas, algumas pessoas parecem entrar em extase quando le seu nome na revista, ou poder sair correndo com a revista na mão falando olha olha consegui publicar uma imagem minha, estou na revista. Isto pode ser divertido para quem não esta nen aí para fotografia, agora me falem, se voces precisarem de um advogado ele vai pegar a causa gratuitamente, o destista vai fazer uma obturação ou um canal gratuitamente? Pode ate não cobrar a mão de obra mas existe o material empregado no tratamento.

Ceder imagens para o forum, site e/ou folders de divulgação tenho certeza que ninguem ira se opor, por estar ajudando a divulgação do evento, e a sugestão de lavar um note para pegar as imagens na hora soa um pouco "forte" da a impressão que as imagens vão ser retiradas da maquina de qualquer jeito.

Acho que a liberdade é fundamental, se alguem não quiser autorizar o envio de imagens para revista não autorize, ceda apenas para uso no forum, site e/ou folders de divulgação

Como avaliar um equipamento profissional? Isto é uma coisa complicada, eu considero profissional somente lentes F/2.8, outra pessoa ja vai falar que a lente dele custou R$ 999,99 e se encaixa em uma DSLR por isto é profissional, sendo que ela é de um fabricante alternativo f/6.3

É mas se o advogado sabe que nao vai receber nada nao aceita a causa. Nao vejo qual o mal de um fotografo amador ficar em extase em ter uma foto sua publicada em revista do ramo. Mas esse fotografo amador ja sabia que nao ia receber nada pelas fotos e mesmo assim ficou o dia todo la em pé tirando as fotos.

Quanto ao note ou HD para pegar as fotos, vc mesmo disse , OPÇÃO, e é pura e simplesmente para facilitar a vida de todo mundo, se nao quiser nao faz na hora, se quiser faz. OPÇÃO serve pra isso. Mas se quiser ir pra casa e editar a foto, também é OPÇÃO sua.

Também acho que a liberdade é fundamental, tanto que o topico foi aberto para discutirmos essas ideias, ja editei la o item 3 colocando como regra o fornecimento para o uso "interno" na Oktane e OPÇÃO de mandar para as revistas.

Vou levar minha 50tinha f/1.8, ja sou profissional :protesto: Acho que esse criterio de ser 2.8 full nao serve, eu fui de 24-70 2.8 e o Chimba com a 70-200 f4 tem muito mais recurso do que eu. Esse critério tem que ser analisado e tal, talvez nem seja regra fixa, sei la. Talvez priorizar o pessoal de SLR e se for sobrando credencial ir liberando.

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites
TuningBrasil

Sugiro bike ou biz pra se locomover usando a pistinha de serviço (paralela à pista principal) para os fotógrafos com comichão, em busca de outros locais.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Editei o numero 3 la do post inicial.

abs

Meu pitaco, sobre as ideias

O grande problema parece estar sendo o envio de imagens para as revistas, algumas pessoas parecem entrar em extase quando le seu nome na revista, ou poder sair correndo com a revista na mão falando olha olha consegui publicar uma imagem minha, estou na revista. Isto pode ser divertido para quem não esta nen aí para fotografia, agora me falem, se voces precisarem de um advogado ele vai pegar a causa gratuitamente, o destista vai fazer uma obturação ou um canal gratuitamente? Pode ate não cobrar a mão de obra mas existe o material empregado no tratamento.

Ceder imagens para o forum, site e/ou folders de divulgação tenho certeza que ninguem ira se opor, por estar ajudando a divulgação do evento, e a sugestão de lavar um note para pegar as imagens na hora soa um pouco "forte" da a impressão que as imagens vão ser retiradas da maquina de qualquer jeito.

Acho que a liberdade é fundamental, se alguem não quiser autorizar o envio de imagens para revista não autorize, ceda apenas para uso no forum, site e/ou folders de divulgação

Como avaliar um equipamento profissional? Isto é uma coisa complicada, eu considero profissional somente lentes F/2.8, outra pessoa ja vai falar que a lente dele custou R$ 999,99 e se encaixa em uma DSLR por isto é profissional, sendo que ela é de um fabricante alternativo f/6.3

É mas se o advogado sabe que nao vai receber nada nao aceita a causa. Nao vejo qual o mal de um fotografo amador ficar em extase em ter uma foto sua publicada em revista do ramo. Mas esse fotografo amador ja sabia que nao ia receber nada pelas fotos e mesmo assim ficou o dia todo la em pé tirando as fotos.

Quanto ao note ou HD para pegar as fotos, vc mesmo disse , OPÇÃO, e é pura e simplesmente para facilitar a vida de todo mundo, se nao quiser nao faz na hora, se quiser faz. OPÇÃO serve pra isso. Mas se quiser ir pra casa e editar a foto, também é OPÇÃO sua.

Também acho que a liberdade é fundamental, tanto que o topico foi aberto para discutirmos essas ideias, ja editei la o item 3 colocando como regra o fornecimento para o uso "interno" na Oktane e OPÇÃO de mandar para as revistas.

Vou levar minha 50tinha f/1.8, ja sou profissional :wub: Acho que esse criterio de ser 2.8 full nao serve, eu fui de 24-70 2.8 e o Chimba com a 70-200 f4 tem muito mais recurso do que eu. Esse critério tem que ser analisado e tal, talvez nem seja regra fixa, sei la. Talvez priorizar o pessoal de SLR e se for sobrando credencial ir liberando.

abs

Muito bem colocada a sua colocação! :D

Sério, faço de suas palavras as minhas! :protesto:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugiro bike ou biz pra se locomover usando a pistinha de serviço (paralela à pista principal) para os fotógrafos com comichão, em busca de outros locais.

Queria akela mini moto heheh ia ser manero.

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bem colocada a sua colocação! :wub:

Sério, faço de suas palavras as minhas! :protesto:

É nós.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera... vamos acalmar um pouco as paradas....

A oktane nao quer enviar fotos pra revista que não tenham sido autorizadas pelos mesmo. Nunca fizemos isso e nunca vamos fazer.

Tanto que temos eventos com 20 fotografos na pista (como este) e só recebemos fotos de 6 ou 7 pessoas... ninguem é obrigado a enviar as fotos what so ever...

Logicamente se em um evento eu tiver 20 fotografos e ninguem quiser publicar as fotos teremos que mudar de estratégia. Antigamente era apenas o murdoc cedendo as fotos para a revista e tudo funcionava tranquilamente... estamos fazendo isso para criar oportunidade para todos, isto é, uma ajuda mutua.

É isso.. mais uma ideia.. posso criar um termo especifico para fotografo contendo email de contato / telefone e se o mesmo autoriza a publicação de forma gratuita das fotos em revistas e sites (fora o da oktane).

[]s

Link para o post
Compartilhar em outros sites

até pq é o seguinte...

eu particularmente gostaria de ter todas as fotos de todos os fotografos de todos os eventos que ja fizemos pra mim.. serio... mesmo que nao divulgue em canto algum.. é aquele esquema.. voce faz uma baita festa de aniversario para todos os seus amigos... voce vai querer milhares de fotos de recordação... e o meu sentimento é esse também.

Portanto se o fotografo nao quiser mandar pra revista.. tranquilo... mas manda pra gente do mesmo jeito... sera utilizado (no maximo) no site da oktane ou em algum panfleto que possamos fazer... sempre com o nome do mesmo... e se por acaso eu nao utilizar em nada... eu guardo pra mim :protesto:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leo Real

Me lembrei q nos dados do meu HD recuperado tem fotos deo outros OTD, vou ver lá em casa e passo para o metal como material de eventos anteriores e ter mais conteúdo para o Hot Site...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me lembrei q nos dados do meu HD recuperado tem fotos deo outros OTD, vou ver lá em casa e passo para o metal como material de eventos anteriores e ter mais conteúdo para o Hot Site...

Jotalhão nesse caso não ha mais necessidade...

T+

Murdoc

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso.. mais uma ideia.. posso criar um termo especifico para fotografo contendo email de contato / telefone e se o mesmo autoriza a publicação de forma gratuita das fotos em revistas e sites (fora o da oktane).

[]s

Parada ta calma Metal.

Ja falei com o Murdoc sobre esse termo especifico dos fotografos.

abs

Fiz algumas modificações pertinentes

T+

Murdoc

Vi la Murdoc, arquivos em RAW vc vai editar?

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leo Real

Me lembrei q nos dados do meu HD recuperado tem fotos deo outros OTD, vou ver lá em casa e passo para o metal como material de eventos anteriores e ter mais conteúdo para o Hot Site...

Jotalhão nesse caso não ha mais necessidade...

T+

Murdoc

Metal comentou outro dia qndo estavamos recuperando os dados q queria as fotos, qndo vimos elas no HD, mas acabamos esquecendo de deixar uma cópia pra ele...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vou dar minhas opiniões e minhas sugestões, colocarei numa ordem qualquer.

1- Quanto a ceder/vender fotos para revistas ? Eu no meu inicio de "carreira" achava super legal oferecer fotos para revistas em troca do nome na mesma. Depois que passei a receber por matérias, achei mais legal ainda.

Quanto aos eventos da Oktane, no inicio da AutoPower eu vendia, hoje já cedi para algumas revistas e vou continuar cedendo porque sei que a Oktane não recebe lucro comercial pelo evento, então EU, continuarei cedendo as mesmos. como sempre canso de ceder para os pilotos, agora acho que se os pilotos forem usar as mesmas comercialmente devem fazer um acordo com os fotografos.

Acho que qulaquer fotografo que esteja lá credenciado tem o direiro de não querer ceder as fotos para a revista, é um direito pessoal dele que deve ser respeitado e pronto.

Só ilustrando um pouco, o jornal O Globo criou aquele Eu-fotografo, voce manda uma foto para eles, e caso a mesma seja publicada voce recebe 0 reais pela foto, nem uma assinatura do jornal. E caso a mesma venha a ser comercializada pelo jornal, voce recebe mais 0 reais pela mesma.

2 - Quanto ao passar as imagens la´na hora, eu prefiro passar depois, e acho que 72 hotas é um prazo apertado mas não impossivel.

3 - Quanto ao credenciamento de fotografos, acho que poderia rolar um certo requisito minimo de equipamento, tipo DSLR, lente minima, qualquer coisa assim. Agora por favor nada de exigir que todos tenham uma lente 2.8.

Quanto ao briefing para os mesmos, acho que deveria ser obrigatorio para quem está indo pela primeira vez. Eu mesmo tenho problemas (geralmente trabalho no sabado) de estar lá na parte da manhã. E não querendo ser convencido acho que já sei bem as regras para um bom comportamento no evento.

Falando nisso, acho que poderia rolar uma certa hora, durante alguma bandeira vermelha, que pudessemos dar uma atravessada na pista para obter novos angulos.

Acho que poderiamos acenar,berrar, sei lá para o PACE CAR durante a pista parada e o mesmo dar uma paradinha para dar uma segurança para cruzarmos a pista.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vou dar minhas opiniões e minhas sugestões, colocarei numa ordem qualquer.

1- Quanto a ceder/vender fotos para revistas ? Eu no meu inicio de "carreira" achava super legal oferecer fotos para revistas em troca do nome na mesma. Depois que passei a receber por matérias, achei mais legal ainda.

Quanto aos eventos da Oktane, no inicio da AutoPower eu vendia, hoje já cedi para algumas revistas e vou continuar cedendo porque sei que a Oktane não recebe lucro comercial pelo evento, então EU, continuarei cedendo as mesmos. como sempre canso de ceder para os pilotos, agora acho que se os pilotos forem usar as mesmas comercialmente devem fazer um acordo com os fotografos.

Acho que qulaquer fotografo que esteja lá credenciado tem o direiro de não querer ceder as fotos para a revista, é um direito pessoal dele que deve ser respeitado e pronto.

Só ilustrando um pouco, o jornal O Globo criou aquele Eu-fotografo, voce manda uma foto para eles, e caso a mesma seja publicada voce recebe 0 reais pela foto, nem uma assinatura do jornal. E caso a mesma venha a ser comercializada pelo jornal, voce recebe mais 0 reais pela mesma.

2 - Quanto ao passar as imagens la´na hora, eu prefiro passar depois, e acho que 72 hotas é um prazo apertado mas não impossivel.

3 - Quanto ao credenciamento de fotografos, acho que poderia rolar um certo requisito minimo de equipamento, tipo DSLR, lente minima, qualquer coisa assim. Agora por favor nada de exigir que todos tenham uma lente 2.8.

Quanto ao briefing para os mesmos, acho que deveria ser obrigatorio para quem está indo pela primeira vez. Eu mesmo tenho problemas (geralmente trabalho no sabado) de estar lá na parte da manhã. E não querendo ser convencido acho que já sei bem as regras para um bom comportamento no evento.

Falando nisso, acho que poderia rolar uma certa hora, durante alguma bandeira vermelha, que pudessemos dar uma atravessada na pista para obter novos angulos.

Acho que poderiamos acenar,berrar, sei lá para o PACE CAR durante a pista parada e o mesmo dar uma paradinha para dar uma segurança para cruzarmos a pista.

Fala Jo, blz cara?

1 e 2 caem nakela situaçao da OPÇAO que ja tratamos, ja ta ate editado isso no post inicial, faz quem quiser.

3 - Eu tbm acho que dava pra atravessar, mas EU me garanto, sei que VC se garante e que nao vamos fazer nenhuma besteira e tal, mas se abrir pra um terão que abrir pra todos acho eu, aí ja viu, pode rolar algum problema sério com alguem desavisado, novato ou ate mesmo irresponsavel.

Quanto ao equip. minimo temos que ver um criterio para nao sermos injustos.

abs

Editado por Gili
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Jo, blz cara?

1 e 2 caem nakela situaçao da OPÇAO que ja tratamos, ja ta ate editado isso no post inicial, faz quem quiser.

3 - Eu tbm acho que dava pra atravessar, mas EU me garanto, sei que VC se garante e que nao vamos fazer nenhuma besteira e tal, mas se abrir pra um terão que abrir pra todos acho eu, aí ja viu, pode rolar algum problema sério com alguem desavisado, novato ou ate mesmo irresponsavel.

Quanto ao equip. minimo temos que ver um criterio para nao sermos injustos.

abs

Editado por Jo/Photo
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gili, quanto a opção tres, acho que esse negocio de abriu para um, tem que abrir para todos, a maior besteira. Afinal, Eu, Voce, Marcão, Mumu (quando dava para fotografo), e mais alguns conhecidos, devemos ter algumas vantagens a mais. Por que isso ? Porque nós e os organizadores sabemos todas as responsabilidades, riscos e etc... Estamos nisso já a bastante tempo, então devemos sim ter vantagens. Não desmerecendo os novatos, por favor não entendam isso.

Uso como exemplo a arrancada, a segurança não deixa fotografar colado na mureta após o guard rail, certa vez o que cara foi me tirar e me identifiquei (FAERJ<Revista e etc...) ele disse que se eu podia ficar lá todos podiam ? Porque ? Afinal estava lá trabalhando para a divulgação do evento e etc... Por isso defendo a linha de alguns ter mais vantagens que os outros.

Quanto a algum desavisado atravessar a pista, ele nem poderia estar ali, pois como novato ele frequentou o Briefing, então não é mais desavisado das proibições.

E quanto ao equipto minimo, realmente tem que ser estudado, uma sugestão "doida" seria liberar a Vitoria (curvas mais fácil para entrar ou sair) para os fotografos iniciantes (ou com equipto fora do exigido), sei lá, qq coisa assim.

A parte de ser injusto, sempre vai ter alguem achando que a organização ou quem selecionou quem pode entrar ou não foi injusto e blá.blá.

O esquema da motinha ou bike(bike eu até tenho, não tenho mais é disposição para pedalar) é legal para nos deslocarmos, mas a organização poderia de vez em quando, arrumar um fotografo-car para nos mudar de local.

Abços,

É, pode ate ser, mas a OAB nao aconselha advogar em causa própria, vamos deixar a organizaçao resolver isso (vou encher o saco deles hehehe) :mrgreen:

Esse criterio de liberar determinados locais nao acho q seja viavel pra organizacao controlar isso, se tiver condicao é legal sim.

Qto a carona, nao seria ruim passear de pacecar nao, e ainda iam ganhar umas car by car.

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos.. Queria ter participado deste tópico desde o inicio, mas to sem tempo dai vou começar aqui na pag. 04. Li tudo oq foi escrito até agora e acho q oq foi dito ja era sabido de quem sempre esteve la fotografando o evento. Dai + importante do que discutir se vc vai receber ou nao pela imagem, acho q era como o Gili comentou em um outro topico, q o controle qnto ao acesso na pista fosse + rigido, logo poderia se pensar em mudar de posição na pista e afins como ta sendo discutido aquui..

Mal ae se to falando alguma coisa q ja foi dita, mas só consegui comentar aqui hj.. No aguardo de novas ideias ! E espero q no proximo tenha alguma imagem publicada.

[]'s

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Gostaria de participar.

1- Requisitos mínimos eu concordo, SLR ta de bom tamanho, vi ótimas fotos com diversas lentes. Acho prejudicial tolir fotógrafos de participar por não ter um equipamento "bom".

2- Justo. Não sei se há necessidade de hhmmss, massss

3- Acho que esse tópico já foi suficientemente discutido, e encontrada uma boa solução.

4- OK!

5- OK!

6- Discordo. Acho que o credenciamento já prevê um livre arbítrio. Quanto ao grande número de fotógrafos num mesmo lugar é bem lógico, trata-se de um local mais privilegiado. Quando se vê fotógrafos de jornais empilhados fazendo praticamente a mesma foto, significa que todos eles querem, ou precisam fazer aquela foto da melhor forma possivel, a canja faz com que eles tenham uma idéia do que pode vir a acontecer, e se posicionam muitas vezes no mesmo lugar. Se só tivesse um fotógrafo na 90, só teríamos uma sequência de fotos das rodadas.

7- Uso RAW, não terei como descarregar no evento, mas concordo que facilita e agiliza pra quem faz em JPG e não se preocupa com tratamento.

8- OK!

9- Mesmo já tendo participado deste mesmo Briefing, o fotógrafo terá de participar todas às vezes?

10- OK!

11- OK!

Gostaria de acrescentar:

Discordo de você Jo. Acho que privilegiar certo número de fotógrafos é injusto. Em todo evento sério ocorre uma distrubuição 100% justa e igualitária a todos os membros participantes. Um exemplo, o PAN. Existiam diretores só para o pessoal da fotografia, dizendo onde poderiam ficar. Apareceram uns Redneck americanos querendo privilégio e dizendo que eram mais capazes. Foram repreendidos e não foram satisfeitos. Entendo a vontade de utilizar uma alternativa da pista, realmente seria interessante, mas acredito em direitos iguais, afinal vamos ter o mesmo direito sobre a credencial. Crítica construtiva.

Espero ajudar!

Abraços!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa a acrescentar: já fiz algumas fotos muito melhores que várias pessoas que têm SLRs com câmeras compactas/prossumers. Claro que não foi com uma saboneteirinha, mas restringir acesso só a quem possui (d)SLR acho desnecessário. A própria Canon tem câmeras compactas excelentes (como a G6, que tem lente f2.0).

Editado por Lipito
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Maverick

Só uma coisa a acrescentar: já fiz algumas fotos muito melhores que várias pessoas que têm SLRs com câmeras compactas/prossumers. Claro que não foi com uma saboneteirinha, mas restringir acesso só a quem possui (d)SLR acho desnecessário. A própria Canon tem câmeras compactas excelentes (como a G6, que tem lente f2.0).

Procede... saudades dos primeiros OTD's por isso...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.