Ir para conteúdo

Regras para Fotógrafos nos Oktane TrackDays


Posts Recomendados

Bom, com o Tio Metal fechou o topico la e falou pra alguem abrir um topico sobre informaçoes para os fotógrafos, este alguem serei eu. Na medida que as informaçoes/opinioes forem sendo faladas ( e aceitas pela organizaçao ), vou editando o topico inicial se for o caso.

RESUMO do Briefing ( nao lembro hehe me ajudem )

- Não pode atravessar a pista NUNCA, nem por cima das passarelas;

REGRAS e IDEIAS ( algumas o Murdoc que ja me passou )

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Exemplo do Manual de Imprensa Oktane Trak Day

1- As Credenciais serão limitadas pela organizaçao, que escolherá livremente os fotógrafos;

2- Os arquivos das fotos deverão obedecer o seguinte padrão: NOME COMPLETO_3digits-serial-number.ext, exemplo: OKTANECLUB_001.jpg;

3- Os Fotografos iram assinar uma termo autorizando a publicação de suas imagens em todos os meios de Comunicação (ex: Sites, Revistas. Folders etc) caso o fotografo não queria a sua publicação, terá que informar a organização seja por email em até 48 horas após o evento, informando que não deseja que as mesmas não sejam publicadas com o Nome Completo e CPF, caso isso nao seja feito, a organização entenderá que foi autorizado a sua publicação;

4- O fotografos iram assinar o termo de responsabilidade deixando a Oktane isenta de total responsabilidade sobre eventuais acidentes;

5- Somente serão credenciados fotógrafos com equipamento Semi Profissionais e Profissionais; Caso seja de algum meio de comunicação terá que ser enviado com 72 horas de antecedencia com o nome do veiculo de comunicação

6- Acho que poderia haver um revezamento (sem imposiçao) em relaçao aos locais na pista, para que sempre haja alguem fotografando em determinado local e evitando aglomerado de gente num unico ponto;

7- Os arquivos ( JPEG) deverão ser enviados para o Murdoc no maximo em 72 horas (Exemplo) Obs: cada evento tera um prazo a ser definido antecipadamente no formato minimo de 1024 x 683 ( Resolução minima de 3.2 Mps) e informando o nome completo do fotografo; Podera haver a opção de download no dia la mesmo no evento, mas os respectivos cabos das cameras deverao ser levados;

8- Os Fotografos Credenciados serão identificados com pulseiras no dia do evento;

9- Obrigatoriedade de todos os Fotografos a serem credenciados participarem de um Briefing aonde seriam passadas todas as informações pertinentes (sem essa participação nao recebe a credencial);

10- Horario pré-determinado para briefing e credenciamento dos fotografos no dia do evento (assim evitaria certos transtornos);

11- Será feita uma lista dos Fotografos ja previamente definida com Nome Completo de cada fotografo elaborada pela organização;

12- Será Expressamente PROIBIDO Atravesar a Pista durante o Evento, em prol da segurança de todos os participantes

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, conforme for lembrando vou editando aqui, Murdoc e Metal fiquem a vontade para editar para acrescentar ou retirar alguma coisa.

abs

Editado por Murdoc
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 81
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • Gili

    18

  • Murdoc

    15

  • PUG

    10

  • Leo Real

    8

Top Posters In This Topic

por mim perfeito.

Posso tambem organizar um HD externo no evento onde quem preferir (e levar o cabo usb) poderao colocar as fotos no HD no dia do evento. Logicamente vou separar as fotos por diretorios contendo todos os dados do fotografo.

Quanto mais ideias melhor...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Otima iniciativa Gilli

Colocaria mas coisas exemplo

No item nº 3 autorizar a publicação em Revistas sem nenhum custo (assim poupa tempo na selecão das imagens)

Algumas ideias

8 - Obrigatoriedade de todos os Fotografos Credenciados participarem de um Briefing aonde seria passadas todas as informações pertinentes (sem essa participação implicará na perda da credencial)

9 - Horario pré determinado para o credenciamento dos fotografos no dia do evento (assim evitaria certos transtornos)

10 - Uma lista dos Fotografos ja previamente definida com Nome Completo de cada fotografo.

quem tiver mais ideias só falar ae ..

T+

Murdoc

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Marcelo Estaky

Bem, galera, vou dar o meu pitaco:

1- A turma que fotografa, em geral está sempre procurando os pontos que proporcionem as imagens de maior impacto (pelo menos eu faço assim) logo, tendemos a estar sempre em posições críticas da pista para visualizar primeiro uma rodada, um toque, etc... Ou seja, não me importaria de estar com um rádio à mão para ajudar na organização do evento.

2- Sei que não deu e já aproveito para deixar claro que apesar de estar tentando negociar essa possiblidade, não fui eu que atravessei a pista, mas muitas imagens legais poderiam ser feitas pelo lado de dentro da curva, em algum momento, como uma bandeira vermelha em que todos estivessem recolhidos aos Boxes, talvez fosse possível organizar com os bandeiras a travessia de fotógrafos, claro, sem preferência, atravessou fica até parar de novou ou não... E só atravessa se tiver parada.

3- Baixar imagens para um HD externo, lembrem-se que câmeras DSLR que mesmo não sendo necessariamente profissionais, em geral são utilizaadas pelos fotógrafos em formato RAW, cuja "revelação" demanda tratamento aplicado conforme o fabricante da câmera em SW próprio ou Photoshop para extrair o JPEG.

4- Como já falei com o Murdoc, eu não posso ceder para uso em material publicitário ou de publicação de revistas, portanto não acho justo, já que o credenciamento conterá número limitado de fotógrafo tirar vagas de pessoas que não têm esse compromisso e que podem sem problemas cederem a imagem a qualquer fim, provavelmente nos próximos eu vá para assistir, para andar, mas muito improvavelmente para fotografar como credenciado, mas vou ajudando nessa parte da organização dando os toques que acher prudentes por aqui, se de interesse for.

5- De maneira geral, pelo que observei do novo traçado, uma lente com range entre 200 e 300 mm são mais doque suficientes para qualquer fotógrafo obter boas imagens sem ter de se expôr a risco desnecessário, então, meu conselho é que seja exigido pelo menos comprimento focal a esse equivalente no credenciamento, credenciar pessoas com lente muito curta (24-70), 50mm, é dar o queijo para nego com a faca fazer merda, porque no afã de obter as fotos as pessoas acabam esquecendo, ou simplesmente ignorando os riscos e posicionando-se mais perto doque o prudente para obter uma boa imagem, expondo-se desnecessariamente.

6- Outra coisa que ví acontecer e que é de extremo perigo foi alguns fotógrafos chamando a atenção de pilotos, provavelmente amigos, familiares, etc., no final da reta dos Boxes, isso deve ser veementemente coibido, pois a distração em um ponto onde os caras passam caindo de 180 por hora pode causar um acidente de proporções gravíssimas, o fotógrafo quanto mais invisível for, menor o risco a que estará se expondo e também os demais.

Agora tou com sono, depois lembro mais e vou postando por aqui, acho que algumas das que falei aqui, já cheguei a trocar com o Murdoc e com o Digo uns dias depois...

Valeu.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Karioca_br

Fudeu....não tenho dSLR....não vou mais conseguir credencial :mrgreen:

Espero no próximo OTD já estar com a minha dSLR :rolleyes:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

por mim perfeito.

Posso tambem organizar um HD externo no evento onde quem preferir (e levar o cabo usb) poderao colocar as fotos no HD no dia do evento. Logicamente vou separar as fotos por diretorios contendo todos os dados do fotografo.

Quanto mais ideias melhor...

Ia ser ideal Metal. No ultimo levei o note pra baixar as fotos mas cada um foi indo numa hora diferente, com pressa e tal... ninguem quis baixar, o carro tava longe tbm...

abs

Otima iniciativa Gilli

Colocaria mas coisas exemplo

No item nº 3 autorizar a publicação em Revistas sem nenhum custo (assim poupa tempo na selecão das imagens)

Algumas ideias

8 - Obrigatoriedade de todos os Fotografos Credenciados participarem de um Briefing aonde seria passadas todas as informações pertinentes (sem essa participação implicará na perda da credencial)

9 - Horario pré determinado para o credenciamento dos fotografos no dia do evento (assim evitaria certos transtornos)

10 - Uma lista dos Fotografos ja previamente definida com Nome Completo de cada fotografo.

quem tiver mais ideias só falar ae ..

T+

Murdoc

Editei la.

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, galera, vou dar o meu pitaco:

1- A turma que fotografa, em geral está sempre procurando os pontos que proporcionem as imagens de maior impacto (pelo menos eu faço assim) logo, tendemos a estar sempre em posições críticas da pista para visualizar primeiro uma rodada, um toque, etc... Ou seja, não me importaria de estar com um rádio à mão para ajudar na organização do evento.

2- Sei que não deu e já aproveito para deixar claro que apesar de estar tentando negociar essa possiblidade, não fui eu que atravessei a pista, mas muitas imagens legais poderiam ser feitas pelo lado de dentro da curva, em algum momento, como uma bandeira vermelha em que todos estivessem recolhidos aos Boxes, talvez fosse possível organizar com os bandeiras a travessia de fotógrafos, claro, sem preferência, atravessou fica até parar de novou ou não... E só atravessa se tiver parada.

3- Baixar imagens para um HD externo, lembrem-se que câmeras DSLR que mesmo não sendo necessariamente profissionais, em geral são utilizaadas pelos fotógrafos em formato RAW, cuja "revelação" demanda tratamento aplicado conforme o fabricante da câmera em SW próprio ou Photoshop para extrair o JPEG.

4- Como já falei com o Murdoc, eu não posso ceder para uso em material publicitário ou de publicação de revistas, portanto não acho justo, já que o credenciamento conterá número limitado de fotógrafo tirar vagas de pessoas que não têm esse compromisso e que podem sem problemas cederem a imagem a qualquer fim, provavelmente nos próximos eu vá para assistir, para andar, mas muito improvavelmente para fotografar como credenciado, mas vou ajudando nessa parte da organização dando os toques que acher prudentes por aqui, se de interesse for.

5- De maneira geral, pelo que observei do novo traçado, uma lente com range entre 200 e 300 mm são mais doque suficientes para qualquer fotógrafo obter boas imagens sem ter de se expôr a risco desnecessário, então, meu conselho é que seja exigido pelo menos comprimento focal a esse equivalente no credenciamento, credenciar pessoas com lente muito curta (24-70), 50mm, é dar o queijo para nego com a faca fazer merda, porque no afã de obter as fotos as pessoas acabam esquecendo, ou simplesmente ignorando os riscos e posicionando-se mais perto doque o prudente para obter uma boa imagem, expondo-se desnecessariamente.

6- Outra coisa que ví acontecer e que é de extremo perigo foi alguns fotógrafos chamando a atenção de pilotos, provavelmente amigos, familiares, etc., no final da reta dos Boxes, isso deve ser veementemente coibido, pois a distração em um ponto onde os caras passam caindo de 180 por hora pode causar um acidente de proporções gravíssimas, o fotógrafo quanto mais invisível for, menor o risco a que estará se expondo e também os demais.

Agora tou com sono, depois lembro mais e vou postando por aqui, acho que algumas das que falei aqui, já cheguei a trocar com o Murdoc e com o Digo uns dias depois...

Valeu.

Vou comentando pelos numeros ok?

1 e 2 - concordo plenamente. Sempre quis atravessar, sempre enchi o saco do pessoal, mas regra é regra. Até levei meu talkabout na esperança de ter acesso e poder atravessar ( com autorização é claro ) mas esqueci no carro e fiquei com preguiça de pegar heeh Nem sei se é igual aos radios usados.

3 - Eu nao uso RAW, o Murdoc me pede as fotos sem trabalho nenhum, entao vou sempre de JPEG, por mim nao teria problema nenhum o HD externo.

4 - Nem com pseudonimo? tuas fotos e equip sao excelentes. Se nao for me empresta a 2.8 :rolleyes:

5 - Discordo desse ponto cara, esse ultimo evento fui de 24-70 e no anterior fui com a 17-55 do kit, e creio que em momento algum me expus a qualquer risco diferente do que o Lipito p.e. que tava de 75-300 do meu lado. Claro que pra mim nao rola ficar numa 120 da vida, mas fico limitado a determinados pontos por causa da lente. Ainda mais agora que vendi a 24-70 pra investir no carrinho, se nao for andar, vou de 17-55 mesmo e ficar praticamente o tempo todo na vitoria e/ou 90 com cropzinho pq a resolução de 1074 da pra fazer.

6 - Nao reparei isso, bem observado.

Fudeu....não tenho dSLR....não vou mais conseguir credencial :fumando:

Espero no próximo OTD já estar com a minha dSLR :mrgreen:

Tu tem que ta é na pista com esse mamae ae heheh

abs

Editado por Gili
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, galera, vou dar o meu pitaco:

3- Baixar imagens para um HD externo, lembrem-se que câmeras DSLR que mesmo não sendo necessariamente profissionais, em geral são utilizaadas pelos fotógrafos em formato RAW, cuja "revelação" demanda tratamento aplicado conforme o fabricante da câmera em SW próprio ou Photoshop para extrair o JPEG.

4- Como já falei com o Murdoc, eu não posso ceder para uso em material publicitário ou de publicação de revistas, portanto não acho justo, já que o credenciamento conterá número limitado de fotógrafo tirar vagas de pessoas que não têm esse compromisso e que podem sem problemas cederem a imagem a qualquer fim, provavelmente nos próximos eu vá para assistir, para andar, mas muito improvavelmente para fotografar como credenciado, mas vou ajudando nessa parte da organização dando os toques que acher prudentes por aqui, se de interesse for.

3 - Eu nao uso RAW, o Murdoc me pede as fotos sem trabalho nenhum, entao vou sempre de JPEG, por mim nao teria problema nenhum o HD externo.

4 - Nem com pseudonimo? tuas fotos e equip sao excelentes. Se nao for me empresta a 2.8 :rolleyes:

Lá vai a minha opinião (nas partes que não estou de acordo)...

3 - Acho inviável o uso de JPEG direto da camera. Não só me tira a qualidade da imagem, como tira tambem o registro da imagem "crua" (raw) para armazenamento sem manipulação (já sai da camera com os presets dela, enquanto o RAW não). Sem falar no tratamento dedicado à cada "frame", que é o mais importante.

4 - Ceder imagens à organização (Oktane) para exibição no hot-site e possivelmente em websites de terceiros eu nada tenho contra, já que a oktane não obtem lucro direto pelas imagens exibidas. Mas da mesma forma não divulgo aos pilotos às imagens sem marca d'agua, por motivos pessoais.

Agora... ceder imagens para revistas (nenhuma delas é de graça), sem a devida remuneração é no minimo se desvalorizar como profissional.

Depois de ter investido muito tempo em estudo da fotografia, ter comprado equipamentos que custam uma fortuna... entregar todo o meu trabalho de bandeija para uma revista que vai obter lucro com a venda (consequentemente das imagens publicadas) é no minimo dar um tiro no pé.

Não é a questão de pseuodonimo e sim de valorização do profissional que ali esteve o dia inteiro se dedicando à captar as melhores imagens do evento.

Se a "regra" 3 for validada... serei infelizmente somente mais um espectador do evento.

Editado por PUG
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, galera, vou dar o meu pitaco:

3- Baixar imagens para um HD externo, lembrem-se que câmeras DSLR que mesmo não sendo necessariamente profissionais, em geral são utilizaadas pelos fotógrafos em formato RAW, cuja "revelação" demanda tratamento aplicado conforme o fabricante da câmera em SW próprio ou Photoshop para extrair o JPEG.

4- Como já falei com o Murdoc, eu não posso ceder para uso em material publicitário ou de publicação de revistas, portanto não acho justo, já que o credenciamento conterá número limitado de fotógrafo tirar vagas de pessoas que não têm esse compromisso e que podem sem problemas cederem a imagem a qualquer fim, provavelmente nos próximos eu vá para assistir, para andar, mas muito improvavelmente para fotografar como credenciado, mas vou ajudando nessa parte da organização dando os toques que acher prudentes por aqui, se de interesse for.

3 - Eu nao uso RAW, o Murdoc me pede as fotos sem trabalho nenhum, entao vou sempre de JPEG, por mim nao teria problema nenhum o HD externo.

4 - Nem com pseudonimo? tuas fotos e equip sao excelentes. Se nao for me empresta a 2.8 :rolleyes:

Lá vai a minha opinião (nas partes que não estou de acordo)...

3 - Acho inviável o uso de JPEG direto da camera. Não só me tira a qualidade da imagem, como tira tambem o registro da imagem "crua" (raw) para armazenamento sem manipulação (já sai da camera com os presets dela, enquanto o RAW não). Sem falar no tratamento dedicado à cada "frame", que é o mais importante.

4 - Ceder imagens à organização (Oktane) para exibição no hot-site e possivelmente em websites de terceiros eu nada tenho contra, já que a oktane não obtem lucro direto pelas imagens exibidas. Mas da mesma forma não divulgo aos pilotos às imagens sem marca d'agua, por motivos pessoais.

Agora... ceder imagens para revistas (nenhuma delas é de graça), sem a devida remuneração é no minimo se desvalorizar como profissional.

Depois de ter investido muito tempo em estudo da fotografia, ter comprado equipamentos que custam uma fortuna... entregar todo o meu trabalho de bandeija para uma revista que vai obter lucro com a venda (consequentemente das imagens publicadas) é no minimo dar um tiro no pé.

Não é a questão de pseuodonimo e sim de valorização do profissional que ali esteve o dia inteiro se dedicando à captar as melhores imagens do evento.

Se a "regra" 3 for validada... serei infelizmente somente mais um espectador do evento.

Eu sinceramente nao vou pro autodromo com nenhum intuito de ganhar 1 centavo ( obvio que se aparecer alguem querendo comprar eu vendo ), vou a titulo de ajuda mesmo, como o pessoal do Flag Team ia ( bem que podia ter um sanduba pros fotografos hein heheh ), mas nao me considero fotografo profissional, faço meus eventinhos pequenos e mais nada, mas tá aí a opiniao de quem parece ( desculpa PUG, nao tenho certeza, posso estar equivocado ) ser profissional e expondo seus motivos.

PRA MIM, a valorização é ver minha foto e nome em sites/revistas, mas entendo perfeitamente a situação e opiniao do colega ae.

abs e vamos ver o que a cúpula diz sobre isso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

5- Acho que poderia haver um revezamento ( sem imposiçao ) em relaçao aos locais na pista, para que sempre haja alguem fotografando em determinado local e evitando aglomerado de gente num unico ponto.

6- Os arquivos deverão ser enviados para o Murdoc no maximo em 48 horas no formato minimo de 1024 x 683 e informando o nome completo do fotografo;

7- Talvez uns coletes de imprensa mesmo, numerados para caso alguem faça alguma besteira ( o Metal confirmou comigo que algum fotografo atravessou a pista ) seja identificado;

Só mais alguns "insights"...

5 - Me desculpe, mas seria tirar a liberdade de "criação" das imagens... eu pelo menos não enxergo fotografia só como registro de eventos. Clicar por clicar, prefiro ir de "saboneteira". Imagens não se resumem só ao mesmo angulo, fotografei com mais 2 amigos (marcelo estaky e carlosgcosta) e no final do dia mesmo andando juntos tinhamos imagens completamente diferentes do mesmo fato. Isso porque cada um tem sua linguagem e interpretação da fotografia.

6 - Não acha o prazo de 48 horas apertado ? Tratar 287 imagens de forma individual requer muito tempo e dedicação. Jpeg por jpeg novamente eu diria que a "saboneteira" vence.

7 - Existe os coletes da arfoc para imprensa... mas quem daqui tem a carteira do sindicato ? Quanto ao "atravessdor"... Isso só demonstra o quanto uma pessoa despreparada pode interferir no bom andamento do evento (denuncia essa que só ocorreu por meio de outro fotografo).

Pôs em risco não só a vida dele, como a de todos os pilotos e caronas.

Com excessão da 3, acho o debate excelente.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sinceramente nao vou pro autodromo com nenhum intuito de ganhar 1 centavo ( obvio que se aparecer alguem querendo comprar eu vendo ), vou a titulo de ajuda mesmo, como o pessoal do Flag Team ia ( bem que podia ter um sanduba pros fotografos hein heheh ), mas nao me considero fotografo profissional, faço meus eventinhos pequenos e mais nada, mas tá aí a opiniao de quem parece ( desculpa PUG, nao tenho certeza, posso estar equivocado ) ser profissional e expondo seus motivos.

PRA MIM, a valorização é ver minha foto e nome em sites/revistas, mas entendo perfeitamente a situação e opiniao do colega ae.

abs e vamos ver o que a cúpula diz sobre isso.

Sim Gili...

O conceito de valorização profissional vai mudar à cada pessoa, só estou deixando claro que minhas imagens eu não cedo gratuitamente sob hipotese alguma à uma revista que obtem lucro com as imagens.

Sendo minha, sua ou de qualquer outra pessoa ...acho muita "malandragem" da revista.

Tambem não vou ao evento com intuito de ganhar dinheiro, mas tambem não vou com a ideia de perder dinheiro.

à Oktaneclub novamente reforço que não tenho nada contra em ceder, já que a mesma não obtem lucro direto pela divulgação das imagens.

ps: Tanto que todas as imagens que o Metal solicitou foram enviadas, mais algumas extras ao murdoc. Só vetei a divulgação em revista... ao hot-site e web de terceiros estava liberado o uso.

Editado por PUG
Link para o post
Compartilhar em outros sites

5- Acho que poderia haver um revezamento ( sem imposiçao ) em relaçao aos locais na pista, para que sempre haja alguem fotografando em determinado local e evitando aglomerado de gente num unico ponto.

6- Os arquivos deverão ser enviados para o Murdoc no maximo em 48 horas no formato minimo de 1024 x 683 e informando o nome completo do fotografo;

7- Talvez uns coletes de imprensa mesmo, numerados para caso alguem faça alguma besteira ( o Metal confirmou comigo que algum fotografo atravessou a pista ) seja identificado;

Só mais alguns "insights"...

5 - Me desculpe, mas seria tirar a liberdade de "criação" das imagens... eu pelo menos não enxergo fotografia só como registro de eventos. Clicar por clicar, prefiro ir de "saboneteira". Imagens não se resumem só ao mesmo angulo, fotografei com mais 2 amigos (marcelo estaky e carlosgcosta) e no final do dia mesmo andando juntos tinhamos imagens completamente diferentes do mesmo fato. Isso porque cada um tem sua linguagem e interpretação da fotografia.

6 - Não acha o prazo de 48 horas apertado ? Tratar 287 imagens de forma individual requer muito tempo e dedicação. Jpeg por jpeg novamente eu diria que a "saboneteira" vence.

7 - Existe os coletes da arfoc para imprensa... mas quem daqui tem a carteira do sindicato ? Quanto ao "atravessdor"... Isso só demonstra o quanto uma pessoa despreparada pode interferir no bom andamento do evento (denuncia essa que só ocorreu por meio de outro fotografo).

Pôs em risco não só a vida dele, como a de todos os pilotos e caronas.

Com excessão da 3, acho o debate excelente.

5 - Sim sim cara, por isso que coloquei o sem imposição, toquei nesse ponto por causa da confusao com o Yei, que uma foto dele é praticamente igual a minha. Mas assino embaixo em tudo o que vc falou, mas o que tentei alcançar com essa ideia é que as vezes ficam 5 fotografos na 90 e nenhum na 120, entendeu?

6 - Ainda nao é regra definitiva, mas coloquei 48 horas pq acho que foi o prazo que o Mumú me pediu dessa vez, e PRA MIM, entregar as fotos em JPEG e sem tratamento é tranquilo, em RAW fica complicado mesmo.

7 - Me expressei mal, colete que falei nao é o oficial nao, mas algum tipo de colete para identificação com um numero grande, sei la, colete laranja pros seguranças identificarem, ou ate mesmo camisas fornecidas pela organização.

Ta bom Murdoc, a 24 é sua, vou pedir pra separar pra vc!! :rolleyes:

Isso mesmo, tava nos boxes e o Metal veio nakela tranquilidade toda que lhe é peculiar: - VAI DAR MERDA, ALGUM FOTOGRAFO ATRAVESSOU A PISTA NA 120 (acho), VAI DAR MERDA, ALGUEM TIROU FOTO DELE, VAI DAR MERDA.

ahuahauhauah

Eu sinceramente nao vou pro autodromo com nenhum intuito de ganhar 1 centavo ( obvio que se aparecer alguem querendo comprar eu vendo ), vou a titulo de ajuda mesmo, como o pessoal do Flag Team ia ( bem que podia ter um sanduba pros fotografos hein heheh ), mas nao me considero fotografo profissional, faço meus eventinhos pequenos e mais nada, mas tá aí a opiniao de quem parece ( desculpa PUG, nao tenho certeza, posso estar equivocado ) ser profissional e expondo seus motivos.

PRA MIM, a valorização é ver minha foto e nome em sites/revistas, mas entendo perfeitamente a situação e opiniao do colega ae.

abs e vamos ver o que a cúpula diz sobre isso.

Sim Gili...

O conceito de valorização profissional vai mudar à cada pessoa, só estou deixando claro que minhas imagens eu não cedo gratuitamente sob hipotese alguma à uma revista que obtem lucro com as imagens.

Sendo minha, sua ou de qualquer outra pessoa ...acho muita "malandragem" da revista.

Tambem não vou ao evento com intuito de ganhar dinheiro, mas tambem não vou com a ideia de perder dinheiro.

à Oktaneclub novamente reforço que não tenho nada contra em ceder, já que a mesma não obtem lucro direto pela divulgação das imagens.

ps: Tanto que todas as imagens que o Metal solicitou foram enviadas, mais algumas extras ao murdoc. Só vetei a divulgação em revista... ao hot-site e web de terceiros estava liberado o uso.

Claro, mas como meu "ramo" nas fotos nao é esse, prefiro colocar na cabeça que é em prol da Oktane a divulgação. Claro que a valorização existe, tanto que fui o primeira a reclamar qdo nao colocaram os creditos das fotos no Blog.

Ae, to pra te perguntar isso a muito tempo, teu nome é Roberto?

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado o Termo aqui usado "Desvalorizar" usado aki...

Desvalorizar o que ???? Vc fotografo participa de um evento que é de Graça, recebe um credencial de Graça fotografa, tem acesso exclusivo a locais que o publico não tem acesso, a e derrepente sai uma foto sua em uma publicação de nivel nacional com e seu nome la (creditado) isso é desvalorizar ??? acho que vc´s tem que rever certos conceitos..

A Oktane não ira pagar por nehuma foto publicada em revista, até pq a Oktane não recebe nada por isso, pelo ao contrario temos é despesas

O Negocio é o seguinte foi criado este topico pelo Gilli com o proposito de serem discutidas novas regras para o acesso aos fotografos no OTD e não se vai ser pago ou não pelas fotos...

Quem tiver de acordo ok..

Quem não tiver paciência ....

Nunca visei lucro nas minhas imagens, até pq não dependo disso...

Se vc´s pensam, a vo la fotografar o OTD com as fotos tentar ganhar $$$$$ das revista que irão me pagar as fotos... estão redondamente enganados... Revista só paga se for materia dela.. e mesmo assim ao fotografo por ela escolhido ...

Se fosse assim tava com $$$$$

Mas continue as ideias.. sempre são validas

Abraços a todos

T+

Murdoc

Editado por Murdoc
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, a única coisa que tenho a acrescentar é o tempo para entregar as imagens. 48 horas é um prazo muito apertado para editar MUITAS imagens, ainda mais o fotógrafo não ganhando um tostão por isso. (quando eu faço eventos eu peço no mínimo uma semana...) Aliás, acabou o Mumu já tinha mandado as fotos pras revistas e eu fiquei desanimado e nem mandei as minhas.

Essa discussão sobre entregar as imagens é bem válida. Eu, hoje, não me importo em divulgar as minhas fotos sem custo. É perder dinheiro? Sim, mas a divulgação, caso ocorra, compensa (pra mim!).

:rolleyes:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, a única coisa que tenho a acrescentar é o tempo para entregar as imagens. 48 horas é um prazo muito apertado para editar MUITAS imagens, ainda mais o fotógrafo não ganhando um tostão por isso. (quando eu faço eventos eu peço no mínimo uma semana...) Aliás, acabou o Mumu já tinha mandado as fotos pras revistas e eu fiquei desanimado e nem mandei as minhas.

Essa discussão sobre entregar as imagens é bem válida. Eu, hoje, não me importo em divulgar as minhas fotos sem custo. É perder dinheiro? Sim, mas a divulgação, caso ocorra, compensa (pra mim!).

:rolleyes:

Acho que esse prazo curto foi para esse evento ja que o Mumú tinha prazo para entregar as fotos para as revistas, sei la.

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, a única coisa que tenho a acrescentar é o tempo para entregar as imagens. 48 horas é um prazo muito apertado para editar MUITAS imagens, ainda mais o fotógrafo não ganhando um tostão por isso. (quando eu faço eventos eu peço no mínimo uma semana...) Aliás, acabou o Mumu já tinha mandado as fotos pras revistas e eu fiquei desanimado e nem mandei as minhas.

Essa discussão sobre entregar as imagens é bem válida. Eu, hoje, não me importo em divulgar as minhas fotos sem custo. É perder dinheiro? Sim, mas a divulgação, caso ocorra, compensa (pra mim!).

:rolleyes:

A questão é temos um prazo para entregar aos Sites e Revistas (fechamento de edição), pode calhar de ser ecncima da hora.. e se tiver que ficar a noite toda fazendo issso, irei fazer sem problema algum, para entregar tudo no prazo.. pode ser que no proximo OTDo espaço para o envio seja maior, isso será definido ainda mas, não será uma regra para todos os OTD um prazo de 72 horas.

T+

Murdoc

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, mas vc disse pra gente lá que a edição já tinha fechado e tal... Aí eu relaxei. No dia seguinte vc disse que já tinha enviado e que agora as fotos só iam pro hotsite, aí eu dei uma desanimada... :rolleyes:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu infelizmente não tive a oportunidade de ver meu trabalho divulgado pois não consegui enviar as fotos a tempo! (tinha 1,5gb de fotos). No próximo, irei com laptop e já passarei direto um DVD pro tio Murda!

Quanto ao formato (RAW ou JPEG), os fotógrafos sabem que melhor é RAW, porém cada fotógrafo usa o formato que quiser!

Quanto a parada de dar tchauzinho pros pilotos, acho meio difícil haver controle sobre isso, já que na maioria, são espectadores que fazem isso...

E, posso estar errado, mas quando pilotei lá, não me atrapalhou em nada! Eu estava completamente concentrqado! O que realmente atrapalha é carona falando fora de hora! :rolleyes:

De resto, concordo!

p.s.: é fofoca o fato de ter havido fotógrafo atravessando a pista!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, mas vc disse pra gente lá que a edição já tinha fechado e tal... Aí eu relaxei. No dia seguinte vc disse que já tinha enviado e que agora as fotos só iam pro hotsite, aí eu dei uma desanimada... :mrgreen:

É Buneko..isso não depende de mim.. no mesmo dia final da tarde, me passam um radio dizendo, não fechamos a edição ainda... manda o mais rapido possivel... fiquei doido ... :rolleyes: ..

Acontece ...mas não fique desanimado, desmotivado, meio Jururu..... afinal vc é o Josef Climber

T+

Murdoc

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado o Termo aqui usado "Desvalorizar" usado aki...

Desvalorizar o que ???? Vc fotografo participa de um evento que é de Graça, recebe um credencial de Graça fotografa, tem acesso exclusivo a locais que o publico não tem acesso, a e derrepente sai uma foto sua em uma publicação de nivel nacional com e seu nome la (creditado) isso é desvalorizar ??? acho que vc´s tem que rever certos conceitos..

A Oktane não ira pagar por nehuma foto publicada em revista, até pq a Oktane não recebe nada por isso, pelo ao contrario temos é despesas

O Negocio é o seguinte foi criado este topico pelo Gilli com o proposito de serem discutidas novas regras para o acesso aos fotografos no OTD e não se vai ser pago ou não pelas fotos...

Quem tiver de acordo ok..

Quem não tiver paciência ....

Nunca visei lucro nas minhas imagens, até pq não dependo disso...

Se vc´s pensam, a vo la fotografar o OTD com as fotos tentar ganhar $$$$$ das revista que irão me pagar as fotos... estão redondamente enganados... Revista só paga se for materia dela.. e mesmo assim ao fotografo por ela escolhido ...

Se fosse assim tava com $$$$$

Mas continue as ideias.. sempre são validas

Abraços a todos

T+

Murdoc

Murdoc você está interpretando de forma errada minhas palavras...

Peço que releia o que escrevi e talvez você mude seu conceito sob desvalorização (ao menos um pouco)...

Só pra deixar claro... em nenhum momento estou dizendo estar insatisfeito com a organização e/ou com o envento em si, logo não vejo necessidade de ficar tão na defensiva assim.

So queria entender qual a ligação que tem o evento ser gratuito, credencial gratuita (nunca vi credencial ser paga)...ter a ver com ceder imagens à terceiros.

Ceder imagens à oktane eu já faço com o maior gosto, pois já participo do forum a bastante tempo e tenho orgulho disso. Contribuir com a oktane é o minimo que poderia fazer.

Mas ceder gratuitamente à terceiros (revistas) eu não concordo e acho esperteza das mesmas (eu pessoalmente não cederia gratuitamente minha imagens nem sequer a National Geographic)...

Meu ponto de vista somente.

Se for interpretado como ofensa, só poderei lamentar... pois não se trata disso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

5 - Sim sim cara, por isso que coloquei o sem imposição, toquei nesse ponto por causa da confusao com o Yei, que uma foto dele é praticamente igual a minha. Mas assino embaixo em tudo o que vc falou, mas o que tentei alcançar com essa ideia é que as vezes ficam 5 fotografos na 90 e nenhum na 120, entendeu?

6 - Ainda nao é regra definitiva, mas coloquei 48 horas pq acho que foi o prazo que o Mumú me pediu dessa vez, e PRA MIM, entregar as fotos em JPEG e sem tratamento é tranquilo, em RAW fica complicado mesmo.

7 - Me expressei mal, colete que falei nao é o oficial nao, mas algum tipo de colete para identificação com um numero grande, sei la, colete laranja pros seguranças identificarem, ou ate mesmo camisas fornecidas pela organização.

Ta bom Murdoc, a 24 é sua, vou pedir pra separar pra vc!! :rolleyes:

Isso mesmo, tava nos boxes e o Metal veio nakela tranquilidade toda que lhe é peculiar: - VAI DAR MERDA, ALGUM FOTOGRAFO ATRAVESSOU A PISTA NA 120 (acho), VAI DAR MERDA, ALGUEM TIROU FOTO DELE, VAI DAR MERDA.

ahuahauhauah

Claro, mas como meu "ramo" nas fotos nao é esse, prefiro colocar na cabeça que é em prol da Oktane a divulgação. Claro que a valorização existe, tanto que fui o primeira a reclamar qdo nao colocaram os creditos das fotos no Blog.

Ae, to pra te perguntar isso a muito tempo, teu nome é Roberto?

abs

Perfeitamente Gili... respeitar as opiniões é o principio para um debate produtivo.

Sei que tudo que você escreveu foi de boa vontade e com o unico intuito de ajudar a OktaneClub e facilitar o trabalho do metal e murdoc que estão diretamente ligados à organização/credenciamento/divulgação dos fotografos.

Mas já que o espaço era pra debate, deixei minha opinião... sem maldade alguma.

Se de tudo, não houver alteração/mudança... não sou eu que vou ditar as regras, nem impor minha opinião. (não é o meu papel)

Cabe à organização definir o que for melhor para o evento.

ps: Sim... Meu nome é Roberto :mrgreen:

...Seguimos em frente

Editado por PUG
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado o Termo aqui usado "Desvalorizar" usado aki...

Desvalorizar o que ???? Vc fotografo participa de um evento que é de Graça, recebe um credencial de Graça fotografa, tem acesso exclusivo a locais que o publico não tem acesso, a e derrepente sai uma foto sua em uma publicação de nivel nacional com e seu nome la (creditado) isso é desvalorizar ??? acho que vc´s tem que rever certos conceitos..

A Oktane não ira pagar por nehuma foto publicada em revista, até pq a Oktane não recebe nada por isso, pelo ao contrario temos é despesas

O Negocio é o seguinte foi criado este topico pelo Gilli com o proposito de serem discutidas novas regras para o acesso aos fotografos no OTD e não se vai ser pago ou não pelas fotos...

Quem tiver de acordo ok..

Quem não tiver paciência ....

Nunca visei lucro nas minhas imagens, até pq não dependo disso...

Se vc´s pensam, a vo la fotografar o OTD com as fotos tentar ganhar $$$$$ das revista que irão me pagar as fotos... estão redondamente enganados... Revista só paga se for materia dela.. e mesmo assim ao fotografo por ela escolhido ...

Se fosse assim tava com $$$$$

Mas continue as ideias.. sempre são validas

Abraços a todos

T+

Murdoc

Murdoc você está interpretando de forma errada minhas palavras...

Peço que releia o que escrevi e talvez você mude seu conceito sob desvalorização (ao menos um pouco)...

Só pra deixar claro... em nenhum momento estou dizendo estar insatisfeito com a organização e/ou com o envento em si, logo não vejo necessidade de ficar tão na defensiva assim.

So queria entender qual a ligação que tem o evento ser gratuito, credencial gratuita (nunca vi credencial ser paga)...ter a ver com ceder imagens à terceiros.

Ceder imagens à oktane eu já faço com o maior gosto, pois já participo do forum a bastante tempo e tenho orgulho disso. Contribuir com a oktane é o minimo que poderia fazer.

Mas ceder gratuitamente à terceiros (revistas) eu não concordo e acho esperteza das mesmas (eu pessoalmente não cederia gratuitamente minha imagens nem sequer a National Geographic)...

Meu ponto de vista somente.

Se for interpretado como ofensa, só poderei lamentar... pois não se trata disso.

Respondendo a sua colocação

Não acho necessário rever meios conceitos é minha opnião e ponto. ok !!!

Outra não estou na defensiva, só não concordo com certas colocação aki postas

Quanto a Ligação das credencias e ceder as imagens é muito simples, temos um acordo definido com os meios de comunicação e patrocinadores, para a divulgação então logo os fotografos estariam de acordo com a publicação de suas imagens (isso ja definido anteriormente).

Se vc não aceita ceder suas imagens para uma Revista (exemplo) sem ser remunerado, ok ... esta no total do seu direito sem é para ser discutido isso..

Voltemos ao assunto do topico..

ps: Sim... Meu nome é Alexandre...

:rolleyes:

T+

Murdoc

Editado por Murdoc
Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha.. em momento algum eu gostaria de ser totalmente inflexivel quanto a qualquer aspecto sobre fotografia no evento.

Digo pelo seguinte... quando comecei a chamar a galera pra fotografar foi mais por causa de amigos meus que estavam comecando a brincar de dSLR e afins... entrando em foruns de fotografia e, por achar que era uma boa oportunidade para a galera de fotografia, liberei o acesso. Claro pensei tambem nas fotos que iam aparecer do evento também..

Quanto a formato do arquivo:

Acho que cada fotografo tem que escolher o que achar melhor. RAW jpg o que quiser... Porem acredito que ao entregar as fotos para a oktane estas deverao estar em formato JPG tratadas ou nao (mantendo o exif).

Quanto a envio de fotos para a revista:

Acredito que cada fotografo possa escolher permitir o envio das mesmas de forma GRATUITA para as revistas. Pelo fato de ter muita gente que manda sem cobrar nada ou entao revistas que mandam seu proprio fotografo, fica inviavel a oktane gerenciar tal negociação. Portanto se a pessoa quiser me enviar a foto apenas para utilização das mesmas para a oktane divulgar o evento no site panfletos e afins (com o devido nome) não será problema algum CONTANTO que este objetivo seja deixado claro na hora do envio das fotos.

Quanto ao HD no eventto para fotografor poderem entregar as fotos no proprio dia:

Este hd poderá ou nao ser utilizado por vocês. Se o pessoal quiser entregar no dia .. vai la e joga no hd... caso achem melhor tratar pessoalmente as fotos, não será problema. Quanto a data de entrega as fotos existe um problema que é o Press-Release. Sempre tentamos publicar o mesmo o quanto antes para nao perder o timing de divulgação da noticia. Portanto aos que quiserem as fotos publicadas em revistas e afins, velocidade é bem importante. Para por no hot-site nao tem data.. posso adiciona-las assim que as mesmas forem aparecendo.

Quanto a travessia da pista para chegar na parte interna das curvas:

A posição atual da organização é: Não pode.

Em nenhuma competição fotografo atravessa a pista durante o evento (mesmo durante bandeiras vermelhas). Quando faziamos eventos particulares sozinhos eu deixava principalmente utilizando as passarelas que existem sobre a pista. (elas foram feitas pra isso). Porém devido ao estado precário de algumas delas eu não gostaria que as mesmas fossem utilizadas. Não posso garantir o estado que a mesma se encontra. Portanto, até segunda ordem, não há a possibilidade de atravessar a pista em hipose alguma. Lembro também que organizamos o evento junto com a FAERJ e os bandeiras estao avisados dessa posição. Caso algum fotografo venha a atravessar a pista seremos avisados e o fotografo retirado. Se for impossivel identificar o fotografo teremos que, infelizmente, tirar todos os fotografos da pista. Obs: não adianta levar talk about pq a frequencia dos radios profissionais que usamos nao é a mesma do talk about. Não vai funcionar.

Agora umas ideia... Podemos fixar um padrão de tamanho de fotografias, isto é, 1280x1024, 1024x768 (e algumas outras resoluções pois as dslrs se nao me engano eh 3:2). Com isso teriamos um padrão de tamanho de imagens que ja facilitaria o meu trabalho :rolleyes:

vamo que vamo que o topico esta maneiro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leo Real

Se eu não me engano no termo de resposabilidade assinado por todos, está escrito q as fotos tiradas e imagens serão utilizada sem remuneração alguma (Ou algo assim, não me recordo exatamente).

Se a pessoa assinou o termo sem ler, deu mt mole...

PS: Meu nome é Enéias...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu não me engano no termo de resposabilidade assinado por todos, está escrito q as fotos tiradas e imagens serão utilizada sem remuneração alguma (Ou algo assim, não me recordo exatamente).

Referente a imagem da pessoa e do carro dela e não à imagens fotografadas. (direito de imagem nada tem a ver com direito autoral).

O direito de imagem, que se refere à inviolabilidade da imagem das pessoas, é garantido pelo artigo 5°, inciso 10 da Constituição Federal. Isto quer dizer que ninguém pode utilizar a imagem de outrem, sem a prévia autorização.

Art. 22. Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou.

Explicado ?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.