Ir para conteúdo

Track Day - Dicas para Novatos


Posts Recomendados

Bem já andei em 3 TD e ainda me considero um novato nisso tudo e tenho muito que aprender tem gente aqui dentro que pode dar muito mais dicas, mais algumas são básicas e importantes para os novatos não entrarem pelo cano :

1 - Verifiquem as pastilhas de freio se estiver com menos de meia vida troque, se não vai acabar sem freio.

2 - Verifiquem o nível de óleo, sempre ando até com uma pouco mais que o normal porque nas curvas dependendo do carro o óleo sai do carter e o pescador pegar ar ...

3 - Qualquer barulho metálico do tuchos na curva tire o pé. se o braulho metálico for só na curva confiram o nível de óleo pois pode esta baixo.

4 - Calibragem dos pneus eu sempre ando com 42 libras em pneus aro 15 perfil 50 calibrados com pneus frios ...

5 - Cambagem ando com o mámixo de cambagem que o carro aguenta na frente e com um grau de divergencia.

Sobre a tocado do carro cada carro tem a sua e cada "piloto" tem a sua ...

Suguem o máximo d einformação do instrutror e uma dica se possível deixem o cara dirigir umas duas voltas e fique no carona e veja como o cara dirige isso ajuda muito ... No meu caso ajudou ...

Bem aos que tem mais enventos nas costas deem masi dicas para os novatos podem evitar algum problema lá dentro com um pneu com a libragem de rua !!!!

Beijos ...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 401
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • transeunte

    23

  • Umberto XXXRRR

    22

  • gustavovon

    20

  • deejay

    20

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Andei duas vezes no Mega Space... É um circuito curto e travado, cheio de curvas de baixa e com uma variação de elevação brutal para o comprimento da pista. Nos carros mais fortes é preciso ter cuidad

Eu andei esse ano no mês 06, e vou novamente mês que vem.  É bem o que o Andratto falou mesmo. A curva mais perigosa é a curva 1, mas é onde mais se ganha tempo rsrs. Vídeo de algumas voltas minhas pr

C4? Um amigo passou raiva com o controle de estabilidade entrando em todas as curvas. No fim do dia desligou o sensor do abs mas já tinha detonado os pneus....

Boa Taurus 22 :dedao: ,

Se possível levem algumas ferramentas básicas pra "apoio",assim como alguns litros de óleo extra tb é bom.

Por segurança retirem tudo quanto for objeto pessoal,principalmente os que ficam soltos pelo painel,console,porta objetos,etc.Retirem o tapete do motorista tb por segurança,é permitido a retirada de estepe assim como as ferramentas obrigatórias. :valeu:

Quem lembrar de mais algum fator importante,á vontade.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre andar na Pista não fiquem preocupados com os mais experientes em te passar faça sua tocada que os mais experientes te passam quando der ... Não precisa se afobar ou ficar nervoso ... Toque o carro no seu ritmo !!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

5 - Cambagem ando com o mámixo de cambagem que o carro aguenta na frente e com um grau de divergencia.

<{POST_SNAPBACK}>

Nao seria convergência, amigo gRock?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

divergência pq as rodas ficam abertas.

Mas sinceramente, pra novato isso não faz diferença...

Alinha o carro dentro dos parâmetros de fábrica, deixando a cambagem mais negativa possível sem fugir dos valores máximos estipulados para o carro.

Pneus com no mínimo 40lbs a frio, independente da medida.

HUMILDADE é muito importante. Aprendam com os instrutores e com os mais experientes. Não tentem dividir curva com quem sabe andar.

JAMAIS FAÇA UMA MUDANÇA REPENTINA DE DIREÇÃO. Se por acaso você se meter numa situação onde vários carros estão te passando ou tentando te passar num local "estranho", apenas mantenha sua posição na pista como se estivesse andando sobre um trilho e espera passar a boiada.

Não tenha vergonha de usar as setas caso ache necessário.

Fiquem de olho nos vários Ford Ka prateados e no pretinho!!

Editado por Villalon
Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Verifiquem as pastilhas de freio se estiver com menos de meia vida troque, se não vai acabar sem freio.

5 - Cambagem ando com o mámixo de cambagem que o carro aguenta na frente e com um grau de divergencia.

<{POST_SNAPBACK}>

Amigo GROQUI,

Duas são as minhas dúvidas sobre o que vc falou....

1- E a lona traseira, acaba tb ou o preju é só na frente mesmo? Há possibilidade de fuder o disco?

2- Esses acertos no alinhamento, que vantagem isso traz na tocada? Posso pedir pro cara do alinhamento fazer isso quando for colocar o meu jogo de pneus passa-fome?

Se outra pessoa quiser intrometer, por favor....

Valeu

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Marcelo Perbeils

Dica muito importante se nao quiser sair no meio do evento para abastecer rsrsrs

va de tanque cheio!!

quem usa alcool provavelmente vai ter que no intervalo de alguma bateria abastecer, entao é bom ir $preparado$.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Verifiquem as pastilhas de freio se estiver com menos de meia vida troque, se não vai acabar sem freio.

5 - Cambagem ando com o mámixo de cambagem que o carro aguenta na frente e com um grau de divergencia.

<{POST_SNAPBACK}>

Amigo GROQUI,

Duas são as minhas dúvidas sobre o que vc falou....

1- E a lona traseira, acaba tb ou o preju é só na frente mesmo? Há possibilidade de fuder o disco?

2- Esses acertos no alinhamento, que vantagem isso traz na tocada? Posso pedir pro cara do alinhamento fazer isso quando for colocar o meu jogo de pneus passa-fome?

Se outra pessoa quiser intrometer, por favor....

Valeu

<{POST_SNAPBACK}>

1 - Lona traseira nunca tive problema o desgaste maior é realmente nas pastilhas dianteiras. Se há possibilidade de se fuder o disco se empenar ele lá dentro troque depois do evento disco de freio é barato para caralho ... Mais nunca aconteceu comigo de fuder o disco ...

2 - Esses acertos de alinhamento são básicos tem acerto tambem das rodas trazeiras ... ( E como o vila disse é realmente divergencia e não convergencia, as rodas da frente ficam um pouco abertas ) . Respondendo a sua pergunta a vantagem são ínumeras ... Principalmente para a cambagem mais negativa possível ( dnetro dos parametros originais ), o pneus vai ter menos desgaste na lateral do pneu, mais aderencia nas curvas e com a divergencia dianteira fica mais facil de se entrar na curva virando menos o volante, o carro fica mais arisco ...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre combustivel ... QUando o carro estiver com um quarto de gasolina nas curvas ele pode dar falta dai tu acelera e o FDP não reponde porque dá falta e isso na primeira vez que acontece da um susto infernal ....

Porque vc quer o motor e o viado não funciona então prestem atenção no mostrador de gasolina ...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Umberto XXXRRR

Boas dicas.

Outras:

Tentar ser "suave" nas manobras (pode parecer difícil, mas o instrutor vai ser bem útil para mostrar isto). :mrgreen:

Se não estiver acostumado com "contra-esterço" , converse com quem está, procure se informar e SE TIVER ONDE treine. :lol:

Evitar "freio" no decorrer de uma curva. Melhor entrar um pouco mais lento e ir aumentando de velocidade nas voltas seguintes. Não comece o evento como se estivesse "disputando uma corrida". Aos poucos vc vai tendo melhor domínio da situação e se sentindo mais confiante (até que bate... Huahauhauah). :mrgreen:

Importante: Cuidado com os Kas (pratas, pretos e prata com preto). :rolleyes:

Editado por Umberto XXXRRR
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra dica importante,

realmente tenha medo do muro na junção principalmente pra galera q nunca andou e vai andar de carro forte,

vá devagar, até acostumar, errou ali é MURO na certa...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Deusdeth Junior

Na curva 120 atrase a tangência.

E no final da Sul, cuidado pra não pendular o carro pra fazer a 1ª. perna do " S".

E Ka´s pratas e preto, tenham medo do Golf VR6! :rolleyes:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minhas sugestoes...alem de todas que ja foram citadas !!!

Acredito que todos que andam na primeira vez pensam em acelerar tudo e freiar o que puder pra andar rapido. Alem de estar preparado para lutar com o volante em todas as curvas.

Na realidade o mais importante é conhecer o traçado. Tem uma linha imaginaria ideal. Entao... fora dela gasta-se mais motor e freio e anda-se mais devagar.

Ate pegar confiança o melhor é freiar o carro em linha reta, virar o volante de forma suave e constante ( esqueça aquelas correçoes rapidas :mrgreen: ), desvirar o volante tambem com suavidade assim que for possivel. Nao continue fazendo curva que ja acabou.

Freie o carro forte e rapido, do contrario o freio acaba rapido e pode empenar de tanto calor. Mas ...seja suave no freio, nao de uma patada nele !!

E nao imagine que voce vai ser mais rapido por freiar depois do que voce deveria. Isso serve para ultrapassagens. Se voce ainda pode freiar mais tarde é pq antes voce estava freiando no lugar errado :mrgreen:

Acelere nas saidas de curva ... tambem suavemente. Acelerador nao é on-off. Qto mais forte o carro, mais suave voce tem que ser. Nao fique tentando desesperadamente acompanhar outros carros. Va no seu ritmo.

Use os espelhos o tempo todo. As vezes vem uns doidos muito rapido que nao estavam ali a pouco !!

Nao tenho nada contra a junçao. Talvez para carros com tracao traseira ainda de algum susto. Tracao dianteira acho que fica bem previsivel.

Na realidade acho que o trecho bem perigoso neste traçado menor fica localizado apos a curva sul ( esquerda ) e a 1 do S ( direita ). A velocidade é alta e a troca do lado apoiado pode desequilibrar. Entao...suavidade ali :lol:

Pense que tudo se baseia no equilibrio. Qto mais tempo o peso do carro estiver apoiado nas 4 rodas voce tem aderencia. Ou seja...se voce esta freiando...a traseira esta saindo do chao...se esta acelerando num tracao traseira a frente esta leve, se a curva é pra direita ... o peso esta na esquerda. Entao...se voce freiar tudo entrando numa curva o peso esta indo praticamente para apenas uma roda que vai ter que fazer tudo :rolleyes:

Ache o ponto da saida da curva onde pode comecar a reacelerar. Se voce so pode fazer isso qdo o carro ja esta na reta quase saindo da pista, é pq voce entrou rapido demais.

Pouca coisa ne :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tracado.jpg

Por favor expliquem para o novato aqui onde é o que nessa porra?

Onde é sul, onde é junção e a curva 120?

Obrigado

PS: Aposto que os experientes estão morrendo de medo de mim...de me ver na contra-mão....TENHAM MEDO!!! :rolleyes::mrgreen: :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tracado.jpg

Por favor expliquem para o novato aqui onde é o que nessa porra?

Onde é sul, onde é junção e a curva 120?

Obrigado

PS: Aposto que os experientes estão morrendo de medo de mim...de me ver na contra-mão....TENHAM MEDO!!! :rolleyes:  :mrgreen:  :mrgreen:

<{POST_SNAPBACK}>

jacarepagua-autodromo.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iniciando na marca vermelha...

junçao

reta principal

sul

1 do S

2 do S

120

90 ( curva dos dirfts )

vitoria

reta dos boxes

A "linha preta" dentro da linha amarela...é por onde tem que andar :rolleyes:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente a mensagem do Paulão.

Para complementá-la, lembro de um conselho que o Paulo Mello dava aos novatos. "4ª marcha!".

Ande a pista toda em 4ª marcha e não mexa no câmbio. Assim você tem uma coisa a menos para se preocupar enquanto aprende mais ou menos onde fica essa tal linha "ideal". Só depois de estar minimamente familiarizado é que você pode deve começar a usar o câmbio.

Para o momento em que tudo deu errado, existem duas dicas importantes.

A primeira é que você NUNCA deve entrar de lado na grama. Se acha que vai pra grama o negócio é tentar, na medida do possível, entrar de frente nela. Isso reduz o risco de capotagens.

A segunda é saber o momento em que você não vai mais conseguir segurar o carro. Se o carro saiu de traseira e apontou pro muro dentro da curva, se você caiu num pêndulo forte e rápido que não te dá condições de consertar mais nada, TRANCA o pé no freio. Com isso você trava as 4 rodas e a tendência do carro é ir deslizando pra onde os vetores de suas forças apontam. Com alguma sorte esses vetores estarão apontando para um lugar seguro hehehe.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa da quarta marcha era mole pro omega turbo ne Villa ... com 70kgfm de torque ia tranquilo.

Mas eu realmente acho isso certo. Pena que a maioria chega la com mais fome do que capacidade de comer hehehhehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por favor expliquem para o novato aqui onde é o que nessa porra?

Onde é sul, onde é junção e a curva 120?

Obrigado

PS: Aposto que os experientes estão morrendo de medo de mim...de me ver na contra-mão....TENHAM MEDO!!! :rolleyes:  :mrgreen:  :mrgreen:

<{POST_SNAPBACK}>

Deve ser mal de dono de Strada... mas eu até hj não sabia onde era metade disso :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra quem naum conhece a pista e ker aprender o traçado, fique atendo as marcas dos trilhos deixados pelos outros carros na pista.

Ajuda bastante a pegar um traçado bom.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

PS: Aposto que os experientes estão morrendo de medo de mim...de me ver na contra-mão....TENHAM MEDO!!! :rolleyes:  :mrgreen:  :mrgreen:

Do jeito que o amigo está falando, acho que sei bem onde nos veremos: NA BRITA! HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Link para o post
Compartilhar em outros sites

como sou novato.. antes ate da minha bateria e do meu instrutor, pretendo andar de carona pra ver como é o tracado e a conducao dos pilotos dentro da pista.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.