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Trackday


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Leo Ferraro

Pessoal,

como fazer para participar dos OTD´s?

não estou nem aí para tempo e tal, o que quero mesmo é dirigir e participar dos eventos com a galera.

Meu carro é Um Golf 150 origineba.

Tem algum regulamento, exigências a cumprir?

Obrigado a todos e abraços

P.S.: se postei no lugar errado, favor mover plz.

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  • GoteN_RJ

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PauloM

Acompanhe os topicos dos track day, na epoca em que acontecem, é divulgado o regulamento completo.

Tem vistoria pro carro e precisa capacete.

Paga a inscricao e pronto

No dia voce anda com alguem de instrutor por uma meia hora e depois se nao for muito barbeiro vai sozinho

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Leo Ferraro

Acompanhe os topicos dos track day, na epoca em que acontecem, é divulgado o regulamento completo.

Tem vistoria pro carro e precisa capacete.

Paga a inscricao e pronto

No dia voce anda com alguem de instrutor por uma meia hora e depois se nao for muito barbeiro vai sozinho

obrigado!

Abraços

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transeunte

se nao for muito barbeiro vai sozinho

Olha que tem uns barbeiros que conseguem ir sozinhos hein! Huaihaauiau :rindoavera:

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Leo Ferraro

se nao for muito barbeiro vai sozinho

Olha que tem uns barbeiros que conseguem ir sozinhos hein! Huaihaauiau :rindoavera:

hauhauhauhauha

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FORNAZARI

Leo,

Algumas pequenas besteiras são boas pra se ajustar no seu carro, por ser original..

Pneus: vc vai gastar os pneus originais, e não vai ter boa aderência com eles.. Mas para a primeira vez, desde que estejam bons, é o bastante

Freios: Nosso carro perde o funcionamento dos freios MUITO rápido dependendo do autódromo. Vale a pena comprar pastilhas específicas para algo mais "rápido", e trocar o fluido de freio por um superior...

Acompanhe por aqui, como o Paulo falou...

Abs

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MARQ

durma bem na noite anterior, respeite os outros na pista, procure "correr" pra vc, ñ pros outros...ao longo do TD vc vai conhecendo seus limites e os do carro...

PS.: ñ leve em conta a foto do avatar... :D

Edited by MARQ
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GoteN_RJ

Se possivel, peça ao seu instrutor pra dar algumas voltas com vc ... assim vc vai aprender vendo um pouco o que o seu carro é capaz ... :D

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Maverick

durma bem na noite anterior, respeite os outros na pista, procure "correr" pra vc, ñ pros outros...ao longo do TD vc vai conhecendo seus limites e os do carro...

PS.: ñ leve em conta a foto do avatar... :D

aham.. sei.. uahHUAhuaHUAhuahuHUahuaHUAhuhuAHUAhuaHUHAuhuaHUa :D

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transeunte

Acompanhe os topicos dos track day

Essa foi a melhor dica... tem sempre alguem inexperiente indo correr, e os mais experientes sempre dão dicas interessantes! Se você tá procurando algo mais específico tipo uma "checklist" de tudo o que precisa fazer... então lá vai a minha, que cumpri no meu carro (Palio 1.0 Fire) pra andar no último evento (Mega Motor Show @ Jacarepaguá):

:!: Revisão de Motor

* Descarbonização de Bicos Injetores

* Troca do Óleo da Transmissão (Câmbio)

* Troca de Óleo do Motor

* Troca do Filtro de Óleo do Motor

:!: Revisão de Suspensão

* Troca de Pastilhas de Freio (dianteiras) (as lonas traseiras estavam boas)

* Troca de Fluido de Freio

* Balanceamento das Rodas (com pneus já montados!)

* Alinhamento e Cambagem (muito importante... cambagem faz milagres! :wub:)

:!: Extras (alterações permanentes e outras frescuras que "caem bem" pra pista)

* Rebaixamento na Suspensão (ajuda e MUITO a fazer curvas. E olha que meu Palio só tirei -1 elo...)

* Pneus de Perfil Baixo (mesmo motivo acima)

* Pneus com +50% da vida (dependendo da pista e como vc pilota, vão gastar até o aço..)

* Filtro de Ar Esportivo (ou então um original, novo)

* Cold Air Intake (fiz em casa, com 1m de mangueira 2" e algumas abraçadeiras.. rs)

* Escape menos restritivo (troquei o intermediário por um cano reto, e o abafador por um esportivo)

:!: Além disso...

* Tanque Abastecido com Gasolina Podium a 100% (tem quem use octane booster na gasolina normal...)

* 2 aros sobressalentes com pneus (tava com medo do pior... hehe :wub: )

E não custa nada lembrar... levar o Macaco, Chave de Roda, Gancho pra Reboque e demais ferramentas, você pode precisar (eu não precisei, mas levei todas).

Bom, "basicamente" é isso... :roll:

Ah e esse foi meu 1º Track Day...

[]'s!

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VERONESE

boa trans!

na sava fizemos:

velas novas

pastilhas novas

discos novos

regulagem do freio traseiro

fluido dot 4

aros 16"

pneus meia vida michelin 16" (banda de rodagem gasta muito pouco, mas os dianteiros gasta muito a lateral do pneu)

alinhamento e balanceamento

alivio de peso (retirada do som, estepe e ferramentas)

revisão completa no dia anterior, conferir estado das lampadas, pneus.

dar umas voltas andando rapido com o carro pra ver se ta tudo ok.

isso pq o resto do carro tava todo ok!

não fizemos CAI pq a ideia era rodar no GNV ja q o desempenho tava igual ao da gasolina, mas indo pro autodromo o redutor deu pau e enchemos o tanque e corremos na gasola.

faltou fazer as tomadas de ar do freio dianteiro, chegamos a comprar todo o material mas naum deu tempo, e tb o dia tava frio, não foi presiso.

levar 1 caixa de ferramentas completa, capacetes, filamdora, camera...

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Acompanhe os topicos dos track day

* Pneus de Perfil Baixo (mesmo motivo acima)

[]'s!

O perfil baixo ajuda também nas curvas?

Eu achava que fosse só para evitar o máximo a "dobragem" do pneu, diminuindo os riscos de capotagem.

Helpp :wub:

Abração,

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transeunte

Acompanhe os topicos dos track day

* Pneus de Perfil Baixo (mesmo motivo acima)

[]'s!

O perfil baixo ajuda também nas curvas?

Eu achava que fosse só para evitar o máximo a "dobragem" do pneu, diminuindo os riscos de capotagem.

Helpp :!:

Abração,

Mas então, é justamente isso!

Quanto mais baixo o "ombro" do pneu, proporcionalmente mais duro ele é, e menor deformação você tem nas curvas. Dá pra entrar mais forte, e você sente o carro mais "no trilho", afinal é um movimento oscilatório menor o que aumenta a estabilidade do carro... Não sei se fui claro.. :wub:

Segundo o Howstuffworks:

"Pneus de perfil baixo como os pneus de carros esportivos têm estruturas laterais curtas e rígidas, assim, estes pneus tendem a se comprimir menos que os pneus grandes das SUVs e pickups."

"os pneus com perfil mais baixo dão maior estabilidade lateral. Os pneus devem suportar as forças laterais geradas pelo carro fazendo uma curva. Pneus com um perfil mais baixo e com costados mais duros têm mais resistência contra as forças nas curvas." :!:

[]'s!

Edited by transeunte
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(Rodrigo)

Tome cuidado com os Kas e carrinhos aparentemente inofencivos... :!: :!:

com os Chevettes tb...:!:

brincadeiras à parte, em breve dando umas voltinhas na piRta...:wub:

Edited by Pontiac_GTO_RJ
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Leo Ferraro

blz. estas revisões estão em dia. o fluido de freio troquei semana passada (DOT 5). Os meus pneus estão meia vida, então queria gastar logo eles pra colocar um jogo bom. (são originais, e o carro está com 37mil km...)

não vou sair que nem um louco, nem quero. é só mesmo pelo prazer de andar um pouco mais forte e em um autódromo.

obrigado a todos pelas dicas.

Forte abraço,

Leo

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Aproveitando o topico e acho q vai ajudar o amigo tb....

como que é o esquema de calibragem de pneus??eu sei q usam a partir de 40 libras + expliquem o pq ??

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GoteN_RJ

pq se ficar muito vazio, nas curvas o pneu vai "dobrar" podendo sair da roda ...

meu carro ficou otimo com 40 dianteira / 45 tras. ... mas cai na besteira de colocar 35 na frente / e 45 traseira ai comeu muito o ombro na dianteira ....

proximo OTD vou de 40 / 45 .lbs

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FORNAZARI

blz. estas revisões estão em dia. o fluido de freio troquei semana passada (DOT 5). Os meus pneus estão meia vida, então queria gastar logo eles pra colocar um jogo bom. (são originais, e o carro está com 37mil km...)

não vou sair que nem um louco, nem quero. é só mesmo pelo prazer de andar um pouco mais forte e em um autódromo.

obrigado a todos pelas dicas.

Forte abraço,

Leo

Leo,

Cuidado!! Alguns fluidos DOT 5 contem SILICONE, que resseca a linha de freio de nosso carro... O original é DOT 4 e o ideal é subir a graduação para 5.1 (eu uso Motul), que não contém silicone...

Verifique isso e corrija se necessário...

Abs

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VERONESE

pq se ficar muito vazio, nas curvas o pneu vai "dobrar" podendo sair da roda ...

meu carro ficou otimo com 40 dianteira / 45 tras. ... mas cai na besteira de colocar 35 na frente / e 45 traseira ai comeu muito o ombro na dianteira ....

proximo OTD vou de 40 / 45 .lbs

usamos 32 na sava (205/50/16) o desgaste da banda de rodagem foi quase nulo (+ou-260km) mas as laterias dos dianteiros gastou muito!!! nem da pra ler o nome do fabricante (michelin).

sera q com uns 40 +ou- isso naum tivesse acontecido?

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GoteN_RJ

Entao veronese, nas curvas teu carro tava apoiando muito nos ombros do pneu, isso se deve a 2 fatores ...

Calibragem e a altura do pneu.

Quanto "mais" cheio o pneu menos ele vai dobrar* no ombro, assim gastando somente a banda de rodagem que é o certo

o quanto usar em lbs é relativo, dependendo do tamanho x medidas da roda, qual eram as medidas e a marca do pneu?

Ps: * Dobrar - " ao dobrar o pneu passa a usar o ombro como banda de rodagem "

se eu estiver errado alguem me corrija

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blz. estas revisões estão em dia. o fluido de freio troquei semana passada (DOT 5). Os meus pneus estão meia vida, então queria gastar logo eles pra colocar um jogo bom. (são originais, e o carro está com 37mil km...)

não vou sair que nem um louco, nem quero. é só mesmo pelo prazer de andar um pouco mais forte e em um autódromo.

obrigado a todos pelas dicas.

Forte abraço,

Leo

Leo,

Cuidado!! Alguns fluidos DOT 5 contem SILICONE, que resseca a linha de freio de nosso carro... O original é DOT 4 e o ideal é subir a graduação para 5.1 (eu uso Motul), que não contém silicone...

Verifique isso e corrija se necessário...

Abs

Ainda sou da opinião também de não sair trocando fluído de freio, pastilhas, por algo "superior". Corre com o DOT 4. Deu problema? Fluído ferveu? Na próxima vez use DOT 5.1. Vocë passa a conhecer mais seu carro, e economiza com algo que talvez não fosse necessário..

Tem gente que usa DOT 5.1 pra ir pra feira. Ai não faz a manutenção mais constante que ele exige e acaba com um fluído pior que um DOT 3..

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Kejo

Entao veronese, nas curvas teu carro tava apoiando muito nos ombros do pneu, isso se deve a 2 fatores ...

Calibragem e a altura do pneu.

Quanto "mais" cheio o pneu menos ele vai dobrar* no ombro, assim gastando somente a banda de rodagem que é o certo

o quanto usar em lbs é relativo, dependendo do tamanho x medidas da roda, qual eram as medidas e a marca do pneu?

Ps: * Dobrar - " ao dobrar o pneu passa a usar o ombro como banda de rodagem "

se eu estiver errado alguem me corrija

certissimo,

com 40lbs. seu carro faria menos curva, mas não gastaria tanto a borda dele...

no 13" eu uso 40 e o pneu sai perfeito...

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