Ir para conteúdo

Nova categoria de rally - XRC


Posts Recomendados

Foi lançada oficialmente dia 30/01, a nova categoria para o rally brasileiro, XRC - Xtreme Rally Car.

É um projeto do Mauricio Neves e da equipe Pro Macchina, juntamente com o navegador Armando Miranda e o ex-navegador Alberto Blanco.

Foi utilizada nesse 1o carro uma carroceria do Peugeot 207, mas qualquer carro pode ser montado com essa base mecânica.

O motor é um V6 em aluminio, a álcool, com potência em torno de 330hp, montado em posição dianteira mas bastante recuado. O câmbio é sequencial de 5 marchas, tração integral, tudo superdimensionado. A suspensão é Barattec argentina, com 250mm de curso.

Freios de 4 pistões nas 4 rodas (não lembro a marca), rodas Fondmetal e pneus Yokohama A035.

Abaixo o vídeo oficial do lançamento, e uma montagem que fiz bem tabajara do 1o dia de testes.

http://www.youtube.com/watch?v=21CnhG-XNm0

http://youtu.be/dQmdvUQFcNc

Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito legal,

sou amigo do mauricio e fornecedor da promacchina, o bom é que a Peugeot começará a barrar os 206 na Cup e muitos pilotos poderão com isso migrar para a XRC.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

De que marca e da onde vem o motor Gus?

Motor é um GM Alloytec dos Omega/Captiva, com pistões Mahle forjados com dome pra subir a taxa pro álcool. Ele já usa esse motor a 2 anos nas pickups do Sertões, tá bem desenvolvido já e não quebra.

muito legal,

sou amigo do mauricio e fornecedor da promacchina, o bom é que a Peugeot começará a barrar os 206 na Cup e muitos pilotos poderão com isso migrar para a XRC.

Cara, o Mauricio é amigo a anos tb, já fizemos várias cagadas na rua na época do inicio dos Subaru! kkk Melhor a galera nem saber!

O esquema dos 206 Copa não vão virar XRC, não compensa, mas no CBR 2012 terão 3 categorias:

- XRC - Para os carros XRC e N4 Turbo, todos 4x4

- XRC Challenger - para carros N3, Super N, A6 antigos e 207 Copa

- XRC Academia - para carros N2, N2 Light e 206 Copa e pilotos que não tenham nenhum título em competições.

A Copa Peugeot pretende mesmo aposentar os 206, até pela própria estratégia da marca, pois não fabrica mais essa carroceria, então tem muitos carros desses parados ou andando no gaúcho e paulista de rally, pode ser uma ótima oportunidade para tirar a ferrugem deles.

Abraço

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, como sao feitos esses testes/ treinos? Em fazendas e pista fechada, ou vai no braço e no talento, rezando p/ nao aparecer um fusquinha na contramao? Pergunto isso, pq em Enduro(Moto) o treino era em trilhas/ estradas abertas e as vezes um "beijava"um carro de frente, mas moto é muito mais facil de se safar, já carro...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, como sao feitos esses testes/ treinos? Em fazendas e pista fechada, ou vai no braço e no talento, rezando p/ nao aparecer um fusquinha na contramao? Pergunto isso, pq em Enduro(Moto) o treino era em trilhas/ estradas abertas e as vezes um "beijava"um carro de frente, mas moto é muito mais facil de se safar, já carro...

O trecho é fechado nas duas pontas, esquema com rádio, coisa profissa! Sair acelerando em estradinhas assim é cagada na certa, tem que ter um cuidado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto vale um carrIn desses?

De R$ 180.000 a R$ 200.000 dependendo do carro escolhido.

Não ! Ele não perguntou o preço pra comprar a categoria toda, perguntou sobre UM carro desses , quanto custa. :D

Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto vale um carrIn desses?

De R$ 180.000 a R$ 200.000 dependendo do carro escolhido.

Não ! Ele não perguntou o preço pra comprar a categoria toda, perguntou sobre UM carro desses , quanto custa. :D

Hehehe O preço é esse mesmo, e já venderam um ontem e tem 3 engatilhados. Vai vingar!

Os Evo de rally partem de 150.000 dóla, e a manutenção nas etapas é muito cara, a promessa desse novo carro é pouca manutenção e baixo custo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostei do carro, acho legal ter uma categoria nova, mas sei la acho q não vai muito longe...

é q nem o campeonato de marcas, stockcar... carros muito top, muito caros e q na verdade são todos a mesma coisa, fica chato assistir uma corrida assim, tudo igual, todos com o mesmo ronco, todos andando igual...

acho q seria mais interessante uma categoria com regras de preparação livres, tendo apenas regras de segurança, assim cada um inventa a maluquice que quiser, quem preparar d+ acaba quebrando e quem preparar de menos anda atras, vence quem for mais equilibrado...

é q nem trackday, em q a graça é ver carros completamente diferentes andando junto... :twisted:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostei do carro, acho legal ter uma categoria nova, mas sei la acho q não vai muito longe...

é q nem o campeonato de marcas, stockcar... carros muito top, muito caros e q na verdade são todos a mesma coisa, fica chato assistir uma corrida assim, tudo igual, todos com o mesmo ronco, todos andando igual...

acho q seria mais interessante uma categoria com regras de preparação livres, tendo apenas regras de segurança, assim cada um inventa a maluquice que quiser, quem preparar d+ acaba quebrando e quem preparar de menos anda atras, vence quem for mais equilibrado...

é q nem trackday, em q a graça é ver carros completamente diferentes andando junto... :twisted:

Em partes concordo com vc. Acho legal tb ver as ratoeiras surpreendendo, no Rally dos Sertões é meio assim, vc monta o que quiser dentro de um regulamento, então tem cara andando com Ford 34 de fibra na mesma categoria de L200 protótipo!

No rally de velocidade, o problema de ter um regulamento mais aberto é o risco de segurança, serão carros muito rápidos, como era o Grupo B. Em termos de divulgação, como o brasileiro não entende bulhufas de automobilismo mas se diz "apaixonado por carros", pro público em geral é um 207, um Gol, um Fiesta ou o que seja, nem se ligam que é a mesma mecânica e tal, que é o que ocorre na Stock e agora no Marcas. Pra nós que somos tarados por carro, não precisa nem abrir o olho pra saber que é o mesmo motor, então acho que pode funcionar.

O rally no Brasil tá respirando por aparelhos, essa categoria deu uma reanimada geral e pode ser a salvação da modalidade. Fico muito triste pq acompanho rally a mais de 20 anos no Brasil, já assisti o WRC na Argentina e em Portugal e é um choque muito grande ver lá fora quase 1 milhão de pessoas envolvidas pelo esporte, crianças, idosos, mulheres, todo mundo na beira da estrada vibrando com qquer carro que passe, do Loeb até o zé ruela de carro fraco, é muito legal. Aí qdo vc volta pra terra brasilis aqui, vê um povo ignorante que ao invés de aproveitar um evento desses pra trazer incentivos pra região, preferem criticar, jogar pedras nos carros e colocar galhos de árvores na estrada em saídas de curva só de sacanagem....

Tenho cada vez mais vontade de me mandar daqui....

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 weeks later...

Deve dar uma briga boa com os MaxiRally argentinos!

Deve não, VAI dar briga boa! Até agora não tinha entendido que eles vão correr na mesma categoria que os MaxiRally e Evo/Subaru!

Não imaginei que o regulamento admitia carros tão diferentes dentro de uma mesma categoria, sendo 4 cilindros Turbo, 4 cilindros aspirado e 6 cilindros aspirado, todos 4x4....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O projeto teve um "olho" dos irmãos Barattero da Argentina, que criaram os Maxi. Eles disseram que o carro vai ser muito bom pela distribuição de peso, já que os Maxi usam transmissão Subaru e o motor acaba ficando muito pra frente pela posição de saída dos semi eixos dianteiros. No XRC, como a transmissão é baseada na da TR4 com caixa de transferência, o motor fica quase dentro do carro, e no caso de uma quebra de diferencial, dianteiro ou traseiro, o carro ainda pode continuar em 4x2. É interessante.

Os Barattero fornecem a suspensão, que tem diversos ajustes e "apenas" 250mm de curso!

A questão do equilibrio é uma incognita ainda. Os Maxi andam na mesma balada dos Evo/WRX, com motor aspirado Honda 2.4 de 280Hp. Os XRC tb devem andar na balada, mas caso andem muito mais do que os N4 turbo, pode-se adotar o uso de restritor na admissão como tem nas pickups protótipo do Sertões que usam o mesmo motor.

Acho legal principalmente pelo visual, que fica animal com os paralamas bombados, o carro fica quase "quadrado"!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um é certeza, talvez 2 se der tempo de terminar o que foi vendido. Tem um outro carro que vai andar que a negada vai chorar, mas não posso falar nem sob tortura!! Quem viver verá!

Talvez a data seja alterada pro 1o fim de semana de maio, tão vendo isso ainda.

Esse rally de Erechim é sempre um tesão, vou de novo esse ano, é o único que tento não perder.

Abraço

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um outro carro que vai andar que a negada vai chorar, mas não posso falar nem sob tortura!! Quem viver verá!

Pra que fazer isso com nós Gus! :D

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.