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Da série - Upgrades pré TrackDay


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Steve, vi um teste em alguma revista, mas não sei o carro que testaram, entre aro 15 , 16 e 17 .

o 16 foi o mais rápido em pista, só tem que ver como vai ficar a relação da marcha no autodromo com o aro menor !

e se seu carro como tem muito mais que 320hp vai sentir falta de mais borracha !

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Steve-o

mas e de susp e freios? pq vc fez um belo tempo com 1:30

Meu carro tem coilover H&R série street. Não tem regulagem de pressão. Só altura. Não tinha camber plate, mas coloquei na frente.

Freio é o original do WRX, com RBF600, discos e pastilhas EBC.

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Steve-o

Steve, vi um teste em alguma revista, mas não sei o carro que testaram, entre aro 15 , 16 e 17 .

o 16 foi o mais rápido em pista, só tem que ver como vai ficar a relação da marcha no autodromo com o aro menor !

e se seu carro como tem muito mais que 320hp vai sentir falta de mais borracha !

Tenho receio do peso, mas coloquei 16 pra tentar encurtar a relação. O câmbio original é mto longo. Na junção saia de 3 morta ou 2 cortando. Quero tentar sair de 3 mais cheia. Mesma coisa na sul. Ou era 3 no corte ou 4 morta. Pelas contas encurtei quase 5%.

Meu carro deve ter uns 320, não mais que isso. Ele anda quase igual aos WRX de 350-360hp, mas é por causa do peso.

No domingo veremos no que dá :lol:

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Cabeca_rj

mas e de susp e freios? pq vc fez um belo tempo com 1:30

Meu carro tem coilover H&R série street. Não tem regulagem de pressão. Só altura. Não tinha camber plate, mas coloquei na frente.

Freio é o original do WRX, com RBF600, discos e pastilhas EBC.

a compressao regula de acordo com a altura? :lol:

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Steve-o

mas e de susp e freios? pq vc fez um belo tempo com 1:30

Meu carro tem coilover H&R série street. Não tem regulagem de pressão. Só altura. Não tinha camber plate, mas coloquei na frente.

Freio é o original do WRX, com RBF600, discos e pastilhas EBC.

a compressao regula de acordo com a altura? :lol:

Quanto mais baixo, mais duro...mas de qq maneira não consigo regular independentemente, ou seja, não tem válvula dedicada à regulagem de pressão.

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Steve-o

Eu?

"Eu gostaria de virar abaixo de 1:30. Mas vai depender mto de como o carro vai se comportar na pista."

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uma coisa é ter ideia de quanto vc já virou e quanto vc pode melhorar, outra coisa é ir de olhos fechados sem ter ideia do que vc pode virar .....

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Steve-o

uma coisa é ter ideia de quanto vc já virou e quanto vc pode melhorar, outra coisa é ir de olhos fechados sem ter ideia do que vc pode virar .....

O que não falta é Evo de referência...pode chutar abaixo de 1:27 aí, Zema!!! E pare de modéstia.... :mrgreen:

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superstron

zema é o q tem o caminho mais faciR!!!!

agente q tem q ficar camelando

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Ziki, qual a sua turbina ?

Eu estou com a turbina original, que eh um pouco menor que a 16G. Boa pra rua, com mais pegada em baixa, mas nao permite chegar a potencias tao altas em alta rotacao. Felizmente tem varias opcoes no mercado pra "corrigir" isso.

Veja os nomes de turbina dos Evo:

Evo VIII - TD05HR-16G6-9.8T

Evo VIII MR - TD05HR-16G6-10.5T

Evo IX - TD05HR-16G6C-10.5T

Evo IX MR - TD05HRA-155G6C-10.5T

Evo X GSR & MR - TD05HA-152G6-12T

Se formos seguir pelo padrao de nome, a turbina do Evo seria uma 152G, ou estaria mais pra 15.2G.

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uma coisa é ter ideia de quanto vc já virou e quanto vc pode melhorar, outra coisa é ir de olhos fechados sem ter ideia do que vc pode virar .....

O que não falta é Evo de referência...pode chutar abaixo de 1:27 aí, Zema!!! E pare de modéstia.... :mrgreen:

Nao eh tao facil quanto parece. Soh tem 2 Evos com tempos abaixo de 1:27. O Evo VIII do Will (original, com acerto eletronico), e o Evo VI do Ipe.

Somente 3.4% dos tempos de todos os OTD sao abaixo de 1:27. Existem "somente" 10 Evos com tempos abaixo de 1:30

01 Luis. F ........ Mit. Lancer Evo Vi . AWD 01:20.522 (OTD 2009.3)

02 Willian. B ..... Mit. Lancer Evo Viii AWD 01:25.854 (OTD 2008.1)

03 Bruno. M ....... Mit. Lancer Evo X .. AWD 01:27.740 (OTD 2010.4)

04 Rodrigo. G ..... Mit. Lancer Evo V .. AWD 01:27.958 (OTD 2007.2)

05 Murilo. L ...... Mit. Lancer Evo Ix . AWD 01:28.414 (OTD 2008.1)

06 Jose. F ........ Mit. Lancer Evo Vii AWD 01:28.432 (OTD 2010.2)

07 David. K ....... Mit. Lancer Evo Vii AWD 01:28.492 (OTD 2008.5)

08 Andre b. ....... Mit. lancer evo v .. AWD 01:28.904 (OTD 2009.4)

09 Raphael n. ..... Evo v .............. AWD 01:29.076 (OTD 2010.3)

10 Marcelo. G ..... Mit. Lancer Evo Viii AWD 01:29.781 (OTD 2008.1)

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Pra quem se interessar, eu venho tentando fazer umas simulacoes bem simples pra representar JPA. Pelas minhas contas, cada 10whp (hp na roda) de potencia, num carro de uns 1600Kg, permite ganhar 0.31s numa sequencia de terceira e quarta marchas (de 5300 a 7300 rpm, na relacao de marchas do Evo X). Temos 5 sequencias destas em JPA. Portanto, contando somente as partes retas de terceira e quarta, mantendo o restante igual, ganhamos 1.5 segundos a cada 10whp, por baixo.

Eh claro que a conta soh vale pra comparacoes entre pequenas diferencas de potencia, pois quando a diferenca eh muito grande, outras variaveis comecam a ser importantes.

Eu vou correr com 10whp a menos que no OTD 2010.4. Portanto, pra eu fazer abaixo de 1:30, terei que compensar em 3 segundos nas curvas, visto que eu havia feito 1:31.5 (1.5 segundos pra chegar nos 1:30 + 1.5 segundos que eu devo ter perdido com a potencia menor). Espero que os pneus novos valham a pena.

Sei que isso eh bobagem pra muita gente. Teoria, com pouca correlacao pratica. Possivelmente ateh muito errada. Mas eh assim que eu me divirto. Metade do meu "prazer" nos trackday vem disso... da possibilidade de (tentar) colocar a teoria em pratica.

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Steve-o

Po Ziki. Maneiro tentar chegar nesta relação, mas acho que estas contas estão bem longe da prática.

Duvido que meu carro com 30whp a mais, baixe 4.5s.

Se for isso, vou repensar em não acertá-lo para este TD :mrgreen:

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Steve-o

haha conta agora qts WRX tem abaixo de 1:27 uahauhauah

015 Marcos. E ...... Subaru Wrx ......... AWD 01:26.314 (OTD 2008.3)

017 Diogo. L ....... Subaru Wrx ......... AWD 01:27.086 (OTD 2008.1)

026 Sergio. M ...... Subaru Wrx ......... AWD 01:28.463 (OTD 2010.1)

027 Carlos. N ...... Subaru Wrx ......... AWD 01:28.468 (OTD 2010.2)

030 Leonardo. B .... Subaru Wrx ......... AWD 01:28.656 (OTD 2009.1)

033 Fabiano. M ..... Subaru Wrx ......... AWD 01:28.706 (OTD 2008.5)

044 Felipe n. ..... Subaru wrx ......... AWD 01:29.709 (OTD 2009.4)

Zema, a espectativa é grande no seu carro...hahahah

Edited by Steve-o
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Po Ziki. Maneiro tentar chegar nesta relação, mas acho que estas contas estão bem longe da prática.

Duvido que meu carro com 30whp a mais, baixe 4.5s.

Se for isso, vou repensar em não acertá-lo para este TD :mrgreen:

Essas diferencas de 10whp nao sao simplesmente aditivas. A minha conta foi ultra simples. Nem eu to acreditando muito :lol: Vou tentar aprimorar, pra ver no que dah. Dados para performance em reta nao me faltam no Evo. Sei ateh que um carona de uns 75Kg me tira uns 20whp.

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rodrigoallemand

10hp = -1,5s?!

Essa conta está bastante errada!

Basta extrapolar a função que um dia chegaremos a uma volta negativa! rs

Me arrisco a dizer que é uma função logarítmica onde o limite de X tende a infinito! ahahaha

Esse seria um gráfico desse seu calculo, como o que acontece na arrancada.

Image298.gif

Só que as variáveis dessa conta são muitas, chão, tocada, temperatura, etc.

Edited by rodrigoallemand
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uma coisa é ter ideia de quanto vc já virou e quanto vc pode melhorar, outra coisa é ir de olhos fechados sem ter ideia do que vc pode virar .....

O que não falta é Evo de referência...pode chutar abaixo de 1:27 aí, Zema!!! E pare de modéstia.... :mrgreen:

Nao eh tao facil quanto parece. Soh tem 2 Evos com tempos abaixo de 1:27. O Evo VIII do Will (original, com acerto eletronico), e o Evo VI do Ipe.

Somente 3.4% dos tempos de todos os OTD sao abaixo de 1:27. Existem "somente" 10 Evos com tempos abaixo de 1:30

01 Luis. F ........ Mit. Lancer Evo Vi . AWD 01:20.522 (OTD 2009.3) - Não Conta

02 Willian. B ..... Mit. Lancer Evo Viii AWD 01:25.854 (OTD 2008.1) - Slicks + Suspensão MR + Acerto

03 Bruno. M ....... Mit. Lancer Evo X .. AWD 01:27.740 (OTD 2010.4) - SemiSlicks + Acerto + Alcool

04 Rodrigo. G ..... Mit. Lancer Evo V .. AWD 01:27.958 (OTD 2007.2) - "acho" que tinha slicks + vários ups

05 Murilo. L ...... Mit. Lancer Evo Ix . AWD 01:28.414 (OTD 2008.1) - Turbina + acerto + R888

06 Jose. F ........ Mit. Lancer Evo Vii AWD 01:28.432 (OTD 2010.2) - Semislick+CoilOver +acerto+ turbina

07 David. K ....... Mit. Lancer Evo Vii AWD 01:28.492 (OTD 2008.5) Semislicks + coilover - sem acerto

08 Andre b. ....... Mit. lancer evo v .. AWD 01:28.904 (OTD 2009.4) pneus de rua + turbina + suspensão

09 Raphael n. ..... Evo v .............. AWD 01:29.076 (OTD 2010.3) mesmo do 04

10 Marcelo. G ..... Mit. Lancer Evo Viii AWD 01:29.781 (OTD 2008.1) Original + R888

Fiz um breve resumo ao lado de cada tempo.

Meu carro vai ter SemiSlick + Molas + Leve acerto na central.

Meu carro deve virar entre 28-29, não deve virar mais rapido que isso.

Venho andando em todos os OTD como instrutor, mas não ando tem tempo com meu proprio carro - SI de 250hp virando 1.33

Então se virar por volta de 30 não vai estar tão ruim.

VeremuR ! :lol: :lol:

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rodrigoallemand

01 Luis. F ........ Mit. Lancer Evo Vi . AWD 01:20.522 (OTD 2009.3) - Não Conta

Sacanagi!

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Zema bração! :mrgreen:

Acho que muitos aqui andam se mal estimando(fica escroto assim mesmo ou tá errado?)! :lol:

Edited by NyB
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Posso até ser bração, mas já andei bem de VTI de SI e até mesmo de A3 com unichip, mas são carros que não tem tanta potencia.

Quanto mais HP, mais dificil virar tempo e controlar o carro, não é tão simples assim.

WRX de escape e Uni tb andei bem, mas com suspensão original e pneu radiais.

Não posso querer sentar a bunda no Evo e querer virar o mesmo que o Will com vários track day nas contas e mais de 50mil km de Evo.

Tempo médio de um Evo bom é 28-29 não posso querer no meu primeiro evento virar mais rapido que isso.

Contra fatos não existem argumentos ! ehheeheh !

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A cara ( :lol: ) significa que eu estava brincando hein. hahahaha

Claro que sim, não é a mesma coisa. Carros diferentes, comportamentos diferentes.

O melhor a se fazer é torcer é pro carro aguentar o dia inteiro pro final do dia você terminar o dia cansado mas com um sorriso de orelha a orelha, independente(tá, não tanto) do tempo. hahahaha

E conforme você for pegando a mão do mamão e acostumando você vai baixar seu tempo e melhorar a tocada.

Vou pegar minha carona nas últimas voltas então pra já ser com sangue nos olhos :mrgreen:

hahahahaha

Ps.: Parou de malhar? :lol:

Abração,

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e é isso aí ! Quero me divertir !! Assim que tem que ser !

ps. vai tomar no cu ! ahuahuahuah

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