Ir para conteúdo

Cronometragem- outras possibilidades de informação


Posts Recomendados

Olá, amigos!

A cronometragem que é feita nos eventos de track day é sempre um atrativo a mais para os pilotos avaliarem o seu desempenho, inclusive comparando os próprios tempos com os dos demais.

Inclusive, o trabalho é sempre realizado de forma rápida e eficiente.

Porém, existe uma tecnologia que pode ser ainda mais útil para quem quer ir melhorando na pista e que já é bem comum em track days no exterior.

É um monitoramento, via gps, dos carros em vários setores da pista.

Quero dizer, esse equipamento é capaz de informar a velocidade e o tempo dos carros em diversos pontos do circuito. Por exemplo, seria possível saber qual a velocidade e o tempo que o carro levou para percorrer o retão, a curva sul etc...

Assim, dá pra gente perceber se podemos andar mais rápido em determinadas pontos ou não, comparar nossos prórprios tempos e velocidade em cada setor do traçado. Imaginem!!!

Como não sou expert no assunto não sei detalhes sobre a tecnologia ou sua viabilidade econômica nos track days aqui no Brasil( talvez como serviço opcional ?)

Mas que seria bom, seria!!

Vamos comentar?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

seria o mesmo sisteema da F1, as "Parciais" ... certo ?

Acho q a F1 nao usa GPS.

Apenas sensores intermediarios. Assim arcando os trechos

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

GPS é bem mais complexo e caro...

Já as parciais seriam uma boa maneira de verificar em quais trechos vc está perdendo mais tempo e melhorar :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rogerinho

O legal seria vc perceber qual seria sua volta ideal...comparando os melhores tempos em cada setor, com a maior velocidade!!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, não sei exatamente qual a tecnologia usada.

Mas as revistas estrangeiras ( road and track, car and driver, etc) sempre usam e pelo menos 1 revista nacional ( a quatro rodas no teste dos esportivos brasileiros-ago/07) usou esse sistema para comparar o desempenho dos carros em cada trecho da pista.

No caso da QR a revista informa que foi um tal de V-BOX que "marca dez vezes por segundo, velocidade, traçado e aceleração lateral." Caraca..rs

Só não sei se a galera que organiza os track days tem acesso a isso e se é viável economicamente.

Mas se ninguém perguntar não vamos saber...

Agora, o Rogerinho captou a minha intenção perfeitamente!

Abraços,

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.