Ir para conteúdo

Meu carro no trackday


Posts Recomendados

Vlw galera !

Resolvi meu problema na dianteira comprando um kit powerbrakes que deve chegar na semana q vem !!

discos de 284mm e frisados !!

Na traseira vou procurar fazer o que o amigo aqui em cima fez, trocar o cilindro mestre pelo de Santana.

Onde arrumo esse cilindro mestre?

Para trocar esse cilindro tem que fazer alguma adaptação ou é plug-and-play?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez seja dificil achar o DOT 5 justamente por esses inconvenientes que falamos.  Eu acho que só vi uma vez um da Varga.

<{POST_SNAPBACK}>

Pois é,esse Varga é que confunde,mostra na frente do rótulo DOT5 e no verso está 5.1! Nuca vi "só" o 5,somente 5.1,e não tem como o 4 ser melhor que o "5" ou 5.1 já que o ponto de ebulição do 4 é a 210graus e do "5" é 260graus.

Agora,tem ou não tem silicone na composição da fórmula?! Realmente danifica as borrachas por ressecamento ?!

Isso que quero saber. :?

<{POST_SNAPBACK}>

Opa, esse assunto aí eu domino bem pq já andei por esse caminho.

Msg longa.

Começando pelos fluidos de freio.

Dot 4 x Dot 5 x Dot 5.1

Dot 5 é um fluido que contém silicone na sua fórmula. O ponto de ebulição não costuma ser maior do que o Dot 4. A ÚNICA vantagem do Dot 5 é ele não ser higroscópico. Não se contamina com a umidade do ar e portanto dura até 3 anos sem trocas. É coisa de carro de frota ou de velho que não gosta de manutenção. Por conter silicone, ataca as borrachas de freio e não deve ser instalado em sistemas projetados para Dot 3/4.

Dot 5.1 é um fluido de base aquosa, portanto NÃO ataca borrachas e pode tranquilamente ser utilizado em carros projetados para Dot 3/4. A grande vantagem do 5.1 é que ele possui um ponto de ebulição superior ao Dot 4, sendo portanto mais resistente ao fading. Já uso Dot 5.1 a bastante tempo e recomendo pra todo mundo que gosta de andar forte e sofre com fading de fluido. Já usei algumas marcas européias diferentes, a que eu achei melhor de todas foi a Motul.

Existe uma exceção na classificação DOT que é o Motul RBF 600. É um óleo classificado como Dot 4 porém seu ponto de ebulição é de 600ºF.  O Motul 5.1 ferve a 570ºC, portanto ferve um pouco antes do RBF. Na prática esses 30º Farenheint não vão fazer diferença, use o 5.1 que é mais barato que o RBF 600 que eu nem sei mais se ainda existe em linha.

Agora vamos aos freios de Gol.

Já corri muito de Gol no autódromo. Era um bolinha 1.8 com freios sólidos. Uma merda. Eu sou psicótico, fui o primeiro a ficar famoso por colocar uma roda traseira a dois palmos do chão durante as curvas. Minhas pastilhas de freio duravam apenas 8.000km na rua ou então duravam um track-day, sendo que o sistema todo fervia e eu sempre terminava o dia totalmente sem freio e tendo que usar o freio-de-mão pra aumentar a pressão no sistema e conseguir frear em determinadas curvas como a Junção. Era uma porquisse só ahahaha...

A solução foi bastante simples. Comprei o conjunto de pinças + pastilhas + discos do Santana 00-..., que é o maior kit de freios plug-and-play disponíveis para a linha VW. Essas pinças cabem em rodas 14, mas elas não podem estar amassadas pq a pinça fica a 1mm da roda. Roda 13 não entra nem com reza brava. Roda 15 já fica bem folgadinha em relação a essa pinça e o disco "enche" visualmente a roda toda. Não mexi em freio traseiro, mas troquei o cilindro mestre pelo de Santana da mesma época que tem 2mm a mais de diâmetro do que o do Gol. O pedal ficou um pouco mais duro e com menos curso. Pro meu gosto de pilotar melhorou muito porque facilitou a modulação da frenagem.

Resultados: O carro conseguia descer a Grajaú-Jacarepaguá inteira sem perder freio. NÃO FICOU DESEQUILIBRADO, embora um aumento do diâmetro dos trambores traseiros seja recomendável também junto com o upgrade dianteiro. Os freios ficaram tão bons que o limite de frenagem passou a ser dos pneus e não mais dos freios. E o consumo de pastilhas diminuiu absurdamente, praticamente triplicaram a "autonomia" graças à potência bem maior do sistema.

DICA: Existem dois tipos de pinças e pastilhas para esses discões da VW. Tem a pastilha "quadrada" e tem a pastilha com encaixe em "rabo-de-peixe". Se puder, pegue o conjunto de pinças e pastilhas rabo-de-peixe porque a área de contato pastilha/disco é ligeiramente maior do que no caso das pastilhas quadradas.

Upgrade fácil de fazer e disponível em qualquer balcão de concessionária VW. INDISPENSÁVEL.

Boa sorte!!

<{POST_SNAPBACK}>

Tai Raza, amigo Villa matou a pau!!

abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pellegrino

anotado pra Miura... posso melhorar os freios dela sem trocar as rodas 14 originais... Os atuais dela são um lixo... são do Gol 1.6 com Hidrovácuo de 147...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cilindro-mestre não é nas rodas traseiras, ele fica na frente do hidrovácuo.

A troca é plug-and-play, o encaixe é exatamente o mesmo e máximo que você vai ter que fazer ë mexer na saída dos dutos mas isso é muito fácil e náo precisa comprar nada, é só entortar os dutos.

Esse kit da PowerBrakes é praticamente a mesma coisa que eu recomendei para você, só que esses discos são um pouco maiores e, portanto, melhores. Boa compra.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cilindro-mestre não é nas rodas traseiras, ele fica na frente do hidrovácuo.

A troca é plug-and-play, o encaixe é exatamente o mesmo e máximo que você vai ter que fazer ë mexer na saída dos dutos mas isso é muito fácil e náo precisa comprar nada, é só entortar os dutos.

Esse kit da PowerBrakes é praticamente a mesma coisa que eu recomendei para você, só que esses discos são um pouco maiores e, portanto, melhores. Boa compra.

<{POST_SNAPBACK}>

Vlw amigo !! Espero que esse disco e pinça entrei nas minhas rodas 15 !!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.