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Setup de geometria pra track day!!


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Acredito que carros com diferentes configurações (posição de motor, tração, distribuição de peso, ...) possam ter diferentes tipos de setup, mas enfim, vamos lá

Não falando em amortecedores mais firmes, molas, .... apenas geometria

O que melhora o carro em matéria de cambagem e convergência, para performance, no meu caso (FF, motor diant, tração dianteira)

Quantos graus de cambagem e, que convergência?

Procurando entendedores do assunto :mrgreen:

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Tudo mundo misterioso nesse mundo de geometria. A minha eu deixo a frente com 1 negativo e um tantinho aberto. Algo em torno de 2mm. Aberto na frente melhora o Turn In. TEORICAMENTE mais cambagem negativa ajudaria a esfregar menos a frente em curva,principalmente as de raio longo. Porem já vi q em alguns carros isso não acontece.

Só tem uma forma de saber....TESTE, TESTE, TESTE.

Como o lugar q temos pra correr agora é Curitiba e seus cones, eu vou meter um pouco mais aberto ainda na frente (cerca de 3,2mm) pra ter a frente apontando bem rapido!

Mas tem q ficar esperto por q o carro fica meio "instavel" quando junta no freio

O foda é q a pista lá NUNCA vai ser a mesma 2 vezes seguidas, já q não tem como eles colocarem os cones no mesmo lugar. Ai fica complicado de ver tempo de volta como referencia!

Editado por Cebo
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peguei com pessoal na concessionária a manha que eles usam pra fazer cambagem dianteira nos carros de rally, e o melhor de tudo, reversível!!

então, sendo assim, acho interessante mexer nisso

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FORNAZARI

Quanto eles usam??

Eu corro com 2,5 negativos de camber e 1,5 de alinhamento (divergente)...

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O ideal é arrumar um pirometro e espetar no pneu no fim da bateria. Tem q medir a temperatura da banda toda. No centro do lado de fora e do lado de dentro. O ideial é a mesma temperatura na banda toda. Obviamente muito quente dentro tá muito negativo, fora muito positivo, no meio muito cheio. HEhehehe até acertar tudo isso vai muuuuuuuuuuuuuuuuuito teste!

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Quanto eles usam??

Eu corro com 2,5 negativos de camber e 1,5 de alinhamento (divergente)...

<{POST_SNAPBACK}>

nao me falaram sobre convergencia, cambagem 6 graus

um amigo meu que é lider da turismo GNV :D ta me dando algumas dicas... me sugeriu usar, pra essa pista daqui, 5 graus na frente

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FORNAZARI

Quanto eles usam??

Eu corro com 2,5 negativos de camber e 1,5 de alinhamento (divergente)...

<{POST_SNAPBACK}>

nao me falaram sobre convergencia, cambagem 6 graus

um amigo meu que é lider da turismo GNV :D ta me dando algumas dicas... me sugeriu usar, pra essa pista daqui, 5 graus na frente

<{POST_SNAPBACK}>

Pra abrir tanto tem que usar um extensor na bandeja..

E rezar pra não forçar rolamentos e diferencial...

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Cuidado cara...issa de cambagem negativa varia de carro pra carro! O Ka da coruja usa muito menos q 6 graus de cambagem na frente, não sei quanto ela usa, mas é bem menos. Da pra ver colocando os Gols do lado...esses sim usam negativo pra porra. O Glock sentiu o carro menos dianteiro com -1 de cambagem (ele tava com -2 se não me engano).

Turismo GNV não usa Slick 13? Quanto mais fino e alto for o pneu, mais negativo vai ter q usar. Se vc tiver com um pneu de perfil baixo, já deixa de ser o caso.

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o que fulano usa mesmo sendo o fodão nem sempre servirá pra vc

carro de corrida é uma coisa

carro de rua é outra

muda toda a dinâmica do veículo, inclusive pesos e etc

seja mais coservador

é gol??

use

-2º de cambagem

e

deixe 1 º aberto total

e nada mais

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Quanto eles usam??

Eu corro com 2,5 negativos de camber e 1,5 de alinhamento (divergente)...

<{POST_SNAPBACK}>

nao me falaram sobre convergencia, cambagem 6 graus

um amigo meu que é lider da turismo GNV :palmas: ta me dando algumas dicas... me sugeriu usar, pra essa pista daqui, 5 graus na frente

<{POST_SNAPBACK}>

Pra abrir tanto tem que usar um extensor na bandeja..

E rezar pra não forçar rolamentos e diferencial...

<{POST_SNAPBACK}>

mais fácil que se mexer em bandeja OU amortecedor, é fazer o ajuste por onde o amortecedor é fixado à carroceria...

acho que o cuidado fica maior quanto à trezeta/tulipa, se não vai chegar no fim de curso da tulipa e forçar o semieixo contra a caixa

um amigo estourou uma caixa (das 3 q ele estourou) de uma marea turbo assim

[]'s!!

Editado por Ecureuil
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FORNAZARI

Quanto eles usam??

Eu corro com 2,5 negativos de camber e 1,5 de alinhamento (divergente)...

<{POST_SNAPBACK}>

nao me falaram sobre convergencia, cambagem 6 graus

um amigo meu que é lider da turismo GNV :) ta me dando algumas dicas... me sugeriu usar, pra essa pista daqui, 5 graus na frente

<{POST_SNAPBACK}>

Pra abrir tanto tem que usar um extensor na bandeja..

E rezar pra não forçar rolamentos e diferencial...

<{POST_SNAPBACK}>

mais fácil que se mexer em bandeja OU amortecedor, é fazer o ajuste por onde o amortecedor é fixado à carroceria...

acho que o cuidado fica maior quanto à trezeta/tulipa, se não vai chegar no fim de curso da tulipa e forçar o semieixo contra a caixa

um amigo estourou uma caixa (das 3 q ele estourou) de uma marea turbo assim

[]'s!!

<{POST_SNAPBACK}>

Exato.. Eu uso esse camber kit superior (nos amortecedores)...

Pretendo colocar os inferiores, com pino regulável....

Tem alguns carros que já tem estas peças prontas...

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Se vc quer o carro mais traseiro, existem formas mais aficientes de conseguir isso sem abusar da cambagem negativo. Cambagem negativa não só alopra os amortecedores, como tira E MUITO o poder de aceleração e principalmente de frenagem. Se vc está pensando em andar em Curitiba, freio vai muito.

Cambagem negativa é pra quem tem o regulamente opertado de mais, usa roda pequena q pneus altos.

No meu acerto eu usei espaçadores no eixo dianteiro, consegui assim um acerto menos esfreguento de frente sem ter q usar mais cambagem e podendo frear no limite maximo. Virei 1:47 e ia virar menos ainda se não tivese acabado a bateria. A ultima volta q eu fiz era pra 1:46 facil facil.

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O lançe da temperatura dos pneus não é bem assim não.....

O Certo é que a area externa não chegue a 10 graus de difrença da interna.... Se isso acontecer a cambagem está exceciva se a diferença ficar pouca a cambagem tbm é pouca, e a seção do meio do pneu tem que ter uma temperatura que seja o meio do caminho entre a externa e interna...

Exemplos

externa intermediária interna

50 ---------- 55 ---------- 60

Se a temperatuda da seção intermediária tender a ser mais alta a presão está alta, se tender a ficar baixa o pneu está muito vazio.

Pneu chei tende a ficar com a banda de rodagem no formato "U" pneu vazio tende a ficar no formato "W", por isso a variação de temperatura maior no meio do pneu

Editado por Português
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