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ALINHAMENTO E TEMPO DE REAÇÃO...


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O texto é extenso, mas para quem participa de provas de arrancada vale muito a pena ler. Mesmo para quem não participa mas gosta de arrancada, vale a pena para tomar conhecimento de como funciona o "pinheirinho", ou "árvore de natal", como é chamado na reportagem.

NÃO DURMA NO SEMÁFORO

DICAS DE ALINHAMENTO E TEMPO DE REAÇÃO

Alinhar é o termo para descrever propriamente o posicionamento do carro na linha de largada. Depois do aquecimento de pneus, vulgo burn out, o veículo é dirigido até duas células fotoelétricas localizadas a poucos centímetros do chão (de preferência menos de 3 cm.) que ativam as luzes superiores da árvore de natal. Conforme o pneu dianteiro rola para frente ele bloqueará o primeiro feixe fotoelétrico, assim acendendo as luzes de PRE STAGE, que são uma mera cortesia para alertar a proximidade com o ponto de alinhamento final, o STAGE. Rolando um pouco mais, cerca de 30 cm, o pneu bloqueará o segundo feixe de luz, ativando as luzes do STAGE, que indicam o correto posicionamento do carro no grid. Se o carro continuar a andar para frente após acender ambas as lâmpadas, as luzes de PRE STAGE irão se apagar, indicando que o carro está deep staged, traduzindo ao pé da letra, alinhamento profundo. O deep stage não quer dizer que o carro está queimando a largada, e sim usando uma tática de arrancada como conheceremos a seguir. Em algumas pistas, o deep stage não é permitido, por isso é prudente questionar aos fiscais de prova antes do alinhamento. Após o correto alinhamento de ambos os carros, a seqüência de largada da árvore de natal pode ser iniciada a qualquer instante no sistema Sportsman Tree, o mais usual no Brasil. Esse sistema é composto pela descida das três luzes amarelas e subseqüentemente a verde em intervalos que variam de 0,3s a 0,5s entre cada uma, conforme critério adotado pela direção da prova. O sistema Pro Tree, que será utilizado oficialmente no 12° Festival Brasileiro nas categorias de dragsters e pro mods, dispara automaticamente a seqüência de largada quando ambos os carros alcançam o STAGE, acendendo as três lâmpadas amarelas durante um intervalo de 0,400s e na seqüência a luz verde. A luz verde dispara o cronômetro do tempo de reação, que será bloqueado quando o carro alcançar uma terceira fotocélula, cerca de 34 cm à frente do STAGE. O bloqueio do tempo de reação automaticamente libera o Elapsed Time (E.T.), vulgo tempo de pista, que será fechado na fotocélula situada no 402°,50 metro.

DEEP STAGE

Quando você alinha profundo, você corta radicalmente a distância de rollout. A redução de rollout melhora o tempo de reação do veículo, já que os pneus dianteiros terão uma menor distância a percorrer para alcançar a 3ª fotocélula, que é responsável pela cronometragem do tempo de reação. O deep stage não é necessariamente ruim, mas afetará dramaticamente a que ponto da descida da árvore de natal você terá que reagir sem acender a luz vermelha (queima), que é registrada pela mesma fotocélula do tempo de reação. O deep stage também afeta consideravelmente o tempo de pista (E.T.) porque o carro não pode adquirir uma pequena velocidade (ou nenhuma) antes da largada.

SHALLOW STAGE

O alinhamento raso é o termo usado para alinhar o mais recuado possível, o inverso de deep stage. Assim que o carro acende a luz de STAGE o piloto pára imediatamente, deixando o maior espaço possível até a 3ª fotocélula. Esse tipo de alinhamento aumenta o tempo de reação, devido a maior distância a percorrer, mas reduz drasticamente o tempo de pista (E.T.), já que o piloto pode adquirir velocidade antes da luz verde acender. O alinhamento raso é o mais usado por pilotos, o qual beneficia o tempo de pista, mas por outro lado, piora a reação.

ALINHAMENTO CONSISTENTE

Mesmo alinhando profundo, ou raso, ou intermediário, procure alinhar sempre do mesmo jeito. Por quê? Se você alinhar diferentemente a cada vez, com a mesma reação você poderá ter um bom 0,100s ou um alto 0,350s, ou até mesmo a queima, baseado nas distâncias de rollout de cada arrancada. Alguns carros alinham pelo pára-choques, o que não afeta em nada a correta marcação do tempo.

DICAS PARA MELHORAR O TEMPO DE REAÇÃO

Para melhorar o tempo de reação do seu carro, tire o máximo possível da flexibilidade do chassi. Considere instalar barras conectoras, soldar um santantônio, instalar componentes de suspensão fidedignos, e usar buchas de poliuretano ou poligrafite. Eliminar o rodar em falso das rodas usando equipamentos de tração, pneus slick, e fazendo um burn out consistente vão melhorar o tempo de reação do carro.

PNEUS E TRAÇÃO

Tração tem relação direta com o tempo de reação do veículo. Se em uma passagem você prega o carro no chão, enquanto em outra você canta pneu, seu tempo de reação será afetado drasticamente. Se a temperatura do ar mudar, a pressão de ar dentro dos pneus também vai mudar. Antes de cada passagem cheque a pressão de cada um dos pneus.

Faça o mesmo estilo e comprimento de burn out toda vez. Um burn out aquece a borracha, que também aquece o ar dentro do pneu, então afetando a pressão de calibragem. Se você usar uma certa calibragem de pneus e fizer um pequeno burn out, você vai gerar uma pressão específica nos pneus. Mas, se você fizer um super mega máster burn out, seus pneus vão aquecer mais, aumentando a pressão interna do ar. Uma vez determinado o estilo de burn out, fique sempre com ele para aumentar sua consistência de tração.

Não faça um burn out para parecer bonitão. Um aquecimento breve e eficiente tem um verdadeiro motivo, aquecer os pneus e tirar possíveis pedras e borracha solta dos mesmos. Se você estiver correndo com pneus de Street (DOT), não existe necessidade de um burn out com o carro parado. O rápido giro das rodas com o carro em movimento já é capaz de tirar as pedras do caminho. Se você está usando pneus slick, girar durante 3 ou 4 segundos com o carro parado de depois liberar o freio normalmente, aquece os pneus o suficiente para grudarem bem na pista. Alguns oficiais de pista vão fazer você passar direto por cima da região molhada com água para o burn out, outros permitem que você passe ao redor e volte de ré com as rodas traseiras (para veículos de tração traseira) parando no fim da área molhada, assim seus pneus dianteiros não deixarão um rastro molhado na pista.

CONSISTNCIA NO PESO DO VEÍCULO

Conforme você corre, combustível é consumido, fazendo o carro mais leve, o que afetará seu tempo de reação. Se você colocar uma boa quantidade de combustível no tanque, o carro será mais lento, afetando o tempo de reação. Procure sempre ter controle do peso e sentir a reação do carro, uma vez alcançando um bom desempenho se mantenha nesse peso.

FONTE: Revista AUTOPOWER (Edição Julho/2005 – pág. 48 a 50)

REPÓRTER: Régis Vasconcellos

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leo.oliveira

É simples, comigo sempre funcionou, acendeu o ultimo amarelo eu to pisando.

Tempo de reação = 9,99999.

:oops:

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É simples, comigo sempre funcionou, acendeu o ultimo amarelo eu to pisando.

Tempo de reação = 9,99999.

:oops:

<{POST_SNAPBACK}>

Tá certa essa sua reação ??

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É simples, comigo sempre funcionou, acendeu o ultimo amarelo eu to pisando.

Tempo de reação = 9,99999.

:oops:

<{POST_SNAPBACK}>

Tá certa essa sua reação ??

<{POST_SNAPBACK}>

Tá sim, igual a minha !

hauahuahauhauhaauhahu

Tempo de reação mais perfeito !

hauahuahauh

é tão rápido q a máquina nao pega !

hauahuaauhauha

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williambrazao

Acabei de participar de um campeonato de arrancada, e lá, eles permitiam fazer esse metodo de parar um poco mais pra tras, pra melhorar o seu tempo de pista.

Eu não sabia q existia isso.

O meu tempo de reação não foi bom, pq eu tava preocupado em não queimar e assim permanecer na corrida, o meu tempo foi em torno de 0.500, nas 5 vezes q eu arranquei.

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  • 2 weeks later...

que cidade vc participou williambrazao ??

eu sempre fiz tempo de reação bom, largando na 2 luz amarela, sempre em torno de 0.50 e jah marquei 0.20 que foi minha melhor

[]'ss

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