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Dicas para quem esta arrancando pela 1a vez


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edgardcastro

Galera,

Coloquei algumas dicas pra quem ta arrancando pela primeira vez. Algumas são validas para todos os carros, outras não.

Por favor, sintam-se à vontade para me corrigir e adicionar novas dicas. Vamos usar esse post como referencia para os que nunca arrancaram ou querem dicas de como melhorar o tempo.

DICAS BASICAS:

1) Se possível, vá uma vez na arrancada nos boxes para observar e ver como tudo funciona. Desde os preparativos ate a área de arrancada (staging), incluindo como o pessoal vai e volta da pista.

2) Chegando no autódromo, vá a entrada que o pessoal ira te orientar como fazer a inscrição, lá você será orientado em qual categoria ira andar e recebera sua credencial, bem como outras de carro de apoio e pessoal de apoio e convidados. Caso queira, revenda suas credenciais para outros amigos, ajuda a diminuir o custo da arrancada para você.

3) Apos a inscrição, vá para a área de vistoria. Provavelmente ira ter uma fila com um pessoal literalmente vistoriando o carro. Lá verão se seu carro se enquadra realmente na categoria escolhida bem como irão pesar seu carro, numerar e encaminhar você para a pista.

4) Procure um lugar na pista para parar seu carro. Normalmente os carros podem parar ou na pit-lane ou nos boxes. Se informe. Lá tire todo o peso adicional (isopor, etc) do seu carro e faca os acertos finais (pressão de pneu, etc.).

5) Espere a pista abrir para os treinos livres. Lá você poderá arrancar quantas vezes quiser para fazer os seus testes e praticar. Não se importe com os outros carros que irão arrancar com você. O treino é livre, portanto qualquer um pode alinhar. Não se preocupe com isso. Aproveite o tempo para testar as possibilidades.

6) Indo para pista, o assistente ira te encaminhar para a fila de arrancar. Aproveite para verificar se você esta de cinto de segurança, se o capacete esta devidamente apertado, etc. É o ultimo momento que você tem para verificar os itens de segurança.

7) Quando for a sua vez de arrancar, você será chamado para alinhar ao lado da arvore (poste com varias luzes), você não precisa parar ao lado dela! Olhe no chão que existem alguns sensores, você tem que parar exatamente nele. Caso não consiga, os assistentes irão chegar pra frente ou para trás o seu carro. Não se preocupe! É normal, eles fazem isso o dia inteiro. Se você foi mais pra frente, não chegue para trás, deixe que o assistente faca isso para você. Se você parou certo, as lâmpadas de staging (quatro lâmpadas amarelas no topo) irão estar todas acesas.

8) Em algumas arrancadas o assistente ira perguntar se esta tudo okay para começar, em outras o sinal começa a contar logo depois do staging completo. Preste atenção! A arvore começa acender de cima para baixo, irão acender duas luzes amarelas, uma de cada vez, e logo depois uma verde, que é onde você deve sair.

9) NAO SE PREOCUPE EM FAZER O MELHOR TEMPO DO MUNDO. SE VOCE ESTA INDO PELA PRIMEIRA VEZ, VOCE TEM QUE CONHECER A PISTA E APRENDER COMO TUDO FUNCIONA. Não se preocupe com o tempo. Alem do mais, todo mundo comete erros. Ate os profissionais.

10) Chegando no final, MUITO CUIDADO AO FAZER O RETORNO PARA VOLTAR. Verifique se o outro carro já fez o retorno e viu você. E principalmente, não fique parado no final da pista. Qualquer erro pode significar um acidente.

DICAS PARA MELHORAR O TEMPO:

1) Tire todo o peso possível do seu carro antes de ir para a arrancada. Verifique o regulamento para ver o que você pode tirar. Em algumas categorias pode-se tirar todo o interior do carro, o que pode ajudar bastante no tempo.

2) NAO faca burnout de pneu radial. Só piora o grip dele. Burnout é para SLICK. Tente NAO passar pela área com água, pois o seu pneu radial vai "guardar" toda água dentro dos sulcos dele, atrapalhando na hora de arrancar. Ah! Pneu careca não é SLICK! Inclusive ele é muito pior do que os pneus normais.

3) Pressão do pneu radial, atrás a mais alta que o pneu permitir para diminuir no maximo o arrasto, na frente algo em torno de 12-18psi. Tente arrancar com uma pressão mais alta e vá diminuindo para tentar conseguir mais tração. Quanto mais alta a pressão mais rápido o seu carro vai ser no final. A questão aqui é balancear o quanto você tem que abaixar pra conseguir tracionar.

4) Sinal. Preste MUITA atenção ao sinal, desnecessário dizer, mas muita gente esta fazendo outras coisas quando esta na área de staging. Um dos maiores motivos de bons tempos na arrancada é o tempo de reação. Uma boa dica é você sair quando a segunda luz amarela acender. Olhe e preste atenção no tempo que as luzes vão acendendo e apagando, normalmente o intervalo é de meio segundo. Com a pratica você vai conseguir largar na segunda luz amarela sem queimar e conseguir um bom tempo de reação.

5) Arrancar é com ar condicionado/ventilador desligado e vidros fechados.

6) Não pare de acelerar ate passar a linha de chegada. Tenha certeza que você sabe onde ela é. Muita gente para de acelerar antes e acaba perdendo tempo por causa disso. Quando freiar, freie devagar, não de uma freiada muito brusca pois você pode perder o controle do carro.

7) Na hora de sair com o carro, teste como é a melhor maneira de se utilizar a embreagem. Alguns carros respondem melhor quando você solta a embreagem de uma vez só. Outros é melhor queimar um pouco de embreagem. Cada um responde de uma maneira, veja a que funciona melhor para você.

LISTA BASICA DO QUE SE LEVAR PARA A ARRANCADA:

- Caneta para anotar seus tempos, pressão de pneu, etc.

- 1/4 de tanque de combustível. Não precisa mais do que isso normalmente.

- Roupas leves. Mas lembre-se que só pode arrancar de calca jeans e camisa.

- Protetor solar e um chapéu ou boné. (MUITO IMPORTANTE)

- Capacete, indispensável.

- Cadeiras desmontáveis ou de praia. Alguma coisa para você descansar.

- Isopor com muita água e refrigerante. Apesar de ter lá dentro é mais barato levar.

- Telefone celular para alguma emergência.

- Câmera de filmar para você guardar o evento.

- Amigos! Muitos amigos. Nada melhor que um dia inteiro na companhia dos amigos.

É isso ai, vamos postar suas dicas pessoal, pra gente melhorar e mais esse post e a galera ir aprendendo...

Pra quem é do Rio, não deixe de verificar o site: http://www.arranca-rio.com.br para maiores informações, incluindo os regulamentos técnicos e desportivos.

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- Amigos! Muitos amigos. Nada melhor que um dia inteiro na companhia dos amigos.

Muito boa essa observação, o incentivo da galera faz coisas q alguns ñ imaginam. O C3 por exemplo melhorou absurdo em virtude das dicas e apoio dos amigos. Johny-boy idem, a primeira arrancada dele eu estava no carro (em NI) e ele foi podre :mrgreen: mas depois das dicas da galera melhorou (e muito né ?).

Parabéns Ed, mandou !

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Uma dica muito IMPORTANTE,NUNCA,NUNCA esqueça da sua camisa da OKTANE DRAG RACE TEM!!!!!!!!!! :mrgreen::okkie::shock:

Abraços João :D

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Ok galera, mas estive pesando, é proibido ou nada haver, o uso de radio, diskman, walkman, ou som do carro na hora da arrancada?

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Ok galera, mas estive pesando, é proibido ou nada haver, o uso de radio, diskman, walkman, ou som do carro na hora da arrancada?

Po, eu pessoalmente não aconselho usar o som não, o último q fez isso comigo ficou pra trás.... hehe.. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Ele literalmente dançou! :?:

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dica fundamental

é pra sair no SEGUNDO AMARELOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

O principal, o lance nao é ter bom reflexo, e decorar a tolerancia/erro do sistema podre de largada

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Po! Parabens ED, mto massa o post!

pra quem como eu, nunca arrancou é legal ver uns negocios assim! até incentiva!

Parabens!!

Abracao!

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Sem querer ser aqueles caras chatos q ficam pegando pequenos erros: Não precisa ser necessariamente calça jeans. Eu até aconselho, quem puder, levar calça de Tactel e uma bermuda por baixo, aí só coloca a calça p/ alinhar.

ABS

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