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Dúvida sobre participação em trackdays com ex-carro de competição


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Galera, se eu comprar um carro como esse:

http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-433803668-ford-courier-de-pista-arrancada-track-day-corrida-stock-car-_JM

Poderei participar dos principais TD no Brasil como os de Brasilia, Curitiba, NDA e Oktane?

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VERONESE

não pq trackday teoricamente tem q ser com carros de rua, se não vira competição, perde o foco...

mas se vc transformar ela em um """carro de rua""" vc pode, bota farois, lanternas, painel.... esse tipo de coisa

hj tem carros praticamente de pista correndo, mas emplacados e tem carros de rua com docs baixados

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guilhermehrt

Tem documento ?! pode andar na rua ?

acredito que só assim poderá andar, pelo que sei.

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G u s t a v o

Em Brasília, SP, os de Porto Alegre e talvez de Curitiba são autorizados carros de baixa. Eu não vejo impeditivo.

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Nos de Curitiba cada caso é analisado... mas não é porteira aberta não...

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VERONESE

Nos últimos OTD teve sempre carro de corrida andando.

o gol e o maverick da turismo (quando tem) é apenas para levar os pilotos para dar umas voltas de carona, não são carros de participantes...

alguns carros muito modificados, como o mustang interceptor por exemplo ja viraram praticamente carros de pista, mas ainda tem documentos, são emplacados, pagam ipva...

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Nos últimos OTD teve sempre carro de corrida andando.

o gol e o maverick da turismo (quando tem) é apenas para levar os pilotos para dar umas voltas de carona, não são carros de participantes...

alguns carros muito modificados, como o mustang interceptor por exemplo ja viraram praticamente carros de pista, mas ainda tem documentos, são emplacados, pagam ipva...

Este Mustang não tem muito de carro de rua.... Pode ter documento, mas não passa numa vistoria há tempos! :lol:

Mas o Maverick que o Batistinha correu é o carro de corrida dele na Força Livre Paulista. Nem farol o carro tem. O motor é recuado, fica antes do "eixo" dianteiro, o banco do piloto fica quase na posição do banco traseiro, e etc. O carro é muito foda, ja vi correndo várias vezes em Interlagos, e ele anda muito na frente dos 2o colocados.

Ja sugeri isto antes, pois perdemos a referencia dos tempos e recordes da pista com carros. Poderiamos ter 2 listas com os recordes da pista, carros de rua e outra com os "carros de rua"!

Editado por Branko
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G u s t a v o

Nos últimos OTD teve sempre carro de corrida andando.

o gol e o maverick da turismo (quando tem) é apenas para levar os pilotos para dar umas voltas de carona, não são carros de participantes...

alguns carros muito modificados, como o mustang interceptor por exemplo ja viraram praticamente carros de pista, mas ainda tem documentos, são emplacados, pagam ipva...

Este Mustang não tem muito de carro de rua.... Pode ter documento, mas não passa numa vistoria há tempos! :lol:

Mas o Maverick que o Batistinha correu é o carro de corrida dele na Força Livre Paulista. Nem farol o carro tem. O motor é recuado, fica antes do "eixo" dianteiro, o banco do piloto fica quase na posição do banco traseiro, e etc. O carro é muito foda, ja vi correndo várias vezes em Interlagos, e ele anda muito na frente dos 2o colocados.

Ja sugeri isto antes, pois perdemos a referencia dos tempos e recordes da pista com carros. Poderiamos ter 2 listas com os recordes da pista, carros de rua e outra com os "carros de rua"!

O problema de ter 2 listas é que vai demandar mais trabalho e julgamento pra organização, afinal o que é carro de rua e de corrida pra uns, não é para outros. Pra mim carro de corrida é prótótipo, todo o resto que é vendido em loja é carro e pode ser transformado e melhorado.

Acho mais fácil e prático se basear em 1:31s por exemplo para carros de rua, tração dianteira. To me baseando em um Honda SI Nitro e no Corsa do Tio América.

O Batistinha em parceria com a Sigma está montando um outro Maverick que esse dele vai parecer carro de linha.

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656016b6.jpg

Editado por G u s t a v o
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Essa discussão não é de hoje e rende páginas e páginas.

A melhor definição que já encontrei para carro de trackday é por exclusão:

-carro de trackday é todo o carro que não for carro homologado para uma categoria em andamento nas federações.

Carro que, obviamente, um dia mesmo que distante, já pisou na rua.

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Nos últimos OTD teve sempre carro de corrida andando.

o gol e o maverick da turismo (quando tem) é apenas para levar os pilotos para dar umas voltas de carona, não são carros de participantes...

alguns carros muito modificados, como o mustang interceptor por exemplo ja viraram praticamente carros de pista, mas ainda tem documentos, são emplacados, pagam ipva...

Este Mustang não tem muito de carro de rua.... Pode ter documento, mas não passa numa vistoria há tempos! :lol:

Mas o Maverick que o Batistinha correu é o carro de corrida dele na Força Livre Paulista. Nem farol o carro tem. O motor é recuado, fica antes do "eixo" dianteiro, o banco do piloto fica quase na posição do banco traseiro, e etc. O carro é muito foda, ja vi correndo várias vezes em Interlagos, e ele anda muito na frente dos 2o colocados.

Ja sugeri isto antes, pois perdemos a referencia dos tempos e recordes da pista com carros. Poderiamos ter 2 listas com os recordes da pista, carros de rua e outra com os "carros de rua"!

Se eu fosse um dos vistoriadores, eu usaria a seguranca como principal criterio. E no caso de duvida sobre ser de rua ou pista, faria uma unica ponderacao: o dono desse carro usa o mesmo na rua? Se a resposta for algo como um enfatico "nao", ou um "nunca", "de jeito nenhum", "soh se quiser ser preso", nao entraria em trackday, a nao ser que o proprietario demonstre inequivocamente que o carro nao vai prejudicar os demais na pista, estourando alguma coisa, sujando a pista de oleo, gerando perigo, etc, etc. Quem aqui nunca perdeu seu precioso tempo de pista esperando a mesma ser limpa/desinterditada apos a "quebra" de um desses carros? Ou entao, quem nunca rodou ao passar no oleo vazado de outro carro? Eu me lembro de um OTD que teve seu termino substancialmente adiantado porque um destes carros nitidamente "de pista" criou um rastro imenso de oleo. Eh ateh um carro que eu admiro, mas qual piloto de TD nao fica P da vida com bandeira vermelha?

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Rodrigo ka

Eu acho muito maneiro esses carros "de corrida" que vão aos track days. Além de motivar as pessoas a andar no evento, eles atraem mais curiosos. Tem gente que só vai pra ver isso. Na apresentação do drift e nos 10 mais rápidos os boxes ficaram vazios. Todo mundo na mureta.

Qual a diferença do meu carro pra um de corrida em questão de "problemas"? Ninguém vai pro track day originalzinho. Todo mundo tem pressão na turbina, freios, radiadores etc... Igual a carros de corrida, só que carros de corrida ainda tendem a ser mais seguros, pois tem tudo isso e ainda santo antônio, cintos 4 pontos, extintores etc... E os caras andam de macacão anti chama e todo o aparato racing.

Na minha opinião seria interessante partir de um carro "sem docs" que se encontra largados pelas garagens. É mais barato e salva uma alma perdida.

Track day é pra todo mundo. Se ficar elitizando muito daqui a pouco só andam as princesas hehehehehe

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Jarrinho

Eu acho muito maneiro esses carros "de corrida" que vão aos track days. Além de motivar as pessoas a andar no evento, eles atraem mais curiosos. Tem gente que só vai pra ver isso. Na apresentação do drift e nos 10 mais rápidos os boxes ficaram vazios. Todo mundo na mureta.

Qual a diferença do meu carro pra um de corrida em questão de "problemas"? Ninguém vai pro track day originalzinho. Todo mundo tem pressão na turbina, freios, radiadores etc... Igual a carros de corrida, só que carros de corrida ainda tendem a ser mais seguros, pois tem tudo isso e ainda santo antônio, cintos 4 pontos, extintores etc... E os caras andam de macacão anti chama e todo o aparato racing.

Na minha opinião seria interessante partir de um carro "sem docs" que se encontra largados pelas garagens. É mais barato e salva uma alma perdida.

Track day é pra todo mundo. Se ficar elitizando muito daqui a pouco só andam as princesas hehehehehe

tem varios ai que foram originais para TD, inclusive o meu. 2x

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Karioca_br

Nos últimos OTD teve sempre carro de corrida andando.

o gol e o maverick da turismo (quando tem) é apenas para levar os pilotos para dar umas voltas de carona, não são carros de participantes...

alguns carros muito modificados, como o mustang interceptor por exemplo ja viraram praticamente carros de pista, mas ainda tem documentos, são emplacados, pagam ipva...

Este Mustang não tem muito de carro de rua.... Pode ter documento, mas não passa numa vistoria há tempos! :lol:

Mas o Maverick que o Batistinha correu é o carro de corrida dele na Força Livre Paulista. Nem farol o carro tem. O motor é recuado, fica antes do "eixo" dianteiro, o banco do piloto fica quase na posição do banco traseiro, e etc. O carro é muito foda, ja vi correndo várias vezes em Interlagos, e ele anda muito na frente dos 2o colocados.

Ja sugeri isto antes, pois perdemos a referencia dos tempos e recordes da pista com carros. Poderiamos ter 2 listas com os recordes da pista, carros de rua e outra com os "carros de rua"!

Ano passado puxei a placa do Interceptor e constava como vistoriado :mm_fuckyeah:

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G u s t a v o

Nos últimos OTD teve sempre carro de corrida andando.

o gol e o maverick da turismo (quando tem) é apenas para levar os pilotos para dar umas voltas de carona, não são carros de participantes...

alguns carros muito modificados, como o mustang interceptor por exemplo ja viraram praticamente carros de pista, mas ainda tem documentos, são emplacados, pagam ipva...

Este Mustang não tem muito de carro de rua.... Pode ter documento, mas não passa numa vistoria há tempos! :lol:

Mas o Maverick que o Batistinha correu é o carro de corrida dele na Força Livre Paulista. Nem farol o carro tem. O motor é recuado, fica antes do "eixo" dianteiro, o banco do piloto fica quase na posição do banco traseiro, e etc. O carro é muito foda, ja vi correndo várias vezes em Interlagos, e ele anda muito na frente dos 2o colocados.

Ja sugeri isto antes, pois perdemos a referencia dos tempos e recordes da pista com carros. Poderiamos ter 2 listas com os recordes da pista, carros de rua e outra com os "carros de rua"!

Se eu fosse um dos vistoriadores, eu usaria a seguranca como principal criterio. E no caso de duvida sobre ser de rua ou pista, faria uma unica ponderacao: o dono desse carro usa o mesmo na rua? Se a resposta for algo como um enfatico "nao", ou um "nunca", "de jeito nenhum", "soh se quiser ser preso", nao entraria em trackday, a nao ser que o proprietario demonstre inequivocamente que o carro nao vai prejudicar os demais na pista, estourando alguma coisa, sujando a pista de oleo, gerando perigo, etc, etc. Quem aqui nunca perdeu seu precioso tempo de pista esperando a mesma ser limpa/desinterditada apos a "quebra" de um desses carros? Ou entao, quem nunca rodou ao passar no oleo vazado de outro carro? Eu me lembro de um OTD que teve seu termino substancialmente adiantado porque um destes carros nitidamente "de pista" criou um rastro imenso de oleo. Eh ateh um carro que eu admiro, mas qual piloto de TD nao fica P da vida com bandeira vermelha?

É só exigir de carros mais modificados um bandeijão, porém numa quebra das grandes isso não faria diferença grande.

O intuito do Trackday é fornecer um lugar seguro e sadio para que qualquer entusiasta possa colocar o seu veículo, seja ele qual for, na pista e matar sua vontade. Se capacitar a cada volta.

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Eu sempre fui a favor de qualquer carro participar, logico que oferecendo segurança para todos...

Track day é um hobbie... aonde qualquer um pode montar, construir ou fabricar seu carro e ir buscar seus limites carro/piloto na pista.

Estao aparecendo carros cada vez mais caros... e rapidos... as vezes nas maos de pessoas que nao tem habilidade de lidar com um veiculo desses... obviamente sao seguros, mas ate que ponto.

Uma vez com um carro modificado é normal voce querer uma maior segurança, entao é instalado um RollCage... mas dai o carro nao é mais legal para andar na rua... entao vale a pena ficar pagando impostos para um carro que nunca mais vai ver o transito?

Segurança acima de tudo... sou a favor de qualquer coisa na pista... desde que nao entre em conflito com a segurança.

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Como maconheiro a 4 anos, reintero tudo o que os maconheiros maiores falaram... meu carro tem documentação OK mas só uso o danado em TDs... sobre o doc, o meu pago todo ano... volte e meia tem que ir no mecanico, posto ou algo que o valha... lógico que vai dar merda com guarda mas tem capacidade de desenrolo... sem doc, ai é pátio na hora... Sobre o titulo, lacraia sempre vai existir... e na boa... são elas que dão brilho aos TDs.. só ver os carros que andam na ponta nos principais tracks do Brasil...

Sobre esperar liberar pista por causa de carro quebrado, vc fica puto até o dia que é com você... Ninguem quer escaralhar o motor de propósito, muito menos atrapalhar quem ta andando... mas são fatalidades... e 99% não tem grana pra andar com um inquebrável carro de R$ 200.000,00 ...

Abraço

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transeunte

Problema mesmo não hã, porém:

1- Trackday é evento RECREATIVO, a partir do momento que a brincadeira fica séria, com veículos unicamente destinados a esse propósito, passa a haver o risco do evento ser classificado pelas entidades/federações como COMPETIÇÃO e aí envolver CBA/FAERJ que além de uma grana vão cobrar MAIS procedimentos que talvez inviabilizem o evento como o conhecemos hoje. Tem que tomar cuidado com isso.

2- Carro de pista/exclusivo é muito legal, mas no dia que um Golzinho de competição, todo aliviado com paralamas de fibra de vidro e sem seguro trocar tinta com, digamos, um GT-R, já sabemos quem vai tomar um preju e quem vai ligar o fodaC pra chapa de porta afundada. Isso pode afastar os donos de carros originais/de rua - que são o objetivo do evento afinal.

Pra quem assiste realmente é um tesão ver carros cada vez mais fortes e rápidos, porém a organização tem essa tarefa complicada de fazer o melhor para todos, e apesar de eu não me opor, acho que deve, sim, ter bastante cuidado ao liberar carros "de pista" pelo bem do próprio evento.

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G u s t a v o

Quem tem carro exclusivo de Trackday chegou a conclusão que fatalidades acontecem, é melhor não sacrificar seu carro de levar filho na escola e ir trabalhar em prol de lazer, fora o stress que eventualmente pode ter com familiares. Eu já quebrei uma manga de eixo do Marea, uma peça de ferro fundido que nunca vi quebrar, por isso decidi por um Corsa pois entro numa autorizada e saio com uma peça de 60 reais na mão e resolvo o pepino.

Por esse motivo decidi ter um carro somente para o crime, porém mesmo com Roll Cage, 4 borboletas, comando de 320º com 15 de levante eu eventualmente vou trabalhar com ele, só não levo meu filho na escola.

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Fabio_TempraStile

Por que não volta a dividir por categorias?? até 1.35 (um exemplo) uma categoria... acima disso outra categoria....

E ae se o cara vira 1.20 de ferrari ou de golzim aliviado, entende-se q ambos tem a mesma capacidade de dividir pista... foda é o cara q vira 1.20 dividindo curva com outro q vira 2.00... isso sim eu acho inseguro...

Editado por Fabio_TempraStile
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NEno_VTS

uma pergunta, tinha akele ibiza que era de rally que era de competiçao, POREM é documentado e ja andou em TD, o problema ta em o carro ser de pista e consequentemente ser sem documento, ou nao ter doc?

pq no caso se eu compro um 206 dessas copas peugeot que ta cheio pra vender por ai por uns 15, 20k completo, com rollcage, banco, cinto etc tb é de competição, porem tem doc, eu poderia andar no TD?

Editado por NEno_VTS
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Jarrinho

uma pergunta, tinha akele ibiza que era de rally que era de competiçao, POREM é documentado e ja andou em TD, o problema ta em o carro ser de pista e consequentemente ser sem documento, ou nao ter doc?

pq no caso se eu compro um 206 dessas copas peugeot que ta cheio pra vender por ai por uns 15, 20k completo, com rollcage, banco, cinto etc tb é de competição, porem tem doc, eu poderia andar no TD?

se tiver DOC vc pode andar no OTD, se ainda rolar outro.

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NEno_VTS

uma pergunta, tinha akele ibiza que era de rally que era de competiçao, POREM é documentado e ja andou em TD, o problema ta em o carro ser de pista e consequentemente ser sem documento, ou nao ter doc?

pq no caso se eu compro um 206 dessas copas peugeot que ta cheio pra vender por ai por uns 15, 20k completo, com rollcage, banco, cinto etc tb é de competição, porem tem doc, eu poderia andar no TD?

se tiver DOC vc pode andar no OTD, se ainda rolar outro.

exatamente... o problema nao ta em ser ou nao de corrida, o problema esta em ter doc....

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VERONESE

Por que não volta a dividir por categorias?? até 1.35 (um exemplo) uma categoria... acima disso outra categoria....

E ae se o cara vira 1.20 de ferrari ou de golzim aliviado, entende-se q ambos tem a mesma capacidade de dividir pista... foda é o cara q vira 1.20 dividindo curva com outro q vira 2.00... isso sim eu acho inseguro...

categoria não! isso é um saco!

é muito comodo pra organização fazer isso, da muito menos trabalho, mas pra quem participa é horrível, vc tem q ficar esperando a hora da sua bateria ai pode acontecer de vc ter um problema justamente nessa hora e ficar de fora, sem contar que entra todo mundo junto na pista com sangue nos olhos e com carros q andam +ou- igual, é muito mais perigoso...

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