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[VÍDEO] Onboard VTi - OTD2011.3


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Queridos,

Pedi ao amigo DVS0999 que me emprestasse a gopro para filmar umas voltinhas no OTD. MUITO obrigado Daniel!

Segue o vídeo:

ntzUdr6nmY

Gostaria aos amigos pilotos de plantão que comentassem a atuação do amigo bração.

:valeu:

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Cara, bem legal o video, hein! Esse angulo ficou maneirissimo.

Quanto a tocada, pelo menos no que eu considero o traçado correto, no geral esta muito bom!!!

Vc tem uma margem ENORME de melhoria na Junção, tem 1.5s facil facil ali. Acho que vc pode freiar MUITO mais dentro e atrasar a tangencia, pra "preparar" a saida de curva, por sua vez vc vai conseguir dar pé muito antes. Acho que vc ta antecipando muito ali, o carro tende a ficar dianteiro e vc tem que esperar muito pra acelerar.

Na 120 acho que é possivel ainda atrasar mais um pouco a entrada dela, é bem sutil mesmo, coisa de alguns metros apenas.

Uma dica, percebi que antes das curvas vc muda a pegada no volante, meio que preparando a entrada da curva, ao meu ver, isso tira muito da "delicadeza" da tocada, pq na hora que vc troca a posicao já é a hora de apontar pra entrada da curva. Esse turn-in acaba ficando muito agressivo e na maiorias dos casos a curva fica meio "quadrada".... Tenta manter a mesma pegada pelo menos durante a tangencia, obvio que dependendo do curso do volante, vc vai precisar mudar... Mas na entrada de curva, posição fixa, certamente vai te ajudar muito.

Parabens pelo carro! Parece estar fortinho!

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Cara, bem legal o video, hein! Esse angulo ficou maneirissimo.

Quanto a tocada, pelo menos no que eu considero o traçado correto, no geral esta muito bom!!!

Vc tem uma margem ENORME de melhoria na Junção, tem 1.5s facil facil ali. Acho que vc pode freiar MUITO mais dentro e atrasar a tangencia, pra "preparar" a saida de curva, por sua vez vc vai conseguir dar pé muito antes. Acho que vc ta antecipando muito ali, o carro tende a ficar dianteiro e vc tem que esperar muito pra acelerar.

Na 120 acho que é possivel ainda atrasar mais um pouco a entrada dela, é bem sutil mesmo, coisa de alguns metros apenas.

Uma dica, percebi que antes das curvas vc muda a pegada no volante, meio que preparando a entrada da curva, ao meu ver, isso tira muito da "delicadeza" da tocada, pq na hora que vc troca a posicao já é a hora de apontar pra entrada da curva. Esse turn-in acaba ficando muito agressivo e na maiorias dos casos a curva fica meio "quadrada".... Tenta manter a mesma pegada pelo menos durante a tangencia, obvio que dependendo do curso do volante, vc vai precisar mudar... Mas na entrada de curva, posição fixa, certamente vai te ajudar muito.

Parabens pelo carro! Parece estar fortinho!

Fala grande,

O ângulo by DVS movies! rs

- Você tem razão sobre a Junção mesmo! Eu nunca tinha visto um vídeo meu de qualidade antes, mas em comparação aos seus (um abismo), percebo a entrada prematura e freio cedo demais.

- Na sul, acho que dá pra acelerar bem mais e usar mais a pista.

- 120 e na 90 tendo a entrar cedo pq a 3ª corta e acabo me antecipando, talvez se eu vier mais rápido das curvas anteriores, eu possa espetar a 4ª e reduzir mais em cima.

Eu percebi que faço uns movimentos estranhos como apoiar o braço na porta, mudar a pegada, reduzir bem suave, etc. Realmente é estranho olhando de fora e o que vc falou confere. Parece que tem um cara dirigindo na reta e outro nas entradas de curva. Vou me ligar mais nisso.

Muito obrigado pelas dicas! Valeu mesmo!

Quanto ao carro, está com 197hp, suspensão bem mole e neste TrackDay andei com 3 slick Michelin 195 e 1 slick Pirelli 185 (roda traseira esquerda)... Foi meio louco e nas curvas pra direita, o carro sambava bem, mas mesmo assim consegui baixar 1,5s do tempo do último OTD.

Abraço!

:valeu:

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Ah sim, percebi que logo no inicio, na 1a do S o carro da uma traseirada de leve e vc conserta na boa..

é isso, parabens de novo!!!

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Fiquei com a mesma impressão do Lambert.

Sua linha é boa. Tem pontos que merecem um pouco mais de dedicação mas no geral é muito boa. Está de parabéns! Mas pra melhorar vc precisa corrigir umas coisas básicas que vc mesmo já percebeu que estão te atrapalhando!

As coisas mais urgentes pra corrigir são esses vícios posturais e uma falta de coordenação de frenagem e reduções. Vc precisa urgentemente aprender/treinar punta-tacco (até pra poupar o carro pq desse jeito vc tá forçando demais a embreagem) e precisa se preocupar mais com a posição das mãos no volante!

Não sei se vc lê inglês, mas se ler, acesse http://www.turnfast.com/technical e estuda com carinho os Driving Techniques. Tá tudo muitíssimo bem explicado com ilustrações, é só estudar e treinar aquilo TODO DIA que pegar o carro, até pra ir na padaria. São dicas básicas que vc aplica independente da velocidade do carro. Esses seus vícios das mãos no volante só vão se corrigir se vc mudar de fato a sua forma de dirigir. E pode apostar, se vc conseguir aplicar tudo o que eles ensinam ali vc só tem a ganhar em todas as situações, mesmo quando for comprar pão. Aquilo vai te dar um conforto e um domínio sobre o carro muito maiores do que vc tem hoje.

Só de melhorar esses aspectos vc vai acabar tendendo a mudar sua pilotagem e se aproximar do que o Lambert falou, só que de forma automática. Vc nem vai precisar se esforçar muito pra mudar sua tocada indo ao encontro do que ele disse.

Eu lembro que quando nos falamos no autódromo vc ficou espantado pq eu ia pra pista com pneus de rua que estavam no fim... Até pq na real eu só andei naquele OTD justamente pra terminar de moer os pneus que eu teria que trocar de qualquer jeito. Copio aqui uma frase do TurnFast sobre isso: It is very easy to get caught up in the showmanship and prestige of expensive parts for your car, but the best investment you'll ever make in road racing is the time you spend tuning your driving skills.

Editado por Villalon
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Uma dica, percebi que antes das curvas vc muda a pegada no volante, meio que preparando a entrada da curva, ao meu ver, isso tira muito da "delicadeza" da tocada,

Carros civís não tem a relação ideal de caixa de direção, e ao perceber isso a reação natural é preparar uma pegada diferenciada para o turn-in, de modo que vc se sinta mais seguro.

É bem difícil perder esse vício, que como foi comentado acaba resultando em curvas "quadradas".

Geralmente corrige-se com uma postura mais correta ao volante. O que por sua vez também é difícil, já que a maioria esmagadora dos carros civís não oferecem ergonomia adequada para pilotagem.

Geralmente vc tem que fazer sacrifícios. Troca-se altura ideal de pilotagem por melhor posicionamento frente ao volante, por ex...

Editado por Lyptus
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Ah sim, percebi que logo no inicio, na 1a do S o carro da uma traseirada de leve e vc conserta na boa..

é isso, parabens de novo!!!

Valeu grande!

Fiquei com a mesma impressão do Lambert.

Sua linha é boa. Tem pontos que merecem um pouco mais de dedicação mas no geral é muito boa. Está de parabéns! Mas pra melhorar vc precisa corrigir umas coisas básicas que vc mesmo já percebeu que estão te atrapalhando!

As coisas mais urgentes pra corrigir são esses vícios posturais e uma falta de coordenação de frenagem e reduções. Vc precisa urgentemente aprender/treinar punta-tacco (até pra poupar o carro pq desse jeito vc tá forçando demais a embreagem) e precisa se preocupar mais com a posição das mãos no volante!

Não sei se vc lê inglês, mas se ler, acesse http://www.turnfast.com/technical e estuda com carinho os Driving Techniques. Tá tudo muitíssimo bem explicado com ilustrações, é só estudar e treinar aquilo TODO DIA que pegar o carro, até pra ir na padaria. São dicas básicas que vc aplica independente da velocidade do carro. Esses seus vícios das mãos no volante só vão se corrigir se vc mudar de fato a sua forma de dirigir. E pode apostar, se vc conseguir aplicar tudo o que eles ensinam ali vc só tem a ganhar em todas as situações, mesmo quando for comprar pão. Aquilo vai te dar um conforto e um domínio sobre o carro muito maiores do que vc tem hoje.

Só de melhorar esses aspectos vc vai acabar tendendo a mudar sua pilotagem e se aproximar do que o Lambert falou, só que de forma automática. Vc nem vai precisar se esforçar muito pra mudar sua tocada indo ao encontro do que ele disse.

Eu lembro que quando nos falamos no autódromo vc ficou espantado pq eu ia pra pista com pneus de rua que estavam no fim... Até pq na real eu só andei naquele OTD justamente pra terminar de moer os pneus que eu teria que trocar de qualquer jeito. Copio aqui uma frase do TurnFast sobre isso: It is very easy to get caught up in the showmanship and prestige of expensive parts for your car, but the best investment you'll ever make in road racing is the time you spend tuning your driving skills.

Eu acho que ví todos ou pelo menos a maioria dos vídeos de JPA que passaram aqui, fiz buscas e olhei os principais tópicos... Minha idéia era pegar o máximo de boas referências.

Mas uma coisa é olhar, outra é fazer. Eu não tinha idéia do samba que eu fazia no volante e no banco, realmente parece atrapalhar.

Esse esquema da redução também estragou o vídeo, parece que estou dirigindo uma Van! rs

Quando o Chassi me instruiu na primeira vez que andei na pista, ele me alertou para tomar muito cuidado com o câmbio, para não abusar nas trocas. Acho que exagerei um pouco.

Mas vou ler turnfast.com/technical sim! Parece que o material é bem organizado.

Vou ficar igual adolecente fazendo punta tacco no condomínio! rs ...Faz parte

Agora, parabéns pelo tempo com o SI! Mesmo com o setup de maluco, fez jus à citação!

:valeu:

Uma dica, percebi que antes das curvas vc muda a pegada no volante, meio que preparando a entrada da curva, ao meu ver, isso tira muito da "delicadeza" da tocada,

Carros civís não tem a relação ideal de caixa de direção, e ao perceber isso a reação natural é preparar uma pegada diferenciada para o turn-in, de modo que vc se sinta mais seguro.

É bem difícil perder esse vício, que como foi comentado acaba resultando em curvas "quadradas".

Geralmente corrige-se com uma postura mais correta ao volante. O que por sua vez também é difícil, já que a maioria esmagadora dos carros civís não oferecem ergonomia adequada para pilotagem.

Geralmente vc tem que fazer sacrifícios. Troca-se altura ideal de pilotagem por melhor posicionamento frente ao volante, por ex...

Eu achei que não estava confortável, mas estava bem acomodado para direção, mas pelo visto tinha algo errado ali. Tudo bem que o banco do VTi não ajuda nada, mas ficou muito bizonho.

Vou ter que morrer num dinheiro e trocar por um banco melhor.

:valeu:

Obrigado pelas dicas!

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Eu ainda acredito que vc conseguirá andar forte e corretamente com os bancos OEM, é uma questão de pratica e adaptação, pode acreditar.

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Studart,

Com raras excecoes (o Lambert eh uma delas), todo mundo tem suas imperfeicoes na hora de pilotar. A diferenca eh que alguns colocam cameras mostrando o volante e ficam cientes dos pequenos erros. E isso eh vantajoso, pois voce tem a oportunidade de analisar o video e se aperfeicoar. Depois que eu coloquei a GoPro dentro do carro, melhorei substancialmente minha pilotagem.

Se voce procurar "escola_de_pilotagem.pdf" no google, vai achar uma apostila baseada no turnfast, em portugues. Em http://cockpitvirtual.com.br/escola-de-pilotagem tem o link.

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Studart,

Com raras excecoes (o Lambert eh uma delas), todo mundo tem suas imperfeicoes na hora de pilotar. A diferenca eh que alguns colocam cameras mostrando o volante e ficam cientes dos pequenos erros. E isso eh vantajoso, pois voce tem a oportunidade de analisar o video e se aperfeicoar. Depois que eu coloquei a GoPro dentro do carro, melhorei substancialmente minha pilotagem.

Se voce procurar "escola_de_pilotagem.pdf" no google, vai achar uma apostila baseada no turnfast, em portugues. Em http://cockpitvirtual.com.br/escola-de-pilotagem tem o link.

Fala grande,

Realmente fez diferença ver uma filmagem de qualidade da pilotagem, eu percebi coisas que nem sabia que fazia.

Muito bom esse material! Traduzido é sempre melhor, obrigado por compartilhar.

Abraço!

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