Ir para conteúdo

[Video] Ibiza 2009.03


Posts Recomendados

Villalon

Clipe pequeno com as duas únicas voltas "rápidas", uma traseirada engraçadinha na hora em que o Autometer queimou e a volta pra casa no final.

Trackday com muitos probleminhas chatos. O manômetro de pressão de óleo estragou, um mangote de silicone da pressurização derreteu, etc. A adaptação do acionamento do câmbio novo ainda requer sérios ajustes pq a troca de marchas ficou pior que caixa seca de caminhão, etc.

Entrei na pista 4 vezes e em nenhuma delas consegui dar sequer duas voltas rápidas em seguida. Obviamente não veio tempo, 34.2 parece um número bem medíocre.

Mas fiquei feliz pq o objetivo nesse OTD não era virar tempo, era sentir o novo acerto de chão. Acho que já estou caminhando no rumo certo, acho que até 2014 eu consigo tirar algum suco desse limão hahaha

Link para o post
Compartilhar em outros sites

como conseguiu ir pra casa no teu carro? mto guerreiro!

do mesmo jeito que ele deu umas 3 ou 4 voltas com o amigo dele... sem pressão positiva...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exemplar sua tocada. Nao entendo de mecanica, mas tinha uns barulhos esquisitos em certas partes do video. Se com o carro com problemas voce vira 1:34.2...imagina com o carro 100%. 1:34, especialmente pra um FWD eh um tempo respeitavel. Lembro que no meu primeiro OTD (2008.2), dava pra ficar entre os primeiros com um tempo de 1:35. Tb lembro de discussoes neste forum, onde viamos que eram rarissimos os carros FWD com tempo menor que 1:35. Parece que o pessoal tah melhorando de nivel a cada OTD.

Cara...cada ultrapassagem mais "ousada" que eu fazia, eu lembrava de voce :lol: Definitivamente, o que eu considerava direcao agressiva ha um tempo atras, nao eh mais a mesma coisa.

Te procurei lah...ficaram de me avisar quando te vissem, mas acabou que nao o fizeram. Estou supondo que voce tenha ido embora mais cedo.

Parabens,

Abracos,

Ziki

Link para o post
Compartilhar em outros sites
rodrigoallemand

Na verdade a 'pressão' que faltava não era a 'positiva', e sim a de oleo...

Mas era o manometro que tinha queimado... ele parou com medo de ser alguma coisa pior, até onde eu sei...

Ziki...

Outro fato respeitavel é o Voyage do Milton virar 1.34 na 3ª volta, quando começou a dar problemas...

É um carro de arrancada preparado em muito pouco tempo para o OTD que trocou a homocinética na manhã do evento dentro do autodromo...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ele disse q a pressurização derreteu... dae o turbo não pressurizava... foi isso q eu quis dizer...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
rodrigoallemand

Ah tá.... isso mesmo.... derreteu tambem a pressurização....

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Villalon

Na verdade tinha muita coisa errada com o carro...

Começando pelo câmbio. No outro TD o motor moeu o câmbio original, destruiu as duas engrenagens da 5ª por excesso de torque. A solução foi encontrar um câmbio que aguentasse a potência mas isso exigiu adaptar o acionamento de varetas num câmbio feito para ser acionado por cabos. Resultado: é impossível saber SE entrou marcha e QUAL entrou. Por isso eu tava andando o miolo quase inteiro de 4ª marcha, evitando ao máximo cambiar. Era um parto engatar a 5ª e uma incerteza ENORME pra reduzir pq a qualquer momento poderia acontecer um 5-2 ou um 4-1 e destruir tudo. Aí tinha que ir soltando a embreagem devagariiinho pra tentar imaginar se tinha engatado alguma coisa e se o que estava engatado era o que eu queria. Fica fácil de entender isso no fim do video pelo tempo que eu demorei pra achar a 2ª marcha na hora de ir embora.

A falta de pressão de óleo foi "monitorite"... O autometer elétrico queimou e quase me matou do coração haha.

A pressurização vazando além de matar o desempenho do carro acabaria fritando a turbina, então na verdade foi esse o principal motivo de eu ter parado de andar.

Enfim, fazer o carro sozinho sem injetar rios de dinheiro e só podendo testá-lo uma vez a cada 6 meses dá nisso, demooooora pras coisas acontecerem...

Ziki eu te vi lá algumas vezes mas vc estava sempre cercado e eu tb fazendo alguma coisa... Fui embora bem no fim do dia, saí de faróis acesos inclusive hehe

Editado por Villalon
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Villa, você precisa andar mais com o carro. É um carro de corrida, o que vai dificultar isso, mas todos os problemas que vc relatou são problemas menores que acontecem quando vc usa o carro. Daí você vai corrgindo essas pequenas coisas. Meu primeiro conselho é: use mais o carro pra não demorar tanto pra acertar. Leva pra pista, anda força livre, leva pra Interlagos, etc...

Outra coisa que ia te ajudar é ter um mecânico com você nessas ocasiões. Pode ser o cara em quem você leva o carro ou qualquer outro cara, mas quando as picas voam, é essencial vc ter alguém pra resolver isso. Claro, admitindo que vc não vai meter a mão na massa. Por exemplo, presusrização vazando é uma coisa comum em carro turbo forte que acabou de ser montado, e é facilmente resolvível. Mas, pelo que entendi, você acabou deixando de andar por conta disso. Aos poucos a coisa vai funcionando.

Na verdade tinha muita coisa errada com o carro...

Começando pelo câmbio. No outro TD o motor moeu o câmbio original, destruiu as duas engrenagens da 5ª por excesso de torque. A solução foi encontrar um câmbio que aguentasse a potência mas isso exigiu adaptar o acionamento de varetas num câmbio feito para ser acionado por cabos. Resultado: é impossível saber SE entrou marcha e QUAL entrou. Por isso eu tava andando o miolo quase inteiro de 4ª marcha, evitando ao máximo cambiar. Era um parto engatar a 5ª e uma incerteza ENORME pra reduzir pq a qualquer momento poderia acontecer um 5-2 ou um 4-1 e destruir tudo. Aí tinha que ir soltando a embreagem devagariiinho pra tentar imaginar se tinha engatado alguma coisa e se o que estava engatado era o que eu queria. Fica fácil de entender isso no fim do video pelo tempo que eu demorei pra achar a 2ª marcha na hora de ir embora.

A falta de pressão de óleo foi "monitorite"... O autometer elétrico queimou e quase me matou do coração haha.

A pressurização vazando além de matar o desempenho do carro acabaria fritando a turbina, então na verdade foi esse o principal motivo de eu ter parado de andar.

Enfim, fazer o carro sozinho sem injetar rios de dinheiro e só podendo testá-lo uma vez a cada 6 meses dá nisso, demooooora pras coisas acontecerem...

Ziki eu te vi lá algumas vezes mas vc estava sempre cercado e eu tb fazendo alguma coisa... Fui embora bem no fim do dia, saí de faróis acesos inclusive hehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse barulho da valvula é lindo

e a HKS SSQV ?

pela tocada apesar dos problemas, alias no box aonde vcs estavam só zica.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Villalon

Villa, você precisa andar mais com o carro. É um carro de corrida, o que vai dificultar isso, mas todos os problemas que vc relatou são problemas menores que acontecem quando vc usa o carro. Daí você vai corrgindo essas pequenas coisas. Meu primeiro conselho é: use mais o carro pra não demorar tanto pra acertar. Leva pra pista, anda força livre, leva pra Interlagos, etc...

Outra coisa que ia te ajudar é ter um mecânico com você nessas ocasiões. Pode ser o cara em quem você leva o carro ou qualquer outro cara, mas quando as picas voam, é essencial vc ter alguém pra resolver isso. Claro, admitindo que vc não vai meter a mão na massa. Por exemplo, presusrização vazando é uma coisa comum em carro turbo forte que acabou de ser montado, e é facilmente resolvível. Mas, pelo que entendi, você acabou deixando de andar por conta disso. Aos poucos a coisa vai funcionando.

Nilo? Nilo Rafael?

A pressurização não foi tão simples quanto uma mangueira furada. Na verdade eu mesmo consertei o problema na hora mas ele apareceu de novo pouco tempo depois e a prudência me manteve nos boxes, pois a solução definitiva envolve um projeto novo de pressurização que eu já estou desenhando e espero executar em breve. É o tipo de defeito que, de fato, só aparece com o uso. Como TODO carro adaptado, os "fusíveis" aparecem aos poucos. Primeiro estraga uma coisinha aqui e você reforça para não ter mais aquele problema. Mas logo aparece outro defeitinho que merece um reprojeto e por aí vai... De fato, a única forma de conhecer estes problemas é usar o carro de modo que eles apareçam.

O problema de andar mais com o carro é a falta de tempo, total. As minhas obrigações profissionais me afastam do carro e não permitem a dedicação que ele merece. Mas não estou com pressa, esse carro é apenas um hobby e eu me esforço para encará-lo como tal. A minha profissão neste momento exige uma dedicação absurdamente alta e esse é o foco central. O carro eu vou fazendo aos pouquinhos mesmo, ainda vai me tomar alguns anos até chegar no patamar de tempo de volta que eu acredito que ele seja capaz.

No meio-tempo eu vou aprendendo mais e mais sobre mecânica, acertos e pilotagem. Veja, apesar de ter rodado pouco e virado um tempo alto neste Trackday, eu saí dele tendo acertado de modo bastante aceitável a injeção eletrônica em apenas dois dias (duas tardes na verdade) sem jamais ter feito isso antes e também vi que as modificações que eu fiz na suspensão do carro começaram a surtir o efeito desejado de um carro muito traseiro porém ao mesmo tempo neutro e progressivo.

Pra quem vê de fora o progresso de fato deve parecer muito lento e talvez esse OTD possa até ter parecido um retrocesso. Mas fazendo o balanço final acho que foi na verdade um grande avanço apesar de ainda não ter surtido nenhum resultado palpável.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Villalon

Ah, aos que sempre perguntam a válvula de alívio é uma bov da SPA com algum defeito que cria esse barulho sequencial de Rally grupo B hehehe.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
alexvilhena

Na verdade a 'pressão' que faltava não era a 'positiva', e sim a de oleo...

Mas era o manometro que tinha queimado... ele parou com medo de ser alguma coisa pior, até onde eu sei...

Ziki...

Outro fato respeitavel é o Voyage do Milton virar 1.34 na 3ª volta, quando começou a dar problemas...

É um carro de arrancada preparado em muito pouco tempo para o OTD que trocou a homocinética na manhã do evento dentro do autodromo...

eeeeee pra completar DE ARO 13!!!!!!! to bolado ateh agora com isso!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, aos que sempre perguntam a válvula de alívio é uma bov da SPA com algum defeito que cria esse barulho sequencial de Rally grupo B hehehe.

Deve ser defeito do lote entao hehehe pq a minha tbm faz isso, mas só começou a fazer depois do intercooler ser instalado.

abs

Editado por Gili
Link para o post
Compartilhar em outros sites
rodrigoallemand

Acho que o 'defeito' ai é na instalação da BOV e do Intercooler... Tem um lance de antes e depois ai que gera esse barulho, fazendo sair ar pela valvula E pela boca da turbina, dando esse efeito "tchu tchu tchu" meio gay que todo mundo acha maneiro... auhauhauhauhauhauhauh

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o 'defeito' ai é na instalação da BOV e do Intercooler... Tem um lance de antes e depois ai que gera esse barulho, fazendo sair ar pela valvula E pela boca da turbina, dando esse efeito "tchu tchu tchu" meio gay que todo mundo acha maneiro... auhauhauhauhauhauhauh

Acho que nao sai pela turbina nao cara....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o 'defeito' ai é na instalação da BOV e do Intercooler... Tem um lance de antes e depois ai que gera esse barulho, fazendo sair ar pela valvula E pela boca da turbina, dando esse efeito "tchu tchu tchu" meio gay que todo mundo acha maneiro... auhauhauhauhauhauhauh

Se a válvula ficar depois do intercooler pode até ter algum retrocesso, mas a minha fica logo na saída do turbo e o intercooler é depois dela.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o 'defeito' ai é na instalação da BOV e do Intercooler... Tem um lance de antes e depois ai que gera esse barulho, fazendo sair ar pela valvula E pela boca da turbina, dando esse efeito "tchu tchu tchu" meio gay que todo mundo acha maneiro... auhauhauhauhauhauhauh

Se a válvula ficar depois do intercooler pode até ter algum retrocesso, mas a minha fica logo na saída do turbo e o intercooler é depois dela.

= a montagem no meu carro.

Colocar depois do intercooler é burrice, vai jogar ar ja frio fora.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po Gili, antes dele também joga hehehe... Quando a válvula abre o ar vaza por gradiente de pressão!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O video abaixo mostra como está o trambulador do carro hoje, exemplifica bem o porque de andar praticamente a pista inteira em 4ª.

Felizmente, tem solução. É o próximo passo do projeto junto com a nova pressurização.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

puta merda... q vontade de dar um roundhouse kick nessa porra...

me diga uma coisa, vc ja está andando com slicks nas rodas originais? (ou elas são 14" e eu tou pensando merda? aushuasas)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.