cenci 38 Postado Abril 25, 2009 Share Postado Abril 25, 2009 Adicione trilha sonora a gosto. Ford Focus Duratec original (exceto relações de marchas) com Slicks R15 Pirelli. Com um setup de pressão de pneus adequado, mesmo sem uma direção agressiva (com "scandinavian flicks" ou turn-in forte), apenas com o uso de trail braking, consegue-se um comportamento bastante sobreesterçante com bastante naturalidade, em um veículo tração dianteira que tem subentendido um comportamento original subesterçante. Ao contrário da falsa teoria já bastante difundida, e o vídeo tenta desmistificar esta idéia, para tal, foi utilizada uma pressão nos pneus do eixo traseiro, inferior à pressão dos pneus do eixo dianteiro. (ou simplesmente foi utilizada uma pressão menor que a normal) Entretanto, veículos de competição, cujo peso seja bastante reduzido, podem se utilizar de uma maior pressão no eixo traseiro (agora passamos a falar em grandes aumentos de pressão) para obter o mesmo comportamento. Voltas em evento de Trackday (NDA Racing), sem nenhuma pretensão de andar da forma mais veloz possível. Link para o post Compartilhar em outros sites
Braccini 4 Postado Abril 25, 2009 Share Postado Abril 25, 2009 Tava dando carona pra uma coruja? Link para o post Compartilhar em outros sites
cenci 38 Postado Abril 26, 2009 Autor Share Postado Abril 26, 2009 Que droga, não se fazem mais foristas como antigamente.. Link para o post Compartilhar em outros sites
Lyptus 2.165 Postado Abril 26, 2009 Share Postado Abril 26, 2009 (editado) Vc joga com a transferência de peso trabalhando com o freio durante a curva, é isso? Durante a derrapada tem freio + acelerador ou só acelera na hora de trazer de volta? Editado Abril 26, 2009 por Lyptus Link para o post Compartilhar em outros sites
transeunte 5.623 Postado Abril 26, 2009 Share Postado Abril 26, 2009 Left foot braking? Pela suavidade dos powerslides eu creio que o acelerador esteja sempre acionado.. Link para o post Compartilhar em outros sites
cenci 38 Postado Abril 26, 2009 Autor Share Postado Abril 26, 2009 Na frenagem normal você freia até o momento do turn-in, freia com o veículo somente em linha reta. No trail braking você consegue entrar mais rápido na curva porque pode teoricamente freiar até a tangente da curva. O problema é que qualquer desaceleração em um veículo transfere carga para o eixo dianteiro, tirando carga do eixo traseiro, leia-se, o carro fica traseiro. O novo Focus tem CBC, Cornering Brake Control, que não deixa você freiar (apartir de um ponto claro) no meio da curva por causa desse efeito. Você vem freiando até dentro da curva (incitando um comportamento mais traseiro) e depois usa o acelerador para controlar esse comportamento sobreesterçante (oversteer), o que num FWD é relativamente tranquilo. Não pressiono os 2 juntos não. Ainda não domino a técnica de left footbraking. Mas ela serve principalmente, vejo eu, em curvas mais longas. Com ela você controla a distribuição de frenagem do carro (que normalmente esta mais deslocada ao eixo dianteiro do veículo), conseguindo deixar o eixo traseiro freiar mais que o normal, proporcionalmente ao eixo dianteiro. Seria como se você mantivesse o freio de mão puxado levemente. O eixo traseiro com isso, perde capacidade de suportar cargas laterais, porque está ocupado também em freiar. E o eixo dianteiro freia pouco, porque o torque que você exerce com os freios nos discos, você tenta anular com a entrega de potência a ele. Mas você precisa de muita sensibilidade e muita segurança no manejo dos pedais para executá-la com proficiência. Lembrando que devido principalmente ao setup de pressão dos pneus que o carro adquiriu esse comportamento mais traseiro. Link para o post Compartilhar em outros sites
EvoAirSuspension 3.065 Postado Abril 27, 2009 Share Postado Abril 27, 2009 qta coisa complexa pra explicar algo simples.. sei pq tive um tipo e ele eh o cão de curva.. de roda 15" já conseguia ultrapassar muito amigos com aro 17" (o rodrigo4fun que por já correu track day em JPA e de focus já disputou muita curva comigo) e eu ainda gosto de passar por fora, justamente usando esse comportamento do carro para corrigir a saida de curva.. carro assim pormintem vc consertar o carro dentro da curva ou dosando aceleração ou com toque nos freios, vc deixa a traseira onde vc quer qdo já conhece o carro podendo acelerar antes do outro carro na saida de curva. qdo não queria performance me divertia em dias de chuvas dando varias escorregadas longas acima de 100km/h onde dava.. Link para o post Compartilhar em outros sites
Pellegrino 1.348 Postado Abril 27, 2009 Share Postado Abril 27, 2009 cenci demora pra aparecer... mas qdo aparece, não brinca em seviço ehehe me diz uma coisa: vc fez isso com pneus slick, e com pneus de rua, as reações seriam muito diferentes? Link para o post Compartilhar em outros sites
Vicente 112 Postado Abril 27, 2009 Share Postado Abril 27, 2009 Eu achei sensacional essa camera filmando dentro do carro. Link para o post Compartilhar em outros sites
Cebo 4 Postado Abril 27, 2009 Share Postado Abril 27, 2009 Cenci, um gaúcho que gosta de soltar a traseira. Link para o post Compartilhar em outros sites
VictorArrabal 2.006 Postado Abril 27, 2009 Share Postado Abril 27, 2009 Cenci, um gaúcho que gosta de soltar a traseira. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Parabéns Cenci, realmente denotou bastante técnica...Mas que a explicação foi difícil foi...hehehehehehehehe Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo_G3 1.207 Postado Abril 28, 2009 Share Postado Abril 28, 2009 Irado buneco Cenci! Gostei de ver! Só não entendi do sistema do focus, ele impede frenagens com o volante esterçado? Divulga ai as pressões utilizadas... Link para o post Compartilhar em outros sites
Solution 194 Postado Abril 28, 2009 Share Postado Abril 28, 2009 sensacional! Link para o post Compartilhar em outros sites
MARQ 1.724 Postado Abril 28, 2009 Share Postado Abril 28, 2009 qta coisa complexa pra explicar algo simples.. sei pq tive um tipo e ele eh o cão de curva.. de roda 15" já conseguia ultrapassar muito amigos com aro 17" (o rodrigo4fun que por já correu track day em JPA e de focus já disputou muita curva comigo) e eu ainda gosto de passar por fora, justamente usando esse comportamento do carro para corrigir a saida de curva.. carro assim pormintem vc consertar o carro dentro da curva ou dosando aceleração ou com toque nos freios, vc deixa a traseira onde vc quer qdo já conhece o carro podendo acelerar antes do outro carro na saida de curva. qdo não queria performance me divertia em dias de chuvas dando varias escorregadas longas acima de 100km/h onde dava.. vc já participou de um trackday? fez algo parecido com oq o amigo fez, DENTRO da pista?! caso a resposta seja negativa, digo, quem faz na rua tem q ficar quieto...nao tem nada haver. []´s Link para o post Compartilhar em outros sites
pspassos 1 Postado Maio 1, 2009 Share Postado Maio 1, 2009 pelo comentário do EvoSuspensaoAAr vou colocar roda aro 22 pra melhorar minhas "curvas".... hahaha Link para o post Compartilhar em outros sites
alexvilhena 821 Postado Maio 2, 2009 Share Postado Maio 2, 2009 qta coisa complexa pra explicar algo simples.. sei pq tive um tipo e ele eh o cão de curva.. de roda 15" já conseguia ultrapassar muito amigos com aro 17" (o rodrigo4fun que por já correu track day em JPA e de focus já disputou muita curva comigo) e eu ainda gosto de passar por fora, justamente usando esse comportamento do carro para corrigir a saida de curva.. carro assim pormintem vc consertar o carro dentro da curva ou dosando aceleração ou com toque nos freios, vc deixa a traseira onde vc quer qdo já conhece o carro podendo acelerar antes do outro carro na saida de curva. qdo não queria performance me divertia em dias de chuvas dando varias escorregadas longas acima de 100km/h onde dava.. vc já participou de um trackday? fez algo parecido com oq o amigo fez, DENTRO da pista?! caso a resposta seja negativa, digo, quem faz na rua tem q ficar quieto...nao tem nada haver. []´s isso eh um fato na rua é 400% diferente!!!! ps: a titulo de curiosidade e aprofundamento em inutilidades da lingua portuguesa a expressão é: nada a ver :lol: Link para o post Compartilhar em outros sites
Zebra 0 Postado Maio 2, 2009 Share Postado Maio 2, 2009 cenci demora pra aparecer... mas qdo aparece, não brinca em seviço ehehe me diz uma coisa: vc fez isso com pneus slick, e com pneus de rua, as reações seriam muito diferentes? Slicks Link para o post Compartilhar em outros sites
Cebo 4 Postado Maio 2, 2009 Share Postado Maio 2, 2009 cenci demora pra aparecer... mas qdo aparece, não brinca em seviço ehehe me diz uma coisa: vc fez isso com pneus slick, e com pneus de rua, as reações seriam muito diferentes? Slicks De radial de rua é muito mais fácil andar de lado. Link para o post Compartilhar em outros sites
MARQ 1.724 Postado Maio 2, 2009 Share Postado Maio 2, 2009 qta coisa complexa pra explicar algo simples.. sei pq tive um tipo e ele eh o cão de curva.. de roda 15" já conseguia ultrapassar muito amigos com aro 17" (o rodrigo4fun que por já correu track day em JPA e de focus já disputou muita curva comigo) e eu ainda gosto de passar por fora, justamente usando esse comportamento do carro para corrigir a saida de curva.. carro assim pormintem vc consertar o carro dentro da curva ou dosando aceleração ou com toque nos freios, vc deixa a traseira onde vc quer qdo já conhece o carro podendo acelerar antes do outro carro na saida de curva. qdo não queria performance me divertia em dias de chuvas dando varias escorregadas longas acima de 100km/h onde dava.. vc já participou de um trackday? fez algo parecido com oq o amigo fez, DENTRO da pista?! caso a resposta seja negativa, digo, quem faz na rua tem q ficar quieto...nao tem nada haver. []´s isso eh um fato na rua é 400% diferente!!!! ps: a titulo de curiosidade e aprofundamento em inutilidades da lingua portuguesa a expressão é: nada a ver malzaê... :shock: Link para o post Compartilhar em outros sites
Drifter-RJ 17 Postado Maio 2, 2009 Share Postado Maio 2, 2009 qta coisa complexa pra explicar algo simples.. sei pq tive um tipo e ele eh o cão de curva.. de roda 15" já conseguia ultrapassar muito amigos com aro 17" (o rodrigo4fun que por já correu track day em JPA e de focus já disputou muita curva comigo) e eu ainda gosto de passar por fora, justamente usando esse comportamento do carro para corrigir a saida de curva.. carro assim pormintem vc consertar o carro dentro da curva ou dosando aceleração ou com toque nos freios, vc deixa a traseira onde vc quer qdo já conhece o carro podendo acelerar antes do outro carro na saida de curva. qdo não queria performance me divertia em dias de chuvas dando varias escorregadas longas acima de 100km/h onde dava.. vc já participou de um trackday? fez algo parecido com oq o amigo fez, DENTRO da pista?! caso a resposta seja negativa, digo, quem faz na rua tem q ficar quieto...nao tem nada haver. []´s 2.... Link para o post Compartilhar em outros sites
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