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Powerless Sliding (Vídeo)


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Adicione trilha sonora a gosto.

Ford Focus Duratec original (exceto relações de marchas) com Slicks R15 Pirelli.

Com um setup de pressão de pneus adequado, mesmo sem uma direção agressiva (com "scandinavian flicks" ou turn-in forte), apenas com o uso de trail braking, consegue-se um comportamento bastante sobreesterçante com bastante naturalidade, em um veículo tração dianteira que tem subentendido um comportamento original subesterçante.

Ao contrário da falsa teoria já bastante difundida, e o vídeo tenta desmistificar esta idéia, para tal, foi utilizada uma pressão nos pneus do eixo traseiro, inferior à pressão dos pneus do eixo dianteiro. (ou simplesmente foi utilizada uma pressão menor que a normal)

Entretanto, veículos de competição, cujo peso seja bastante reduzido, podem se utilizar de uma maior pressão no eixo traseiro (agora passamos a falar em grandes aumentos de pressão) para obter o mesmo comportamento.

Voltas em evento de Trackday (NDA Racing), sem nenhuma pretensão de andar da forma mais veloz possível.

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Vc joga com a transferência de peso trabalhando com o freio durante a curva, é isso?

Durante a derrapada tem freio + acelerador ou só acelera na hora de trazer de volta?

Editado por Lyptus
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transeunte

Left foot braking?

Pela suavidade dos powerslides eu creio que o acelerador esteja sempre acionado..

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Na frenagem normal você freia até o momento do turn-in, freia com o veículo somente em linha reta. No trail braking você consegue entrar mais rápido na curva porque pode teoricamente freiar até a tangente da curva. O problema é que qualquer desaceleração em um veículo transfere carga para o eixo dianteiro, tirando carga do eixo traseiro, leia-se, o carro fica traseiro. O novo Focus tem CBC, Cornering Brake Control, que não deixa você freiar (apartir de um ponto claro) no meio da curva por causa desse efeito.

Você vem freiando até dentro da curva (incitando um comportamento mais traseiro) e depois usa o acelerador para controlar esse comportamento sobreesterçante (oversteer), o que num FWD é relativamente tranquilo.

Não pressiono os 2 juntos não. Ainda não domino a técnica de left footbraking. Mas ela serve principalmente, vejo eu, em curvas mais longas. Com ela você controla a distribuição de frenagem do carro (que normalmente esta mais deslocada ao eixo dianteiro do veículo), conseguindo deixar o eixo traseiro freiar mais que o normal, proporcionalmente ao eixo dianteiro. Seria como se você mantivesse o freio de mão puxado levemente. O eixo traseiro com isso, perde capacidade de suportar cargas laterais, porque está ocupado também em freiar. E o eixo dianteiro freia pouco, porque o torque que você exerce com os freios nos discos, você tenta anular com a entrega de potência a ele. Mas você precisa de muita sensibilidade e muita segurança no manejo dos pedais para executá-la com proficiência.

Lembrando que devido principalmente ao setup de pressão dos pneus que o carro adquiriu esse comportamento mais traseiro.

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EvoAirSuspension

qta coisa complexa pra explicar algo simples..

sei pq tive um tipo e ele eh o cão de curva.. de roda 15" já conseguia ultrapassar muito amigos com aro 17" (o rodrigo4fun que por já correu track day em JPA e de focus já disputou muita curva comigo) e eu ainda gosto de passar por fora, justamente usando esse comportamento do carro para corrigir a saida de curva.. carro assim pormintem vc consertar o carro dentro da curva ou dosando aceleração ou com toque nos freios, vc deixa a traseira onde vc quer qdo já conhece o carro podendo acelerar antes do outro carro na saida de curva.

qdo não queria performance me divertia em dias de chuvas dando varias escorregadas longas acima de 100km/h onde dava..

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Pellegrino

cenci demora pra aparecer... mas qdo aparece, não brinca em seviço ehehe

me diz uma coisa: vc fez isso com pneus slick, e com pneus de rua, as reações seriam muito diferentes?

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VictorArrabal

Cenci, um gaúcho que gosta de soltar a traseira.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Parabéns Cenci, realmente denotou bastante técnica...Mas que a explicação foi difícil foi...hehehehehehehehe

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Rodrigo_G3

Irado buneco Cenci!

Gostei de ver! Só não entendi do sistema do focus, ele impede frenagens com o volante esterçado?

Divulga ai as pressões utilizadas...

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qta coisa complexa pra explicar algo simples..

sei pq tive um tipo e ele eh o cão de curva.. de roda 15" já conseguia ultrapassar muito amigos com aro 17" (o rodrigo4fun que por já correu track day em JPA e de focus já disputou muita curva comigo) e eu ainda gosto de passar por fora, justamente usando esse comportamento do carro para corrigir a saida de curva.. carro assim pormintem vc consertar o carro dentro da curva ou dosando aceleração ou com toque nos freios, vc deixa a traseira onde vc quer qdo já conhece o carro podendo acelerar antes do outro carro na saida de curva.

qdo não queria performance me divertia em dias de chuvas dando varias escorregadas longas acima de 100km/h onde dava..

vc já participou de um trackday? fez algo parecido com oq o amigo fez, DENTRO da pista?!

caso a resposta seja negativa, digo, quem faz na rua tem q ficar quieto...nao tem nada haver.

[]´s

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alexvilhena

qta coisa complexa pra explicar algo simples..

sei pq tive um tipo e ele eh o cão de curva.. de roda 15" já conseguia ultrapassar muito amigos com aro 17" (o rodrigo4fun que por já correu track day em JPA e de focus já disputou muita curva comigo) e eu ainda gosto de passar por fora, justamente usando esse comportamento do carro para corrigir a saida de curva.. carro assim pormintem vc consertar o carro dentro da curva ou dosando aceleração ou com toque nos freios, vc deixa a traseira onde vc quer qdo já conhece o carro podendo acelerar antes do outro carro na saida de curva.

qdo não queria performance me divertia em dias de chuvas dando varias escorregadas longas acima de 100km/h onde dava..

vc já participou de um trackday? fez algo parecido com oq o amigo fez, DENTRO da pista?!

caso a resposta seja negativa, digo, quem faz na rua tem q ficar quieto...nao tem nada haver.

[]´s

isso eh um fato na rua é 400% diferente!!!!

ps: a titulo de curiosidade e aprofundamento em inutilidades da lingua portuguesa a expressão é: nada a ver :lol:

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cenci demora pra aparecer... mas qdo aparece, não brinca em seviço ehehe

me diz uma coisa: vc fez isso com pneus slick, e com pneus de rua, as reações seriam muito diferentes?

Slicks

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cenci demora pra aparecer... mas qdo aparece, não brinca em seviço ehehe

me diz uma coisa: vc fez isso com pneus slick, e com pneus de rua, as reações seriam muito diferentes?

Slicks

De radial de rua é muito mais fácil andar de lado.

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qta coisa complexa pra explicar algo simples..

sei pq tive um tipo e ele eh o cão de curva.. de roda 15" já conseguia ultrapassar muito amigos com aro 17" (o rodrigo4fun que por já correu track day em JPA e de focus já disputou muita curva comigo) e eu ainda gosto de passar por fora, justamente usando esse comportamento do carro para corrigir a saida de curva.. carro assim pormintem vc consertar o carro dentro da curva ou dosando aceleração ou com toque nos freios, vc deixa a traseira onde vc quer qdo já conhece o carro podendo acelerar antes do outro carro na saida de curva.

qdo não queria performance me divertia em dias de chuvas dando varias escorregadas longas acima de 100km/h onde dava..

vc já participou de um trackday? fez algo parecido com oq o amigo fez, DENTRO da pista?!

caso a resposta seja negativa, digo, quem faz na rua tem q ficar quieto...nao tem nada haver.

[]´s

isso eh um fato na rua é 400% diferente!!!!

ps: a titulo de curiosidade e aprofundamento em inutilidades da lingua portuguesa a expressão é: nada a ver :lol:

:shock: malzaê... :shock:

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Drifter-RJ

qta coisa complexa pra explicar algo simples..

sei pq tive um tipo e ele eh o cão de curva.. de roda 15" já conseguia ultrapassar muito amigos com aro 17" (o rodrigo4fun que por já correu track day em JPA e de focus já disputou muita curva comigo) e eu ainda gosto de passar por fora, justamente usando esse comportamento do carro para corrigir a saida de curva.. carro assim pormintem vc consertar o carro dentro da curva ou dosando aceleração ou com toque nos freios, vc deixa a traseira onde vc quer qdo já conhece o carro podendo acelerar antes do outro carro na saida de curva.

qdo não queria performance me divertia em dias de chuvas dando varias escorregadas longas acima de 100km/h onde dava..

vc já participou de um trackday? fez algo parecido com oq o amigo fez, DENTRO da pista?!

caso a resposta seja negativa, digo, quem faz na rua tem q ficar quieto...nao tem nada haver.

[]´s

2....

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