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OTD 2009.1 - Analise de Pilotagem


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E ai pessoal,

Criei um video mostrando erros de pilotagem da minha melhor volta no ultimo OTD 2009.1 (1:34:521). Quando eu fui assistir ao video capturado, observei tantos erros que achei que eles poderiam ser uteis para quem quer saber como NAO pilotar no autodromo de Jacarepagua. A maioria dos erros eh de pilotagem, mas eu inclui tb erros de setup de carro e ateh algumas limitacoes do cambio automatico (que estava sendo usado em modo sequencial).

Obviamente existem outros erros, que minha inexperiencia nao permitiram detectar. Agradeco quem puder apontar outros erros, ou dar dicas, de modo que eu e outros aspirantes a piloto de trackday tenham oportunidade de aprender.

Muitos dos erros foram apontados por pilotos mais experientes que andaram de carona comigo neste trackday.

O carro tem aprox. 1590Kg (com tanque cheio) e 310 cavalos-motor. De chao, tem Coilovers Megan Racing (andando na posicao mais macia), buchas de poliuretano, freios StopTech 6 pistoes (meu melhor investimento ateh hoje), e algumas barras (strut, underbrace, anti-sway).

O melhor tempo da Paty foi 1:36 e, sinceramente, tava bem mais "redondo" que a minha pilotagem :P

Obrigado,

Abracos,

Ziki

Editado por zikizira
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Eu diria que nao foi tao horrivel como vc pensa.

Ate mesmo pq apesar de tudo isso, ainda veio na casa de 34

Sobre usar a pista toda, se vc nao tiver tiver a velocidade necessaria, nao faz diferença.

Na realidade a velocidade de curva seria alta o suficiente para que vc fosse ate a zebra, como se vc nao pudesse puxar o carro antes deste momento.

O cambio eu ate comentei com as pessoas, ele passa a marcha de um jeito estranho :P

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ziki,

não sei se é impressão minha, mas o seu câmbio simplemente fulmina qualquer chance de tocar o carro agressivamente, primeiro por que as reduções são ruins e a troca de marcha parece que faz o carro perder potência.

legal que você está podendo sozinho perceber os erros. isso é igual videogame, utilize-o pra colocar na prática o que aprendeu no virtual (de fato até os pilotos da F1 fazem isso).

abraços.

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Umberto XXXRRR

Em minha humilde opinião:

1- Vc está iniciando a maioria das curvas um pouco "cedo" demais e continuando nelas (volante esterçado) depois do ponto onde já deveria ter deixado as rodas retas, com isto perdendo a chance de andar reto "por mais tempo".

Em consequência disto, parece "brigar" mais com o carro, gastar pneus à toa e frear mais do que o necessário.

Mas concordo que está longe de ser ruim.

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douglasdiasn

O que eu pude perceber no dia do OTD foi que o carro vinha um canhão quando saia da curva pra reta dos boxes mas quando as marchas eram trocadas o giro ficava meio baixo, diminuindo o desempenho do carro... (Me corrijam se estiver errado)

Mas muito boa a sua autocritica...

O Primeiro Passo Para a Evolução é Aceitar e Corrigir os Nossos Erros...

Abraços

Douglas Noronha

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Sobre usar a pista toda, se vc nao tiver tiver a velocidade necessaria, nao faz diferença.

Na realidade a velocidade de curva seria alta o suficiente para que vc fosse ate a zebra, como se vc nao pudesse puxar o carro antes deste momento.

nada mais a dizer=)

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Eu como fiquei um tempo tirando foto na curva da vitória percebi isso do cambio que o Digo e o Paulom falaram, voce^vem rapido mas na curva o cambio troca a marcha para um giro baixo e vc perde bem o rendimento. Agora análise da pista, deixa pra quem entende :mrgreen:

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alexvilhena

em uma volta da paty percebi tambem que o cambio fica bem indeciso na sul teve uma vez q ela entrou na sul com giro MUITO baixo depois na segunda parte da sul que ela afundou o pé eh que o cambio reduziu uma marcha e o motor ficou com uma rotação razoavel.

Se possivel usem o tip com o botão sport apertado parece que assim o cambio deixa vc trocar as marchas mais tarde e regulando qual marcha vc quer em uma curva.

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O cambio eu ate comentei com as pessoas, ele passa a marcha de um jeito estranho :mrgreen:

Em modo automatico, a passagem de marcha pra cima eh bem legal. Mas no sequencial, eh complicado. Acontece o seguinte:

1 - Passo a marcha;

2 - Volto a mao pro volante;

3 - Passam-se alguns instantes, o carro troca a marcha;

O que voce deve ter ouvido eh o corte de combustivel. Em varias ocasioes entre os passos 2 e 3 acima, houve corte de combustivel...ai faz um barulho diferente...estranho mesmo. O Johny presenciou e vivenciou isso.

Sobre a passagem de marcha (3 -> 4) que ocorre de vez em quando, sem eu comandar, suponho que seja o algoritmo de troca que conclui que tah na hora de passar, talvez influenciado por sensores diferentes do que mede RPM. Imagino que ele analise tb o AFR e tente manter o carro em marcha que nao ofereca perigo (tipo nao deixar o carro ficar muito pobre). Com a instalacao, em breve, de um piggy-back AEM, poderei manter as coisas mais sob controle e testar a hipotese da marcha passando sozinha.

Definitivamente, o cambio automatico nao eh legal pra pista...mas temos que usar a ferramenta que temos. O jeito eh me adaptar. Tem um cara fazendo um modulo de controle de marcha pro 4G. E tem uma outra tecnica em teste para evitar o corte de combustivel. A proposito...eu tenho um modulo que permite passar a marcha pelos controles na parte de tras do volante...soh que eu acho mais legal usar a alavanca. O ato de passar a marcha em si, pelo motorista, eh bem mais rapido que a troca de engrenagens pelo carro.

Abracos,

Ziki

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o teu cãmbio é igual o do C5, que quando ele achha q pode ele passa marcha mesmo no sequencial ? pq a maioria das brochadas q deu foi do câmbio... e o fato de espalhar mais na saída da vitória pq poupa mais pneu e vc sai mais lançado... mas pô, tah mto bom... e o barulho do seu carro tava foda no autódromo... dava pra saber quando ele ttava na pista lá do portão 7... em qquer ponto da pista... :mrgreen:

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ziki,

não sei se é impressão minha, mas o seu câmbio simplemente fulmina qualquer chance de tocar o carro agressivamente, primeiro por que as reduções são ruins e a troca de marcha parece que faz o carro perder potência.

legal que você está podendo sozinho perceber os erros. isso é igual videogame, utilize-o pra colocar na prática o que aprendeu no virtual (de fato até os pilotos da F1 fazem isso).

abraços.

Como eu pude andar mais sossegado nesse trackday...e muitas voltas, pude constatar essa triste realidade. O cambio realmente limita a performance.

Sobre video-games, eu tenho varias configuracoes dos meus Eclipses modeladas pro GTR2 com o maximo que consegui de fidelidade (apos 8 trackdays de captura de dados, testes de aceleracao, frenagem, pesagens e dynos). Tenho a versao do 4G de cada OTD que participei. Na noite anterior (10/abr), eu havia conseguido fazer 1:34:800 nesta pista de trackday de Jacarepagua. Eu pensei: "impossivel...tah errado esse simulador...devo ter exagerado na performance do freio e dos pneus". Quando fiz 1:34:521 fiquei satisfeito pacas, pois confirmava a precisao do simulador. Na epoca do OTD 2008.5, eu fazia na faixa de 1:37 no simulador, e foi exatamente isso que fiz na pista...na configuracao da epoca, eu consegui com muito custo, simular o brake fade que sentia na vida real. E antes disso, com o carro stock, eu fazia 1:39 altos no simulador...e 1:41 na vida real. Agora eu vou testar cambagens, hide height e pressao de pneus mais otimizadas pra ver se dah pra melhorar. Tb tenho versoes do 4G com mais potencia (versao otimizada com AEM, SuperCharger Stage 1 e Stage2). Jah tenho todas as pecas prontas pra testar essas versoes na vida real...vamos ver se o simulador continua funcionando.

A vantagem do simulador eh que eu nao tenho medo de passar pela zebra :mrgreen:

Abracos,

Ziki

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alexvilhena

ziki tb queria ressaltar sua pilotagem com o gst que parece estar bem boa pois em menos de 30 min de pista conseguiu fazer 1:31 que não eh nada ruim pro tempo q vc teve pra pilotar!

parabens!

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Zikizira, teria como me mandar isso(os setups/seu carro e a pista de jacarepagua)?

Gostaria de tentar algumas coisas :mrgreen:

Abraço,

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Em minha humilde opinião:

1- Vc está iniciando a maioria das curvas um pouco "cedo" demais e continuando nelas (volante esterçado) depois do ponto onde já deveria ter deixado as rodas retas, com isto perdendo a chance de andar reto "por mais tempo".

Em consequência disto, parece "brigar" mais com o carro, gastar pneus à toa e frear mais do que o necessário.

Isso de continuar esterçado foi exatamente o que o Johny e Jorni repetiram insistentemente quando estavam de carona comigo :mrgreen: Nas palavras do Jorni, eu tava dirigindo muito "quadrado".

Sobre entrar cedo nas curvas, os dois disseram o contrario...que eu estava freiando muito em cima. Soh que a "pilotagem" que eles analisaram como carona, foi diferente dessa que eu mostrei. Com pilotos de verdade no carona, eu tava nervoso pacas e nao dirigia no meu normal. Os videos seguintes foram feitos com o Johny no Carona:

No segundo video dah pra ouvir o Johny falando pra eu freiar mais cedo.

Mas quando eu estava sozinho, concordo plenamente que eu estava freiando e entrando cedo.

Obrigado,

Abracos,

Ziki

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O que eu pude perceber no dia do OTD foi que o carro vinha um canhão quando saia da curva pra reta dos boxes mas quando as marchas eram trocadas o giro ficava meio baixo, diminuindo o desempenho do carro... (Me corrijam se estiver errado)

Tem total razao. O 4G tem as seguintes relacoes de marcha:

1 - 3.789

2 - 2.162

3 - 1.421

4 - 1.000

5 - 0.689

As marchas sao muito longas...eh raro eu usar a quarta marcha em Jacarepagua (soh nas retonas e, por instantes...antes da 90). Quando subo uma marcha, as rotacoes diminuem muito. E como minha preparacao aspirada tem certas perdas em rotacoes baixas e medias, eu perco performance mesmo. Mesmo assim, em comparacao com muitos carros (inclusive o 350Z, que eu gosto pacas), o 4G tem muito torque em baixa e media...apesar do ronco ficar bem diferente em rotacoes mais baixas, aumentando a impressao de perda de performance.

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ziki tb queria ressaltar sua pilotagem com o gst que parece estar bem boa pois em menos de 30 min de pista conseguiu fazer 1:31 que não eh nada ruim pro tempo q vc teve pra pilotar!

parabens!

Nada...quem fez 1:31 foi o Will (o dono do Evo VIII vermelho, que jah foi recordista dessa pista). Eu dei 3 voltas somente com o GST, com muito transito (incluindo o Maveco que eu tenho medo pra caramba). Fiz 1:35, mas acho que tem como melhorar, depois que eu me acostumar com o cambio manual em pista.

O Will fez 1:31, pegando bastante transito, com a turbina com vazamento, em pressao baixa (13 psi) e bem de leve, de acordo com ele. Na volta em que ele fez 1:31, do meio em diante ele ficou gritando algo como "to acelerando e nao tah vindo pressao". Com o booster na posicao B, com 17 psi, o Will acredita que possa fazer abaixo de 1:30. Vamos aguardar o proximo OTD :mrgreen:

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em uma volta da paty percebi tambem que o cambio fica bem indeciso na sul teve uma vez q ela entrou na sul com giro MUITO baixo depois na segunda parte da sul que ela afundou o pé eh que o cambio reduziu uma marcha e o motor ficou com uma rotação razoavel.

Se possivel usem o tip com o botão sport apertado parece que assim o cambio deixa vc trocar as marchas mais tarde e regulando qual marcha vc quer em uma curva.

A Paty dirige com o carro em modo totalmente automatico. Nesse modo, o carro soh reduz se voce enfiar o peh. O melhor tempo dela no OTD 2009.1 foi 1:36. Ela andou o tempo todo com caronas e ateh reporteres. A proposito, vai sair uma reportagem no Canal Brasil no dia 16, alem de um artigo numa revista, sobre a participacao dela no OTD. Quando souber mais detalhes, eu aviso aqui pra quem tiver interesse.

Eu soh uso o 4G no modo "sport" que voce citou. Os problemas citados nos posts anteriores referem-se justamente ao cambio nesse modo de operacao.

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Zikizira, teria como me mandar isso(os setups/seu carro e a pista de jacarepagua)?

Gostaria de tentar algumas coisas :mrgreen:

Abraço,

Devo liberar o pacote completo, com varios eclipses (2G e 4G) e evos, incluindo o Evo do Digo e Will daqui da Oktane, no MitsuTrackDay (01-03/05/2009).

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Nao tenho como falar sobre a tocada ( andei 1/3 de volta no carona hehe ) mas esse cambio da MUITO nervoso só de ver o video.

Mas como ja disseram, parece nao ta ruim como vc falou, mas deixo isso com os experts.

abs

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ziki, eu ando no carioca de turismo... não sou as do volante mas tem algumas coisas q poderiam melhorar sua tocada AO MEU VER:

1) na primeira curva do vídeo - vitoria - vc acelerou e tirou o pé algumas vezes DURANTE a curva. Isos desequilibra o carro perdendo grip. freie tudo q tenha q freiar e depois vá dosando o acelerador até chegar na sua "referência" pra acelerar tudo. Se vc precisa acelerar o carro durante a curva, é que vc entrou fraco. freiar dentro da curva é pq tá rápido demais. Tem um pouco "certo" que vc vá freiar, depois manter e aí sim acelerar de vez

2) junçao: poderia ter freiado 1 pouquinho mais... o carro não iria esparramar no meio da curva e aí sim a aceleração seria maior... e mais cedo !!!

3) Sul: vc fez certo a sul. A pista varia muito de um dia pro outro... de uma hora pra outra. Tem dias q vem tempo melhor contornando ela por dentro, tem dias q vc abre e fecha denovo. Não sei qual foi o caso desse td, mas até então a sul tá com traçado bom ao meu ver. De repente não precisava fechar tanto no final dela.. mas no meio tá legal sim

4) 1ª perna: Não caprichou na tomada de curva logo depois da sul. Esse "1 metro" de pista na esquerda pode te dar 3 décimos (tempo aproximado com base na turismo carioca)

5) Na 120º, não presisava ter aberto tanto... poderia ter fechado a curva um pouco mais cedo

6) Na 90º, pudia ter acelerado mais cedo !!!!!!

7) vitória novamente... bom, vc mesmo se explicou no vídeo !

COmo todos disseram, fiquei impressionado com o tempo na casa de 34 mesmo com esses "errinhos" e o cambio que dá vontade de socar o monitor e as caixas de som !!!!!!!!!!!!!!!!!

parabéns !

OBS: pelo amor d Deus, coloque a suspensão mais dura possivel no proximo TD !

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tu so precisa melhorar na junçao tem que fazer ela abrindo e aproveitar mais ela

e na vitoria tem que se manter um pouco mais na parte de dentro e dps dar motor pra chegar na outra zebra lançado

tem que atrasar a tomada de curva em quase todas

a sul estava imunda no dia eu quase rodei feio,do jeito que vc estava fazendo pro dia nao estava tao ruim

coloca os coilovers na posiçao mais dura pq vc ta com freio de sobra e suspensao ajuda mto a freiar!

a o teu GST ta mto foda parabens!!!

Editado por leoboucas
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alexvilhena

tu so precisa melhorar na junçao tem que fazer ela abrindo e aproveitar mais ela

e na vitoria tem que se manter um pouco mais na parte de dentro e dps dar motor pra chegar na outra zebra lançado

tem que atrasar a tomada de curva em quase todas

a sul estava imunda no dia eu quase rodei feio,do jeito que vc estava fazendo pro dia nao estava tao ruim

coloca os coilovers na posiçao mais dura pq vc ta com freio de sobra e suspensao ajuda mto a freiar!

a o teu GST ta mto foda parabens!!!

se vc aquecesse a porra do pneu antes tu num rodava na sul quase todo TD :haha::twisted:

alias jah conseguiu tirar toda a grama do carro?

Editado por alexvilhena
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A proposito, vai sair uma reportagem no Canal Brasil no dia 16, alem de um artigo numa revista, sobre a participacao dela no OTD. Quando souber mais detalhes, eu aviso aqui pra quem tiver interesse.

Que horas vai passar?? :twisted:

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ziki,

não sei se é impressão minha, mas o seu câmbio simplemente fulmina qualquer chance de tocar o carro agressivamente, primeiro por que as reduções são ruins e a troca de marcha parece que faz o carro perder potência.

legal que você está podendo sozinho perceber os erros. isso é igual videogame, utilize-o pra colocar na prática o que aprendeu no virtual (de fato até os pilotos da F1 fazem isso).

abraços.

O carro é surreal de dirigir.

Muito na mão, bom torque de baixa, boa velocidade dereta e um freio ABSURDO.

O que mata o carro é o câmbio... PQP. Andei no carro e me enrolei todo. Ora não reduzia, ora passava a marcha sem eu pedir, ora cortava giro. O carro tem vontade própria.

Tirando isso é F00000000da de dirigir. Diversão garantida, mesmo depois do amigo lhe entregar o carro com seus belos R-888 na lona.... hahahahahaha

Dei uma rodada malígna no carro, provavelmente pela velocidade pouco mais alta que entrei na curva, somado ao estado deplorável do pneu :mrgreen:

No todo, daria uma nota 9,0 para o carro. Muito legal de dirigir. Um puta motor (ainda sem o supercharger), suspensão absurda e um freio que pararia até um F-15 :mrgreem:

Tá de parabéns pelo carro Ziki.

Valeu por ter deixado eu levau a criança paradar uma volta.

O X estará à sua disposição tb.

Abraços

Johny

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