deejay 105 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Bom, criei esse tópico a pedido do Metal... no sábado nós trocamos umas idéias e seria legal se a galera opinasse e contribuisse com novas idéias. Por mim, está tudo MUITO bom, mas o referido oktaner cabeludo disse que quer melhorar ainda mais. Uma das coisas que me vem a cabeça é a parte Novatos + Instrutores. É claro que cada um tem o seu jeito de dirigir... e tem o seu jeito de ensinar. Ninguém aqui é o "AS" do volante, portanto, acho injusto termos um 'julgamento' no sentido de vetar alguns instrutores... porém, alguns amigos próximos ja foram instruidos de forma, digamos, errada.... e não foram casos isolados. Como diz o ditado: pau que nasce torto, não cresce direito. Se o cara tiver 'aulas' erradas, ele vai fazer merd* na pista, podendo colocar os demais participantes em risco. Acho q o pessoal adm deveria contactar aqueles de confiança para formar um grupo de instrutores... que se destaquem não só por ter alguma boa habilidade no volante, mas também na arte de ensinar e passar o conhecimento. Além disso, acho q seria importante ter um briefing somente com instrutores e novatos ANTES de termos o briefing geral, onde o Digo sempre fala sobre assuntos mais específicos, normas de conduta, informações adicionais e os assuntos mais sérios. Também acho q a gente deveria fazer um fichamento do tópico de dicas para novatos. Tem muita coisa interessante alí que pode até complementar o conhecimento da galera veterana. Não sei se resumir e imprimir para os novatos seria a melhor coisa já que tem MUITA INFORMAÇÂO.... de repente poderia servir de base para uma leitura aqui mesmo no fórum e, no dia do otd, alguns pontos poderiam ser abordados no tal briefing de novatos + instrutores. o q vcs acham ? Link para o post Compartilhar em outros sites
Murdoc 719 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Boa Farinha... T+ Murdoc Link para o post Compartilhar em outros sites
Karioca_br 15.293 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Lixeiras tb seria legal :twisted: Link para o post Compartilhar em outros sites
Alexandre VTS 679 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Equipe de limpeza para os banheiros PQP, aquilo parece até a faixa de Gaza! huahuaahuauhauh Link para o post Compartilhar em outros sites
Leo Real 1.554 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Boua Travagini... No momento não estou com idéia nenhuma na cabeça. Mas coisas q citaram e já sabemos q no momento seja inviável é o lance de cronometragem com parciais da pista... Seria BEM legal isso... Link para o post Compartilhar em outros sites
Eduardo-GTI 1.012 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Não acho legal o publico ficar circulando no meio dos carros... Link para o post Compartilhar em outros sites
Murdoc 719 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Não acho legal o publico ficar circulando no meio dos carros... Isso ja foi relatado... Eu acho perigoso as pessoas circulando na entrada e saida dos carros para a pista... T+ Murdoc Link para o post Compartilhar em outros sites
mlbimmer 4.018 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Equipe de limpeza para os banheiros PQP, aquilo parece até a faixa de Gaza! huahuaahuauhauh Isso que ia falar !!! Link para o post Compartilhar em outros sites
bkm_br 0 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Equipe de limpeza para os banheiros PQP, aquilo parece até a faixa de Gaza! huahuaahuauhauh Isso que ia falar !!! Vai nos matinhos que resolve :twisted: Link para o post Compartilhar em outros sites
Lambert 2.100 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Não acho legal o publico ficar circulando no meio dos carros... Isso ja foi relatado... Eu acho perigoso as pessoas circulando na entrada e saida dos carros para a pista... T+ Murdoc Concordo que pode dar problema. Mas pow, o clima ali é bem legal, vc ver o carro na pista, e logo depois, ver bem de perto, falar com o dono, trocar idéias.. Aquele clima de "parque-fechado" é bem maneiro, acho legal a proximidade, basta conscientização, ou indicação correta com placas, faixas, easyline e etc... Parciais separadas são bem melhores mesmo, é possível aperfeiçoar bastante coisa, da pra ver onde cada carro toma, e tirar a realidade em curva, e não em potencia plena nas retas ! De resto, acho que tudo bem maneiro. Link para o post Compartilhar em outros sites
O-FaeL 3.747 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Lixeiras tb seria legal Concordo... []'s Link para o post Compartilhar em outros sites
SpiLneR 383 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Po se o acesso ficar restrito para o publico, acho que vai ficar mt ruim pra quem vai assistir.. a graça é estar ali perto da "coisa".. enfim.. Ideia boa, que pode guardar.. a do colega aí em cima faixas.. lugares especificos para passar, sinalização.. só uma pessoa para ajudar o publico no deslocamento já resolvia.. e outra ali é onde ocorre a liberação para entrada na pista, logo nao é pra sair igual louco.. entao nao vejo pq tornar aquele espaço restrito.. Link para o post Compartilhar em outros sites
BeBSR 2.032 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 para o publico não passar onde os carros não deveriam mas ja estão acelerando, é mole! é so deixar a entrada pra pista onde ela esta, e a saida pelo heliponto, como o mustang estava fazendo!....logo a saida normal da pista ficaria para o trafego de pedestres, dos boxes, para a reta! ai os pedestrs so poderiam passar por ali e direto pra dentro do guard rail, na grama! agora se o problema não pe esse, como o lambert disse, se mudar quebra o clima! ---- pedido para nao ser atendido.....elevador na torre! pedido para ser levado em consideração.....um camera na torre junto com o corvo.....da pra ver a pista toda dali.....varias imagens fodas! Link para o post Compartilhar em outros sites
A.G.O. 370 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 (editado) time que esta ganhando não se mexe, eu acho que esta tudo perfeito organizaçao nota 1000 Agora em relação a instrutores eu nunca vi um novato se escaupelar no TD ! geralmente isso acontece com quem ja andou + de uma vez, ja acha que sabe andar forte e acaba fazendo MERDA ! Agora contactar instrutores de confiança nao vejo diferença, ainda mais com meia pista ! Editado Julho 31, 2008 por THIAGO_VTI Link para o post Compartilhar em outros sites
PauloM 4.385 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Acho importante que exista o briefing de instrutores e instruidos. Sei la um debate sobre as situacoes de pista ... como nao destruir o carro nas saidas de pista, como se recuperar das rodadas. Coisas do tipo. Ainda na parte de instruçao, nesta fase deveriam estar abertos os cones para que a troca de instrutor instruido nao precisasse entrar nos boxes e ficar preso na saida. Trocaria ali onde o Andre fica e dariamos continuidade mais rapido, ja que o tempo é limitado. Acho que precisa ter um novo "circuito" que liga a entrada para os boxes com a saida para pista. Aquele retorno obriga a dar marcha a re, nao da pra girar o carro de uma vez por causa dos carros estacionados. Link para o post Compartilhar em outros sites
Trackday 1.369 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 (editado) Bom, criei esse tópico a pedido do Metal... no sábado nós trocamos umas idéias e seria legal se a galera opinasse e contribuisse com novas idéias. Por mim, está tudo MUITO bom, mas o referido oktaner cabeludo disse que quer melhorar ainda mais. Uma das coisas que me vem a cabeça é a parte Novatos + Instrutores. É claro que cada um tem o seu jeito de dirigir... e tem o seu jeito de ensinar. Ninguém aqui é o "AS" do volante, portanto, acho injusto termos um 'julgamento' no sentido de vetar alguns instrutores... porém, alguns amigos próximos ja foram instruidos de forma, digamos, errada.... e não foram casos isolados. Como diz o ditado: pau que nasce torto, não cresce direito. Se o cara tiver 'aulas' erradas, ele vai fazer merd* na pista, podendo colocar os demais participantes em risco. Acho q o pessoal adm deveria contactar aqueles de confiança para formar um grupo de instrutores... que se destaquem não só por ter alguma boa habilidade no volante, mas também na arte de ensinar e passar o conhecimento. Além disso, acho q seria importante ter um briefing somente com instrutores e novatos ANTES de termos o briefing geral, onde o Digo sempre fala sobre assuntos mais específicos, normas de conduta, informações adicionais e os assuntos mais sérios. Também acho q a gente deveria fazer um fichamento do tópico de dicas para novatos. Tem muita coisa interessante alí que pode até complementar o conhecimento da galera veterana. Não sei se resumir e imprimir para os novatos seria a melhor coisa já que tem MUITA INFORMAÇÂO.... de repente poderia servir de base para uma leitura aqui mesmo no fórum e, no dia do otd, alguns pontos poderiam ser abordados no tal briefing de novatos + instrutores. o q vcs acham ? Perfeito!!!!!!!!!!!!! Tinha comentado c/ Digo/Metal sobre a mesma coisa, pois só consigo descobrir quem é novato qd as pessoas chegam perto dos seus respectivos carros.....daí me impede de ter aquela conversar (briefing) com eles coisa q é muito importante antes de irmos p/ pista.... até pq, depois q já estamos dentro do carro a adrenalina, a ansiedade o ruído o capacete etc, dos novatos impedem eles de entenderem muita coisa q falamos na pista..... para o publico não passar onde os carros não deveriam mas ja estão acelerando, é mole! é so deixar a entrada pra pista onde ela esta, e a saida pelo heliponto, como o mustang estava fazendo!....logo a saida normal da pista ficaria para o trafego de pedestres, dos boxes, para a reta! ai os pedestrs so poderiam passar por ali e direto pra dentro do guard rail, na grama! agora se o problema não pe esse, como o lambert disse, se mudar quebra o clima! ---- pedido para nao ser atendido.....elevador na torre! pedido para ser levado em consideração.....um camera na torre junto com o corvo.....da pra ver a pista toda dali.....varias imagens fodas! Bem pensado a questão da Saída....teríamos uma área segura p/ pedestres sem tirar a emoção de estar perto..... Acho importante que exista o briefing de instrutores e instruidos. Sei la um debate sobre as situacoes de pista ... como nao destruir o carro nas saidas de pista, como se recuperar das rodadas. Coisas do tipo. Ainda na parte de instruçao, nesta fase deveriam estar abertos os cones para que a troca de instrutor instruido nao precisasse entrar nos boxes e ficar preso na saida. Trocaria ali onde o Andre fica e dariamos continuidade mais rapido, ja que o tempo é limitado. Acho que precisa ter um novo "circuito" que liga a entrada para os boxes com a saida para pista. Aquele retorno obriga a dar marcha a re, nao da pra girar o carro de uma vez por causa dos carros estacionados. Perfeito Paulão!!!!!!! Abraços Jorni (Trackday) Editado Julho 31, 2008 por Trackday Link para o post Compartilhar em outros sites
transeunte 5.623 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 (editado) Quanto aos instrutores, concordo que poderia haver uma "formalização" para a presença de pilotos mais experientes como instrutores no evento - como já foi feito em alguns anteriores, por convocação no forum ou por email etc - de forma a se garantir que haja sempre um pessoal gabaritado na pista, no dia. Agora, deve haver tambem humildade da parte dos "novatos" (principalmente) pra entenderem que o instrutor mais adequado pode não ser o amigo/conhecido/vizinho, e que inclusive o ideal é andar com mais de um instrutor diferente no carona, em momentos diferentes do dia, pra ter certeza que não está fazendo alguma besteira que o outro possa ter deixado passar... Quanto ao tópico "Track Day - Dicas para Novatos", acho sensacional, tem desde dicas de setup a tocada, passando por etiqueta de pista etc... É interessante um resumo, mas acho que qualquer um que vá andar no autódromo deveria se concentrar em ler inteiro, pelo menos uma vez. Claro que vai dar trabalho pra absorver tudo, mas vai ser pior ainda chegar na pista fazendo cagada ou colocando os outros em risco porque teve preguiça de ler! Se for fazer um resumo, que seja do quesito "segurança" - o que fazer no caso de uma rodada, comida de zebra, saída de pista, como dar passagem etc... Editado Julho 31, 2008 por transeunte Link para o post Compartilhar em outros sites
Ricardo Quelha 3 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Com relação a pista, tem alguns pontos que estão necessitando reparos, especificamente na curva que antecede a 90° ( não sei o nome) o pessoal que foi muito acima da zebra, escorregou e acabou fazendo uma vala e ficou bastante funda, o que faz a suspensão bater forte na zebra, seria necessario uma pequena camada de brita com cimento apenas para fixação. outra coisa é a grama alta, o carro que vai parar fora da pista não pega aderencia devido pouco contato com a brita, areia, saibro, ou seja lá o que for....aparar a grama nos pontos criticos já ajuda muito.... achei maneiro o papo com os novatos.... Quelha Link para o post Compartilhar em outros sites
A.G.O. 370 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Com relação a pista, tem alguns pontos que estão necessitando reparos, especificamente na curva que antecede a 90° ( não sei o nome) o pessoal que foi muito acima da zebra, escorregou e acabou fazendo uma vala e ficou bastante funda, o que faz a suspensão bater forte na zebra, seria necessario uma pequena camada de brita com cimento apenas para fixação. outra coisa é a grama alta, o carro que vai parar fora da pista não pega aderencia devido pouco contato com a brita, areia, saibro, ou seja lá o que for....aparar a grama nos pontos criticos já ajuda muito.... achei maneiro o papo com os novatos.... Quelha é a famosa "Curva da Bruxa" ... Link para o post Compartilhar em outros sites
corvodz7 121 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 pedido para ser levado em consideração.....um camera na torre junto com o corvo.....da pra ver a pista toda dali.....varias imagens fodas! FATO.... Dá torre dá pra ver grande parte da pista ( só não dá pra ver a parte da lagoa )....Rolaria várias fotos fodas !!! A parada é q tem q ter uma camera maneira de zoom....!!! Valeu... T + Link para o post Compartilhar em outros sites
Lipito 4.804 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Mais (ou algumas, pq não vi nanhuma huahauhau) lixeiras! E outra: penso que a torre não deveria ser aberta ao público, apenas ao pessoal da organização e fotógrafos. Só subi lá uma vez, mas não consegui uma foto decente pela quantidade de gente Xatão mode on :twisted: Link para o post Compartilhar em outros sites
corvodz7 121 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Mais (ou algumas, pq não vi nanhuma huahauhau) lixeiras! E outra: penso que a torre não deveria ser aberta ao público, apenas ao pessoal da organização e fotógrafos. Só subi lá uma vez, mas não consegui uma foto decente pela quantidade de gente Xatão mode on Sem contar q algumas pessoas ficam sentadas na caixa d'água!!! Link para o post Compartilhar em outros sites
mlbimmer 4.018 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Cortar a grama em volta da pista também seria uma boa, principalmente para os fotógrafos. :twisted: Link para o post Compartilhar em outros sites
Gili 211 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 Cortar a grama em volta da pista também seria uma boa, principalmente para os fotógrafos. Excelente idéia heheheh Topico excelente!!! abs Link para o post Compartilhar em outros sites
RAZA 2.792 Postado Julho 31, 2008 Share Postado Julho 31, 2008 (editado) Concordo da gente trocar umas idéias sempre incentivando o melhor,mas tem muita coisa não está ao alcance da organização do evento.Compete a adm.do autódromo,infelizmente. Acho que o único apoio que esses caras tem é da gente,entusiastas. :mrgreen: Editado Julho 31, 2008 por RAZA Link para o post Compartilhar em outros sites
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora