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Então, sempre penso em ir nos track days e acabo desistindo, ou por achar q não tenho carro pra isso, ou por que acho que vou desgastar demais os componentes do carro, ou porque sei lá...hahaha

pergunta: O quanto desgasta num dia de track day (sabendo q não sou experiente no assunto) os seguintes componentes:

Pneus

Freios

suspensão

embreagem

câmbio

óleo

etc...

Meu carro é um Polo novo 1.6 rebaixado com eibach e amort fixos GASS. Tá com 17" mas não teno coragem ($) de rodar com eles no track day. Colocar os originais zerados (195/55/15) seria uma opção. Eles chegariam ao final do dia em final de vida útil?

Abs

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faça uma busca pelo fórum, existem uns 20 tópicos respondendo a todas as suas perguntas.

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superstron

Então, sempre penso em ir nos track days e acabo desistindo, ou por achar q não tenho carro pra isso, ou por que acho que vou desgastar demais os componentes do carro, ou porque sei lá...hahaha

pergunta: O quanto desgasta num dia de track day (sabendo q não sou experiente no assunto) os seguintes componentes:

Pneus

Freios

suspensão

embreagem

câmbio

óleo

etc...

Meu carro é um Polo novo 1.6 rebaixado com eibach e amort fixos GASS. Tá com 17" mas não teno coragem ($) de rodar com eles no track day. Colocar os originais zerados (195/55/15) seria uma opção. Eles chegariam ao final do dia em final de vida útil?

Abs

Pneus - CONSIDERAVELMENTE

Freios - DESGASTE MEDIO

suspensão - SEM DESGASTE

embreagem - DEPENDE DA TOCADA, MAS MTO POUCO

câmbio - SEM DESGASTE

óleo - DEPENDE DO SEU CARRO, TA BOM O MOTOR?

Editado por superstron
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Então, sempre penso em ir nos track days e acabo desistindo, ou por achar q não tenho carro pra isso, ou por que acho que vou desgastar demais os componentes do carro, ou porque sei lá...hahaha

pergunta: O quanto desgasta num dia de track day (sabendo q não sou experiente no assunto) os seguintes componentes:

Pneus

Freios

suspensão

embreagem

câmbio

óleo

etc...

Meu carro é um Polo novo 1.6 rebaixado com eibach e amort fixos GASS. Tá com 17" mas não teno coragem ($) de rodar com eles no track day. Colocar os originais zerados (195/55/15) seria uma opção. Eles chegariam ao final do dia em final de vida útil?

Abs

Pneus - CONSIDERAVELMENTE

Freios - DESGASTE MEDIO

suspensão - SEM DESGASTE

embreagem - DEPENDE DA TOCADA, MAS MTO POUCO

câmbio - SEM DESGASTE

óleo - DEPENDE DO SEU CARRO, TA BOM O MOTOR?

Valeu cara..meu motor tá zero bala...só não anda...huahuahua

abs

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Tá com 17" mas não teno coragem ($) de rodar com eles no track day. Colocar os originais zerados (195/55/15) seria uma opção.

Não vejo porque de não rodar com as 17". Você vai estar rodando numa pista e não em botafogo(ehehe), vai ser dificil acontecer algo com sua roda. A não ser que seu problema seja os pneus serem mais caros que os 15". E no mais a 17" vai te dar curvas muito melhores.

Pelo que ouvi falar por aqui e no TD os pneus não gastam tanto assim não mas como nego falou aqui vai depender da tua tocada.

[]'s

T+

Editado por WoodStock
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Karioca_br

No RJ o pneu q mais sofre é o dianteiro direito...

Freios, como disseram, depende da sua tocada.....eu gastei praticamente 50/60% das minhas pastilhas no OTD :mrgreen:

O veronese andou com o pai dele de saveiro 1.8....não gastaram praticamente nada de freios* e os pneus sairam bons...

*Por ser um carro "fraco", não desenvolvia velocidades ao ponto de ter q afundar o pé no freio, eles faziam a Sul sem ter q freiar

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VERONESE

isso aew, sava voltou com os freios praticamente 0km, desgaste imperceptível.

os pneus desgastaram apenas a lateral dos dianteiros, isso pq ela tava com calibragem de rua, se tivesse com pneu mais cheio ele não dobraria e desgastaria da banda de rodagem ao invés de comer a lateral do pneu, ai o desgaste tb seria minimo.

depende MUITO mesmo da tocada, no inicio do dia em meia hora meu pai correndo do jeito dele fez quase todo o desgaste do dia inteiro, fazia as curvas com o pneu gritando, esfregando a frente, depois de ouvir uns conselhos e melhorar a tocada, o desgaste diminuiu consideravelmente e o tempo baixou.

PS: isso num carro 1.8 manco original.

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transeunte

"dependendo da sua tocada" = Sim, você vai gastar pneu!

Se estiver atento e parar de vez em quando pra conferir, pode minimizar esse desgaste.

Mas lá na pista, na hora da empolgação, vai acabar arrancando uns gomos sim!

Pressão adequada e cambagem decente ajudam bastante, mas só depois que acostumar a tocar "redondo" que o desgaste vai diminuir.

Leia os tópicos anteriores, tem muita coisa boa nessa sessão http://forum.oktaneclub.com/index.php?showforum=23

[]'s

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Villalon

Vc se inscreveu para esse trackday do dia 30? Se não se inscreveu, perdeu tempo! hahaha.

Bota as 15 mesmo. Primeira vez vai gastar mais pneu do que o "normal", então melhor que seja um pneu mais barato... Até pq vc tem que pegar tanta coisa de braço que um pneu melhor não vai fazer a menor diferença. E na real mesmo um pneu pior é melhor para o novato pq o carro escorrega mais cedo (ou seja, mais devagar) então fica mais fácil pegar mão do carro e da pista.

O Polo, pelas experiências que eu tive de dirigir alguns, é um carro bem fácil de tocar pq segue a tradição VW de esfregar bastante de frente. Isso de certa forma é uma vantagem porque facilita o seu aprendizado.

Óleo e filtro OBRIGATÓRIO trocar antes do evento, recomendável trocar depois.

O que vai fazer TOOODA a diferença é você estudar bastante sobre pilotagem e comportamento antes (tá cheio de tópico aí pra isso), DECORAR a pista muito antes de ir pra lá (tb tá cheio de tópico e vídeo aí pra isso) e o fundamental é pegar um instrutor experiente e consciente e RESPEITAR as determinações dele.

Fora isso é só risada!

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LHenriqueGG

os pneus gastao bem mas depend vc tem andar com calibragem d pista c vc ficar ndando com 28 e 30, q o q c anda na rua normalment, no fim do dia seus pneu n vao ter mais laterais d tanto q eles dobraram, portanto dependendo do seus pneus ande com 36 38 q eles n dobram e seu desgaste vai cr bem menor e com maior preçao vc tambem melhora nas curvas pois o pneu n vao dobrar tanto.

Por exemplo eu tenhu um jogo d p6000 q ja andei um MMS e um TD nos dois usei 38 e 40 eles ainda passam na vistoria pra vc ter uma noçao ...

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Com 28 libras o problema é o pneu dobrar ao ponto de sair da roda. É muito fácil capotar se isso acontecer, e acredito que já aconteceu. É difícil falar em números porque depende do peso do veículo (e sua distribuição), da construção do pneu, da largura do pneu, e da altura dele. Pneus de rua de perfil alto/médio com largura próxima a original tendem a precisar de uma calibragem muito superior, na ordem de 40 libras, muitas vezes mais. Vale sempre ler a informação de pressão máxima de calibragem a frio do pneu, para botar pressão sem medo (esse valor gira entre 45-52 libras geralmente), e apartir de uma pressão alta ir diminuindo a pressão com um simples manômetro de pneus nos boxes até chegar em um bom comportamento deles. (no final do dia você volta aos boxes, espera eles esfriarem e anota a pressão a frio, a pressão de calibragem a frio, que é a que importa na hora de calibrar os pneus no início do dia do próximo trackday)

Pneus Slicks tem construção mais reforçada (apesar de ainda radial) e você normalmente não precisa calibrá-los muito acima da pressão que está no manual, lembrando que existe um grande aquecimento e consequente aumento de pressão em pista (esfregando um pouco esse aumento pode facilmente chegar a 12 libras!). Salvo os com grande largura, que são calibrados com uma pressão bem mais baixa.

O maior desgaste e o maior prejuízo em um evento de Trackday, são com os pneus, na grande maioria das vezes. Vale a pena ver este assunto com carinho e no dia não esquecer de dar atenção a eles. Qualquer coisa é só puxar pela camisa alguém que pareça saber o que está fazendo e perguntar.. hehe.

Boa sorte! Abraço!

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Outra coisa, evitar setups "malucos" de pressão de pneus, com 30 libras na frente e 60 atrás, para "andar de lado". Vejo muito novato louco pra fazer isso. No início é bom ganhar experiência sem imprevistos, e depois aprender a como controlar bem um carro que sai de traseira.

Eu particularmente sempre ando com menos pressão nos pneus de trás e não deixo de ter um comportamento mais traseiro, mais sobre-esterçante, mesmo com a suspensão original.

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Olá, já andei 4 vezes em TD.

Tudo vai depender de quanto vc vai ao limite do carro.

Resumo de como andei:

Astra 2.0 16v

1o. TD interlagos: forcei muito a embreagem em fortes reduzidas, zuou o disco de embreagem, pneu quase nao gastou.

2o. TD RJ: forcei demais em curvas (briguei com o carro, rs), gastou bem os pneus (uns 35% de um p6000), embreagem ficou ruim tb

3o. td rj? andei com um instrutor muito bom (paulao, alias, nunca agradeci, vc explicou muito bem), fiz as curvas no lugar e velocidades corretas, gastei muito menos pneu freios aguentaram bem.

Com o astra andei 3 TD com mesmo pneu, zuei uma embreagem, e troquei 1 vez as pastilhas.

a3t 150

4o. td interlagos: já conhecia o tracado e tb num queria zuar o carro, gastei uns 20-25% dos pneus, pastilhas eram novas, dei uma olhada aparentemente ainda estao boas, andei muito mais de 200km, mas tb num andei forte 100% do tempo, tava mais para curtir a pista e tirar alguns poucos pegas.

Acho que é fantastico andar na pista, mesmo sendo uma brincadeira cara. No final do dia, vc tá muito satisfeito e realizado! Faça uma economia e ande na pista qque vale a pena mesmo!

abs

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Villalon

Rokas, vc sabe fazer punta-tacco?

Se fizer direitinho troca até no tempo, não gasta nada de embreagem!

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Foram nestas tentativas de punta taco que zuei o cambio ahauhauha

O do astra o acelarado era muito fundo comparado ao freio, mas vale a intençao....

Vc ta fazendo legal?

Vi um video de um cara com um focus com camera no pés, o cara tava mandando bem no punta taco!

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transeunte

RokasMan> É o Cenci.

Primeiro aprenda a frear (sim, até isso se aprende) [edit: pra entrar bem nas curvas] depois você aprende e usa o punta-taco, pra sair puto delas...

Devido ao layout dos pedais da maioria dos carros brasileiros, você deve frear com o meio/lateral esquerda do pé direito, enquanto acelera com a ponta/lateral direita do pé.

Lembrando que é melhor treinar em baixa velocidade pra evitar travadas que descontrolem o carro (sim, vão acontecer até você aprender a dosar o pé).

[]'s!

Editado por transeunte
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O carro dele tem ABS, não tem problema não. Tem que treinar o tempo todo na rua, tomando cuidado porque facilmente o pé pode escapar e você perder a frenagem, portanto fazer quando não tem obstáculos ou curva logo a frente. A posição do pé varia demais, depende da posição do teu banco, do teu calçado, da prática, da força da frenagem (pedal do freio no autódromo abaixa bem mais que na rua) e por fim da disposição dos pedais. Consiga um jeito de acionar o acelerador freiando. Vale lateral do pé, vale sola do calçado,.. o ideal é a sola. No vídeo acho que estava fazendo ainda meio com a lateral, mas com o banco mais pra trás dá pra fazer com a sola bem mais fácil.

Agora estou fazendo punta-tacco com dupla debreagem, no TD é bem complicado de fazer porque as reduções sucessivas são muito rápidas, mais a maioria saiu certo.. esse ajuda a poupar além da embreagem, os sincronizados do câmbio.

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Villalon

Eu sempre achei pedaleira uma grande viadagem, mas o Seat tem um jogo de Sparco originais e agora eu vejo o quanto elas ajudam. A extensão que tem na parte debaixo do acelerador faz toda a diferença.

Punta-tacco se treina na rua e não no autódromo, se vc deixar pra treinar lá vai moer embreagem mesmo hehehe.

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