Emiliano, antigamente tinha um campeonato chamado Copa DTM-Courier que corria em Interlagos. Foi promovido inicialmente por uma concessionária paulistana, se não me engano.
Eram picapes Courier aliviadas pra pista e todos os motores eram preparados por um cara chamado Sergio em SP que desenvolveu comandos específicos para essa competição. Inicialmente usavam uma injeção de Corsa chipada e depois usaram ECUs da Visteon. Pneu slick, descarga livre... Eram bem legais os carrinhos e muito rápidos tb.
Um dia dois insanos do RJ chamados Érick e Patrick (que depois ficaram mundialmente conhecidos como Irmãos Rocam) foram atrás desse Sérgio e enxeram o saco dele até convencê-lo a lhes vender um desses comandos. Nasceu aí o Jason, o primeiro "DTM Rocam" de trackday. Com o sucesso do carro muita gente procurou o Érick e o Patrick querendo aquele comando. O Sérgio se animou e acabou desenvolvendo algumas outras versões diferentes, umas melhores outras piores. Com isso, foi o rei do mercado durante uns bons 4-5 anos, época em que qualquer motor Rocam com comando trocado ficou conhecido como DTM.
Hoje em dia acho que ninguém usa mais comandos dele. Existem outras opções... Os SWR são infinitamente melhores pra carros de rua por uma série de motivos e os Carlini parece que são mais fortes. Mas tô por fora disso, já larguei essa vida de Rocam a muito tempo... Mas tenho saudade!
A receita do Jason era bem básica... Pistões de Rocam álcool (que só eles sabiam que existia), cabeçote original com um pouco mais de taxa, comando DTM, retrabalho no fim do coletor de escapamento (só cortava uma restrição inútil que existia ali) e descarga em duas polegadas com um abafador bem livre. Admissão com CAI feito em casa e mais uma meia dúzia de pequenas traquinagens como não ter AC nem DH pra não ter roubo de potência, mas basicamente era só isso mesmo. Queimava cana com os onipresentes bicos de Astra álcool e era acertado com Unichip. Esse motor começou com uns 135 cavalos no primeiro acerto mas chegou a render mais de 150hp depois do Érick passar umas 25.000 horas na Multi acertando milimetricamente o ponto do comando e refazendo o acerto no unichip até sair a última gotinha do bagaço do limão. Resultado inacreditável pra época e ainda impressionante nos dias de hoje!
Essa receita copiada nos mínimos detalhes mas instalada em Ka XR que tinha cofre menor (mais difícil de fazer o CAI) e AC e DH pendurados no motor rendia entre 135 e 140hp. Sem pistão de álcool e sem passe no cabeçote acho que o recorde foram 130 pocotós no Ka do Rajão.
Nem sei se ainda existe o pistão de álcool, provavelmente não, mas o pistão do Rocam Flex é melhor que o álcool pq tem aquela cabeça trabalhada de alta turbulência que acaba gerando mais potência do que os de álcool que eram planos.
Marromeno isso aí!
Mas se vc quiser ter uma idéia do potencial atual dos Rocam tem que falar com o Bruno Kraucher que parece que já tirou mais de 180hp de um Rocam aspirado. Fucking impressive!!!
Editado por Villalon, 25 March 2012 - 08:13 AM.