Ir para conteúdo

Track Day - Interlagos!


Posts Recomendados

orra

lendo tudo isso

mo vontade de tar lah

po.. Interlagos acbou com freio de geral hieN?

tenho medo..

sera q Gurgel turbo aguenta o tranco?=PPP

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 127
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • Digo

    15

  • martinez

    10

  • bkm_br

    9

  • FORNAZARI

    8

Top Posters In This Topic

A relação peso potencia é importante mas não é fundamental. Tão importante qto é o peso absoluto. e 945 Kg é bem leve. Imagine um carro de 2500 Kg e com 340HP de potencia, o que daria uma relação peso potencia igual ao do Clio. O Clio seria muito mais rápido do que esse carro. Mas estamos no caso falando de um carro com uma relação peso potencia bem mais favorável pelo que foi dito ( estou assumindo que é verdade e não um chute pois não tenho ideia se é essa a potencia e peso da Maseratti). Entram na conta agora todos os ajustes de suspensão, chassis, distribuição de peso que se pode fazer especificamente pra pista que num carro que anda na rua não se pode. Tenta pegar o Clio de corrida e andar com ele nas ruas de São Paulo. Vou te dizer, vai ser uma experiencia inesquecivel, hehehe....  A suspensão é dura que nem pau, a mais baixa possível, com alinhamento e cambagem extremos, distribuição de peso equilibrada, centro de gravidade o mais baixo possivel. E muita kilometragem de pista tirando cada décimo de segundo de cada ajuste possível.... Se vc fizesse isso com a Maseratti não ia dar nem pra brincar pro Clio. Tai a Maseratti Cup que não me deixa mentir...

<{POST_SNAPBACK}>

Acho que é muito otimismo do dono da Masserati entrar na pista com um carro todo original com suspensão stock so com pneus slicks e andar bem. Para efeito de comparação os carros do Trofeo Maserati que são mais leves e mais pontentes (alem de ter o cambio com borboletas que no 3200GT é bem mais lento) viram em interlagos em 1:46.940. Por mais que você pense que o Clio tem um acerto de pista, pro cara estar usando um pneu slick pressupoe que ele acertou o carro pra andar com configuração de pista também, porque se ele não fez isso capaz que com pneu radial de rua ele teria virado melhor pq vc sabe que vc tem que acertar a suspensão em função do pneu que você está usado pra tirar melhor proveito dele, não tem outro jeito. Andar na rua com um carro da Clio realmente não é tão confortavel, mas sera que uma maserati com pneu slick importado também não seria ?

Ah e tem mais... Não temos idéia se o cara sabia pilotar ou não....

<{POST_SNAPBACK}>

Acho que aí é justamente o ponto central de tudo, será que o cara sabia tirar proveito realmente do carro, porque na teoria é uma vergonha um maverick ganhar de uma maserati, pra um clio 1.6 aspirado tração dianteira então nem se fala não concorda ? :haha: :D

Editado por bkm_br
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah e tem mais... Não temos idéia se o cara sabia pilotar ou não....

<{POST_SNAPBACK}>

Acho que aí é justamente o ponto central de tudo, será que o cara sabia tirar proveito realmente do carro, porque na teoria é uma vergonha um maverick ganhar de uma maserati, pra um clio 1.6 aspirado tração dianteira então nem se fala não concorda ? :haha::D

<{POST_SNAPBACK}>

Não acho não. O Maverick em questão é praticamente de corrida. Todo aliviado, com varias partes da carroceria em fibra, plasticos no lugar dos vidros, suspensão mexida, freios fodas, pneus slicks, motor fortissímo, piloto profissional e que conhece Interlagos desde que era espermatozoide no saco do pai...

E sei sobre o carro pois foi contra ele que competi no Jaragua e ele era o antigo recordista.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não acho não. O Maverick em questão é praticamente de corrida. Todo aliviado, com varias partes da carroceria em fibra, plasticos no lugar dos vidros, suspensão mexida, freios fodas, pneus slicks, motor fortissímo, piloto profissional e que conhece Interlagos desde que era espermatozoide no saco do pai...

E sei sobre o carro pois foi contra ele que competi no Jaragua e ele era o antigo recordista.

<{POST_SNAPBACK}>

Mas 30 anos de evolução tecnologica, cambio seqüencial acionado por borboletas, controle de tração, ABS em um carro de quase 200 mil dolares com certeza representa alguma coisa não acha?

Por isso que eu acho que o que conta mais nesse caso acaba sendo o piloto, porque se fosse um maverick V8 original de fábrica ele nunca teria acompanhado, mas mesmo mexido, e sem nenhum techno-gadgets que as masseratis, evos e subarus tem, ele acabou levando todo mundo. :)

Como diz a propaganda da Pirelli, potência não é nada sem controle. Se colocasse esse maveco na pista mas com outra pessoa dificilmente ele passaria o rodo na geral que nem passou.

Editado por bkm_br
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Homem Prancha

A relação peso potencia é importante mas não é fundamental. Tão importante qto é o peso absoluto. e 945 Kg é bem leve. Imagine um carro de 2500 Kg e com 340HP de potencia, o que daria uma relação peso potencia igual ao do Clio. O Clio seria muito mais rápido do que esse carro. Mas estamos no caso falando de um carro com uma relação peso potencia bem mais favorável pelo que foi dito ( estou assumindo que é verdade e não um chute pois não tenho ideia se é essa a potencia e peso da Maseratti). Entram na conta agora todos os ajustes de suspensão, chassis, distribuição de peso que se pode fazer especificamente pra pista que num carro que anda na rua não se pode. Tenta pegar o Clio de corrida e andar com ele nas ruas de São Paulo. Vou te dizer, vai ser uma experiencia inesquecivel, hehehe....  A suspensão é dura que nem pau, a mais baixa possível, com alinhamento e cambagem extremos, distribuição de peso equilibrada, centro de gravidade o mais baixo possivel. E muita kilometragem de pista tirando cada décimo de segundo de cada ajuste possível.... Se vc fizesse isso com a Maseratti não ia dar nem pra brincar pro Clio. Tai a Maseratti Cup que não me deixa mentir...

<{POST_SNAPBACK}>

O peso absoluto tem a maior influência também...pra frenagem por exemplo.

Além disso tem o torque, que faz uma diferença e que não foi citado e também tem a ver com o peso absoluto. Um torquizinho qq leva um carro de 900 Kg, mas 1600 kg já é outra história, portanto saída de curva muda bem...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, e o torque do Clio 1.6 tb é fenomenal...

Não dá pra comparar peso potência de 7 kg/cv com 4,5 kg/cv , e motor V8 com motor 1.6 L4. A Maserati TEM que andar mais rápido. Se não andou, é por falta de braço, não tem desculpa de peso absoluto, torque... porque não existe acerto de chão no mundo que tire 4, 5 segundos de diferença, não tem como.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, e o torque do Clio 1.6 tb é fenomenal...

Não dá pra comparar peso potência de 7 kg/cv com 4,5 kg/cv , e motor V8 com motor 1.6 L4. A Maserati TEM que andar mais rápido. Se não andou, é por falta de braço, não tem desculpa de peso absoluto, torque... porque não existe acerto de chão no mundo que tire 4, 5 segundos de diferença, não tem como.

<{POST_SNAPBACK}>

Primeiro que acerto tira.

Segundo que um Clio de corrida a final eh baixa e ninguem da a minima se bater.

A Maserati custa pelo menos 200mil e chega no final da reta a 240.

As Maser de corrida fazem 1:50, portanto eh totalmente aceitavel ficar entre elas e o Clio de corrida.

Uma diferenca de 5 segundos em Interlagos nesses tempos da mais de 160metros de diferenca em distancia na reta. Ou seja, toma uma volta depois de 20voltas de corrida.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro que acerto tira.

<{POST_SNAPBACK}>

Acerto tira se tiver piloto que tenha bolas pra tirar esse tempo, duvido que se não colocasse um piloto profissional no volante ele não abaixava uns 10 segundos do tempo desse maserati.

Segundo que um Clio de corrida a final eh baixa e ninguem da a minima se bater.

A Maserati custa pelo menos 200mil e chega no final da reta a 240.

<{POST_SNAPBACK}>

Isso pra mim é desculpa, porque se cara tem medo de estragar o carro não bota ele no autodromo no meio de 30 carros e que inevitavelmente vai ter alguém entrando com a faca nos dentes e disposto a ganhar, você sabe disso, e essa gana de ganhar aumente sim quanto mais "popular" o carro for. Imagina se não ia ser a gloria de um cara falar que botou volta em uma maserati com um clio ? :)

As Maser de corrida fazem 1:50, portanto eh totalmente aceitavel ficar entre elas e o Clio de corrida.

<{POST_SNAPBACK}>

A pole desse ano no trofeo maserati como falei foi 1:46. De 2:01 pra 1:46 tem muita diferença, e não é so acerto de suspensão que tira 15 segundos. Piloto tira 15 segundos.

Uma diferenca de 5 segundos em Interlagos nesses tempos da mais de 160metros de diferenca em distancia na reta. Ou seja, toma uma volta depois de 20voltas  de corrida.

<{POST_SNAPBACK}>

Tomar volta de um carro com quase 200cvs a menos é uma vergonha, por mais que seja um carro com acerto de pista, como falei antes, a Maserati pra estar andando de slick não deveria estar com acerto de rua também. Seria quase como um fusca botar volta em um Lancer Evolution. :evil:

Editado por bkm_br
Link para o post
Compartilhar em outros sites

BKM, nenhum carro de corrida tem ABS. ABS nao é bom pra autodromo. avanço tecnológico de segurança nao necessariamente significa melora de tempo na pista.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

BKM, nenhum carro de corrida tem ABS. ABS nao é bom pra autodromo. avanço tecnológico de segurança nao necessariamente significa melora de tempo na pista.

<{POST_SNAPBACK}>

Mas a maserati não é carro de corrida por isso presupoe que o carro tenha ABS.

Se o sistema for bem regulado ele é vantajoso sim, a F1 mesmo usava antes da FIA banir ele, o controle de tração e o sistema de suspensão ativa. Tem gente que não tem sensibilidade no pé pra arrancar o ABS fora, pros pata de cavalo assim tem que usar ABS :)

Editado por bkm_br
Link para o post
Compartilhar em outros sites
diogoloschi

A diferença desta Maseratti pra uma do Trofeo Maseratti, é a mesma do Maveco q pegou em 1o. pra aquela que o Digo fez rodar.

Editado por diogoloschi
Link para o post
Compartilhar em outros sites

A diferença desta Maseratti pra uma do Trofeo Maseratti, é a mesma do Maveco q pegou em 1o. pra aquela que o Digo fez rodar.

<{POST_SNAPBACK}>

Os carros da Masserati Trofeo não são muito diferentes dos carros de linha não. Tem so a programação Cambiocorsa diferente, motor é stock apenas com modificações no escape e chip, Roll cage, buchas de poliuretano na suspensão, alteração no sistema de freios (mantendo o abs) e algumas alterações aerodinamicas como asa e spoilers. Lembre-se que esses carros são alugados por isso eles são quase que stock porque é a propria fábrica (no caso do brasil, importador) que dá a manutenção nelas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Villalon

Pra ilustrar essa discussão inútil:

Jacarepaguá

Turismo CTM: os Gols e Peugeot mais rápidos viram 2:21 (140hp, P6000 185/60-14)

Digo de WRX mexido virou 2:21.

Courier DTM vira nuns 2:18 (acho que era menos, uns 2:15, mas ñ tenho certeza)

Ipe com Evo original já andou virando por aí.

Não faz sentido NENHUM comparar tempo de carro de pista com carro de rua. Carro de pista só faz aquilo e o único compromisso do acerto de suspensão é com o tempo que o cronômetro marca. O carro todo é alterado em função unicamente do tempo em cronômetro. Nenhum carro de rua, por mais modificado que seja, tem essa relação de compromisso.

Se vc pega um desses carrinhos de pista (Clio, DTM, Turismo, etc) e fizer um passeio do autódromo até o Via Parque e voltar, ele vai chegar nos boxes com o alinhamento todo errado. Me diz qual é o carro de rua que perde alinhamento depois de andar 10km na rua...

Se vcs andarem num carro de pista jamais vão fazer esse tipo de comparação de novo.

Editado por Villalon
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não faz sentido NENHUM comparar tempo de carro de pista com carro de rua. Carro de pista só faz aquilo e o único compromisso do acerto de suspensão é com o tempo que o cronômetro marca. O carro todo é alterado em função unicamente do tempo em cronômetro. Nenhum carro de rua, por mais modificado que seja, tem essa relação de compromisso.

Se vc pega um desses carrinhos de pista (Clio, DTM, Turismo, etc) e fizer um passeio do autódromo até o Via Parque e voltar, ele vai chegar nos boxes com o alinhamento todo errado. Me diz qual é o carro de rua que perde alinhamento depois de andar 10km na rua...

Se vcs andarem num carro de pista jamais vão fazer esse tipo de comparação de novo.

é isso que todos aqui concordam, MENOS o amigo BKM :)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um carro com pneus slicks de mais de 10 mil reais o conjunto (Pzero Slick italiano semelhante ao usado na Stock car) é um carro "de rua" ? :)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Irado...mas um evento marcando presença...

no aguardo do vídeo do OTD2 e agora no de Interlake tbm...

VLW...abrs... :)

<{POST_SNAPBACK}>

so pra relembrar ainda falta interlaken 2 o q teve acho q foi o 3 e dultimo TD do carro do digo, ou o oficial...... :evil:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
FORNAZARI

Um carro com pneus slicks de mais de 10 mil reais o conjunto (Pzero Slick italiano semelhante ao usado na Stock car) é um carro "de rua" ? :)

<{POST_SNAPBACK}>

Ele é um carro de pista então??

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Villalon

A gente já cansou de usar pneu slick pra andar na rua aqui no RJ e nem por isso nossos carros são de pista.

A propósito, um jogo de pneu de Stock-Car custa uns 5-6 mil reais (se tanto) e não "mais de 10 mil".

Editado por Villalon
Link para o post
Compartilhar em outros sites

E tem mais um detalhe

A pista estava fria.. a ponto de cair alguns poucos pingos em alguma parte do circuito q não lembro agora

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Masserati é Masserati e vice-versa...

Comparar um carro desses com um Clio é brincadeira.... ou loucura...

è o mesmo que vc comparar um gol de arrancada com uma 355 ou uma Modena... O gol vai andar na frente no quarto de milha, mas e depois??? São propósitos extremamente diferentes...

E outra, se o cara do masserati estivesse andando forte ou apenas `na casca` é problema do cara... muitas vezes a minha diversão é diferente da sua....

Uma pergunta pro BKM BR.... VC JÁ ANDOU NA PISTA ALGUMA VEZ????

Se já, me desculpe pela pergunta pois não te conheço...

Mas vou dizer de novo, é uma comparação ridícula, e aquele maveco do batistinha é um canhão sim...

Qdo vc fala em tecnologia, vc pode me apontar qual seria a tecnologia de um clio de pista??? Fora o pneu slick, é um carro de rua totalmente aliviado e com as regulagens de suspensão extremas.... ou estou errado???

Abraços a todos....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, e o torque do Clio 1.6 tb é fenomenal...

Não dá pra comparar peso potência de 7 kg/cv com 4,5 kg/cv , e motor V8 com motor 1.6 L4. A Maserati TEM que andar mais rápido. Se não andou, é por falta de braço, não tem desculpa de peso absoluto, torque... porque não existe acerto de chão no mundo que tire 4, 5 segundos de diferença, não tem como.

<{POST_SNAPBACK}>

Primeiro que acerto tira.

<{POST_SNAPBACK}>

Não tem nada a ver comparar Clio de Copa Clio com Maserati mesmo... não é esse o ponto de comparação, comparar um carro de baixa tecnologia, mas pensado pra pista, com um carro que tem q pegar buraco, ir ao supermercado "sem perder o alinhamento" com o Villa disse (e eu concordo).

Você assistiu fórmula 1 em SP? Eu tava lá, e sei que muitos aqui assistiram.

Vamos falar de pilotos profissionais, vamos esquecer alguns de nós, que somos "pilotos" de track day (que não é demérito algum, já andei em Goiânia no mesmo esquema de vcs aí em Rio e SP).

O Ingo pega um Lancer Evo Stock, e gira temporal com pneu de rua, acaba com o carro, mas faz tempo. Um Ingo, com certeza FAZ um Maserati só com slick ou com bons pneus street girar bem competitivo com um Copa Clio. "Nós" não.

Por isso continuo firme que não é o Copa Clio que é "fenomenal", "é de pista", "é aliviado" (o que é meia verdade, pois o carro é bem pesadinho, 945kg), tem setup de corrida e desalinha em 10km. É um pouco de fator braço, na Copa Clio, tem muito cara que fica por conta de correr, por mais que não tenha dom natural pra isso.

Mas isso indica que o Copa Clio seja um foguetinho, e o Maserati uma lesma? Acredito piamente que não. Mesmo com propostas tão diferentes, um Maserati deve no mínimo acompanhar mais de perto um Copa Clio.

Ps.: No domingo da F-1 teve Vip Charity Drive com o Maserati Coupé, aquele carro não é bobo, mesmo stock.

Editado por Beck
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente Beck.

O Ingo fechou um tempo muito bom com o Lancer, coisa em torno de 10 segundos a menos que carros de Turismo 1.6.

Então eu também acho que o piloto influencia bastante. A Maserati com um piloto profissional viraria um tempo melhor que o dono da mesma, assim como qualquer outro carro seria assim.

Tive a oportunidade de guiar em Brasília e depois andar com um piloto profissional. Não tem comparação.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
bruno-sp

Fora que meu... pra quem tava ali assistindo...vc via claramente q o cara nao tava colocando o maserati no limite... ele contornava o S do senna rapido...mas nao q nem copa clio..q nego sobe em cima das duas zebras so pra passa "mais" reto no S .... pode ver pelas fotos a distancia q a maserati passava das zebras...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa discussão de comparar carro de corrida com carro de rua é nonsense. Só mais um dado que comprava isso: os fuscas da Speed 1600 viram 2:06->2:08 em Interlagos. E isso com pneu radial de rua e com apenas 100cvs.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.