Ir para conteúdo

VTS em trackdays


Posts Recomendados

Pessoal,

estou me preparando para mais um trackday em minas no autodromo Megaspace. Fui em setembro com o VTS praticamente OEM (escape e filtro inbox). 

2 coisas me chatearam no VTS nesta pista

1 - freios davam fading muito rapido, tipo 4 ou 5 voltas.

2- quando chegou no meio tanque passou a falhar em 1 única curva fechada para direita (sei do problema dos citroen, mas geralemente ocorre com 1 quarto de tanque)

 

Então para este trackday quero pelo menos colocar o carro para frear um pouco mais e tentar resolver as falhadas naquela bendita curva pra direita.

Pessoal que tem VTS me recomendou utilizar pastilha de freio de ceramica/kevlar da power brakes feita pro marea turbo, pelo que falaram cabe no VTS. Vou por fluido DOT 5.1 (tava pensando em Pentosin)

agora para o segundo problema, sem usar catch tank, já me falaram de jogar a mangueira de retorno do combustivel pra dentro do copinho mas sinceramente nao sei quem faz isso...nem se resolve

 

e ai?

 

 

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iria de pastilhas boas, linhas em aeroquip e Fluido Dot 4 decente, tipo Pentosin Racing ou RBF660. Dot 5.1 é para sistemas totalmente rigidos, das motos.
Abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pastilhas boas, aeroquip nos freios, RBF660 ou Pentosin e tenta fazer umas tomadas de ar para os fiscos, corta a proteção de lata interna dos discos e direciona o ar pra lá... fácil e dá um resultado ótimo. Não manjo muito de citroen, mas normalmente quando começa problema de falta em curvas a única saída além de andar com o tanque sempre cheio é fazer um surge ou catch tank, se não for carro exclusivo de TD, eu levaria combustível pra pista e colocaria antes de chegar em 1/2 tanque.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu quando fiz meu primeiro TD em interlagos sofri dos mesmos problemas.

pros freios usei discos fremax e pastilhas de ceramica, todo mundo freiando nos 50m da retas do box e oposta e eu freiando antes dos 200... parti pra discos de 302mm do 406 coupe e pinças de 3000gt e pastilhas de hilux, na trazeira, pinças originais deslocadas, discos de 266mm ventilados, pastilhas ferrodo,  fluido eu nao lembro qual era e a linha era original, era o mesmo setup que o gaucho usava no vts verde turbo....e aguentava.... quando montei no original ficou monstro pra freiar.... era a soluça de baixo custo pra epoca (2008~2009), olhando por cima, acredito que de pra usar uma pinça de 4 pistões tipo a dos wrx que é uma media de 2k e discos originais....era oq eu ia montar no 106...

quanto a falta, eu troquei a bomba na dinamica e montaram faltando uma valvula que fica dentro do copo, que faz encher e nao deixa retornar pro tanque, era uma peça minuscula que nao era visivel, o mark uma vez mexendo depois de eu reclamar disso ele notou isso e montou, depois disso nunca mais tive problema....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

estranho demais dar fading, já andei duas vezes (uma vez em cada carro) e um deles tinha motul 5.1 só pra não dizer completamente original, andava mais de 10 voltas direto, sem problema algum.

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria uma solução low cost pois estou pensando em anunciar o VTS portanto nao vou investir pesado. O fluido pentosin tem alguma especificação eh aquele racing 600 graus? Aerokip pro VTS conhecem onde achar? A pastilha foi bem avaliada por quem esta usando, a power brakes tb tem discos frisados, vale a pena, vai fazer MUITA diferença?  Pq se nao for tabta diferença tb dispenso.

 

O problema de falhar a maioria falha, nao foi erro de.montagem e sim de projeto. Queria levar em um lugar pra resolver.... mas onde?

 

Bora wesley? Vamos sair juntos uns 3 carros sabado! Da ultima vez fiz bate e volta ahahahha foi tenso ficar 39 horas sem dormir.

estranho demais dar fading, já andei duas vezes (uma vez em cada carro) e um deles tinha motul 5.1 só pra não dizer completamente original, andava mais de 10 voltas direto, sem problema algum.

 

Vts?

Iria de pastilhas boas, linhas em aeroquip e Fluido Dot 4 decente, tipo Pentosin Racing ou RBF660. Dot 5.1 é para sistemas totalmente rigidos, das motos.
Abs

serio isso?? Nunca ouvi falar de ser pra moto

Editado por rask69
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pastilhas powerbrakes red(pista) + Fluido dot4 ou 5 novo + sangria na MÁQUINA(pressurizando o sistema)...Não invente de fazer punhetando o freio...hehehhehe  Para a falta em curvas, colocar o retorno para dentro do copo+Conferir a vedação da válvula sob o copo, já melhora consideravemente.... Fora isso só andando com tanque acima do 1/2 ou surge tank..

 

Abs!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Endossando o que o Jorni escreveu com relação aos freios:

Trocar fluido de freio pressurizando o sistema, preferencialmente, usando o Proxia conectado a tomada de diagnostico do carro para abrir as válvulas do modulo do ABS e trocar todo o fluido. Se não me engano, o VTS utiliza a opção anti bloqueio 5.

O carro tem quase 20 anos e os itens de borracha que sofrem esforço, precisam ser trocados (mangotes, correias, buchas, calcos, etc). Do contrario, deformam, perdem eficiência (haja vista bucha do CATT, por exemplo) e comprometem o bom acerto do conjunto desses carros. No caso especifico dos freios, mangotes em malha de aco melhoram o brake feel e aturam temperaturas mais elevadas que os flexíveis originais, mesmo novos. No ebay tem de tonelada e algumas empresas fabricam por aqui.

As pastilhas do Marea Turbo brasileiro cabem no sistema Lucas Girling do VTS 2.0 com a vantagem de terem mais área de contato com os discos (~130mm x 59mm, ante ~130mm x 56mm, comprimento x largura, respectivamente), além de serem mais espessas (19mm x 18,30mm, se não me engano). 

Isso remonta a joint-venture da PSA/Fiat no começo da década de 90 (Peugeot 806, Citroen Evasio,Fiat Ulysse e Lancia Zeta). Portanto, pode ir firme, nao se trata de gatilho. No downside se perde o sensor de desgaste, pois o do Marea Turbo tem tomada diferente dos Citroens. Peca a pastilha sem sensor. Da pra comprar pastilhas gringas boas, também.  

Nunca usei discos slotados, mas há bons relatos sobre. Andei em Interlagos em Dezembro, com discos originais e pastilhas Jurid, também originais, com mangotes de malha de aco e fluido DOT 4 e zero problemas. Mesma receita usei em Jacarepaguá diversas vezes e em Curitiba uma vez. Sei que a pista de MG exige muito dos freios, mas também não permite altas velocidades e penso que, fazendo essa revisão de discos, pastilhas, fluido e mangotes, não vai ter problemas.

 

Sobre a falta de combustível, pode olhar seu conjunto bomba-boia, como Breno falou. Carro que apaga com menos de 1/4 de tanque tem adaptação. Original funciona perfeitamente. Não existe problema. Isso e mito.

Foda o teclado desconfigurado aqui.

Abs.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pastilhas powerbrakes red(pista) + Fluido dot4 ou 5 novo + sangria na MÁQUINA(pressurizando o sistema)...Não invente de fazer punhetando o freio...hehehhehe  Para a falta em curvas, colocar o retorno para dentro do copo+Conferir a vedação da válvula sob o copo, já melhora consideravemente.... Fora isso só andando com tanque acima do 1/2 ou surge tank..

 

Abs!

que oficina no rio tem essa maquina de sangrar fluido de freio?

Endossando o que o Jorni escreveu com relação aos freios:

Trocar fluido de freio pressurizando o sistema, preferencialmente, usando o Proxia conectado a tomada de diagnostico do carro para abrir as válvulas do modulo do ABS e trocar todo o fluido. Se não me engano, o VTS utiliza a opção anti bloqueio 5.

O carro tem quase 20 anos e os itens de borracha que sofrem esforço, precisam ser trocados (mangotes, correias, buchas, calcos, etc). Do contrario, deformam, perdem eficiência (haja vista bucha do CATT, por exemplo) e comprometem o bom acerto do conjunto desses carros. No caso especifico dos freios, mangotes em malha de aco melhoram o brake feel e aturam temperaturas mais elevadas que os flexíveis originais, mesmo novos. No ebay tem de tonelada e algumas empresas fabricam por aqui.

As pastilhas do Marea Turbo brasileiro cabem no sistema Lucas Girling do VTS 2.0 com a vantagem de terem mais área de contato com os discos (~130mm x 59mm, ante ~130mm x 56mm, comprimento x largura, respectivamente), além de serem mais espessas (19mm x 18,30mm, se não me engano). 

Isso remonta a joint-venture da PSA/Fiat no começo da década de 90 (Peugeot 806, Citroen Evasio,Fiat Ulysse e Lancia Zeta). Portanto, pode ir firme, nao se trata de gatilho. No downside se perde o sensor de desgaste, pois o do Marea Turbo tem tomada diferente dos Citroens. Peca a pastilha sem sensor. Da pra comprar pastilhas gringas boas, também.  

Nunca usei discos slotados, mas há bons relatos sobre. Andei em Interlagos em Dezembro, com discos originais e pastilhas Jurid, também originais, com mangotes de malha de aco e fluido DOT 4 e zero problemas. Mesma receita usei em Jacarepaguá diversas vezes e em Curitiba uma vez. Sei que a pista de MG exige muito dos freios, mas também não permite altas velocidades e penso que, fazendo essa revisão de discos, pastilhas, fluido e mangotes, não vai ter problemas.

 

Sobre a falta de combustível, pode olhar seu conjunto bomba-boia, como Breno falou. Carro que apaga com menos de 1/4 de tanque tem adaptação. Original funciona perfeitamente. Não existe problema. Isso e mito.

Foda o teclado desconfigurado aqui.

Abs.

que enciclopédia francesa que vc é  hahahahah valeu pelas dicas

Eu já troquei boa parte das coisas como:

Correia dentada. contitech

2 Esticadores da correia. Citroen

Bieletas de cambio as 3. citroen

Calço da transmissão. peugeot

Pastilha de freio traseiras. cobreq

Buchas da balança de PU. AJ Buchas

Embreagem. Dan correa

Filtro inbox. Inflow

Oleo da transmissão. Tranself

Fluido freio. Pentosin dot 4

Bieletas suspensão. Cofap

Ia trocar as buchas do Catt mas 700 conto cada no momento nao da.

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

que oficina no rio tem essa maquina de sangrar fluido de freio?

que enciclopédia francesa que vc é  hahahahah valeu pelas dicas

Eu já troquei boa parte das coisas como:

Correia dentada. contitech

2 Esticadores da correia. Citroen

Bieletas de cambio as 3. citroen

Calço da transmissão. peugeot

Pastilha de freio traseiras. cobreq

Buchas da balança de PU. AJ Buchas

Embreagem. Dan correa

Filtro inbox. Inflow

Oleo da transmissão. Tranself

Fluido freio. Pentosin dot 4

Bieletas suspensão. Cofap

Ia trocar as buchas do Catt mas 700 conto cada no momento nao da.

 

Hehehe. Algum tempo nessa estrada, já.

A PSA teve um aumento forte de preços, de uns meses pra ca. Eu aproveitei e fui fazendo um pequeno estoque de pecas de giro, aos poucos (mangueiras, buchas, calcos, kit de distribuição, juntas, arrefecimento, etc). Estavam com preços, que nunca foram muito altos, ABSURDAMENTE baixos. Agora, tudo muito mais caro. Uma pena.

Uma boa oficina tem essa maquina de sangria de freios.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-742042368-maquina-de-sangria-de-freio-wurth-_JM

Abs.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo, usei pastilha powerbreak de marea turbo, disco frisado pela pb também... comprei 2 metros de duto de limpar piscina e fiz um resfriamento jogando na parte debaixo dos discos...

Andei pra kct em Interlagos, freando depois dos 50 e foi tranquilo, 2 voltas fortes, 2 tranquilas... fluido de freio comum e sistema de freio original. Não deu falta em nenhuma curva.

No ECPA, pista mais travada e sem velocidade pra esfriar os freios, sem problema também, mesmo termômetro marcando 30º...

 

pneu slick 15 copa clio usados

 
 
 
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho q achar onde estão as fotos, mas é a coisa mais simples... coloquei encaixada na grade frontal, prendi o meio no parabarro e o fim na bandeja, tudo com abraçadeira.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal entrei no site da power brakes pra comprar as pastilhas hoje. Me deparei com uma pastilha pra VTS com o mesmo composto ceramica/kevlar que a do marea que eu ia comprar. Pela foto das especificações de medidas, parece inclusive que a pastilha do VTS é maior, apesar de ser 0.2 menos espessa. A vantagem em adquirir a pastilha pro VTS seria a tomada do sensor ne... E agora? Melhor comprar pro VTS ne? só perde na espessura....

 

VTS 

VTS_pastilha.thumb.JPG.31609534d66c8cc80

 

 

Marea

pastilha_marea.thumb.JPG.56548fe36b09127

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.