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CBA Regulamenta Trackday


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G u s t a v o

A CBA Regulamentou o Trackday, não está claro como e nem os valores.

http://www.cba.org.b...ades.php?id=249

http://www.cba.org.b...ck-day.site.pdf

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL

COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE

NORMAS PARA PRÁTICA DA MODALIDADE TRACK DAY

1.0 – INTRODUÇÃO: A Confederação Brasileira de Automobilismo, juntamente

com as Federações filiadas, normatizará através deste regulamento a prática

da modalidade TRACK DAY a qual somente poderá ser realizada seguindo

todos os itens da presente normatização.

Todo e qualquer evento relacionado ao TRACK DAY ou similar, organizado

pela CBA, FAU ou Clube, deverá obrigatoriamente, seguir as presentes

Normas.

Os eventos que não seguirem esta normatização serão punidos, desde multa

até a cassação da homologação do Autódromo que os sediar.

2.0 - PARTICIPANTES: Os participantes do Track Day deverão possuir cédula

desportiva especifica para a categoria.

2.1- Será permitida a presença de mais um integrante na tripulação do veículo,

que, porém, não poderá pilotar.

2.2 - Todos os participantes, incluindo o segundo integrante, deverão

preencher e assinar a Ficha de Inscrição e apresentar a documentação do

veículo, a ser usado, que deverá estar no nome do próprio piloto ou com

autorização do proprietário específica para o evento.

2.3 - A quantidade de veículos na pista não pode ultrapassar 2/3 do grid

máximo do autódromo.

3.0 – OFICIAIS DE COMPETIÇÃO: Para a realização do evento será

obrigatória a presença dos seguintes Oficiais de Competição:

- 01 Comissário Desportivo indicado pela FAU sede do Evento;

- 01 Diretor de Prova indicado pela FAU sede do Evento;

- 01 Comissário Técnico indicado pela FAU sede do Evento;

- Equipe de Sinalização de pista;

- Secretaria de Prova.CONFEDERAÇÃO

BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

2

4.0 – DA SEGURANÇA: Para a realização do evento serão indispensáveis os

seguintes itens:

- 01 Uti móvel;

- Serviço Médico com respectivo CRM;

- Equipe de resgate;

- Equipe de combate a incêndio.

5.0 - DAS REGRAS DE CONDUTA:

Circulação na área dos boxes:

• Proibido dar marcha ré ou andar na contramão dentro dos Box;

• A velocidade deve ser reduzida (1ª marcha);

• Na saída de Box não poderá ser ultrapassada a faixa branca que delimita a

saída de Box para a pista.

Não é permitido em Pista:

• Mudar de trajetória;

• Ultrapassar nas curvas;

• Dividir frenagem no final da reta;

• Submeter os outros participantes à qualquer situação de risco ou perigo;

• Efetuar manobras bruscas, como mudanças repentinas de direção, ou

quaisquer outras manobras que possam comprometer a segurança dos

participantes;

• É Expressamente proibido o consumo de bebida alcoólica pelo motorista.

• É vedado o uso de capacetes que não ofereçam proteção adequada ao piloto

e ao 2º integrante, cabendo ao Comissário Técnico analisá-los durante as

vistorias, com a possibilidade de reprovação.

OUTROS PROCEDIMENTOS E EXIGÊNCIAS

• Qualquer problema no veículo o piloto deve procurar sair da pista para a área

de escape. Ligar pisca Alerta.

• O uso de cinto de segurança, bem como de capacete são obrigatórios ao

piloto e ao 2º integrante.

• Caso haja chuva no dia do evento, ou caso a pista se encontre escorregadia

em razão de precipitação anterior, somente serão permitidos pneu com “sulcos”

para escoamento de água.

6.0 - VISTORIAS DOS VEÍCULOS:

A vistoria deverá ser realizada pelo Comissário Técnico e será obrigatória para

todos os veículos que venham a participar do Evento. Os veículos devem estar CONFEDERAÇÃO

BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

3

em perfeito estado de conservação, com atenção especial ao conjunto pneus /

rodas / suspensão / luzes de sinalização / freios.

Não será permitido o uso de pneus do tipo “REMOLD” de qualquer marca.

Caso o veículo esteja equipado com pneus “SLICK”, estes deverão ser novos

(sem uso no momento da vistoria técnica).

Será obrigatório nos veículos, a presença de gancho para resgate, de cinto

com 3 arnesses e de extintor de incêndio dentro do prazo de validade.

7.0 - DEFINIÇÕES GERAIS:

Os casos omissos não previstos nestas Normas, bem como dúvidas,

incorreções e divergências de interpretações, etc., serão decididos pelos

Comissários Desportivos, aplicando sempre a Legislação pertinente.

A presente Norma foi elaborada pela Comissão Nacional de Velocidade,

aprovada pelo Conselho Técnico Desportivo Nacional e homologada pelo

Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo.

Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2014.

Comissão Nacional de Velocidade Conselho Técnico Desportivo Nacional

Waldner Bernardo Nestor Valduga

Presidente Presidente

Confederação Brasileira de Automobilismo

Cleyton Tadeu Correia Pinteiro

Presidente

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Atenção senhores membros do fórum: convido a todos na próxima terça feira dia 21/10 para a missa de 7º dia do Track Day,com igreja ainda a definir. R.I.P.

Que coisa... Ja era pesado participar da arrancada RJ pagando filiação a FAERJ...mas pelo menos aqui, eles parcelavam a filiação, e tempos depois ficaram do lado do oktane para a realização dos tra

Esses dias eu tava num briefing e ouvi a seguinte frase: "Só existem dois tipos de carro que chegam a 300km/h na reta dos boxes de Interlagos: os de F1 e os de trackday". Na hora eu achei que fo

Tá barato comprar um jogo de Slick novo por trackday.

Fora a história dos fiscais e ter carteira específica, que só vai servir pra dar dinheiro pra CBA.

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CBA sendo CBA. Ajudar que é bom, quase nada mas para arrecadar é otima. Sempre gostei do desempenho deles em relação a divulgação do automobilismo e o autodromo no RJ. De tanto fazerem algo me canso só em pensar.

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Mas ao que tudo indica só é válido pra autódromos homologados... no caso Interlagos, AIC, Brasília e ECPA pensando em Sudeste/Sul... Hotlaps em kartódromo, Velopark, Fazenda Capuava, etc ficam livres, não ?

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uhauhahuauh sentei bonito!

1) CNH específica

2) Slicks novos

Carteira realmente não tem como fugir, mas nos slcks, galera aqui tá fazendo um group by para comprar um jogo de slick zero e umas rodas multifuro para revezar nos carros para vistoria. :haha:

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Ta mas ok, como tira a tal carteira especifica pra ser um piloto de trackday?

Convenhamos quem já andou no minimo 3x no trackday já sabe o que está fazendo. Tirar uma carteira de piloto igual a mitsubishi oferece custa mais de 10.000,00 reais. (O curso é extremamente excelente só nao fiz por causa do custo)

Quanto aos pneus, eu dou 20 voltas no max em cada trackday, os pneus duram em media uns 3 td.

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oque faz um trackday ser um trackday? hauahuaha

se mudar o nome já não deixa de se enquadrar?

pergunta de newbie mesmo

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G u s t a v o

Mas ao que tudo indica só é válido pra autódromos homologados... no caso Interlagos, AIC, Brasília e ECPA pensando em Sudeste/Sul... Hotlaps em kartódromo, Velopark, Fazenda Capuava, etc ficam livres, não ?

Acho que o Velopark é homologado sim. A dúvida é a partir de quando passa a valer.

Li alguém falando que a FGA afirmou que só vale a partir do ano de 2015, mas já ouvi da FADF que já está valendo. Como faz? Estou tentando achar algo no Código Desportivo sobre publicação.

http://www.cba.org.br/_img/dinamics/regulamentos/cda-2014---final---site.pdf

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overboost

Atenção senhores membros do fórum: convido a todos na próxima terça feira dia 21/10 para a missa de 7º dia do Track Day,com igreja ainda a definir.

R.I.P.

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G u s t a v o

oque faz um trackday ser um trackday? hauahuaha

se mudar o nome já não deixa de se enquadrar?

pergunta de newbie mesmo

O formato com pessoas que não possuem formação profissional de piloto, e carros de "rua".

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Atenção senhores membros do fórum: convido a todos na próxima terça feira dia 21/10 para a missa de 7º dia do Track Day,com igreja ainda a definir.

R.I.P.

Pra mim essa missa já aconteceu quando o valor deixou de ser X para ser XXX ;)

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lippe.seifert

Atenção senhores membros do fórum: convido a todos na próxima terça feira dia 21/10 para a missa de 7º dia do Track Day,com igreja ainda a definir.

R.I.P.

Pra mim essa missa já aconteceu quando o valor deixou de ser X para ser XXX ;-)

Tem trackday p/ todos os bolsos...Os de Curitiba nos dias 4 e 5 desse mês custaram entre 300 e 600 reais.

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Curitiba corri o último track domingo dia todo por R$ 270,00... retrocesso do caraio essa CBA! devem ser tudo do PT! :smile:

Editado por esteba
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Antes nao era regulamentado ?Era liberado o "campeonato" por quem ?

Exatamente, não era regulamentado.
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Na real FPA e CBA ( falando daqui de Curitiba ) faziam vistas grossas... 6 anos de loucuras... :)

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O fato de não ser regulamentado não queria dizer que era um oba oba. Pelo menos se tratando de Oktane.

Inclusive os que já andaram em Tracks organizados por nós e se deram o trabalho de ler nosso regulamento verá que o deles (CBA) está quase que na sua totalidade como o nosso.

Editado por Faustini
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Loucura hein , pagar 6 mil em jogo de slick novos ,correr 5 , 10 voltas e ter que jogar fora ,pois no proximo track nao vai ser mais permitido slick usado

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Atenção senhores membros do fórum: convido a todos na próxima terça feira dia 21/10 para a missa de 7º dia do Track Day,com igreja ainda a definir.

R.I.P.

Pra mim essa missa já aconteceu quando o valor deixou de ser X para ser XXX ;-)

Tem Existiam trackday p/ todos os bolsos...Os de Curitiba nos dias 4 e 5 desse mês custaram entre 300 e 600 reais.

Corrigi pra você,

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Palhaçada! Carteira é igual a pedágio pra CBA vide KM de Arrancada, aqui no estado pior ainda que tem 1 ou 2 no ano. Não poder usar Slick de 10 voltas é faz me rir, usar LingLong pode. O propósito do track day foi perdido, complicaram o que era simples. Pra que fomentar o automobilismo né não?

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O fato de não ser regulamentado não queria dizer que era um oba oba. Pelo menos se tratando de Oktane.

Inclusive os que já andaram em Tracks organizados por nós e se deram o trabalho de ler nosso regulamento verá que o deles (CBA) está quase que na sua totalidade como o nosso.

E nem da época do RacingDay e atualmente do Track Day IN. No RD já era exigido certas regras e a vistoria era criteriosa, assim como o evento todo supervisionado pela Federação. O TDIN também está demonstrando aperfeiçoamento a cada etapa, inclusive fazendo outros eventos tipo o Hot Lap tudo dentro da segurança.

O ponto é que a "exigência" dos organizadores desses track's (RD, IN, Oktane etc) é em prol da segurança e dentro do bom senso pois é organizado por amigos, já a CBA é em prol da segurança, pois o evento ganhou grandes proporções, natural estar na mira da CBA, mas também é em prol de lucrar e impor regras futuras que complique mais ainda a realização desse evento.

Acho que regulamentar é importante, mas tem de analisar se isso realmente impacta e regulamenta, ou só vira burocracia.

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