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Comentários do OTD 2010.4


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Parece que este OTD, anunciado como o ultimo, o povo tava com mais sanguenozoio. Talvez por ser o ultimo, o pessoal cagou pras regras. Eu participei de todos os OTD desde o 2008.2 e nunca vi um com tanta gente desrespeitando as regras, em carros de todos os tipos, classes e precos. Eu andei 95 voltas nos dois carros, entao vi muita coisa. Eu jah estava naquela: fazia uma curva e via aquela penca de carros muvucados, entao reduzia ou saia da pista.

Pessoalmente o que mais me incomodou foram os Ka. Eles ficavam em grupo, andando devagar e brincando de trocar posicoes. Nao deixavam ninguem passar (com seguranca). Acho que eles imaginavam estar rapidos. Uma outra hora, enquanto eu estava atras de um deles, que ia muito lento na Sul, veio um "amiguinho" e passou entre eu e o outro Ka. E o que veio atras tb se animou e veio por dentro na primeira perna...tive que ir pra grama. Xinguei de tudo que eh nome os caras. Eu nao aguentava mais ver aquele numero 56 e 49 (ou 29) se comportando como os donos da pista.

No NDA costumam andar em torno de 90 carros no trackday, sendo que a pista de Interlagos eh bem mais longa. Eles dividem em 4 baterias na parte da manha. Se tiver outro OTD e quiserem receber os 83 participantes como neste, seria melhor dividir em pelo menos duas baterias. Nesse evento, fiquei ateh a bandeirada final no Eclipse, e ainda tinha mais gente junto. Nao consegui fazer nenhuma volta limpa com nenhum dos dois carros...e como eu sou muito conservador (geralmente... tb cometo erros, mas nao por ousadia) qualquer transito me atrapalha.

Fica aih o desabafo. Mas apesar de tudo, foi o melhor trackday em termos de diversao que eu jah participei.

Ainda bem que o Xingamento de tudo que é nomes foi recíproco, estava até com peso na consciencia!! Se voce acha que alguem "te atrapalhou" voce deveria ter falado na hora com a organização.

O que me atrapalhou bastante foi o seu carro e mais alguns carros bem mais rápidos de reta que os KA, vulgo carro de fudido, e nas curvas tacavam o pé no freio contornando as curvas extremamente devagar.

Cara nao conheço voce pessoalmente , mas da proxima vez, uma atitude mais digna seria chegar pessoalmente e falar se algo te atrapalha, pelo menos sempre faço dessa forma, em todo evento faço amigos e nunca tive que ficar retrucando comentários de TD.

Sem mais

Obviamente reclamei com a organizacao...mas soh depois que vi os mesmos carros fazendo as mesmas coisas pela terceira ou quarta vez. Como voce deve ter ouvido no Briefing, reclamar com outros participantes nao leva a nada. E ainda pode levar a extremos desnecessarios na hora do sangue quente. Admito que posso ter confundido os Ka prata, mas o que me levou aa reclamacao foi inequivocamente uma irresponsabilidade do 56 e 49 na Sul. Nessa hora exata eu estava devagar porque tinha um outro Ka na frente e eu nao o ultrapassaria no meio de uma curva... coisa que o 56 nao respeitou. Felizmente tenho tudo em video, sendo processado neste momento.

E nao seja complexado. Um Ford Ka foi o unico carro da familia de 2000 a 2006. Era um 1.0, comprado em dezenas de prestacoes... mas nao me achava "fudido" por causa disso. Minha esposa eh doida pra ter um Ford Ka pra TrackDay. Eles sao muito bons de curva, mas nao confunda o fato de outros carros terem que freiar antes de fazer curva, com o fato de andarem devagar nas curvas.

De forma alguma me sinto complexado cara! só repeti um post seu que li de uns TDs passados! Tenho esse Kazinho desde 2003 e só uso em TD,tenho outro carro pro dia a dia. Meu irmao tem um EVO V e nunca saiu tao feliz de um TD andando de Ka tambem, #04.

Monta um Kazinho pra vcs tambem, carrinhos são muito divertidos e inquebraveis, estava falando do contorno de curva, nao da aproximação.

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O problema é exatamente o que o Sylvio disse... os Ka's são muito bons de curva mas não tem motor pras retas... então acabam sempre ficando embolados com os demais... aí eles tentam passar os carros durante umas 3 voltas e não conseguem pq quando chega na reta os carros mais fortas abrem e o Ka fica prewso atrás na curva... aí quando passa, acontece o contrário, o ka abre na curva, e quando vc vem tirando na reta, chega uma próxima curva e como você não consegue passar o ka antes da curva, fica a impressão de que eles estão te atrapalhando. e fica um atrapalhando o outro.

Dudles, tem uns Ford Ka fora de serie nas curvas e nas retas tb. Tem um preto que participa do OTD que eu nao pego nem na reta (soh pego nas curvas mesmo). Mas os Ford Ka que eu citei, pareciam coelhos. Eu via toda hora, e andavam bem lentos nas curvas e retas. De forma alguma isso me incomoda. Nunca incomodou. Haviam carros de tudo que eh potencia ali. Alguns literalmente passeando e nao me botavam em risco. Mas nao podemos usar a falta de performance do proprio carro como desculpa para desrespeitar as regras. Se querem fazer pegas com carros parecidos, dividir curvas e bloquear outros carros, tem a Turismo.

E pra esclarecer, gosto demais de Ford Ka. Minha reclamacao nao eh dirigida aos carros.

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zikizira, eu já passei por esse mesmo problema quando tinha o Rx8... hj em dia o GTR sobra tanto q não tenho como ser "atrapalhado" desta forma que voce descreveu. Oque acontece hj em dia comigo é muito pior!!!

O meu problema agora é que chego nos carros tão rapido que a maioria nem percebe e acabo tomando sustos mesmo (e sei que a culpa nao é de ninguem... só acontece). Impossivel dar uma volta "limpa" e rapida.

Pra mim, acho q o risco não compensa a diversão... foram sustos grandes!

Uondi, nao sei se o problema estah na diferenca entre os carros. Acho que os pilotos e a competitividade excessiva, considerando-se que o evento eh um trackday, eh que tornam as coisas perigosas. Neste evento, com 83 carros, tudo ficou exacerbado. E o fato de ser o ultimo, talvez tenha feito muita gente querer se despedir em grande estilo.

Tomara que tenha sido uma coisa atipica. Este evento ficou o tempo todo no limiar entre eu o considera-lo o melhor da minha vida, ou o pior. Passei varios sufocos. Se eu tivesse porrado um dos carros, sairia falando que foi o pior. Como nao aconteceu nada, a adrenalina extra me fez considera-lo o melhor.

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Li tudo e vou dar um resumo, pelo menos o que eu tenho feito.

Quando não tinha Cronometro, pra mostrar que tava rápido eu tinha que ultrapassar os outros, hoje em dia com cronometro se eu vejo um carro mais lento que eu que se mostra de dificil passagem eu simplesmente tiro o pé, deixo dar uma boa diferença e só depois vou fazer meu tempo, SIMPLES assim.

Não perco tempo tentando passar ele, não gasto meu material e não fico stressado !

Quando já fiz meu tempo, busco carros de amigos com tempo parecidos pra tentar ver traçado e tentar melhorar meu tempo bricando saudavelmente !

Pessoal estava com faca nos dentes , acho que só precisa acalmar !

2 baterias eu não sou a favor, a pista aberta o tempo todo é PERFEITO ! vc entra a hora que quer e sai a hora que quer . Cabe a vc escolher é a melhor parada !

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rodrigoallemand

mais uma ....

Não sei se o mais uma foi na linha de "mais uma historinha", mas querer tricotar na reta com carros embolados e frear na bunda de um voyage velho QUE MANTEVE A LINHA DO TRAÇADO, não é nada de errado com o regulamento. Acredito até que o Uondi não reclamou disso, mas colocar a culpa no Voyage não é nem um pouco correto. Só se faz isso porque é um GT-R contra um Voyage. Se fosse GY-R vs. Evo X seria duelo, mas não... foi o faz merdinha de um carro velho.

Até porque teve mais gente que ficou puto e fez merda com o mesmo voyage, como paSSSSar por fora na sul com o carro totalmente de lado no melhor estilo drift...

Não vi, não posso falar, mas quando vejo um carro mais forte do que o meu na minha bunda eu tiro o pé e deixo passar pra não atrapalhar !

Só coloquei um, mais uma ...., pelo fato de vc querer dividir curva com C63 depois dela tentar passar na boa.

Eu posso estar enganado ou errado, pois quando tinha um A3 já tentei dividir curva com Z8, Porsche e outros e meu carro era MUITO mais barato, a dif. era que eu tava virando mais rapido que eles por isso tentava passar pra não perder tempo atrás pq nas retas era IMPOSSIVEL passar !

Mas como o BlackBug falou, não deu em nada , ninguem bateu e ficou tudo na boa, na proxima o pessoal tem que tomar mais cuidado e levar as coisas na boa !

Obrigado pela parte que me toca, mas pode perguntar pro Elias.... eu estava de seta ligada indicando que iria sair da tangente da curva pra não atrapalhar a volta dele, que com certeza seria mais rápida, peguei toda a sujeira da parte de dentro da saida da vitoria, dei pedal do lado e antes da "passarela" a AMG já estava na tangente e a uns dois carros na frente... eu não sou louco de acelerar com uma AMG, ainda mais como ele estava andando...

E eu sou o mais cagão pra dividir curva com os outros pelo "bração" que sou em relação aos outros que estão virando tempo perto de mim...

Editado por rodrigoallemand
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rodrigoallemand

Li tudo e vou dar um resumo, pelo menos o que eu tenho feito.

Quando não tinha Cronometro, pra mostrar que tava rápido eu tinha que ultrapassar os outros, hoje em dia com cronometro se eu vejo um carro mais lento que eu que se mostra de dificil passagem eu simplesmente tiro o pé, deixo dar uma boa diferença e só depois vou fazer meu tempo, SIMPLES assim.

Não perco tempo tentando passar ele, não gasto meu material e não fico stressado !

Quando já fiz meu tempo, busco carros de amigos com tempo parecidos pra tentar ver traçado e tentar melhorar meu tempo bricando saudavelmente !

Pessoal estava com faca nos dentes , acho que só precisa acalmar !

2 baterias eu não sou a favor, a pista aberta o tempo todo é PERFEITO ! vc entra a hora que quer e sai a hora que quer . Cabe a vc escolher é a melhor parada !

Concordo com o "josemário"... pista aberta é perfeito...e esses "problemas" sempre acontecerão, a não ser que vc pare de andar, o que eu não farei! rs

@Dudles: então quer dizer que o Ka é melhor de curva que o EvoX agora?!? PIKA, hein!!!!!! AUHAuhAUHAuhaUHAuh

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mais uma ....

Não sei se o mais uma foi na linha de "mais uma historinha", mas querer tricotar na reta com carros embolados e frear na bunda de um voyage velho QUE MANTEVE A LINHA DO TRAÇADO, não é nada de errado com o regulamento. Acredito até que o Uondi não reclamou disso, mas colocar a culpa no Voyage não é nem um pouco correto. Só se faz isso porque é um GT-R contra um Voyage. Se fosse GY-R vs. Evo X seria duelo, mas não... foi o faz merdinha de um carro velho.

Até porque teve mais gente que ficou puto e fez merda com o mesmo voyage, como paSSSSar por fora na sul com o carro totalmente de lado no melhor estilo drift...

Não vi, não posso falar, mas quando vejo um carro mais forte do que o meu na minha bunda eu tiro o pé e deixo passar pra não atrapalhar !

Só coloquei um, mais uma ...., pelo fato de vc querer dividir curva com C63 depois dela tentar passar na boa.

Eu posso estar enganado ou errado, pois quando tinha um A3 já tentei dividir curva com Z8, Porsche e outros e meu carro era MUITO mais barato, a dif. era que eu tava virando mais rapido que eles por isso tentava passar pra não perder tempo atrás pq nas retas era IMPOSSIVEL passar !

Mas como o BlackBug falou, não deu em nada , ninguem bateu e ficou tudo na boa, na proxima o pessoal tem que tomar mais cuidado e levar as coisas na boa !

Obrigado pela parte que me toca, mas pode perguntar pro Elias.... eu estava de seta ligada indicando que iria sair da tangente da curva pra não atrapalhar a volta dele, que com certeza seria mais rápida, peguei toda a sujeira da parte de dentro da saida da vitoria, dei pedal do lado e antes da "passarela" a AMG já estava na tangente e a uns dois carros na frente... eu não sou louco de acelerar com uma AMG, ainda mais como ele estava andando...

E eu sou o mais cagão pra dividir curva com os outros pelo "bração" que sou em relação aos outros que estão virando tempo perto de mim...

Milhões de desculpas então Rodrigo !

Por isso perguntei de boa !

Pq pelo que vc falou no outro topico não sabia se vc tava brincando ou falando sério !

Foi mal ! :roll: :roll:

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Li tudo e vou dar um resumo, pelo menos o que eu tenho feito.

Quando não tinha Cronometro, pra mostrar que tava rápido eu tinha que ultrapassar os outros, hoje em dia com cronometro se eu vejo um carro mais lento que eu que se mostra de dificil passagem eu simplesmente tiro o pé, deixo dar uma boa diferença e só depois vou fazer meu tempo, SIMPLES assim.

Não perco tempo tentando passar ele, não gasto meu material e não fico stressado !

Quando já fiz meu tempo, busco carros de amigos com tempo parecidos pra tentar ver traçado e tentar melhorar meu tempo bricando saudavelmente !

Pessoal estava com faca nos dentes , acho que só precisa acalmar !

2 baterias eu não sou a favor, a pista aberta o tempo todo é PERFEITO ! vc entra a hora que quer e sai a hora que quer . Cabe a vc escolher é a melhor parada !

Concordo com o "josemário"... pista aberta é perfeito...e esses "problemas" sempre acontecerão, a não ser que vc pare de andar, o que eu não farei! rs

@Dudles: então quer dizer que o Ka é melhor de curva que o EvoX agora?!? PIKA, hein!!!!!! AUHAuhAUHAuhaUHAuh

Se o pessoal abrir o topico que vc fez de #LingerieDay, acho que fica mais facil de andar no track day !

:roll: :roll: :lol: :lol:

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galera, estou de olho nesse tópico. espero respeito de todos os participantes e qualquer resposta ofensiva será punida, de acordo com nossas regras de conduta.

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rodrigoallemand

O que eu to achando legal é que estamos discutindo problemas de certa gravidade mas tudo numa boa, em grande parte porque não deu nenhuma merda grande.

Pensando bem esse lance que o Uondi falou dele chegar mais rápido nos outros é bem verdade mesmo. Eu sempre fico de olho no retrovisor qundo vou mudar tragetoria, mania de rua...

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brunokraucher

O que eu acho que acontece, é que o pessoa dos carros mais lentos fica naquilo de não perder tempo e acabam sendo um pouco mais inconsequentes, e eu noto um pouco de preconceito aqui da galera que tem carros mais fodas e acham que os menores tem que sair da frente e abrir passagem com tapete vermelho... todos tem de se respeitar igualmente na pista... isso não é corrida... e o que acontece tb é o cara que tem um carro que é originalmente fraco e na reta acelera junto com um carro mais forte ( tipo a AMG ou o GTR ) pra "comparar" mas se esquece que o GTR tem freios e o outro não...

Outra coisa... pelo pouco que eu vi parecia que os bandeiras estavam dormindo... quando o VTS rodou na saída da vitória eu tava no box da Indy e não vi nenhuma bandeira amarela/vermelha visível...

Eu participei de 20 trackdays e sempre tentei compreender a diferenca de performance dos carros. Estou sempre no meio e, portanto, enfrento os dois lados. Vejo carros mais lentos e mais rapidos o tempo todo. Mas no caso dos Ford Ka citados, tanto quando eu estava no Evo, quanto no Eclipse, e nos relatos de outras pessoas, eles estavam bloqueando a pista, andando em grupinhas e fazendo seus peguinhas particulares. Eu nao me arriscaria a meter o carro no meio deles, pois eles nao pareciam ser muito consicentes do que estava aa sua volta. Vou preparar um video pra ilustrar o que estou dizendo.

O problema é exatamente o que o Sylvio disse... os Ka's são muito bons de curva mas não tem motor pras retas... então acabam sempre ficando embolados com os demais... aí eles tentam passar os carros durante umas 3 voltas e não conseguem pq quando chega na reta os carros mais fortas abrem e o Ka fica prewso atrás na curva... aí quando passa, acontece o contrário, o ka abre na curva, e quando vc vem tirando na reta, chega uma próxima curva e como você não consegue passar o ka antes da curva, fica a impressão de que eles estão te atrapalhando. e fica um atrapalhando o outro.

Em vista do grande número de carros nos últimos TD's, eu ainda acho que poderiam dividir 2 grupos se revezando em baterias de 30 minutos. E dividir esses grupos por habilidade e potência. Pra não acontecer esse tipo de coisa novamente. Pq do jeito que está, ninguém nunca viraq tempo e ninguém consegue se divertir pq tem muito carro com disparidades absurdas de potencia se engalfinhando.

espero realmente nao ter atrapalhado ninguem com meu potranco... KA #67 preto...

e pergunto, vc ja andou em sp? que impressoes vc teve das baterias?

eu acho assim, com as pessoas respeitando as regras, nem com 1000000 carros precisamos de baterias, precisamos é de respeito as regras...

certo que os kas estavam te atrapalhando, mas, apesar do que alguns acham, para a maioria, o trackday é uma oportunidade de elevar os seus limites e testar os do carro, temos que entender que nem todos respeitam as regras, nem os pequenos e nem uns grandes...

mas nao deseje baterias cara... vc entra e ve que a calibragem n ta legal, pronto, só volta pra pista daqui a 1 hora!

eu acho que só o respeito as regras e um minimo de calma pra rever as situacoes ja resolvem o dia todo!

afinal nunca se passa de 20, 25 carro na pista mesmo, nao importa se tiverem 3000 esperando, só 20 vao andar..

queremos marcar tempo, sim, mas se temos o carro mais forte que o de outros, temos que entender e tentar marcar aquela volta rapida depois, ja que pegar transito acontece e mto pro meu kazinho tb...

mas o melhor mesmo é a diversao!!!!!!

vamos com calma com esssa de bateria, podemos achar melhores solucoes!

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Pensando bem esse lance que o Uondi falou dele chegar mais rápido nos outros é bem verdade mesmo. Eu sempre fico de olho no retrovisor qundo vou mudar tragetoria, mania de rua...

o que é desnecessário. como nós dizemos, quem está mais rápido tem a responsabilidade de passar quem está mais lento.

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Black Bug

Eu concordo MUITO mesmo com o q o Bruno disse, tem q respeitar as regras e ponto.

Numa das bandeiras vermelhas eu tirei o pe assim como outros carros q estavam na frente e outros atras, formamos uma pequena fila indiana com uma boa distancia entre os carros.. eis q uma das c63 veio, passou todo mundo fez a vitoria e foi embora.. nao sei se eu cheguei a comentar isso anteriormente maaaaas como eu ja estava indo pro box fui numa de rever o problema do carro e nao fiz o q deveria ter feito q era comunicar ao digo isso, de qqer maneira nao sei se há alguma possibilidade de fazer com q as bandeiras sejam mais visiveis

E concordo plenamente com briefing e com o digo sobre quem vem mais rapido. É e tem q ser o responsavel por ultrapassar com seguranca ou optar por aliviar o pé e deixar abrir espaco de modo q permita vc fazer sua volta rapida ou ainda, esquece a volta q vinha fazendo, espere o melhor lugar e passe é simples! O q eu acho q e dificil pra mta gente e o tesao do momento q vc esta num carro "normal" e pensa q tá andando "junto" com um carro top... quer saber se isso e verdade? vai lá no painel e olha o tempo!

De voyage fomos a reta toda na frente do porsche, maneiro, mto legal, mas o cara ainda vira 10s mais rapido entao nao adianta achar q ta andando junto, saca?

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Esse assunto é bem complicado mesmo, eu que nunca andei tenho isso como minha maior preocupação, conversando com o Kadu, ele disse que ficava bolado quando via o Maveco branco crescendo assustadoramente e ele é "rato de TD", imagina eu que sonho estar nos proximos TD, meu manco original de motor. hehehehhe capaz de Ejetar o carro da pista. :roll:

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Eu ando em trackdays desde 2002, na época dos eventos do Xavier.

No entanto, de uns tempos pra cá, apesar do evento só ter melhorado EM TODOS OS ASPECTOS, virou uma febre reclamar.

Infelizmente, com tantos carros na pista de diferentes nichos e potências, vai ser muito difícil conseguir fazer uma volta sem pegar trânsito. O que não quer dizer que o evento seja inseguro.

Pra ilustrar como uma coisa não remete a outra:

Eu já andei de Ka e talvez seja um dos carros mais fracos que acelerei em pista, mas COM TODA CERTEZA, é um dos mais divertidos.

Vou relatar aqui minha pior experiência com trânsito em OTD:

Eu andei num OTD atrás do Lancer X do Zikizira e estava de Saxo, com a embreagem patinando. O Lancer estava mais lento do que eu. Cada curva que ele freava demais, meu 1.6 aspirado suava pra recuperar. Era crucial tentar virar meu melhor tempo, pois previa que ia ficar na mão. Fiz 2 voltas tentando ser rápido até conseguir ultrapassar, mas perdi a embreagem e o evento de vez.

Ou seja, meu OTD acabou ali. Nem por isso esmoreci. Sabia que ainda ia me F* pra ir de reboque pra casa, mas continuei ali com os amigos, andando de carona, guiando e me DIVERTINDO.

Fico me perguntando se, de 9:00 as 17:00 (tirando 1 hora CLT pro almoço rsrsrs), não deu pra aproveitar o evento??????????????

A galera da organização rala pra cassete pra tentar fazer uma brincadeira legal como tem sido há vários anos e penso ser de todo válido o feedback sobre possíveis melhorias.

Acho tb, que, como já foi dito anteriormente em outros tópicos de "ultrapassagem de risco", "dividida de freada", cada um ali coloca seu patrimônio querido em risco e ninguém quer ter prejuízo, seja num ford Ka ou num Porsche. Brincadeiras acontecem e na maior parte, são entre amigos ou conhecidos. E de risco assumido.

Eu mesmo "vi merda" quando Leleo e Ipe estava andando rápido no memorável pega Mustang Interceptor x Evo monstro. Passaram por mim a milhão e sabe de uma coisa????

EU GOSTEI PRA C*. Queria ver era mais de perto o pega. e mais vezes!!!!

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Li tudo e vou dar um resumo, pelo menos o que eu tenho feito.

Quando não tinha Cronometro, pra mostrar que tava rápido eu tinha que ultrapassar os outros, hoje em dia com cronometro se eu vejo um carro mais lento que eu que se mostra de dificil passagem eu simplesmente tiro o pé, deixo dar uma boa diferença e só depois vou fazer meu tempo, SIMPLES assim.

Não perco tempo tentando passar ele, não gasto meu material e não fico stressado !

:roll:

Nunca participei pilotando, (se deus quiser um dia realizarei este sonho) mas sempre tive essa ideia também, evita-se desgastes desnecessários, tanto emocionais quanto materiais.

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Pessoal tem que começar a levar o bom senso para o trackday, parado na 90º fotografando eu vi algumas coisas erradas, tanto dos carros de menor valor, quanto os de maior valor ....

Carros brincando achando q estão sozinhos no autodromo e carros bem caros jogando por dentro da 90º e fechando os novatos ...

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Penso igual ao Zema, se eu abrir uma volta e pegar transito no meio dela, na mesma hora aborto a volta, dou uma distancia dos outros carros pra na proxima volta tentar fazer uma volta rapida.

Track day é hobby, ninguem que anda ali ganha dinheiro, pelo o contrário, só gasta, e gasta bastante dinheiro.

Concordo com o Ogro quando ele diz que as pessoas tão reclamando demais, várias vezes fui atrapalhado tanto por carros mais fracos quanto por carros mais fortes, e nunca reclamei com ninguém e nem de ninguém, porque apesar de querer sempre melhorar meu tempo o OTD não passa de uma brincadeira, e eu vou lá pra me divertir, não pra me estressar !!

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Eu andei num OTD atrás do Lancer X do Zikizira e estava de Saxo, com a embreagem patinando. O Lancer estava mais lento do que eu. Cada curva que ele freava demais, meu 1.6 aspirado suava pra recuperar. Era crucial tentar virar meu melhor tempo, pois previa que ia ficar na mão. Fiz 2 voltas tentando ser rápido até conseguir ultrapassar, mas perdi a embreagem e o evento de vez.

Caramba, pelo visto voce acredita ateh hoje na mentira que seus amigos inventaram. Vou ateh jantar pra nao falar besteira e ser expulso daqui.

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zikizira, eu já passei por esse mesmo problema quando tinha o Rx8... hj em dia o GTR sobra tanto q não tenho como ser "atrapalhado" desta forma que voce descreveu. Oque acontece hj em dia comigo é muito pior!!!

O meu problema agora é que chego nos carros tão rapido que a maioria nem percebe e acabo tomando sustos mesmo (e sei que a culpa nao é de ninguem... só acontece). Impossivel dar uma volta "limpa" e rapida.

Pra mim, acho q o risco não compensa a diversão... foram sustos grandes!

teve uma vez q eu fiz a 120 e peguei aquela retinha, vc apareceu do nda me passando por dentro, tinham uns carros freando pra fazer a 90 vc foi e passou eles tb e sumiu, tudo MUITO rapido, nem deu tempo de fazer nda, a diferença de performance é absurda. :roll:

Li tudo e vou dar um resumo, pelo menos o que eu tenho feito.

Quando não tinha Cronometro, pra mostrar que tava rápido eu tinha que ultrapassar os outros, hoje em dia com cronometro se eu vejo um carro mais lento que eu que se mostra de dificil passagem eu simplesmente tiro o pé, deixo dar uma boa diferença e só depois vou fazer meu tempo, SIMPLES assim.

Não perco tempo tentando passar ele, não gasto meu material e não fico stressado !

Quando já fiz meu tempo, busco carros de amigos com tempo parecidos pra tentar ver traçado e tentar melhorar meu tempo bricando saudavelmente !

Pessoal estava com faca nos dentes , acho que só precisa acalmar !

2 baterias eu não sou a favor, a pista aberta o tempo todo é PERFEITO ! vc entra a hora que quer e sai a hora que quer . Cabe a vc escolher é a melhor parada !

onde eu assino?

chegou num carro e não consegue passar? tira o pé, resfria o equipamento, da uma boa distancia e depois vem de novo com a faca nos dentes :roll:

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Pena que não pude participar e na ultima hora nem como espectador

Mas to vendo que o negocio tava bem "quente"

Vou dizer uma coisa so participei de 4 OTD mas ja viciei

E acho que se passa pela maioria

Se for o ultimo vamos chorar

E melhor tumultuado do que não ter

E facil botar ordem

Põe o primeiro pra fora que os outro tomão vergonha.

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Ainda não vi ninguem comentando.

Ninguem viu um cachorro magrinho andando pela pista naquela retinha logo depois da 90, não?

Ele veio pela grade, foi pra pista, parou na grama, esperou o a3 com roda de S3 passar, e atravessou, ai entrou no mato em frente e sumiu! tentei passar radio pro romero, mas tava ocupado direto.

Se o dono do a3 for daqui, com certeza ele viu.

Editado por thizin
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Eu andei num OTD atrás do Lancer X do Zikizira e estava de Saxo, com a embreagem patinando. O Lancer estava mais lento do que eu. Cada curva que ele freava demais, meu 1.6 aspirado suava pra recuperar. Era crucial tentar virar meu melhor tempo, pois previa que ia ficar na mão. Fiz 2 voltas tentando ser rápido até conseguir ultrapassar, mas perdi a embreagem e o evento de vez.

Caramba, pelo visto voce acredita ateh hoje na mentira que seus amigos inventaram. Vou ateh jantar pra nao falar besteira e ser expulso daqui.

Eu acredito no que vi na pista e no que está filmado. Não sei a qual mentira se referiu.

E sim, virei mais lento pq tinha vc como trânsito, enquanto vc "descobria", dentro do TRACKDAY, os mil botões do seu carro novo como vc mesmo escreveu.

E nem por isso fui reclamar com organização, nem por isso protestei aqui, etc. Como falei, procurei me divertir e curtir um dia de pista com os amigos.

Vc reclamou dos gol de turismo, do aldee, dos ka e ainda ironizou uns e outros.

Na boa? Dá uma relaxada aí e fica tranquilo. :rindoavera:

VC tá levando tudo a ferro e fogo, cara. Ali é pra galera se divertir e se confraternizar.

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Concordo com o Zema. Recebi esse conselho do proprietario de um Civic Si vermelho que eu babava em 2008, em um dos TrackDay. Ele me disse, e eu passei a seguir desde entao:

"Quando eu pego transito, eu aborto a volta. Aproveito pra esfriar o freio e o motor"

Neste OTD 2010.4, continuei fazendo isso e tenho varios videos para ilustrar. Falava pros meus caronas: nao dah pra ir rapido...vamos brincar. Dava distancia e ia brincar de derrapar nas curvas. Por esse aspecto foi muito divertido e os caronas gostaram mais do que se eu estivesse tentando fazer tempo. Na verdade, como eh facil conferir nos resultados, a melhor volta do Evo foi a numero 2. A do Eclipse foi a numero 1. Depois disso, soh deu pra brincar, pois tinha muito transito.

Eu jah sei que esse negocio de carro velho/feio/barato dar pau em carro novo/bonito/caro existe desde os primordios das corridas. E acontece em todas as areas da sociedade. Existem ateh termos pra explicar isso. Estah ateh na Biblia, como no caso do pequeno Davi derrotando o gigante Golias. Todo mundo sempre torce pelo aparente mais fraco.

Eu jah deixei algumas lendas se perpetuarem (apesar de eu estar upando um video pra matar uma agora mesmo), e sei que isso aconteceu com varias pessoas aqui. O proprio Digo comentou isso publicamente, dizendo estar cansado deste tipo de coisa, agradecendo a existencia de cronometragem pra minimizar essas besteiras. Infelizmente, assim como vemos na politica, usam a midia facil hoje em dia, com trechos de videos e citacoes de situacoes muito especificas, para induzir a certas conclusoes genericas absolutamente distorcidas. Vejam o caso do Ka, que fez 1:43 dizendo que eu (1:31 na segunda volta do dia) era lento nas curvas, porque me viu indo devagar uma vez.

Nesse OTD, a Paty estava me filmando no telhado e presenciou a torcida pelos carros aparentemente mais simples. Ela disse que o povo falava mal de todos os carros mais novos/caros/bonitos: "Esse Porsche eh uma merda... nao corre nada", "De que adianta esse monte de aerofolios, se nao anda nada". Ela, que jah entrou em discussao feia com um "bando de ze manés" ano passado, jah ateh se acostumou. Pra quem nao entende da dinamica de uma corrida, ver um carro se aproximar de outra na tomada da curva da Vitoria pode parecer que estao tirando diferencas. E num trackday, onde toda hora tem alguem esfriando ou passeando, eh facil ver situacoes de ultrapassagens surpreendentes que fazem a galera vibrar. Eu mesmo ultrapassei o Ipe nesse ultimo TD. Ele me ultrapassou que nem um foguete na reta da arquibancada...mas depois da Sul ele chegou pro lado pois deve ter tido algum problema. Imagina se eu pego soh a parte da Sul e a ultrapassagem e publico no YouTube falando "De que adianta um super-piloto, num super carro de 700hp, se eu...iniciante, num carro inferior de 300hp dei coro?".

Mas apesar de compreender as causas desse complexo, nao acho certo um carro sem freios e sem capacidade de fazer curvas, acelerar ateh o talo numa reta pra mostrar que pode enfrentar um "grandao". E pior, acelerar ateh chegar na curva, como se fosse um duelo pra ver quem desiste primeiro. E depois sair dando tchauzinho. Isso pra mim eh o cumulo. Um dos meus amigos, que participou pela primeira vez do OTD agora, jah me sinalizou que nao correrah mais aqui (caso tenha outro), pois tem muito engracadinho complexado tentando se mostrar ao "enfrentar" um carro aparentemente melhor, como o dele.

Pra comeco de conversa, eh muito facil fazer um carro bom de reta. Nao vejo merito nenhum nisso. Qualquer oficina de quinta-categoria pode instalar um kit comprado em padaria e transformar um carro num monstro nas retas pra assustar os preibói nas ruas. E por fim, botar em risco um carro que, em termos relativos, oferece um risco financeiro de prejuizo muito menor, estah longe de ser algo memoravel. Quero ver um destes engracadinhos comprar um carro 20x maior que o seu proprio salario, e botar em risco fazendo besteiras em trackday, contra um carro de, digamos, 2x o salario. Usei o proprio salario como referencia, para que fique justo e sejam eliminadas as variaveis socio-economicas da comparacao. Pra mim, meu Evo X eh muito...mas muito caro pros meus padroes. Pra outros, como varios da minha familia, um Fiat Uno eh muito, mas muito caro.

Sinceramente, cansei de tanta magoa, tanta inveja reprimida, tanta distorcao de fatos. Quer mostrar que eh bom de braco? Vai correr na Turismo. Arruma um patrocinio (o que por si soh, jah eh uma vitoria) e vai mostrar que eh o bonzao, correndo com outros carros bem parecidos, em situacoes onde todos estao ali pra competir. Ou entao, vai correr de Kart. Do contrario, passe longe dos TrackDay.

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