Ir para conteúdo

[VIDEO] Corsa x SI


Posts Recomendados

  • Respostas 137
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

  • G u s t a v o

    13

  • Villalon

    11

  • zikizira

    10

  • MARCUS NARDINO

    7

G u s t a v o

Lendo e aprendendo pra junho.....

Gili, li em algum lugar que seu carro está muito traseiro, faz uma cambagem mais negativa nele na dianteira e levemente negativa atrás, se tá saindo muito vc precisa segurar um pouco mais a traseira.

Depois posta aqui seu projeto, acho que daqui uns 15 dias eu já tenho novidades do meu tb.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Villa,

Com todo respeito e admiracao que tenho por voce, jah que voce sempre esteve disponivel pra me ajudar e dar dicas, mas gostaria de discordar em alguns pontos.

No ultimo OTD 2009.1, o mesmo aconteceu comigo. Eu precisei botar a mao pra fora, pra pedir calma...e encostei pro lado..se eu nao fizesse isso numa das curvas, nao tenho a menor duvida de que sairia dali com a lateral do meu carro detonada. Na minha opniao, ele forca a barra nas curvas. Se voce nao viu ou nao acha isso, sorte a sua.

Eu acho que ele força mesmo e também acho que ninguém está ali a passeio.

Se deu tempo de você "botar a mão para fora e pedir calma" é porque não deve ter percebido a rápida aproximação dele e/ou acabou ficando na frente bloqueando a passagem por algumas curvas. Como os seus tempos ainda estão longe dos tempos do Corsa e vc tem muito mais motor, é meio óbvio que não adianta tentar disputar miolo com ele. A forma mais simples de resolver isso é dar passagem o quanto antes ao invés de entrar numa briga perdida para depois dizer que o outro participante é agressivo.

Poxa...eu sempre dou passagem pros carros mais rapidos. Nesta situacao especifica, ele NAO estava atras de mim ha varias curvas. Foi tudo de uma vez soh, jah que ele eh bem mais rapido. E eu nao disputei com ele, nem com ninguem...como eh facil deduzir pelo meu comportamento nos ultimos OTD. O fato eh que eu me aproximava da minha entrada de curva e ele, vindo lah de tras, nao demonstrou qualquer sinal de que deixaria eu fazer meu tracado normal, enfiando o carro por dentro num momento inadequado. Por isso, coloquei a mao pra fora instantes antes de entrar na curva, fiquei no canto e deixei passar. Se eu tivesse seguido a regra "Quem estah ultrapassando que procure a melhor oportunidade", ele teria colidido comigo. Sobre motor...o Eclipse GT (preto) talvez tenha mais mesmo (304hp na epoca)...mas provavelmente tem quase o dobro de peso. Eu, portanto, nao teria audacia pra disputar nem reta nem miolo. Alias...em trackday, oficialmente ninguem estah disputando nada. Realmente ninguem estah ali a passeio, mas nao estou ali pra correr riscos desnecessarios...do contrario estaria numa competicao. Sei que existem regras (ex.: evitar ultrapassar em curvas, nao dividir posicao) que exigem bom senso na sua interpretacao e que sao algo subjetivas. Mas convenhamos, ele aparenta nao se preocupar muito com a integridade dos outros participantes.

Passagem em curva por passagem em curva, no último OTD vc botou por dentro de um Opala instável numa situação bastante desconfortável sem perceber metade do risco e brincou com o Marcel durante várias voltas. Trackday é isso aí mesmo... Quando você tiver mais mão, mais experiência e mais gana de virar tempo vão acabar falando essas coisas de você também.

Eu sei do video que voce mostra o que voce estah citando...o do Bmw 120i. Eu estava com a minha tia no carro, e tanto o BMW quanto o Opala abriram pra eu passar, no meu entender. Sobre brincar com o Marcel, nem por um instante. Nem me lembrava dele ateh ver o video. Se pareceu que eu tava disputando, nao foi MESMO. To vendo o video agora e imagino que voce tenha concluido isso porque eu dava umas reduzidas e ficava mais pra direita. Eu estava reduzindo pra poder conversar melhor, ateh porque tinha muito transito durante aquela bateria. Meus tempos naquela bateria foram 4-5 segundos maiores que meu melhor tempo. Portanto, nao estava disputando. De qualquer modo, alem dessa "ousadia" nao ser algo tipico meu, o meu erro nao justificaria erro de outros. Prefiro assumir meus erros e ser punido por uma falha do que servir de exemplo para desviar os objetivos dos trackdays.

Eu já vi gente querendo banir o Ipe de um evento porque ele estava "tentando se matar" (sic) a bordo de um Astra... No EVO ele é fodão e ninguém fica na frente, mas num Astra ele é um louco débil mental que fica tentando se matar... A mesma pessoa, a mesma pilotagem, carros diferentes. Old chat.

Acho que isso eh um problema antigo, nao relacionado comigo. Minha preocupacao eh com o comportamento do piloto...nao com o carro. Se esse topico adentrar para esse lado tao nebuloso, ai vai virar polemica que eu me recusaria a participar.

Alias...nem sei pra que fui "reclamar" do Tio America aqui, tamanho o numero de seguidores que ele tem aqui. Infelizmente, como ele coloca varios carros em risco (algo perceptivel pelas interjeicoes do pessoal assistindo), incluindo ateh a minha esposa (ultrapassando, na chuva, em curva, enfiando-se no meio de dois carros...em mais de uma ocasiao no mesmo dia), acabei assumindo o risco do infeliz comentario. Eu tb nao estava numa boa hora. Na proxima, vou seguir minha linha tradicional: ficar quieto e me adaptar. Alguns carros/pilotos ali, a Paty jah sabe: Evita entrar junto na pista e, se nao der, sai de perto.

Sobre virar tempo...eu tb tento sempre melhorar meu tempo, mas nunca aas custas de diminuir a diversao dos outros participantes. O que eu faco eh deixar os carros da frente tomarem bastante distancia e, ai sim, fazer um hotlap mais tranquilo. Assim, alem de aproveitar pra resfriar o carro e freios, eu evito transito e corro menos riscos. Eu admito, entretanto, que tem horarios que nem isso dah pra fazer, pois tem muito carro na pista.

Abracos,

Ziki

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu metodo é ... sair do traçado correto e dar passagem.

Ate pq pra colocar por fora o sujeito vai ter que usar uma velocidade alta no traçado sujo e pode acabar sobrando para os dois.

É bem simples, se aparece alguem no meu retrovisor, é pq o sujeito esta mais rapido em algum ponto do circuito.

Vendo a aproximacao, eu calculo um local em que vai ser o mais tranquilo para todos e neste ponto reduzo bem a ponto de dar a preferencia da proxima curva.

Em geral ou por acaso, eu sempre vejo na reta principal e dou passagem na segunda do S, mas tambem é tranquilo entre a 120 e a 90.

Sempre funciona, nunca atrapalho quem ta em volta rapida e quem ultrapassa em geral agradeçe pois fica bem claro o que vai acontecer.

Mas nao sei se isso é bom pra quem ta começando.

Eh exatamente o que tento fazer. Mas ateh pra abrir passagem de forma segura, tem que saber o que estah fazendo, sob o risco de tornar as coisas mais complicadas. Nao eh aa toa que em todos os Briefings, fala-se pra manter o tracado e deixar que o mais rapido se vire.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
G u s t a v o

Eu até entendo o amigo, o maior problema é que tem gente que está lá pra brincar, outros que já passaram dessa fase querem andar forte, as vezes vem numa tocada mais forte na volta e não quer perder tempo numa eventual ultrapassagem, isso nunca terá consenso, o ideal era ter baterias específicas pra quem anda até Xs e quem anda abaixo disso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo, vc nao esta ainda acostumado aos trackdays daqui.

Simplesmente o Corsa do TA anda rapido ( 1:32 ) porque ele faz uma pilotagem de alto nivel.

Mas qualquer carro forte faz o mesmo tempo ou menos com um piloto pior.

Essa que é a dificuldade de medir as coisas em " categorias de tempo"

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ZIKI

entenda que um carro que é rápido no miolo e lento nas retas TEM que ultrapassar as pessoas dividindo curva ou então num consegue fazer nenhuma volta rápida.

Como voce costuma dizer algumas vezes: "uma coisa eh uma coisa, outra coisa eh outra coisa". Existem divisoes de curvas e divisoes de curvas :twisted:

Dividir curvas nao eh permitido pelas regras de todos os trackdays que jah participei. Obviamente que o bom senso guia as interpretacoes do que eh dividir uma curva, ou mesmo disputar posicao. O fundamental de um trackday eh a seguranca e a diversao. Apesar de querer virar tempo tb, nao estou ali pra estragar a minha diversao e a dos outros.

Em comparacao com a esmagadora maioria dos carros que participam do OTD, o Corsa em questao eh rapido no miolo E nas retas.

Abracos,

Ziki

Link para o post
Compartilhar em outros sites
G u s t a v o

Gustavo, vc nao esta ainda acostumado aos trackdays daqui.

Simplesmente o Corsa do TA anda rapido ( 1:32 ) porque ele faz uma pilotagem de alto nivel.

Mas qualquer carro forte faz o mesmo tempo ou menos com um piloto pior.

Essa que é a dificuldade de medir as coisas em " categorias de tempo"

Entendo. É impossível agradar a todos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu até entendo o amigo, o maior problema é que tem gente que está lá pra brincar, outros que já passaram dessa fase querem andar forte, as vezes vem numa tocada mais forte na volta e não quer perder tempo numa eventual ultrapassagem, isso nunca terá consenso, o ideal era ter baterias específicas pra quem anda até Xs e quem anda abaixo disso.

Nao era pra ser complicado, nem faltar consenso:

Se alguem jah passou da "fase de trackday", que passe pra outra fase: as competicoes. Alem disso, eh perfeitamente possivel fazer hotlaps sem colocar outros em risco. No contexto de um TrackDay, nao vejo o menor sentido em botar outro carro em risco soh pra eu nao perder 0.1s no meu tempo.

Eu sigo a dica de um colega deste forum, o qual tenho grande admiracao: se pegar transito, aproveita pra esfriar o carro...e esquece o tempo daquela volta.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho que o maior problema no caso aí, é o complexo piruzinho de ter um carrão como o eclipse, e tomar volta de corsinha kinder ovo (com surpresa desagradável). mas fica tranquilo, todo oktaner já passou por isso. com o tempo, vocês evoluem (comprando carros mais rápidos ainda) e conseguem se livrar (nem sempre) do corsinha.

oktaners, vocês sabe o quanto amo vocês! :twisted:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho que o maior problema no caso aí, é o complexo piruzinho de ter um carrão como o eclipse, e tomar volta de corsinha kinder ovo (com surpresa desagradável). mas fica tranquilo, todo oktaner já passou por isso. com o tempo, vocês evoluem (comprando carros mais rápidos ainda) e conseguem se livrar (nem sempre) do corsinha.

oktaners, vocês sabe o quanto amo vocês! :wub:

:twisted:

Acho queo complexo vai além do "piruzinho"... Ele vai até o bolso.

Existe uma pequena diferença em tocar um carro de 200cv e tocar outro de mais de 300cv. Além do fato de vc dar uma porrada em um Chevete ou bater de frente com um Evo, certo?

Coisas que o bolso explica :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hj estou bem Humorado ... ahuahuahauahua !

:twisted:

Sempre estamos.

As logos são trocadas, mas é sempre a mesma coisa, né não Si?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
G u s t a v o

Eu até entendo o amigo, o maior problema é que tem gente que está lá pra brincar, outros que já passaram dessa fase querem andar forte, as vezes vem numa tocada mais forte na volta e não quer perder tempo numa eventual ultrapassagem, isso nunca terá consenso, o ideal era ter baterias específicas pra quem anda até Xs e quem anda abaixo disso.

Nao era pra ser complicado, nem faltar consenso:

Se alguem jah passou da "fase de trackday", que passe pra outra fase: as competicoes.

Acho que sua colocação meio equivocada, o buraco é bem mais embaixo. O Trackday custa 500 reais, o custo de uma etapa é quase 3 mil reais, fora o carro que precisa seguir "uma pá" de coisas de regulamento.

Mas é isso, cada um com seu ponto de vista. Mas compreendo a preocupação, afinal é seu patrimônio que está ali dentro, é aceitável a preocupação.

Editado por G u s t a v o
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hj estou bem Humorado ... ahuahuahauahua !

:twisted:

Sempre estamos.

As logos são trocadas, mas é sempre a mesma coisa, né não Si?

é isso aí GSX :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hj estou bem Humorado ... ahuahuahauahua !

:twisted:

Sempre estamos.

As logos são trocadas, mas é sempre a mesma coisa, né não Si?

é isso aí GSX :mrgreen:

SFA o resto!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho que o maior problema no caso aí, é o complexo piruzinho de ter um carrão como o eclipse, e tomar volta de corsinha kinder ovo (com surpresa desagradável). mas fica tranquilo, todo oktaner já passou por isso. com o tempo, vocês evoluem (comprando carros mais rápidos ainda) e conseguem se livrar (nem sempre) do corsinha.

oktaners, vocês sabe o quanto amo vocês! :twisted:

Sempre escutei que existia esse complexo de inferioridade antigamente no forum, especialmente antes da cronometragem...mas nao imaginava que era tao pronunciado a ponto de alguem descer tanto o nivel, me ofender, e tecer comentarios generalizados tao inadequados. Sei que voce mirou em mim, mas depois deixou bem claro que seu alvo era muito maior. Destesto ter que fazer isso, mas dah uma olhada nos resultados do ultimo OTD 2009.1 e veja onde estah o meu Eclipse. E, se tiver mais paciencia e informacoes, verifique a diferenca tecnica entre os carros que voce cita e o Eclipse GT "AUTOMATICO" e vai ver que a diferenca, apesar de estar nos pilotos certamente, antes de tudo, estah no carro. Nao eh o tamanho, a antiguidade e o preco que fazem um carro melhor que o outro. Eh a relacao peso/potencia, os pneus, a distribuicao de massa, etc, etc. Se voce acha que um carro de 200cv, com 1000 kg eh mais fraco que um de 300cv e 1600kg, entao nao tem nem como continuar a discussao pros outros aspectos. Acho que estah na hora de parar com esse complexo de Davi e Golias, pois, pelo que me consta, em termos de performance, o Golias aqui nao eh o Eclipse.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho que o maior problema no caso aí, é o complexo piruzinho de ter um carrão como o eclipse, e tomar volta de corsinha kinder ovo (com surpresa desagradável). mas fica tranquilo, todo oktaner já passou por isso. com o tempo, vocês evoluem (comprando carros mais rápidos ainda) e conseguem se livrar (nem sempre) do corsinha.

oktaners, vocês sabe o quanto amo vocês! :wub:

Sempre escutei que existia esse complexo de inferioridade antigamente no forum, especialmente antes da cronometragem...mas nao imaginava que era tao pronunciado a ponto de alguem descer tanto o nivel, me ofender, e tecer comentarios generalizados tao inadequados. Sei que voce mirou em mim, mas depois deixou bem claro que seu alvo era muito maior. Destesto ter que fazer isso, mas dah uma olhada nos resultados do ultimo OTD 2009.1 e veja onde estah o meu Eclipse. E, se tiver mais paciencia e informacoes, verifique a diferenca tecnica entre os carros que voce cita e o Eclipse GT "AUTOMATICO" e vai ver que a diferenca, apesar de estar nos pilotos certamente, antes de tudo, estah no carro. Nao eh o tamanho, a antiguidade e o preco que fazem um carro melhor que o outro. Eh a relacao peso/potencia, os pneus, a distribuicao de massa, etc, etc. Se voce acha que um carro de 200cv, com 1000 kg eh mais fraco que um de 300cv e 1600kg, entao nao tem nem como continuar a discussao pros outros aspectos. Acho que estah na hora de parar com esse complexo de Davi e Golias, pois, pelo que me consta, em termos de performance, o Golias aqui nao eh o Eclipse.

Hahahahaha

Acho que vão ter de ler umas trocentas vezes para que se entenda :twisted:

Tá certíssimo. Peso x Potência. Esse é o segredo.

Do contrário é socar pressão nas bielas de Kombi diesel :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho que o maior problema no caso aí, é o complexo piruzinho de ter um carrão como o eclipse, e tomar volta de corsinha kinder ovo (com surpresa desagradável). mas fica tranquilo, todo oktaner já passou por isso. com o tempo, vocês evoluem (comprando carros mais rápidos ainda) e conseguem se livrar (nem sempre) do corsinha.

oktaners, vocês sabe o quanto amo vocês! :twisted:

Sempre escutei que existia esse complexo de inferioridade antigamente no forum, especialmente antes da cronometragem...mas nao imaginava que era tao pronunciado a ponto de alguem descer tanto o nivel, me ofender, e tecer comentarios generalizados tao inadequados. Sei que voce mirou em mim, mas depois deixou bem claro que seu alvo era muito maior. Destesto ter que fazer isso, mas dah uma olhada nos resultados do ultimo OTD 2009.1 e veja onde estah o meu Eclipse. E, se tiver mais paciencia e informacoes, verifique a diferenca tecnica entre os carros que voce cita e o Eclipse GT "AUTOMATICO" e vai ver que a diferenca, apesar de estar nos pilotos certamente, antes de tudo, estah no carro. Nao eh o tamanho, a antiguidade e o preco que fazem um carro melhor que o outro. Eh a relacao peso/potencia, os pneus, a distribuicao de massa, etc, etc. Se voce acha que um carro de 200cv, com 1000 kg eh mais fraco que um de 300cv e 1600kg, entao nao tem nem como continuar a discussao pros outros aspectos. Acho que estah na hora de parar com esse complexo de Davi e Golias, pois, pelo que me consta, em termos de performance, o Golias aqui nao eh o Eclipse.

o peso influência em tudo na pista, sera que voce assiste Forumla 1? os mais leves e equilibrados sempre levam vantagem nos tempos

um carro leve tambem podera freiar bem mais proximo da tomada da curva e a retomada é mais ágil...

vamos ser um pouco mais técnicos nas afirmações e menos Achistas....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho que o maior problema no caso aí, é o complexo piruzinho de ter um carrão como o eclipse, e tomar volta de corsinha kinder ovo (com surpresa desagradável). mas fica tranquilo, todo oktaner já passou por isso. com o tempo, vocês evoluem (comprando carros mais rápidos ainda) e conseguem se livrar (nem sempre) do corsinha.

oktaners, vocês sabe o quanto amo vocês! :twisted:

Sempre escutei que existia esse complexo de inferioridade antigamente no forum, especialmente antes da cronometragem...mas nao imaginava que era tao pronunciado a ponto de alguem descer tanto o nivel, me ofender, e tecer comentarios generalizados tao inadequados. Sei que voce mirou em mim, mas depois deixou bem claro que seu alvo era muito maior. Destesto ter que fazer isso, mas dah uma olhada nos resultados do ultimo OTD 2009.1 e veja onde estah o meu Eclipse. E, se tiver mais paciencia e informacoes, verifique a diferenca tecnica entre os carros que voce cita e o Eclipse GT "AUTOMATICO" e vai ver que a diferenca, apesar de estar nos pilotos certamente, antes de tudo, estah no carro. Nao eh o tamanho, a antiguidade e o preco que fazem um carro melhor que o outro. Eh a relacao peso/potencia, os pneus, a distribuicao de massa, etc, etc. Se voce acha que um carro de 200cv, com 1000 kg eh mais fraco que um de 300cv e 1600kg, entao nao tem nem como continuar a discussao pros outros aspectos. Acho que estah na hora de parar com esse complexo de Davi e Golias, pois, pelo que me consta, em termos de performance, o Golias aqui nao eh o Eclipse.

o peso influência em tudo na pista, sera que voce assiste Forumla 1? os mais leves e equilibrados sempre levam vantagem nos tempos

um carro leve tambem podera freiar bem mais proximo da tomada da curva e a retomada é mais ágil...

vamos ser um pouco mais técnicos nas afirmações e menos Achistas....

Quantas vezes o amigo já colocou um carro na pista pra falar de achismos?

Peso X Potência é importante mas não é tudo (GTR é a prova disso). Rigidez do chassis (monobloco velho e mole do Corsa), projeto de suspensão (McPherson e eixo rígido no Corsa), torque do motor (1.6 com 4 borboletas), distribuição de peso (a do Corsa é precária) e até o acerto de chão (amortecedor tabajara e mola maria mole no Corsa) etc, etc são todos pontos que o Eclipse é muito mais Golias do que o Corsa.

Alias, peso potência conta muito pouco na hora que os carros já passaram da fase de aceleração inicial. Todo mundo sabe que a partir de uma certa velocidade o que conta é potência e aerodinâmica e não o peso.

Acho que, pra tirar qualquer dúvida, troquem de carro no próximo OTD. Eu ainda aposto minhas fichas no T.A.

E agora Corsa é mais carro do que Eclipse novinho.........

Editado por Cebo
Link para o post
Compartilhar em outros sites

E agora Corsa é mais carro do que Eclipse novinho.........

Era soh o que faltava. A discussao passou de seguranca, riscos e comportamento em trackdays pra defenestracao da Raimunda (o eclipse GT "novinho"). E pensar que, assim como voce e o Rajao, andei de Ford Ka nos ultimos 6 anos antes de ter o Eclipse. Mas admito...a culpa foi minha de ter comentado sobre o Corsa, sem me tocar que isso geraria tanta polemica. Por isso, peco minhas mais sinceras desculpas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
TheRipper

O que era pra ser diversão vira stress, pessoal está levando tudo a sério demais :-/

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E agora Corsa é mais carro do que Eclipse novinho.........

Era soh o que faltava. A discussao passou de seguranca, riscos e comportamento em trackdays pra defenestracao da Raimunda (o eclipse GT "novinho"). E pensar que, assim como voce e o Rajao, andei de Ford Ka nos ultimos 6 anos antes de ter o Eclipse. Mas admito...a culpa foi minha de ter comentado sobre o Corsa, sem me tocar que isso geraria tanta polemica. Por isso, peco minhas mais sinceras desculpas.

Ziki (posso chamar assim ou é muito intimo? :twisted: )

Não discordo do seu direito de reclamar cara. Acho que, se você se sentiu agredido pelo piloto do Corsa deveria ter reclamado com a organização do evento NA HORA.

Alias, todo mundo sabe que a Oktane é extremamente rigorosa com a gente barbarizando na pista (e tem que ser mesmo). Eu não estava no evento e não posso opinar, mas acho que se o Corsa não tomou bandeira é porque não teve motivo.

A parte ruim é que agora (espero que não) a organização vai ficar "de olho" na cara.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E agora Corsa é mais carro do que Eclipse novinho.........

Ok, ok...

Já que não se resolve nada no autódromo, que tal pararmos os dois carros na porta da Baronetti e perguntarmos para as codornas o que elas acham??? :twisted:

:mrgreen::wub: :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E agora Corsa é mais carro do que Eclipse novinho.........

Ok, ok...

Já que não se resolve nada no autódromo, que tal pararmos os dois carros na porta da Baronetti e perguntarmos para as codornas o que elas acham??? :twisted:

:wub::lol::rindoavera:

Com certeza a melhor maneira de se escolher um carro.

Nao tem erro. :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.