Ir para conteúdo

* * * * * 2 votos

ITALIANISSIMO!

78 respostas neste tópico

#1 kidvtec

Oktane-Maníaco

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 5109 posts

Postado 12 December 2007 - 06:24 PM

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada
Imagem Postada

#2 kidvtec

Oktane-Maníaco

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 5109 posts

Postado 12 December 2007 - 06:26 PM

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Editado por kidvtec, 12 December 2007 - 06:32 PM.

Imagem Postada

#3 MARQ

Flooder

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 12770 posts
  • Carro:Pug206 Moonlight08'

Postado 12 December 2007 - 06:36 PM

esse aki eu ñ concordo muito q seja uma lição de design ñ. essas entradas de ar são soluções tipicas de engenharia q tá visando só a funcionalidade.

vai fazendo teste, onde precisa de ar entrando eles fazem um rasgo e colocam uma entrada com o design mais simples e rápido de se fazer possível...até pq nesse carro, td é funcionalidade né...

Imagem Postada

[]´s

Editado por MARQ, 12 December 2007 - 06:46 PM.

Imagem Postada

#4 kidvtec

Oktane-Maníaco

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 5109 posts

Postado 12 December 2007 - 06:38 PM

Visualizar PostMARQ, em 12/12/07, 20:36, disse:

esse aki eu ñ concordo muito q seja uma lição de design ñ. essas entradas de ar são soluções tipicas de engenharia q tá visando só a funcionalidade.

vai fazendo teste, onde precisa de ar entrando eles fazem um rasgo e colocam uma entrada com o design mais simples e rápido de se fazer possível...até pq nesse carro, td é funcionalidade né...

[]´s

Design = Funcionalidade

Na primeira aula de desenho Industrial você estuda isso... :twisted:
Imagem Postada

#5 Marxx

Aro 20

• Membros
  • PipPipPip
  • 1357 posts

Postado 12 December 2007 - 06:52 PM

Tópico deveras interessante.
Posta mais aí

#6 MARQ

Flooder

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 12770 posts

Postado 12 December 2007 - 06:53 PM

Estou me formando em Desenho Industrial (Design de Produtos) na PUC-RJ, entao já aprendi isso faz um pouco de tempo...

Mas vamos lá, oq tentei explicar é q as soluções funcionais dadas por um designer e por um engenheiro são totalmente diferentes e tem suas peculiaridades, prós e contras muitas vezes.

O engenheiro tá pouco se lixando se vai ficar "agradável" aos olhos, se vai vender mais por causa de um detalhe ou outro. Ele quer saber se funciona e se é fácil de produzir e ele estuda (e muito) pra isso, entre outras muitas coisas indispensáveis.

O designer pensa em soluções funcionais, é claro, mas enfatizando outros pontos de vista. Além do estético ele visa pontos de vista de aceitação do mercado, ergonomia e outros q vc como designer deve (ou deveria) entender.

Fui mais claro agora?

[]´s

Editado por MARQ, 12 December 2007 - 06:56 PM.

Imagem Postada

#7 Lyptus

Flooder

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 6981 posts

Postado 12 December 2007 - 07:05 PM

Tanto faz.

O design da F40 é top e o carro é lindo.

100+

#8 Maniche

Oktane-Maníaco

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 5774 posts
  • Carro:Ka 11

Postado 12 December 2007 - 07:17 PM

F40...

Sem mais...

#9 Abdiel

Aro 23 + 1

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 4549 posts
  • Carro:Civic Sedan

Postado 12 December 2007 - 07:19 PM

F40, F50 e F60 nunca foram desenhados pra serem bonitos. Fala sério... a Enzo é feia pra KCT. Só que anda muito... ninguém duvida disso. Mas ninguém duvida também que um Carrera GT é muito mais bonito que a Enzo, e é alemão.

Carro foda de design pra mim é Aston Martin (inglês) e Alfa Romeo (italiano). Fora a Pininfarina e Giorgetto Giugiaro mas daí não estamos falando de marcas.

[]s
"...More power is always a good thing, right?"
Ralph Gilles
Diretor do projeto Dodge Viper

#10 kidvtec

Oktane-Maníaco

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 5109 posts

Postado 12 December 2007 - 07:45 PM

Visualizar PostMARQ, em 12/12/07, 20:53, disse:

Estou me formando em Desenho Industrial (Design de Produtos) na PUC-RJ, entao já aprendi isso faz um pouco de tempo...

Mas vamos lá, oq tentei explicar é q as soluções funcionais dadas por um designer e por um engenheiro são totalmente diferentes e tem suas peculiaridades, prós e contras muitas vezes.

O engenheiro tá pouco se lixando se vai ficar "agradável" aos olhos, se vai vender mais por causa de um detalhe ou outro. Ele quer saber se funciona e se é fácil de produzir e ele estuda (e muito) pra isso, entre outras muitas coisas indispensáveis.

O designer pensa em soluções funcionais, é claro, mas enfatizando outros pontos de vista. Além do estético ele visa pontos de vista de aceitação do mercado, ergonomia e outros q vc como designer deve (ou deveria) entender.

Fui mais claro agora?

[]´s

Foi sim, e eu tinha entendido antes. :mrgreen:

Eu também sou formado em Design Industrial desde 2002, e acredito ter um ponto de vista um pouco diferente do seu no principio que separa engenharia do design. Ambos podem andar lado a lado, não me refiro a gosto pessoal e sim soluções brilhantes e funcionais que tornam o desenho único, como uma assinatura e mesmo assim são funcionais.

Para esclarecer meu ponto de vista vou tomar as saídas de ar que você questionou. Você afirma que são "soluções tipicas de engenharia q tá visando só a funcionalidade" e é ai onde eu discordo e onde entra o design de época. Poderia ter sido usada uma forma randômica, mas a solução de design encontrada foi uma característica da escola da Bauhaus (comum nos anos 80), com cortes retos e objetivos, mas marcantes e com muita personalidade. Se é feio? Depende do gosto. Se é funcional? Acredito que sim. Se marcou época? Sem dúvida... :mrgreen:
Imagem Postada

#11 (Rodrigo)

Flooder

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 23076 posts
  • Carro:A pé

Postado 12 December 2007 - 07:48 PM

as tomadas NACA vieram da aviação :mrgreen:
Entretanto, isso é apenas minha opinião.
COMPREM CARROS HÍBRIDOS, COMPREM CARROS ELÉTRICOS!! Assim sobra mais gasolina/álcool/diesel pra eu dirigir.

#12 HiTa

Aro 22

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 2004 posts

Postado 12 December 2007 - 07:49 PM

êeeee Leo playyyy!
show o topico! posta ai sua Alfa, sua cara de apaixonado pelo carro ta merecendo fotos fuderosas! :mrgreen:

#13 MARQ

Flooder

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 12770 posts

Postado 12 December 2007 - 08:14 PM

Visualizar Postkidvtec, em 12/12/07, 21:45, disse:

Visualizar PostMARQ, em 12/12/07, 20:53, disse:

[]´s

Foi sim, e eu tinha entendido antes. :mrgreen:

Eu também sou formado em Design Industrial desde 2002, e acredito ter um ponto de vista um pouco diferente do seu no principio que separa engenharia do design. Ambos podem andar lado a lado, não me refiro a gosto pessoal e sim soluções brilhantes e funcionais que tornam o desenho único, como uma assinatura e mesmo assim são funcionais.

Para esclarecer meu ponto de vista vou tomar as saídas de ar que você questionou. Você afirma que são "soluções tipicas de engenharia q tá visando só a funcionalidade" e é ai onde eu discordo e onde entra o design de época. Poderia ter sido usada uma forma randômica, mas a solução de design encontrada foi uma característica da escola da Bauhaus (comum nos anos 80), com cortes retos e objetivos, mas marcantes e com muita personalidade. Se é feio? Depende do gosto. Se é funcional? Acredito que sim. Se marcou época? Sem dúvida... :mrgreen:

De fato ambos podem e DEVEM andar juntos, isso é indiscutível. Aliás, a melhor coisa q existe é essa sintonia entre os 2 profissionais, poréééém, vc como profissional da área sabe q ñ é sempre q acontece. Pra falar a verdade é raro e desgastante para o designer principalmente, pois o mesmo precisa estar sempre "convencendo" o engenheiro de q existem outras maneiras de se fazer e as mesmas ñ são um bicho de 7 cabeças, q nós ñ somos malucos, q nós ñ somos frescos, q nós ñ somos prolixos, q nós apenas temos uma visão diferenciada da mesma coisa. É oq eu vivo no meu dia a dia.

Em relação a Bauhaus, sério, ñ vi nada ali cara, a ñ ser um dos aspéctos principais da escola, q era o funcionalismo. Se fosse algo mais ornamentado ou até cortes retos, mas posicionados de uma maneira totalmente atípica, porém funcional, até vai. Tá td muito certinho, dá pra ver q são cortes posicionados em "meio de nada". Na verdade estou falando de 2 apenas, o embaixo da porta e o acima da caixa de rodas. O da porta é interessante até, mas pq ñ um pouco maior, com tubulações internas pra refrigerar oq precisa!?!? Solução simples, até óbvia, mas será q nesse tocante eles estavam preocupados com o design? A F40 é um carro de corrida praticamente, sem conforto nenhum, nem vidro elétrico tem...é pra acelerar e pronto, sem frescuras, e isso q faz dela um carro com muita personalidade e marcante.

O lance é q td q tiver cortes retos é referente a Bauhaus e td q for ornamentado é Art Nouveau, por exemplo? Sei lá, ñ penso por aí. Mas dá aí teu ponto de vista, pois foi bem interessante o último e nesse bate bola pode rolar umas "visões" bem legais q eu nunca tinha parada pra pensar! ;)

Olha essas entradas no capô, isso é genial!?
Imagem Postada

[]´s
Imagem Postada

#14 (Rodrigo)

Flooder

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 23076 posts
  • Carro:A pé

Postado 12 December 2007 - 08:15 PM

eu tenho essa foto :mrgreen:

lugar foda esse, ó aR montanhaR lá trás...
Entretanto, isso é apenas minha opinião.
COMPREM CARROS HÍBRIDOS, COMPREM CARROS ELÉTRICOS!! Assim sobra mais gasolina/álcool/diesel pra eu dirigir.

#15 MARQ

Flooder

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 12770 posts

Postado 12 December 2007 - 08:15 PM

Visualizar PostRodrigo RS, em 12/12/07, 21:48, disse:

as tomadas NACA vieram da aviação :mrgreen:

pra vc ver como pararam pra fazer tomadas mais "bonitas" hein...pra mim é óbvio q pegaram tomadas de ar mais simples possíveis e colocaram onde precisava, na boa...tá na cara, ñ tem genialidade nenhuma nisso.

OBS.: Atentem q estou falando ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE de algumas tomadas de ar do carro, e só! Acho um carro maravilhoso, sem dúvida.

Editado por MARQ, 12 December 2007 - 08:20 PM.

Imagem Postada