ITALIANISSIMO!
Postado 12 December 2007 - 06:24 PM

Postado 12 December 2007 - 06:26 PM

Editado por kidvtec, 12 December 2007 - 06:32 PM.
Postado 12 December 2007 - 06:36 PM
vai fazendo teste, onde precisa de ar entrando eles fazem um rasgo e colocam uma entrada com o design mais simples e rápido de se fazer possível...até pq nesse carro, td é funcionalidade né...
[]´s
Editado por MARQ, 12 December 2007 - 06:46 PM.
Postado 12 December 2007 - 06:38 PM
MARQ, em 12/12/07, 20:36, disse:
vai fazendo teste, onde precisa de ar entrando eles fazem um rasgo e colocam uma entrada com o design mais simples e rápido de se fazer possível...até pq nesse carro, td é funcionalidade né...
[]´s
Design = Funcionalidade
Na primeira aula de desenho Industrial você estuda isso...
Postado 12 December 2007 - 06:52 PM
Posta mais aí
Postado 12 December 2007 - 06:53 PM
Mas vamos lá, oq tentei explicar é q as soluções funcionais dadas por um designer e por um engenheiro são totalmente diferentes e tem suas peculiaridades, prós e contras muitas vezes.
O engenheiro tá pouco se lixando se vai ficar "agradável" aos olhos, se vai vender mais por causa de um detalhe ou outro. Ele quer saber se funciona e se é fácil de produzir e ele estuda (e muito) pra isso, entre outras muitas coisas indispensáveis.
O designer pensa em soluções funcionais, é claro, mas enfatizando outros pontos de vista. Além do estético ele visa pontos de vista de aceitação do mercado, ergonomia e outros q vc como designer deve (ou deveria) entender.
Fui mais claro agora?
[]´s
Editado por MARQ, 12 December 2007 - 06:56 PM.
Postado 12 December 2007 - 07:05 PM
O design da F40 é top e o carro é lindo.
100+
Postado 12 December 2007 - 07:17 PM
Sem mais...
Postado 12 December 2007 - 07:19 PM
Carro foda de design pra mim é Aston Martin (inglês) e Alfa Romeo (italiano). Fora a Pininfarina e Giorgetto Giugiaro mas daí não estamos falando de marcas.
[]s
Ralph Gilles
Diretor do projeto Dodge Viper
Postado 12 December 2007 - 07:45 PM
MARQ, em 12/12/07, 20:53, disse:
Mas vamos lá, oq tentei explicar é q as soluções funcionais dadas por um designer e por um engenheiro são totalmente diferentes e tem suas peculiaridades, prós e contras muitas vezes.
O engenheiro tá pouco se lixando se vai ficar "agradável" aos olhos, se vai vender mais por causa de um detalhe ou outro. Ele quer saber se funciona e se é fácil de produzir e ele estuda (e muito) pra isso, entre outras muitas coisas indispensáveis.
O designer pensa em soluções funcionais, é claro, mas enfatizando outros pontos de vista. Além do estético ele visa pontos de vista de aceitação do mercado, ergonomia e outros q vc como designer deve (ou deveria) entender.
Fui mais claro agora?
[]´s
Foi sim, e eu tinha entendido antes.
Eu também sou formado em Design Industrial desde 2002, e acredito ter um ponto de vista um pouco diferente do seu no principio que separa engenharia do design. Ambos podem andar lado a lado, não me refiro a gosto pessoal e sim soluções brilhantes e funcionais que tornam o desenho único, como uma assinatura e mesmo assim são funcionais.
Para esclarecer meu ponto de vista vou tomar as saídas de ar que você questionou. Você afirma que são "soluções tipicas de engenharia q tá visando só a funcionalidade" e é ai onde eu discordo e onde entra o design de época. Poderia ter sido usada uma forma randômica, mas a solução de design encontrada foi uma característica da escola da Bauhaus (comum nos anos 80), com cortes retos e objetivos, mas marcantes e com muita personalidade. Se é feio? Depende do gosto. Se é funcional? Acredito que sim. Se marcou época? Sem dúvida...
Postado 12 December 2007 - 07:48 PM
COMPREM CARROS HÍBRIDOS, COMPREM CARROS ELÉTRICOS!! Assim sobra mais gasolina/álcool/diesel pra eu dirigir.
Postado 12 December 2007 - 07:49 PM
show o topico! posta ai sua Alfa, sua cara de apaixonado pelo carro ta merecendo fotos fuderosas!
Postado 12 December 2007 - 08:14 PM
kidvtec, em 12/12/07, 21:45, disse:
MARQ, em 12/12/07, 20:53, disse:
[]´s
Foi sim, e eu tinha entendido antes.
Eu também sou formado em Design Industrial desde 2002, e acredito ter um ponto de vista um pouco diferente do seu no principio que separa engenharia do design. Ambos podem andar lado a lado, não me refiro a gosto pessoal e sim soluções brilhantes e funcionais que tornam o desenho único, como uma assinatura e mesmo assim são funcionais.
Para esclarecer meu ponto de vista vou tomar as saídas de ar que você questionou. Você afirma que são "soluções tipicas de engenharia q tá visando só a funcionalidade" e é ai onde eu discordo e onde entra o design de época. Poderia ter sido usada uma forma randômica, mas a solução de design encontrada foi uma característica da escola da Bauhaus (comum nos anos 80), com cortes retos e objetivos, mas marcantes e com muita personalidade. Se é feio? Depende do gosto. Se é funcional? Acredito que sim. Se marcou época? Sem dúvida...
De fato ambos podem e DEVEM andar juntos, isso é indiscutível. Aliás, a melhor coisa q existe é essa sintonia entre os 2 profissionais, poréééém, vc como profissional da área sabe q ñ é sempre q acontece. Pra falar a verdade é raro e desgastante para o designer principalmente, pois o mesmo precisa estar sempre "convencendo" o engenheiro de q existem outras maneiras de se fazer e as mesmas ñ são um bicho de 7 cabeças, q nós ñ somos malucos, q nós ñ somos frescos, q nós ñ somos prolixos, q nós apenas temos uma visão diferenciada da mesma coisa. É oq eu vivo no meu dia a dia.
Em relação a Bauhaus, sério, ñ vi nada ali cara, a ñ ser um dos aspéctos principais da escola, q era o funcionalismo. Se fosse algo mais ornamentado ou até cortes retos, mas posicionados de uma maneira totalmente atípica, porém funcional, até vai. Tá td muito certinho, dá pra ver q são cortes posicionados em "meio de nada". Na verdade estou falando de 2 apenas, o embaixo da porta e o acima da caixa de rodas. O da porta é interessante até, mas pq ñ um pouco maior, com tubulações internas pra refrigerar oq precisa!?!? Solução simples, até óbvia, mas será q nesse tocante eles estavam preocupados com o design? A F40 é um carro de corrida praticamente, sem conforto nenhum, nem vidro elétrico tem...é pra acelerar e pronto, sem frescuras, e isso q faz dela um carro com muita personalidade e marcante.
O lance é q td q tiver cortes retos é referente a Bauhaus e td q for ornamentado é Art Nouveau, por exemplo? Sei lá, ñ penso por aí. Mas dá aí teu ponto de vista, pois foi bem interessante o último e nesse bate bola pode rolar umas "visões" bem legais q eu nunca tinha parada pra pensar!
Olha essas entradas no capô, isso é genial!?

[]´s
Postado 12 December 2007 - 08:15 PM
lugar foda esse, ó aR montanhaR lá trás...
COMPREM CARROS HÍBRIDOS, COMPREM CARROS ELÉTRICOS!! Assim sobra mais gasolina/álcool/diesel pra eu dirigir.
Postado 12 December 2007 - 08:15 PM
Rodrigo RS, em 12/12/07, 21:48, disse:
pra vc ver como pararam pra fazer tomadas mais "bonitas" hein...pra mim é óbvio q pegaram tomadas de ar mais simples possíveis e colocaram onde precisava, na boa...tá na cara, ñ tem genialidade nenhuma nisso.
OBS.: Atentem q estou falando ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE de algumas tomadas de ar do carro, e só! Acho um carro maravilhoso, sem dúvida.
Editado por MARQ, 12 December 2007 - 08:20 PM.