Entre para seguir isso  
Seguidores 0

ITALIANISSIMO!

80 posts neste tópico

Postado

f1-6.JPG

f2-6.JPG

f3-6.JPG

f4-6.JPG

f5-4.JPG

f6-6.JPG

f23-6.jpg

f12-6.JPG

f15-45.JPG

f16-6.JPG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado (editado)

f21-6.jpg

det2.jpg

det4a.jpg

det5.jpg

det6.jpg

det12.jpg

det11.jpg

det9.jpg

f24-5.jpg

f7-6.JPG

0610_z%201966_lamborghini_miura%2025_mos

Editado por kidvtec

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

esse aki eu ñ concordo muito q seja uma lição de design ñ. essas entradas de ar são soluções tipicas de engenharia q tá visando só a funcionalidade.

vai fazendo teste, onde precisa de ar entrando eles fazem um rasgo e colocam uma entrada com o design mais simples e rápido de se fazer possível...até pq nesse carro, td é funcionalidade né...

f4-6.JPG

[]´s

Editado por MARQ

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

esse aki eu ñ concordo muito q seja uma lição de design ñ. essas entradas de ar são soluções tipicas de engenharia q tá visando só a funcionalidade.

vai fazendo teste, onde precisa de ar entrando eles fazem um rasgo e colocam uma entrada com o design mais simples e rápido de se fazer possível...até pq nesse carro, td é funcionalidade né...

[]´s

Design = Funcionalidade

Na primeira aula de desenho Industrial você estuda isso... :twisted:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Tópico deveras interessante.

Posta mais aí

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Estou me formando em Desenho Industrial (Design de Produtos) na PUC-RJ, entao já aprendi isso faz um pouco de tempo...

Mas vamos lá, oq tentei explicar é q as soluções funcionais dadas por um designer e por um engenheiro são totalmente diferentes e tem suas peculiaridades, prós e contras muitas vezes.

O engenheiro tá pouco se lixando se vai ficar "agradável" aos olhos, se vai vender mais por causa de um detalhe ou outro. Ele quer saber se funciona e se é fácil de produzir e ele estuda (e muito) pra isso, entre outras muitas coisas indispensáveis.

O designer pensa em soluções funcionais, é claro, mas enfatizando outros pontos de vista. Além do estético ele visa pontos de vista de aceitação do mercado, ergonomia e outros q vc como designer deve (ou deveria) entender.

Fui mais claro agora?

[]´s

Editado por MARQ

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Tanto faz.

O design da F40 é top e o carro é lindo.

100+

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

F40...

Sem mais...

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

F40, F50 e F60 nunca foram desenhados pra serem bonitos. Fala sério... a Enzo é feia pra KCT. Só que anda muito... ninguém duvida disso. Mas ninguém duvida também que um Carrera GT é muito mais bonito que a Enzo, e é alemão.

Carro foda de design pra mim é Aston Martin (inglês) e Alfa Romeo (italiano). Fora a Pininfarina e Giorgetto Giugiaro mas daí não estamos falando de marcas.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Estou me formando em Desenho Industrial (Design de Produtos) na PUC-RJ, entao já aprendi isso faz um pouco de tempo...

Mas vamos lá, oq tentei explicar é q as soluções funcionais dadas por um designer e por um engenheiro são totalmente diferentes e tem suas peculiaridades, prós e contras muitas vezes.

O engenheiro tá pouco se lixando se vai ficar "agradável" aos olhos, se vai vender mais por causa de um detalhe ou outro. Ele quer saber se funciona e se é fácil de produzir e ele estuda (e muito) pra isso, entre outras muitas coisas indispensáveis.

O designer pensa em soluções funcionais, é claro, mas enfatizando outros pontos de vista. Além do estético ele visa pontos de vista de aceitação do mercado, ergonomia e outros q vc como designer deve (ou deveria) entender.

Fui mais claro agora?

[]´s

Foi sim, e eu tinha entendido antes. :mrgreen:

Eu também sou formado em Design Industrial desde 2002, e acredito ter um ponto de vista um pouco diferente do seu no principio que separa engenharia do design. Ambos podem andar lado a lado, não me refiro a gosto pessoal e sim soluções brilhantes e funcionais que tornam o desenho único, como uma assinatura e mesmo assim são funcionais.

Para esclarecer meu ponto de vista vou tomar as saídas de ar que você questionou. Você afirma que são "soluções tipicas de engenharia q tá visando só a funcionalidade" e é ai onde eu discordo e onde entra o design de época. Poderia ter sido usada uma forma randômica, mas a solução de design encontrada foi uma característica da escola da Bauhaus (comum nos anos 80), com cortes retos e objetivos, mas marcantes e com muita personalidade. Se é feio? Depende do gosto. Se é funcional? Acredito que sim. Se marcou época? Sem dúvida... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

as tomadas NACA vieram da aviação :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

êeeee Leo playyyy!

show o topico! posta ai sua Alfa, sua cara de apaixonado pelo carro ta merecendo fotos fuderosas! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

[]´s

Foi sim, e eu tinha entendido antes. :mrgreen:

Eu também sou formado em Design Industrial desde 2002, e acredito ter um ponto de vista um pouco diferente do seu no principio que separa engenharia do design. Ambos podem andar lado a lado, não me refiro a gosto pessoal e sim soluções brilhantes e funcionais que tornam o desenho único, como uma assinatura e mesmo assim são funcionais.

Para esclarecer meu ponto de vista vou tomar as saídas de ar que você questionou. Você afirma que são "soluções tipicas de engenharia q tá visando só a funcionalidade" e é ai onde eu discordo e onde entra o design de época. Poderia ter sido usada uma forma randômica, mas a solução de design encontrada foi uma característica da escola da Bauhaus (comum nos anos 80), com cortes retos e objetivos, mas marcantes e com muita personalidade. Se é feio? Depende do gosto. Se é funcional? Acredito que sim. Se marcou época? Sem dúvida... :mrgreen:

De fato ambos podem e DEVEM andar juntos, isso é indiscutível. Aliás, a melhor coisa q existe é essa sintonia entre os 2 profissionais, poréééém, vc como profissional da área sabe q ñ é sempre q acontece. Pra falar a verdade é raro e desgastante para o designer principalmente, pois o mesmo precisa estar sempre "convencendo" o engenheiro de q existem outras maneiras de se fazer e as mesmas ñ são um bicho de 7 cabeças, q nós ñ somos malucos, q nós ñ somos frescos, q nós ñ somos prolixos, q nós apenas temos uma visão diferenciada da mesma coisa. É oq eu vivo no meu dia a dia.

Em relação a Bauhaus, sério, ñ vi nada ali cara, a ñ ser um dos aspéctos principais da escola, q era o funcionalismo. Se fosse algo mais ornamentado ou até cortes retos, mas posicionados de uma maneira totalmente atípica, porém funcional, até vai. Tá td muito certinho, dá pra ver q são cortes posicionados em "meio de nada". Na verdade estou falando de 2 apenas, o embaixo da porta e o acima da caixa de rodas. O da porta é interessante até, mas pq ñ um pouco maior, com tubulações internas pra refrigerar oq precisa!?!? Solução simples, até óbvia, mas será q nesse tocante eles estavam preocupados com o design? A F40 é um carro de corrida praticamente, sem conforto nenhum, nem vidro elétrico tem...é pra acelerar e pronto, sem frescuras, e isso q faz dela um carro com muita personalidade e marcante.

O lance é q td q tiver cortes retos é referente a Bauhaus e td q for ornamentado é Art Nouveau, por exemplo? Sei lá, ñ penso por aí. Mas dá aí teu ponto de vista, pois foi bem interessante o último e nesse bate bola pode rolar umas "visões" bem legais q eu nunca tinha parada pra pensar! ;)

Olha essas entradas no capô, isso é genial!?

Ferrari-F40-wallpapers-6.jpg

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

eu tenho essa foto :mrgreen:

lugar foda esse, ó aR montanhaR lá trás...

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

as tomadas NACA vieram da aviação :mrgreen:

pra vc ver como pararam pra fazer tomadas mais "bonitas" hein...pra mim é óbvio q pegaram tomadas de ar mais simples possíveis e colocaram onde precisava, na boa...tá na cara, ñ tem genialidade nenhuma nisso.

OBS.: Atentem q estou falando ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE de algumas tomadas de ar do carro, e só! Acho um carro maravilhoso, sem dúvida.

Editado por MARQ

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

as vezes um design voltado 100% para a funcionalidade acaba ficando muito melhor q muito design q foi criado exclusivamente pra ser bonito, como foi o caso do ford gt40, ferrari f40, mclaren f1... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Agora eu percebi q tá existindo uma conotação diferente na palavra "design" aki. Do ponto de vista brasileiro e da profissão de designer é uma coisa, mas lá fora design pode ter outras conotações tb, como a de projetar, por exemplo, e pode ser feito por qualquer profissional q projeta, ñ só o designer....mas ahhhhhh, dexa essa porra pra lá!!! :mrgreen:

eu falo pra caralho ao vivo, ñ tenho paciencia pra ficar digitando, falem oq quiser ae, F40 é foda sim, pronto! :mrgreen:

MAIONESE: Vc falou 3 carros totalmente diferentes em seus processos projetuais. mas agora me calei, foda-se, cansei porra! aahauHUahuHaUahUHauHAuHuahUaHh

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

as tomadas NACA vieram da aviação ;)

De fato ambos podem e DEVEM andar juntos, isso é indiscutível. Aliás, a melhor coisa q existe é essa sintonia entre os 2 profissionais, poréééém, vc como profissional da área sabe q ñ é sempre q acontece. Pra falar a verdade é raro e desgastante para o designer principalmente, pois o mesmo precisa estar sempre "convencendo" o engenheiro de q existem outras maneiras de se fazer e as mesmas ñ são um bicho de 7 cabeças, q nós ñ somos malucos, q nós ñ somos frescos, q nós ñ somos prolixos, q nós apenas temos uma visão diferenciada da mesma coisa. É oq eu vivo no meu dia a dia.

Em relação a Bauhaus, sério, ñ vi nada ali cara, a ñ ser um dos aspéctos principais da escola, q era o funcionalismo. Se fosse algo mais ornamentado ou até cortes retos, mas posicionados de uma maneira totalmente atípica, porém funcional, até vai. Tá td muito certinho, dá pra ver q são cortes posicionados em "meio de nada". Na verdade estou falando de 2 apenas, o embaixo da porta e o acima da caixa de rodas. O da porta é interessante até, mas pq ñ um pouco maior, com tubulações internas pra refrigerar oq precisa!?!? Solução simples, até óbvia, mas será q nesse tocante eles estavam preocupados com o design? A F40 é um carro de corrida praticamente, sem conforto nenhum, nem vidro elétrico tem...é pra acelerar e pronto, sem frescuras, e isso q faz dela um carro com muita personalidade e marcante.

O lance é q td q tiver cortes retos é referente a Bauhaus e td q for ornamentado é Art Nouveau, por exemplo? Sei lá, ñ penso por aí. Mas dá aí teu ponto de vista, pois foi bem interessante o último e nesse bate bola pode rolar umas "visões" bem legais q eu nunca tinha parada pra pensar! :mrgreen:

Olha essas entradas no capô, isso é genial!?

[]´s

Marq e o amigo Rodrigo RS, essas entradas vieram da avição sim, como cópia fiel da tomada de ar salvo engano de um F14 Tomcat. Isso é um elemento de estilo funcional, poderia ter qualquer formato mas como o design automotivo sempre foi influenciado pelo design aeronautico, mesmo em uma época em que pouco se sabia sobre os efeitos de tunel de vento, como é o caso dessa F40.

Assim como na década de 50 houve um bombardeio de desenhos inspirados em "jatos de foguete" sem nenhuma funcionalidade nas linhas automotivas, nos anos seguintes muita coisa foi usada e acabou se tornando um estilo. Esse é meu ponto de vista.

Queria só deixar claro que acredito que o design precisa sim ser funcional, senão qual sua finalidade? E que quando se encontram soluções tão marcantes como as que foram utilizadas nos carros postados, tornam se atemporais e imortalizam o desenho.

Design não é sinônimo de beleza. Tem gente dizendo: "a Ferrari Enzo é horrivel, etc..." Tudo bem, apesar de não achar horrível, mas gosto é pessoal não posso recriminar, mas posso dizer que, a Enzo foi um dos primeiros carros totalmente projetado em Tunel de vento. Foi um design 100% funcional tanto que dispensa aerofólios. É um marco no design automotivo. Você pode não gostar mas que ficou na história ficou.

Outra coisa é quando se faz o design, e os engenheiros é que tem que se virar pra fazer funcionar (Veyron). ;)

êeeee Leo playyyy!

show o topico! posta ai sua Alfa, sua cara de apaixonado pelo carro ta merecendo fotos fuderosas! :mrgreen:

hehehe, vou postar, deixe arranjar um tempo pra tirar as fotos!

Editado por kidvtec

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Marq e o amigo Rodrigo RS, essas entradas vieram da avição sim, como cópia fiel da tomada de ar salvo engano de um F14 Tomcat. Isso é um elemento de estilo funcional, poderia ter qualquer formato mas como o design automotivo sempre foi influenciado pelo design aeronautico, mesmo em uma época em que pouco se sabia sobre os efeitos de tunel de vento, como é o caso dessa F40.

Assim como na década de 50 houve um bombardeio de desenhos inspirados em "jatos de foguete" sem nenhuma funcionalidade nas linhas automotivas, nos anos seguintes muita coisa foi usada e acabou se tornando um estilo. Esse é meu ponto de vista.

Queria só deixar claro que acredito que o design precisa sim ser funcional, senão qual sua finalidade? E que quando se encontram soluções tão marcantes como as que foram utilizadas nos carros postados, tornam se atemporais e imortalizam o desenho.

Design não é sinônimo de beleza. Tem gente dizendo: "a Ferrari Enzo é horrivel, etc..." Tudo bem, apesar de não achar horrível, mas gosto é pessoal não posso recriminar, mas posso dizer que, a Enzo foi um dos primeiros carros totalmente projetado em Tunel de vento. Foi um design 100% funcional tanto que dispensa aerofólios. É um marco no design automotivo. Você pode não gostar mas que ficou na história ficou.

Outra coisa é quando se faz o design, e os engenheiros é que tem que se virar pra fazer funcionar (Veyron). ;)

1- Concordo plenamente e venho dizendo isso em todas as minhas respostas, embora possa ñ ter sido muito claro.

2- É sinônimo de beleza TAMBÉM, assim como zilhões de outros aspéctos e a funcionalidade é um dos principais. Se beleza ñ fosse um aspécto primordial, nós deixavamos nossa profissão e ficava td na mão da engenharia né. Se funciona, tá bão. :mrgreen: O celular liga, tira foto e passa e-mail? Entao tá bom, ñ precisa ser bonito, ter uma abertura diferenciada, boa ergonomia, acessibilidade, materiais e cores q trazem diferentes conotações ao produto, nada, é só fazer uma caixa cinza e colocar td dentro. Eles já estudam pra caramba pra criar toda a tecnologia interna do produto, deixa o resto com nós. ;)

3- Outro exemplo além do Veyron é o da Apple, q o design faz e os engenheiros correm atrás de funcionar. Quando isso acontece é espetáculo, haja vista os 2 exemplos. :mrgreen:

No fim das contas entendi teu ponto de vista e ñ acho errado, é só um pouco diferente. Talvez ao vivo fosse melhor de nos esclarecermos. ;)

Abração cara!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

aulão eim

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

fato faz tempo q nao vejo um topico com discuçao nesse nivel

mas sonho com porsche mas nao posso negar q ferrari mata a pau em design

aulão eim

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

topico cult

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Bem o fórum é feito pra isso mesmo, discutir idéias diferentes, já pensou como seria uma droga se todo mundo aceitasse a opnião do outro sem ter vontade própria. E viva a diferença!

Bem Marg, quando me refiro ao design não ser obrigatóriamente bonito me refiro a opnião geral. Claro que beleza é fundamental e ainda bem que todos nós temos opniões opostas sobre determinados assuntos, mas como esse assunto é tão subjetivo, não há como afirmar que algo com design assinado é certeza de sucesso de crítica.

Eu sou muito fã dos italianos, tudo pra eles tem que ter estilo próprio, e eles são muito radicais. Ou você ama, ou você odeia. Essa ousadia tem um preço: com o tempo, o design revolucionário e moderno demais se torna obsoleto, enquanto o design mais sóbrio dura mais tempo sem incomodar tanto.

Vou ilustrar minha idéia:

Bella_show_zagato.jpg

Em 87 esse era um dos mais belos carros da época, assinatura do estúdio ZAGATO. Eu acho o desenho radical, mas não agrada todo mundo. Gosto dele pela ousadia, e porque rompeu com os padrões.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Design deve aliar Forma & Função (isso segundo a Bauhaus). Assim, temos:

A funcionalidade determinando a forma

MP4-22_1_800.jpg

A forma determinando a função:

2006-09-07_2.jpg

No caso da McLaren, a forma foi definida a partir da aerodinâmica, mecânica dos fluidos, termodinâmica, etc, etc, etc... E ficou muito bonito, pq o equilíbrio de forças na natureza tende a produzir coisas belas: uma rosa, por exemplo, é o resultado de bilhões de anos de evolução, sofrendo os efeitos da gravidade, tensões, temperatura, pressão, etc, etc, etc. É como um caleidoscópio: a organização aleatória segundo as leis da natureza (física, química, etc) produzem os chamados "fractais"(funções aparentemente caóticas e desorganizadas, mas que podem ser determinadas por equações matemáticas), e que costumam ser belos... No segundo exemplo, Colani tenta fazer o caminho inverso: a partir de uma forma que copia aspectos orgânicos da natureza (um gafanhoto, por exemplo), ele procura obter a funcionalidade, que segundo ele, é inerente ao design criado pela natureza (seja pela evolução ou por "Deus", de acordo com as crenças de cada um, hehehe... :valeu: ) Bom, essa é minha opinião!!!

Ótimo tópico, e independente da discussão sobre o que é forma & função, são LINDAS as fotos!!!

[ ]'s!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Kidvtec - Oq vc falou sobre o design italiano eu concordo plenamente. Aliás, é A escola ao meu ver, mas com esses pontos q vc falou, ou o cara gosta muito ou detesta.

Ale - Teu exemplo foi ótimo cara, muito bom mesmo. Agora, o caminhão do bigodudo é feio pra caralho! ahuahauhauahuahauhauaahauh, mas eu vi o estudo, o troço é funcional avera.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0