Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Palio Fire 1.0 e Uno Fire 1.0

5 posts neste tópico

Postado

Pessoal, folheando uma de minhas Autoesporte, peguei uma que tem a matéria com o comparativo de todos os carros 1.0 Hatches do nosso mercado. Mas o que mais me impressionou foi a diferença que existe entre o Palio e o Uno.

O Palio tem 10 Cavalos a mais que a Uno que usa o mesmo motor, Fire 1.0 8v, olhando direitinho notei que o Palio tem maior Taxa, então eu pergunto, Só o fato de ter mais taxa já pode dar 10 Cavalos assim?

Palio 1.0 8v Fire, Taxa de 10,8:1 e Potência de 65 Cavalos

Uno 1.0 8v Fire, Taxa de 9,5:1 e Potência de 55 Cavalos.

Outra dúvida. Existe um conhecimento que diz que um carro com maior Taxa geralmente fica com melhor Economia. Bom, neste caso, o Palio além de ter maior Taxa, tem o Cambio mais longo. O Coeficiente Aerodinamico do Palio também é melhor e a diferença de peso entre os dois é bem pequena.

Então, como pode a Uno ser bem mais economica?

Matemáticamente falando atravéz de uns calculos malucos que eu fiz usando a relação entre os valores de Potência e Taxa da Uno e do Palio, cheguei a conclusão que se o Motor Fire 1.0 8v tivesse a mesma Taxa de um VHC, ele teria 75 Cavalos aproximadamente de Potência.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Boa comparação e ótima pergunta

tb keria saber isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

sim a taxa pode dar isso..

o motor dos corsa vhc é o mesmo dos corsa antigos, so muda a injecao (q obviamente nao tiraria 10cv) ai a taxa q era de 9,8 foi pra 12.6

e a potencia de 60 pra 70cv..

sim a taxa tb traz economia, pq vc precisa de menos combustivel pra "encher" a camara de combustao, agora menor.

só dá pra comparar economia de um carro com ele proprio, mudando o modelo mtaaaaaaaas variaveis sao aplicadas..

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Falta do que fazer é uma M*!!!!!huahuahuahuaua.....To brincando!!!

Sim...um motor igual com uma taxa maior e um acerto de injeção diferente pode render esses 10cv a mais. O problema de consumo, deve estar no cambio mais longo e um carro 1.0...vc tem que acelerar mais pra chegar num giro com maior torque e maior potência...fazendo com que o carro beba mais apesar da taxa estar maior.(eu acho q e isso)

E pra ele chegar a potência do VHC, vc tem que pesar varios fatores...tipo...o quanto ele gira...onde esta o torque maximo e etc....muito complicado realmente saber o resultado.

Uma vez uma certa pessoa me disse que se eu conseguisse levar o meu torque maximo pra e fazer com que o carro girasse até 7500rpm, eu teria uma potencia final de uns 160cv.....mas isso tudo é relativo d+.

Editado por Jaws

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Falta do que fazer é uma M*!!!!!huahuahuahuaua.....To brincando!!!

Sim...um motor igual com uma taxa maior e um acerto de injeção diferente pode render esses 10cv a mais. O problema de consumo, deve estar no cambio mais longo e um carro 1.0...vc tem que acelerar mais pra chegar num giro com maior torque e maior potência...fazendo com que o carro beba mais apesar da taxa estar maior.(eu acho q e isso)

E pra ele chegar a potência do VHC, vc tem que pesar varios fatores...tipo...o quanto ele gira...onde esta o torque maximo e etc....muito complicado realmente saber o resultado.

Uma vez uma certa pessoa me disse que se eu conseguisse levar o meu torque maximo pra e fazer com que o carro girasse até 7500rpm, eu teria uma potencia final de uns 160cv.....mas isso tudo é relativo d+.

Se você visse os calculos que eu fiz aqui para achar uma constante que dite a relação entre a Taxa e Potência do Palio e a Taxa e Potência do Uno... :mrgreen: Não disse que é para chegar na Potência do VHC e sim se eu usasse a mesma Taxa do VHC. :mrgreen:

Mas vamos colocar umas coisas em ordem, para efeito de esclarecimento, a Cilindrada de um motor é medida pelo valor em cm3 que uma Camara de Combustão tem quando o Pistão está na ponto mais baixo em relação ao cabeçote certo? Então pegamos esse valor e multiplicamos pelo numero de Cilindros.

Então se você aumenta a taxa rebaixando o cabeçote por exemplo, podemos dizer que a camara fica menor. Se ele fica menor então a Cilindrada do motor não deveria diminuir também? Ou o valor é tão pequeno que nem é considerado?

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0