Sign in to follow this  
Followers 0

Volkswagen anuncia recompra de 194 carros no Brasil - lista

42 posts in this topic

Posted

Flavio, de curiosidade, em que ano foi isso? Já ouvi que a qualidade da época do gol caixa é meio tenebrosa. Do g2-g3-g4 também não deve ser bom comparado com qualquer carro atual.

Acho que foi 2002...

Posted (edited)

Coisas que não acreditei:

1 - Vimos uma carroceria pronta, mas sem pintura, "batida" de frente. Na verdade a carroceria tinha caído do sistema de transporte do teto da fábrica e espatifou de frente no chão, sem atingir ninguém. Mas o absurdo não foi isso... Enquanto estávamos lá, chegaram dois peões com um capô novo e uma monte de coisas para tentar desentortar o resto, na base do "martelinho de ferro", ali no canto mesmo! Pelo jeito iam tentar colocar a carroceria de volta na linha.

2 - Fomos numa sala de inspeção, o nome era em alemão, senão me engano era "audit karosserie", onde tinham 3 carrocerias de Gol tiradas por amostragem da linha. Em cada carroceria tinha uma pontuação de acordo com o número de defeitos: defeitos "fracos", tipo quase imperceptíveis, recebiam 1 ponto; defeitos médios, mas perceptíveis, recebiam 5 pontos; e defeitos "grandes", 50 pontos. Das três carrocerias, 2 tinham pelo menos 1 defeito desses de 50 pontos e a pontuação total das 3 era absurdamente alta de tanto defeito que tinha. Perguntei para o engenheiro lá para mostrar um defeito desses de 50 pontos: quando você olhava as torres dos amortecedores, na beirada onde tinham os pontos de solda, a da esquerda era certinha encostada na outra parte, enquanto que a direita só encostava pelos pontos de solda, deixando um espaço de 0,5mm entre as chapas. Os defeitos de 50 pontos eram marcados em "vermelho", mas não entendi se isso era motivo ou não para reprovar a carroceria. O problema, e aí que eu fiquei de cara no chão, era que isso era uma inspeção por amostragem, ou seja, uma porrada de carros provavelmente saíram e foram vendidos com esse defeito de 50 pontos! 

3 - No final da linha das carrocerias, antes da pintura, tinha uma lugar com aquelas luzes brancas tipo de cabine de pintura e um batalhão de peãozada com esmerilhadeiras (aquelas mais finas) corrigindo as imperfeições das carrocerias. Eu sei que isso também fazem na Ferrari e na Rolls Royce, mas uma coisa é chegar um "artesão" italiano ou inglês e corrigir isso no olho, outra coisa é um peão que tinha acabado de almoçar dois kilos no bandejão meter o talento dele ali, mesmo sendo um mísero Gol... :lol:

Enfim, depois disso que entendi porque mesmo se você for comprar um carro zero você tem que botar o carro no sol e ver se não tem defeitos...

Um pouco relacionado a isso... Depois acabei estagiando na Ford e depois ainda fiquei um tempo na GM como consultor... Essas experiência e as de outros amigos me mostraram que trabalhar em montadora no Brasil é uma BELA DE UMA BOSTA, não recomendo para ninguém. 

Sinceramente, em marcas premium tambem existe isso do mesmo jeito. É claro que quanto o history channel vai fazer documentario lá na ferrari eles pintam tudo como artesão, não mostram dezenas de chapas que saem mal estampadas e defeitos de usinagem, moldagem e pintura.

Claro que exite um padrão de qualidade do que SAI melhor, imagino eu. Mais fabrica e fabrica. Ferrari ou Gol é uma comunhão de peças unidas para formar um produto. Obvio que sempre vai haver defeitos. Talvez a Ferrari não deixei sair tantos produtos com defeitos, mas que acontece a mesma coisa dentro do chão da fabrica, acontece sim.

EDIT: Resumindo, o robo que solda um passat, ou uma ferrari, ou uma tata nano, não muda. A precisão e a margem de erro é a mesma. Muita gente se deixa iludir por propaganda de marca premium que os carros são feitos de forma magica.

Edited by DTM_SOUL

Posted

Sinceramente, em marcas premium tambem existe isso do mesmo jeito. É claro que quanto o history channel vai fazer documentario lá na ferrari eles pintam tudo como artesão, não mostram dezenas de chapas que saem mal estampadas e defeitos de usinagem, moldagem e pintura.

Claro que exite um padrão de qualidade do que SAI melhor, imagino eu. Mais fabrica e fabrica. Ferrari ou Gol é uma comunhão de peças unidas para formar um produto. Obvio que sempre vai haver defeitos. Talvez a Ferrari não deixei sair tantos produtos com defeitos, mas que acontece a mesma coisa dentro do chão da fabrica, acontece sim.

EDIT: Resumindo, o robo que solda um passat, ou uma ferrari, ou uma tata nano, não muda. A precisão e a margem de erro é a mesma. Muita gente se deixa iludir por propaganda de marca premium que os carros são feitos de forma magica.

Então cara, não foi bem assim. Realmente a qualidade era muito ruim. Não sei se por culpa da grande produção, culpa da mão de obra ou os dois. O próprio engenheiro nos disse informalmente que eles estavam tentando melhorar isso mas estavam longe do nível das fábricas da VW na Alemanha.

Não sei se você sabe, mas o Fox quer era produzido no Brasil e vendido na Alemanha teve a importação interrompida depois que saiu uma reportagem numa revista alemã mostrando como o carro era mal feito. Acho que postaram o link aqui no forúm uma vez.

Sei que é chato falar isso mas a mão de obra dessas áreas na Europa é muito melhor que do Brasil...

2 people like this

Posted

Quando a Eurocar no auto da XV aqui em Curitiba fazia os reparos pros carros da linha da Renault, visitei a oficina... o dia inteiro funcionários da fábrica entrando com carros com problemas e saindo com carros arrumados... Clio, Fluence, Sandero etc... todos... Fluence pegava pedra ou galho na cegonha quando vinha da Argentina... os carros produzidos aqui tinham pequenos acidentes culpa dos "jóqueis" ( sim é esse o nome ) que levam o carro da saída da linha pro pátio da Catlog... e erros de chaparia mesmo... erros grosseiros de montagem que passavam e seriam arrumados na Eurocar... 

3 cabines PPG dentro da oficina exigência da fábrica... o Evo 5 dum amigo foi pintado nessa cabine... 

Posted

Tem um conhecido daqui q tem um golf na lista, o carro todo alterado hahaahh turbina trocada, suspensao, rodas pneus. Quero ver o processo ahahah

e quanto a montadora todos esses defeitos nao sao exclusividade vw, eu trabalhei apenas 2 anos como consultor tecnico na honda e vi cada bizarrice q eh foda, tb poderia falar “nao compre honda” so q no br carro zero eh loteria, como os proprios caras da montadora dizem nao sendo o carro de segunda feira ta bom

Posted

Tem um conhecido daqui q tem um golf na lista, o carro todo alterado hahaahh turbina trocada, suspensao, rodas pneus. Quero ver o processo ahahah

e quanto a montadora todos esses defeitos nao sao exclusividade vw, eu trabalhei apenas 2 anos como consultor tecnico na honda e vi cada bizarrice q eh foda, tb poderia falar “nao compre honda” so q no br carro zero eh loteria, como os proprios caras da montadora dizem nao sendo o carro de segunda feira ta bom

Ele é o unico dono?

Já fala para ele pensar num advogado para entrar com ação pedindo o preço da NF atualizado mas impostos pagos.

2 people like this

Posted

Quando a Eurocar no auto da XV aqui em Curitiba fazia os reparos pros carros da linha da Renault, visitei a oficina... o dia inteiro funcionários da fábrica entrando com carros com problemas e saindo com carros arrumados... Clio, Fluence, Sandero etc... todos... Fluence pegava pedra ou galho na cegonha quando vinha da Argentina... os carros produzidos aqui tinham pequenos acidentes culpa dos "jóqueis" ( sim é esse o nome ) que levam o carro da saída da linha pro pátio da Catlog... e erros de chaparia mesmo... erros grosseiros de montagem que passavam e seriam arrumados na Eurocar... 

3 cabines PPG dentro da oficina exigência da fábrica... o Evo 5 dum amigo foi pintado nessa cabine... 

Brother meu é mecânico Mercedes e uma mão ele porrou uma Mercedes 0km em um carro na rua. O carro estava vendido, simplesmente arrumaram e entregaram o carro. 

Acho que o conserto morreu em uns 50k

1 person likes this

Posted

50K em Mercedes na Css = 1 - parachoque dianteiro completo + 1 Farol + 1 Neblina.... kkkkkkkkkk

3 people like this

Posted

50K em Mercedes na Css = 1 - parachoque dianteiro completo + 1 Farol + 1 Neblina.... kkkkkkkkkk

Acho que deve incluir ai um paralamas também, pois pegou legal. Segundo ele, o outro carro ficou bem judiado, era um vectra, não lembro se o último ou os Millennium.

Posted

Ele é o unico dono?

Já fala para ele pensar num advogado para entrar com ação pedindo o preço da NF atualizado mas impostos pagos.

nao sei se eh..mas cara ja tava doido hahaha

Posted

lá por 2000 meu pai se embestou em comprar um gol 1.0 16V , eu que tinha cuidava do carro no fim das contas,  nao tinha olho pra isso na epoca para conferir na hora da entrega, mas juro por deus, aquele carro foi pintado no para-lama esquerdo ou capo, sei la , dava pra ver nítido uma linha de diferença na pintura, aspero dum lado e liso do outro,  pode ter sido na concessionaria, eu falei e mostrei, ate pro meu pai na época, ele desdenhou, porque a vw nunca ia fazer isso e bla bla bla, ai ele trocou o santana dele por um corolla, ai muda o discurso: "a vw vende lixo no brasil a mais de 50 anos" hahahah véio fdp

1 person likes this

Posted

Meu irmão comprou um Fiat Bravo okm na Fiat Itavema Barra Funda com um retoque grotesco grande no alto do para-choque dianteiro, acho que nem existe mais essa concessionária, mudou pra Nissan. 

Como ele não entende só fui ver qdo ele chegou com o carro em casa. 

Povo é sem vergonha mesmo. Falta cuidado no transporte e gestão. 

Posted

Eu tenho sorte de ser pobre e não ter grana pra comprar nada zero KM

Pq quando trabalhava na concessionária eu deixava todo mundo MALUCO...

Saia andando no showroom pra tomar café....olhava de longe um carro, voltava pro escritório do pós-vendas ou passava na sala do diretor que ficava do lado do showroom e falava "acho melhor tirar o carro XXXXX de lá pq tem um defeito de pintura/funilaria/etc etc no local XXX"....dia seguinte carro aparecia arrumado...

Se eu faço isso pelo carro dos outros, imagina se for o meu. Ainda mais se for zero. Certeza que no mínimo vou pedir o numero de chassi e fazer uma inspeção antes de meterem o meu nome na nota fiscal do carro e fuder a porra toda...

Quanto a FIAT o que me foi dito é: Qquer alteração que facilitasse a produção do veículo era autorizada no chão de fábrica e já era. Por isso tem uno com 3 tipos de coletor de escape diferentes, de materiais diferentes e por ai vai..

Posted

No EUA tem uma lei que carro 0KM só poder ser reparado se o dano custar uma certa % do valor do veiculo. Acima disso tem que ser sucateado. No Brasil não existe lei desse tipo não?

Outra coisa, tinha um martelinho de ouro lá perto de casa que pegava carro 0KM da CSS VW direto. Uma vez levei um carro meu pra fazer e tinha um fox 0km tirando uma mossa no capu. O cara com pressa pq o carro tinha que ser entregue no dia seguinte.

Posted

Acho que todos já escutaram aquela frase " Se você for visitar a cozinha do restaurante, você nunca mais come fora de casa..."

é a mesma coisa para montadores, fabricantes de eletrônicos, eletrodomesticos, ninguem quer perder produção e todos tem um "padrão de aceitação", a diferença para os carros mais caros é que esse padrão é mais rigoroso...

[]´s

1 person likes this

Posted

Devem ter venddido carros "piloto", provavelmente. 

Os primeiros modelos que foram fabricados que são para validação de processo. 

Posted

Um amigo meu trabalhou um tempo em uma seguradora, acho que porto seguro. Direto recebiam carros zero km que foram porrados dentro da fabrica ou no transporte.

Uma vez chegou um carro lá que tinha caido da cegonha. Arrumaram e meteram no showroom.

O cara contava cada história do arco da velha.

Sobre a porrada da Mercedes ser 50k. Uma menina que eu conheço rala em um hotel aqui na cidade. Um dos manobristas deu um tótó com uma classe C do ano e deu um danozinho do carro. O dono disse que ia levar na oficina dele e mandaria arrumar la e enviaria a conta. Só o farol ou lanterna que quebrou foi 18k. Diz ela que o dono do hotel quase infartou. Não sei se tinham seguro pra esse tipo de coisa lá.