adição de etanol na gasolina em carros gasolina

5 posts neste tópico

Postado

boas!

me digam uma coisa.. alguem sabe se é necessario recalibrar a ecu de carros nao flex? 

pelo seguinte... tenho um honda fit 2007 gasolina

com essas bagunças de adição de etanol de 2007 ate hj, ha beneficio em reprogramar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Dei uma pesquisada básica pra saber o quanto era em 2007 e o quanto é hoje, oficialmente sem considerar o fator macacolândia de adulteração de tudo:

2007: 25% (Resolução CIMA Nº 37, de 27/06/2007.)
2018: 27%

Sinceramente é ínfima a diferença a ponto de valer um remap. Acho que a maior preocupação deveria ser abastecer sempre em postos de confiança, pois a chance de abastecer com 40/50% de alcool na gasolina é enorme..

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cara, não vou responder sua pergunta pois não entendo da ECU dos Hondas, mas vou passar a minha experiência sobre o assunto.

No meu Impreza XV 2011 (q é 2.0 aspirado a gasolina somente) tenho às vezes feito um mix 20/5 (gasolina/álcool), o que dá E40

Percebi 3 diferenças:

1- Fica mais barato economicamente falando, pra uso em estrada, dependendo do preço do etanol, claro

2- Desempenho perceptivelmente melhor

O motivo é que a ECU corrige, e como a octano-equivalência fica melhor, acaba adiantado o ponto, e faz render mais e o motor ficar menos ´áspero´, principalmente acima de 5000rpm

Em alguns carros a ECU corrige o suficiente, e não precisa remap. E em outros, não.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Dei uma pesquisada básica pra saber o quanto era em 2007 e o quanto é hoje, oficialmente sem considerar o fator macacolândia de adulteração de tudo:

2007: 25% (Resolução CIMA Nº 37, de 27/06/2007.)
2018: 27%

Sinceramente é ínfima a diferença a ponto de valer um remap. Acho que a maior preocupação deveria ser abastecer sempre em postos de confiança, pois a chance de abastecer com 40/50% de alcool na gasolina é enorme..

pois é.. mas sempre tento abastecer no mesmo posto pra ter esse controle.. duro q em viagem nao tem como fugir.. 

Cara, não vou responder sua pergunta pois não entendo da ECU dos Hondas, mas vou passar a minha experiência sobre o assunto.

No meu Impreza XV 2011 (q é 2.0 aspirado a gasolina somente) tenho às vezes feito um mix 20/5 (gasolina/álcool), o que dá E40

Percebi 3 diferenças:

1- Fica mais barato economicamente falando, pra uso em estrada, dependendo do preço do etanol, claro

O motivo é que a ECU corrige, e como a octano-equivalência fica melhor, acaba adiantado o ponto, e faz render mais e o motor ficar menos ´áspero´, principalmente acima de 5000rpm

Em alguns carros a ECU corrige o suficiente, e não precisa remap. E em outros, não.

meio arriscado ne. kkkk no caso.. meu é um honda fit com vtec q a honda falava q nao era viavel a conversão pra flex na epoca. mas sei la... hj em dia tem.. 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Percebi 3 diferenças:

Mas isso depende de algumas variáveis:

* Taxa de compressão;

* Alvo e correção da injeção eletrônica original;

* Injetores, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora